Cultura

Brasileiro vence festival de curtas promovido por Antonio Banderas

Jovem recebeu 15 mil euros para executar o seu roteiro, escolhido entre milhares

RIO - A primeira edição do festival internacional de curtas-metragens Make It Short, projeto idealizado pelo ator espanhol Antonio Banderas, premiou o brasileiro Vitor Coldibelli, de 27 anos, em junho, na capital do México. Como recompensa, o cineasta agora está preparando o seu passaporte para viajar à Espanha, onde fará um curso de roteiro no ano que vem, pela Escuela de Cinematografía y del Audiovisual de la Comunidad de Madrid, com todas as despesas pagas.

O objetivo do concurso foi promover o lançamento do perfume feminino da marca do próprio ator: Antonio Banderas Fragrances. O jovem concorreu com seu curta intitulado “Inspiração”, que foi todo rodado na cidade de São Paulo. Como finalista, entre mais de dois mil roteiros, Vitor Coldibelli recebeu 15 mil euros para produzir o filme, o qual dirigiu. As suas aulas na Espanha começarão no início de 2013.

— Espero aproveitar o máximo que posso, aprender bastante, conseguir alguma oportunidade de estágio em alguma produção por lá, ampliar minha experiência e voltar para o Brasil tendo oportunidades para trabalhar com cinema, que é a minha grande paixão — planeja Coldibelli.

O jovem conheceu Antonio Banderas pessoalmente. Vitor Coldibelli conta que o ator é uma estrela humilde e gentil, que deixou todos bem à vontade.

— Conhecer o Antonio Banderas foi uma experiência fantástica, que se tornou mais tranquila do que eu pensava, pela simplicidade e simpatia que ele se apresentou. Eu e os outros quatro finalistas o cumprimentamos rapidamente enquanto almoçávamos. Depois, tive o prazer de entregar um outro roteiro nas mãos dele, para um futuro comercial do perfume. Espero que ele goste e compre a ideia. Não tenho contato direto com o Banderas, mas, com certeza, deu para perceber que, se eu o procurasse pela empresa organizadora do evento, ele certamente me responderia — afirma Coldibelli.

Os grandes ídolos do cineasta são os atores Rodrigo Santoro e Johnny Depp e os diretores José Padilha, Woody Allen e Peter Jackson. Atualmente, Vitor Coldibelli revela estar dirigindo um pequeno roteiro de animação de forma independente, com a ajuda de amigos.