filme aftersun

“Aftersun” é tão lindo que machuca

Debut da diretora britânica Charlotte Wells é um retrato sutil sobre a memória


Avatar de Hernandes Matias Junior

Sophie reflete sobre a alegria compartilhada e a melancolia particular de um feriado que ela tirou com seu pai Calum vinte anos antes numa viagem para a Turquia. Memórias reais e imaginárias preenchem as lacunas entre as imagens do miniDV enquanto ela tenta reconciliar o pai que conheceu com o homem que ele realmente é.

O filme é marcado pelo momento de transição entre a infância e a adolescência. No hotel em que estão hospedados, Sophie, sendo uma garota de 11 anos, não é nova o suficiente para se interessar em fazer amizade com as crianças que ali estão, mas também não tem idade o bastante para ingressar no grupo dos adolescentes ou jovens adultos. A protagonista aqui assume uma posição mais contemplativa, principalmente em relação ao grupo dos jovens adultos e como se dão os seus relacionamentos, e Sophie parece estar ansiosa para atingir aquele nível de autonomia logo.

Sua falta de idade e de maturidade faz com que Sophie também não consiga enxergar pelo o que está passando seu pai. Calum parece ter tido uma infância que foi negligenciada, teve Sophie antes dos 30, se separou da mãe dela já há algum tempo, tem uma vida profissional frustrante e uma certa instabilidade financeira. Esse homem precisa administrar a imagem positiva e estimulante que ele quer passar para sua filha, e suas verdadeiras dores que aparecem quando ele está sozinho longe dela.

Por ser um filme sobre memórias de uma menina de 11 anos, “Aftersun” não responde todas as perguntas e acaba deixando o espectador ficar com o papel especulativo do que acontece de fato com Calum, a grande incógnita e objeto de investigação da obra. No entanto, isso não é um ponto negativo do filme, pois as lacunas são compartilhadas de fato com a própria Sophie, que agora depois de adulta faz um esforço para entender e descobrir o que se passava com aquele homem com o qual ela fez uma viagem de férias na Turquia.

“Aftersun” é um excelente debut da diretora Charlotte Wells e a coloca definitivamente como um nome a ser observado nos próximos anos.

Deixe um comentário

Comments (

0

)

Site desenvolvido com WordPress.com.