SET prorroga prazo para troca dos novos cartões de passagem

0comentário
Frota de ônibus de São Luís opera com diversas melhorias com implementação do novo Sistema de Bilhetagem Eletrônica

Para garantir tranquilidade e comodidade aos usuários do transporte público de São Luís e Região Metropolitana, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) prorrogou, para o dia 22 de maio, o prazo para troca dos cartões de transporte do novo sistema de Bilhetagem Eletrônica. Anteriormente, o prazo era 15 de maio.

De acordo com o diretor Executivo do SET, Paulo Pires, a prorrogação do prazo visa deixar a população mais tranquila, já que muitos ainda não tinham ido buscar seus cartões, apesar do amplo prazo dado pelo Sindicato, e, com o fim do prazo se aproximando, muitos usuários ficaram preocupados. “Nosso intuito é fazer a transição do sistema de forma mais tranquila possível. Então, para que não haja corrida aos postos de atendimento, decidimos prorrogar para o dia 22 deste mês o prazo para troca dos cartões. Assim, os usuários terão mais tempo para receber seus novos cartões com calma e comodidade”, justifica o diretor.

Os novos cartões não custam nada para os usuários e quem tem crédito no anterior, o repasse para o novo é automático. Os cartões serão utilizados para pagamento de meia passagem, vale transporte pessoa física, passe fácil e gratuidades.

A entrega dos novos cartões está sendo feita na Central de Atendimento do SET do Parque Bom Menino (exclusiva para o atendimento de pessoas com deficiência) e nos Terminais de Integração da Praia Grande, Cohama, São Cristóvão e Cohab e na Central do Estudante (Apeadouro).

Paulo Pires destaca que a implantação da nova Bilhetagem Eletrônica vem sendo feita gradativamente e com orientações aos usuários para que, a cada etapa, eles se adaptem e o sistema funcione plenamente. “A informação e orientação dos usuários têm sido práticas importantes para que ele não tenha dificuldades com o novo sistema, pelo contrário, só sentirá os benefícios, que são significativos para todo o sistema de transporte público. Nosso objetivo é melhorar cada vez mais a prestação de serviços à população”, afirma Paulo Pires.

E para que a entrega dos cartões de transporte transcorra de forma rápida e organizada, o SET adotou medidas que têm contribuído para que tudo ocorra de forma tranquila. “Para facilitar o acesso aos usuários, descentralizamos a entrega dos cartões, criando postos nos Terminais de Integração e ampliamos o funcionamento para dois sábados do Posto de Atendimento do Terminal da Praia Grande para que idosos e pessoas com deficiências recebam seus cartões com tranquilidade. Estamos com equipes treinadas para o atendimento ágil e seguro aos usuários nos postos de atendimento, portanto, não é necessário correria, pois estamos facilitando, ao máximo, a entrega dos novos cartões, pois não queremos causar nenhum prejuízo aos usuários”, informa a coordenadora de Gratuidades do SET, Porfíria Silva.

O novo sistema de Bilhetagem Eletrônica garantirá mais agilidade, segurança e comodidade aos usuários do transporte público de São Luís e Região Metropolitana. Entre os benefícios estão a forma mais rápida e cômoda de recarga, que poderá ser feita até via pix; não haverá mais dinheiro circulando nos ônibus, o que deve contribuir para a redução da ação de assaltantes; utilização de um sistema inovador, que traz agilidade no momento do pagamento da passagens, além de outros.

sem comentário »

Equatorial Maranhão inaugura Eletroposto do São Luís Shopping e anuncia a “Rota do Sol”

0comentário

A Rota do Sol é um projeto que possibilita o trajeto São Luís-Teresina de carro elétrico com recarga gratuita

O que parecia ser algo reservado para um futuro distante, já é uma realidade: a mobilidade elétrica vem se expandindo pelo Nordeste e pelo Brasil. Já é possível realizar o trajeto de 435 km, entre as capitais São Luís (MA) e Teresina (PI), de carro elétrico, com recargas grátis, por meio da Rota do Sol, iniciativa realizada pela Equatorial Energia pelo Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Para marcar a entrega oficial da Rota do Sol, o Grupo Equatorial vai inaugurar também o segundo posto de recarga de São Luís, nesta terça-feira (14), às 10 horas, no São Luís Shopping.

