Gertrud

poster filme gertrud
título original: Gertrud
gênero: Drama, Romance
duração: 1h 56 min
ano de lançamento: 1964
estúdio: Palladium Film
direção: Carl Theodor Dreyer
roteiro: Carl Theodor Dreyer, Hjalmar Söderberg
fotografia: Henning Bendtsen, Arne Abrahamsen


Gertrud, insatisfeita com seu casamento e em busca de um amor verdadeiro, começa a se relacionar com um jovem compositor ao mesmo tempo em que reencontra um amor do passado.

Com certeza esse foi um dos filmes do "1001 filmes para ver antes de morrer" mais penosos de assistir.

É fato que Carl Theodor Dreyer é excelente em construir uma obra minimalista, contida e introspectiva. Mas leva isso tão a ferro e fogo que o filme fica extremamente cansativo.

Se o enredo quer nos mostrar uma protagonista que não encontra em nenhum dos seus pretendentes o verdadeiro amor, o que para ela significa colocá-la acima de tudo em suas vidas (bem egocêntrica), a forma como a história é construída nos faz simpatizar cada minuto menos com sua causa.

Além disso, o filme quase todo é filmado em planos médios, com a câmera e personagens parados, sentados e conversando. E esses diálogos são outro ponto a se destacar, o tom da fala é monótono e sem nenhuma emoção - o que não combina em nada com pessoas que passam o filme todo discutindo o amor.

Para piorar os personagens em pouquíssimos momentos se olham enquanto conversam, não a troca entre os atores. Alguns até ameaçam um certo envolvimento na cena, já a protagonista Nina Pens Rode parece uma boneca inexpressiva, que passa o filme todo olhando para um ponto no infinito, sem olhar para seu companheiro de cena ou mesmo para a câmera. Contraditório se pensarmos que a personagem busca envolvimento.

Gertrud pode ter sido o último e mais consagrado filme da carreira do diretor, mas é penoso de assistir.


CLASSIFICAÇÃO: PÉSSIMO


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...