quinta-feira, 1 de junho de 2017

Efeito Borboleta


EFEITO BORBOLETA




Estrelado por Ashton Kutcher (Cara, Cadê Meu Carro?), Amy Smart (Tá Todo Mundo Louco), Elden Henson (Sempre Amigos), Ethan Suplee (Evolução), Eric Stoltz (Anaconda), Cameron Bright (Revelação) e Kevin Durand (Legião)
Dirigido por Eric Bress e J. Macky Gruber
Ano: 2004


De acordo com a Teoria do Caos algo, tão pequeno como o voo de uma borboleta pode causar um tufão do outro lado do mundo, esse é o chamado Efeito Borboleta que é o tema desse excepcional filme de suspense.






A história começa mostrando a infância de Evan Treborn. Com sete anos ele vive com a mãe Andrea e está ansioso para conhecer o pai que está internado em um hospital psiquiátrico. Evan tem apagões e depois ele acorda sem saber o que aconteceu por isso tem que realizar vários exames médicos, o medo de sua mãe é que ele tenha herdado o problema do pai, seja ele qual for.




Evan vai brincar com seus vizinhos Kayleigh e Tommy. O pai deles, George Miler os convence a fazer um filme sobre heróis e vai direto pra cena onde as crianças se casam e vão pra lua de mel, ele é um pedófilo nojento que usa a própria filha nos seus filmes. Evan sofre um apagão e quando acorda está pelado sem saber o que aconteceu.




Evan vai ao hospital conhecer o pai Jason, lá ele sofre outro apagão e acorda com o pai tentando estrangulá-lo, para salvar o garoto os seguranças batem na cabeça de Jason que acaba morrendo.




Seis anos depois Evan, Kayleigh e Tommy são pré-adolescentes que resolvem sair pra se divertir junto com outro garoto, Lenny Kagan. Eles colocam uma bomba em uma caixa de correio e nessa hora Evan sofre outro apagão. Ele acorda com todos correndo desesperados, aconteceu algo muito sério já que até a polícia vai até a rua onde eles moram só que ele não consegue lembrar de nada.




Evan tenta fazer uma regressão psiquiátrica mas ele não se lembra do ocorrido. Evan, Kayleigh e Tommy vão ao cinema assistir Seven- Os Sete Crimes Capitais onde Evan e Kayleigh se beijam o que deixa Tommy revoltado e ele solta sua fúria espancado um espectador. Tommy vai ficando cada vez mais violento enquanto Lenny ficou traumatizado com o que aconteceu com a bomba.




Evane e Kayleigh convencem Lenny a sair com eles e os três encontram Tommy no bosque, ele pegou o cachorro de Evan e vai queimá-lo vivo. Começa uma briga entre os jovens que termina com Evan sofrendo outro apagão e quando ele acorda o cão está morto e todos estão em choque. Andrea fica convencida de que esses garotos são uma má influência para seu filho, eles se mudam de lá e Evan promete voltar para buscar Kayleigh.




Sete anos depois Evan já está na faculdade onde ele é um dos melhores alunos, ele tem como colega de quarto o gótico Thumper e os dois saem para comemorar os sete anos de Evan sem sofrer nenhum apagão. Ao retornar Evan relê um de seus diários de infância e ele é transportado para o dia que seu cachorro foi morto e ele desperta assustado.




Evan decide retornar para sua cidade para relembrar o passado, ele visita Lenny que vive trancado no quarto construindo aeromodelos ainda traumatizado pelo que aconteceu na infância e também procura Kayleigh, ele quer descobrir o que aconteceu aquela noite no porão mas essas lembranças são muito dolorosas para ela que se mata.




Evan sente-se culpado e ele utiliza seus diários para voltar ao passado, o dia em que eles foram fazer o filme no porão só que dessa vez ele consegue enfrentar George e impedir que ele abuse de Kayleigh e ele também fala que é Tommy quem tem que ser disciplinado.




Evan acorda na faculdade com Kayleigh ao seu lado, ele conseguiu mudar o passado e alterar o futuro salvando a vida de sua namorada. Os dois são o casal mais popular da faculdade comandando as irmandades mas tudo muda com o aparecimento de Tommy, enquanto Kayleigh foi protegida ele sofreu todos os abusos por parte do pai e se tornou um jovem revoltado.




Tommy ameaça Evan e os dois iniciam uma violenta briga que termina com Evan matando Tommy, as mudanças que ele fez no passado não parecem mais tão boas. Evan vai para a cadeia onde ele se torna alvo dos nazistas que vão transformá-lo em mulherzinha. Evan consegue ajuda de seu colega de cela Carlos para pegar seus diários através dos quais ele consegue alterar o passado de novo.




Evan retorna ao dia em que seu cachorro foi morto só que dessa vez a história termina com Lenny matando Tommy, quando Evan retorna ele encontra o amigo internado em um hospital psiquiátrico pelo crime e Kayleigh virou uma prostituta drogada, mais uma vez suas emendas no passado deram errado.




Para evitar que todos os traumas aconteçam, Evan decide retornar ao momento da explosão que mudou a vida de todos e ele evita a tragédia mas sofre as consequência: Evan retorna paraplégico e sem os dois braços enquanto isso Tommy virou religioso fervoroso e Kayleigh e Lenny estão juntos, as coisas ficaram melhores para seus amigos mas pioraram para Evan que também descobre que sua mãe está morrendo de câncer.




Evan também altera essa realidade, após tantas idas e vindas no tempo o cérebro de Evan não está mais aguentando, ele fica igual o pai indo parar em um hospital psiquiátrico onde é considerado louco pelas histórias que ele conta então só resta a Evan tentar fugir de lá para tentar alterar o passado uma última vez, será que ele irá conseguir consertar tudo?




Um dos melhores filmes da década, o tipo de produção em que tudo está no lugar certo: roteiro excepcional que consegue unir todas as pontas sem deixar nada pra trás; ótimas atuações com destaque para o comediante Ashton Kutcher que convence em um papel difícil; direção segura e uma bela mensagem para o espectador refletir sobre as escolhas que fazemos em nossas vidas. Um filmaço para ver e rever sempre.




Leia também:

Por Onde Anda o Elenco da Série Edição de Amanhã




Nenhum comentário:

Postar um comentário