A Rota do Sol disponibiliza seis postos de recarga, sendo 4 com carregadores rápidos (30/40 minutos para uma carga completa), gratuitamente para a população. Os postos de recarga estão localizados em São Luís, no São Luís Shopping; em Itapecuru-Mirim, no Posto Cacique 39; em Alto Alegre do Maranhão, no Posto Recreio; em Caxias, no Posto Mais Riachão, além de 2 carregadores semirrápidos (3 horas para uma carga completa) localizados no Eletroposto da Equatorial Maranhão (Parque do Rangedor) e no Eletroposto da Equatorial Piauí, localizado no Parque da Cidadania.

O projeto de mobilidade elétrica da Equatorial Energia foi iniciado com os investimentos de aproximadamente R$ 19 milhões em cinco estados da federação, por meio do Programa de PDI da ANEEL e Global Participações em Energia. A verba foi destinada para a construção e disponibilização de Eletropostos no Maranhão, Piauí, Pará e Alagoas, projetos que foram executados em 2021 e 2022.

Serviço:
O quê: Inauguração do Eletroposto do São Luís Shopping e Lançamento Oficial da Rota do Sol
Quando: 10h, terça-feira (14)
Onde: São Luís Shopping, no bairro Jaracaty (entrada próxima ao eletroposto) Sugestão de entrevistados:
– Sérvio Túlio – Presidente da Equatorial Maranhão
– Sérgio Rodrigo – Superintendente de Digital, Inovação e Projetos Estratégicos do Grupo Equatorial Energia
– Bruno Rocha – Gerente Corporativo de Digital e Inovação do Grupo Equatorial Energia

sem comentário »

Dia das Mães – 2024

0comentário

Quero me dirigir neste Dia das Mães, à todas as mulheres que gestaram e pariram uma criança, e também àquelas que não tendo gestado, criaram uma como se delas tivesse saído. A vocês, nobres e fortes mulheres, desejo que a vida lhes proporcione tudo que possa existir de melhor, pois nós seus filhos, não existiríamos e não seriamos quem somos sem vocês, sem o amor, o carinho e a dedicação de vocês, e este é o melhor presente que podemos lhes dar, reconhecimento, acompanhado de amor, carinho, respeito e todos os cuidados que vocês merecem.

Faz pouco mais de 4 meses que minha mãe saiu em uma viagem eterna, mas sei que mesmo temporariamente longe, ela zela e ora por nós, seus filhos.

Tenho tentado ser forte. Me digo repetidas vezes que minha mamãe está apenas em uma longa viagem, que ela está bem…, mas não a ter perto, não ser possível ligar para ela, para ouvi-la me abençoar, não a ouvir me chamar de “meu Jotinha”, dilacera meu coração, que finge ser forte.

Este é o primeiro Dia das Mães sem nossa mãe, mas ainda temos Mãe Teté, Mamãe Lúcia e Tia Helena… Sem contar com as mães de nossos filhos…

Este é o primeiro Dia das Mães em que o presente de nossa mãe será simplesmente sermos pessoas das quais ela se orgulhasse e esse era o único presente que sempre importou para ela.

Espero estar a altura de seus desejos.

sem comentário »

Rio Poty terá café da manhã e almoço especial para o Dia das Mães

0comentário

São Luís – O Dia das Mães, a ser celebrado neste domingo (12), será movimentado nos restaurantes no geral e, também, nos restaurantes de hotéis de São Luís. É que muita gente prefere comemorar a data com a família desfrutando da variedade de itens nas duas refeições.

