Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Val Kilmer

Val Kilmer

Nomes Alternativos: Val Edward Kilmer

693Número de Fãs

Nascimento: 31 de Dezembro de 1959 (64 years)

Los Angeles, California - Estados Unidos da América

Val Kilmer, é um ator americano.

Originalmente um ator de teatro, Kilmer se tornou popular em meados da década de 1980, após estrelar em vários filmes de comédia, começando com o ator principal em ''Top Secret! Super Confidencial/Top Secret!'' (1984) e ''Academia de Gênios/Real Genius'' (1985), também estrelou vários filmes de ação, incluindo um papel secundário mais importante em ''Top Gun: Ases Indomáveis/Top Gun'' (1986), como o rival de Tom Cruise, e novamente como astro em ''Willow - Na Terra da Magia/Willow'' (1988), e teve reconhecimento pelos suas viscerais interpretações em "The Doors" (1991), onde interpretou, com perfeição, o lendário Jim Morrison, vocalista e compositor da banda The Doors; e em ''Crimes em Wonderland/Wonderland'' (2003), ele encarou com perfeição o ousado e complicado ator pornô John Holmes (mais conhecido por seu pênis excepcionalmente grande, que era fortemente promovido por seu tamanho, rigidez e suposta resistência), que no final da vida supostamente se envolve com uma gangue de banidos barra pesada.

Durante a década de 1990, Kilmer ganhou o respeito crítico depois de estrelar vários filmes que também foram bem sucedidos comercialmente, incluindo seu papel como Jim Morrison em ''The Doors'' (1991), Doc Holliday em ''Tombstone - A Justiça Está Chegando'' (1993), Batman em ''Batman Eternamente'' (1995), Chris Shiherlis em ''Fogo Contra Fogo'' (1995), Coronel John Henry Patterson em ''A Sombra e a Escuridão'' (1996), Simon Templar, em ''O Santo'' (1997) e Moisés em ''O Príncipe do Egito'' (1998). Durante o início da década de 2000, Kilmer estrelou vários papéis que também foram bem recebidos, incluindo ''Planeta Vermelho'' (2000) ''A Sombra de um Homem'' (2002), ''Spartan'' (2004), ''Alexandre'' (2004), ''Beijos e Tiros'' (2005), ''Déjà Vu (2006)'', ele dublou a voz de KITT na série ''A Nova Super Máquina'' (2008–2009), ''Vício Frenético'' (2009), ''O Mafioso'' (2011), ''De Canção em Canção'' (2017) e ''Top Gun: Maverick'' (2021), entre outros.

BIOGRAFIA

Kilmer nasceu como Val Edward Kilmer, em Los Angeles, na Califórnia, filho de Gladys e Eugene Kilmer, um distribuidor de equipamentos aeroespaciais e promotor imobiliário. O avô de Kilmer era um minerador de ouro em Novo México, o poeta Joyce Kilmer, nascido em 1886 e falecido em 1918, é um primo distante de Kilmer. O sobrenome Kilmer é de ascendência alemão, sueco, irlandês, e cherokee. Ele cresceu em Vale de São Fernando com seus dois irmãos, o irmão mais velho Mark e o irmão mais novo Wesley (que morreu com 15 anos de idade devido a um ataque epilético em uma piscina). Kilmer, que foi criado por um cientista cristão, estudou na universidade de Chatsworth, onde foi colega de Kevin Spacey e Mare Winningham, também participou da escola profissional de Hollywood. Ele também frequentou uma escola sobre ciência cristã em Los Angeles, desde a creche até a formatura do 9º ano. Na idade de 17 anos, ele estava sendo a pessoa mais jovem para ser aceite no programa de drama Juilliard. Ele estava no grupo da divisão de drama.

Em 1981, enquanto estava no Juilliard, Kilmer foi co-autor e estrelou a peça ''How It All Began'', que foi apresentada no Public Theatre no New York Shakespeare Festival. Kilmer recusou um papel no filme de Francis Ford Coppola, ''Vidas Sem Rumo/The Outsiders'', de 1983, já que ele tinha compromissos anteriores com o teatro. Em 1983 ele apareceu fora da Broadway em ''The Slab Boys'' com Kevin Bacon e Sean Penn.
Também em 1983, Kilmer publicou por conta própria uma coleção de sua própria poesia intitulada ''My Edens After Burns'', que incluía poemas inspirados em seu tempo com Michelle Pfeiffer. O livro de poemas é difícil de obter e caro; mesmo as cópias segunda mão são bem caras.

CARREIRA

Começou no cinema em filmes como ''Top Secret! Super Confidencial/ Top Secret!'' e ''Academia de Gênios''. Kilmer cantou todas as canções do filme '' Top Secret!'' e lançou um álbum com o nome do personagem do filme, "Nick Rivers".

Ele recusou um papel em ''Veludo Azul/Blue Velvet'', de David Lynch, antes de ser escalado como aviador naval 'Iceman' no filme de ação ''Top Gun'', ao lado de Tom Cruise.

