CINEMA LATINO NA NETFLIX: O SUBORNO DO CÉU

Alfer no cemitério onde seu irmão foi sepultado.
Alfer e seus amigos Byron e Daniel decidem enfrentar a intransigência do novo padre da cidade.

O Suborno do Céu é um filme que mostra uma história curiosa sobre a igreja católica ocorrida no interior da Colômbia na década de 1970.  Em um vilarejo afastado, onde só há uma igreja, o novo padre da paróquia local decide cumprir a lei católica e se recusa a realizar a missa de sétimo dia de Aimer, um jovem que havia acabado de se suicidar.

Revoltados com a situação, a família de Aimer decide então realizar o enterro do rapaz sem que haja uma missa em homenagem ao morto, algo inédito na cidade. Ainda não satisfeito com a situação, o pároco decide impor o interdito, uma espécie de greve da igreja, até que a família de Aimer retire o corpo dele do cemitério cristão e o leve para ser sepultado no cemitério laico da cidade.

É nesse momento que a cidade entra em rebuliço, pois Alfer, irmão do falecido e sua família decidem enfrentar o autoritarismo do padre e escolhem manter seu irmão enterrado no cemitério cristão, onde eles têm uma lápide e onde se encontram sepultados outros suicidas da cidade. Todos eles, além de um local no cemitério da paróquia, tiveram a missa em homenagem realizadas pelo padre anterior.

Com a intransigência de ambas as partes, ficam suspensos por tempo indeterminado os batismos, casamentos, extremas-unções e demais responsabilidades que a igreja tinha com os seus fiéis.

Para enfrentar o pároco e manter o que consideram seu direito, Alfer com a ajuda dos amigos Daniel e Byron decidem fazer uma aposta pesada: Aceitam sepultar Aimer no cemitério laico, desde que todos os suicidas enterrados no cemitério cristão tenham o mesmo destino e começam a fazer uma lista com o nome de todos eles e que será divulgada em público.

A briga entre Alfer a e igreja se prolonga a ponto de colocar em risco o tradicional ritual da Semana Santa, que movimenta todo o comércio e a fé da cidade, deixando seus cidadãos apreensivos com o impasse. Uma parte assume o lado do pároco e outra, o lado da família de Aimer, inclusive boicotando os preparativos da igreja para a celebração da Semana Santa.

Quem irá vencer esse duelo, o padre intransigente ou Alfer e seus amigos de decidiram enfrentar o poder da igreja em sua pequena cidade?

O padre decreta greve da sua paróquia na Colômbia.
O pároco decide fazer greve até que a família Zapata cumpra as suas ordens.

[ A IGREJA NA COLÔMBIA E O SUICÍDIO ]

A igreja na Colômbia: Um acordo celebrado entre o presidente colombiano, o general Julio Trujillo e o Vaticano em 31 de dezembro de 1887 e marcou o início do “concordato” entre o Estado e a Santa Sé, onde a igreja católica assumiu a responsabilidade do Estado na emissão de certidões de casamento, nascimento, falecimento, além de interferir na educação de escolas e universidades. Tal acordo vigorou entre os anos 1887 e 1992, quando o país celebrou sua nova constituição e retirou o poder da igreja católica.

A questão do suicídio A questão do suicídio para a igreja católica é delicada, pois tirar a própria vida é considerado um pecado grave, pois além de infligir sofrimento da família, atenta contra os desígnios de Deus, responsável por dar e tirar a vida. E por causa disso, é proibido aos sacerdotes rezarem missas em nome das almas de pessoas que cometem suicídio.

Para mais postagens, acesse a página do Tela Botequim

Veja o trailer oficial do filme

Deixe um comentário