O Rio Poty Hotel & Resort, localizado na Ponta d’Areia, por exemplo, preparou um cardápio especial para a data, com café da manhã recheado de delícias e almoço caprichado. Tudo preparado pelo chef Marcelo Silva e servido no Restaurante Tarrafas. O valor por pessoa será de R$ 89,00 +10% de taxa. E o melhor, com uma vista única e deslumbrante para a Baía de São Marcos.

Rio Poty é um dos hoteis mais bonitos e agradáveis da capital maranhense

O café da manhã terá uma variedade de pães, bolos, frios, frutas, sucos e muito mais. O almoço, por sua vez, terá opções incrementadas de salmão, filé de pescada, frango e filé.

Para acompanhar, arroz branco e à grega. A lista de sobremesas inclui mousse, pudim e panachê de frutas. Tem, ainda, carta de vinhos e cardápio infantil.

Quem assina o cardápio é o Chef Marcelo Silva, que iniciou na gastronomia pala rede Carrefour, em Campinas, e tem mais de 20 anos de experiência em restaurantes nacionais e internacionais, com passagens pela Itália e México.

sem comentário »

Eleição 2024: regras para candidaturas de militares

0comentário

O artigo 142, § 3º, V, da Constituição Federal, determina que o militar das Forças Armadas, enquanto em serviço ativo, não pode estar filiado a partidos políticos. Essa vedação também se aplica aos militares dos Estados, por força da regra inserta no artigo 42, § 1º da CF.

Todavia, o artigo 14, § 3º, V da CF, estabelece que a filiação partidária é uma condição de elegibilidade, visto que a nossa democracia representativa não admite candidaturas avulsas, sem vinculação a uma agremiação política.

O militar alistável é elegível, atendidas as seguintes condições: quando o militar possuir menos de 10 anos de serviço, deverá afastar-se da atividade por demissão ou licenciamento ex officio. Se contar mais de 10 anos de serviço, será agregado pela autoridade superior, afastando-se do serviço ativo, pelo benefício da licença para tratar de assunto particular.

A Lei nº 6.880/80 dispõe sobre o Estatuto dos Militares das Forças Armadas. O seu artigo 80 fornece a definição da figura jurídica da agregação militar, como segue: “Agregação é a situação na qual o militar da ativa deixa de ocupar vaga na escala hierárquica de seu Corpo, Quadro, Arma ou Serviço, nela permanecendo sem número”.

Então, o militar candidato será considerado agregado quando for afastado temporariamente do serviço ativo em virtude de sua pretensão eletiva, durante o período compreendido entre o pedido de registro da candidatura até a sua diplomação, ou seu regresso à corporação (caso não seja eleito).

Até o pleito de 2022, o requisito da filiação partidária não era exigível, como condição de elegibilidade, ao militar da ativa que pretendesse concorrer a cargo eletivo, bastando a apresentação do pedido de registro da candidatura, após prévia escolha em convenção partidária.

Entretanto, a Resolução TSE nº 23.729/2024 estabeleceu um tratamento diferenciado para os candidatos militares. Assim, o militar que contar menos de 10 anos de serviço deverá, na data do pedido de registro de candidatura, estar filiado ao partido político pelo qual concorrerá. De sua vez, o militar agregado (mais de 10 anos de serviço) embora necessariamente registrado candidato por partido político, federação ou coligação, concorrerá sem filiação a partido político. 

A elegibilidade de militar que exerce função de comando condiciona-se à desincompatibilização no prazo de 4 ou 6 meses, conforme o cargo eletivo pretendido (prefeito, vice ou vereador). O militar que não exerce função de comando deve se afastar da atividade ou ser agregado até a data da apresentação do seu pedido de registro de candidatura à Justiça Eleitoral.

Importar consignar que o militar da reserva remunerada (que intencione se candidatar) deve ter filiação partidária deferida pelo menos 6 meses antes do pleito. Por seu turno, o militar que passar à inatividade após o prazo de 6 meses para filiação partidária, mas antes da escolha em convenção, deverá filiar-se a partido político, no prazo de 48 horas, após se tornar inativo, nos termos da jurisprudência do TSE.

sem comentário »
Twitter Facebook RSS