Despontou para o sucesso como coadjuvante no filme Top Gun - Ases Indomáveis, mas seu grande momento foi ao interpretar, com perfeição, o lendário Jim Morrison, vocalista e compositor da banda The Doors, no filme "The Doors", de Oliver Stone, lançado em 1990. Kilmer viu a história de Morrison como uma história que poderia ser contada de "mil maneiras diferentes" e não queria contá-la com um desempenho no estilo que só focava as drogas, com o qual Oliver Stone concordou. Kilmer memorizou as letras de todas as letras do vocalista Jim Morrison, antes de sua audição e enviou um vídeo de si mesmo cantando algumas músicas dos The Doors para o diretor Stone. Kilmer ainda focou seu preparo para o papel participando de concertos em tributo ao Doors e lendo a poesia de Morrison. Ele passou quase um ano antes da produção vestindo roupas semelhantes a Morrison, e passou um tempo nos velhos lugares de Morrison ao longo da Sunset Strip. Sua interpretação de Morrison foi elogiada e os membros do The Doors notaram que Kilmer fez um trabalho tão convincente que tiveram problemas em distinguir sua voz da de Morrison.
Kilmer estrelou em Colorado Shakespeare Festival a produção teatral de Hamlet em 1988.

Val Kimer fez muitos filmes de aventura, sendo que em dois deles interpreta famosos heróis de quadrinhos: Batman ("Batman Forever") e O Santo ("The Saint"). Em 1995, ele fez dois filmes bem controversos ''Batman Eternamente/Batman Forever'', lançado em junho de 1995, ''Batman Forever'', foi um sucesso de bilheteria, teve três indicações ao Oscar, apesar de receber críticas mistas da crítica. Houve debate sobre o desempenho de Kilmer: alguns críticos, como The New York Times, como Janet Maslin, pensou Kilmer era um sucessor dos pobres para Keaton na parte, enquanto outros, como Roger Ebert, tinham palavras gentis para Kilmer. O criador do Batman, Bob Kane disse em uma entrevista ao Cinescape que de todos os atores que interpretaram o Batman até aquele ponto, ele sentiu que Kilmer deu a melhor interpretação. Crítico de cinemao famoso Leonard Maltin (que criticou o tom sombrio contido em ''Batman: O Retorno/Batman Returns'', com Michael Keaton), elogiou o retrato de Kilmer quando ele fez a crítica do filme por sua crescente coleção de críticas. Defenders of Batman Forever elogiou o filme por retratar Batman como um personagem mais heróico, menos cruel e mais humano do que nos filmes de Tim Burton. O filme também trouxe a interpretação cinematográfica de Bruce Wayne mais em linha com sua contraparte de quadrinhos, mostrando-o como um socialite e uma figura muito pública ao invés do recluso neurótico dos filmes anteriores.

Em fevereiro de 1996, Kilmer decidiu não voltar para outro longa-metragem do Batman, sentindo que Batman estava sendo marginalizado em favor dos vilões e por causa de problemas de agendamento com ''O Santo''. George Clooney substituiu Kilmer como Batman em ''Batman & Robin'' de 1997, sorte de Kilmer, pois o filme seguinte até hoje é considerado o pior filme do Batman. Um close na bunda de Val Kilmer, no filme foi bem comentada. A trilha sonora foi um sucesso comercial, vendendo quase tantas cópias quanto a trilha sonora de Prince para o filme Batman de 1989. O filme rendeu mais dinheiro do que seu predecessor ''Batman Returns'', e é o filme de maior bilheteria de 1995.

O outro filme de 1995, foi o excelente ''Fogo Contra Fogo/Heat'', ele estrelou ao lado de Al Pacino e Robert De Niro, que agora é considerado um dos melhores filmes de crime / drama da década de 1990. Embora não tenha recebido nenhuma indicação aos principais prêmios, ''Heat'' é considerado um dos filmes mais influentes de seu gênero e inspirou vários outros trabalhos posteriores. A fim de preparar os atores para os papéis da equipe de Mann, eles levaram Kilmer, Sizemore e De Niro para a Prisão Estadual de Folsom para entrevistar verdadeiros criminosos de carreira.

Em 1996, Kilmer estrelou ao lado de Michael Douglas no thriller ''A Sombra e a Escuridão/The Ghost and the Darkness'', que ganhou um Oscar técnico. O filme recebeu críticas mistas e se tornou um sucesso de bilheteria. Em 1997, ele interpretou Simon Templar no popular filme de ação, ''O Santo/The Saint''. Kilmer esperava ansiosamente pelo papel-título como uma mudança em direção a um thriller de ação mais divertido e menos sério, enquanto apreciava os personagens camaleões do "mestre do disfarce" como um artista louco, um cientista britânico nerd, um faxineiro e um chefe da máfia russo. Kilmer também escreveu a poesia do filme. Ele recebeu um salário de $ 6 milhões pelo filme. ''The Saint'', foi um sucesso financeiro, arrecadando $ 169,4 milhões em todo o mundo.

Em 1998, ele dublou Moisés no filme de animação ''O Príncipe do Egito/The Prince of Egypt'', antes de estrelar o filme independente ''Joe the King'' (1999). Também em 1999, interpretou um cego no drama / romance ''À Primeira Vista/At First Sight'', que descreveu como sendo, até então, o papel mais difícil que já teve, mas não teve uma recepção boa nem pelos críticos e nem pelo público.

Em 2000, ele teve um papel coadjuvante no elogiado filme ''Pollock'' e apresentou o ''Saturday Night Live'' pela primeira vez.

Em 2002, ele estrelou o thriller ''A Sombra de um Homem/The Salton Sea'', que foi geralmente bem avaliado, mas recebeu apenas um lançamento limitado.

Em 2003, Kilmer estrelou ao lado de Kate Bosworth no drama / thriller ''Crimes em Wonderland/Wonderland, interpretando a estrela pornô John Holmes, onde Kilmer foi muito elogiado. Ele também apareceu em ''Desaparecidas/The Missing'', onde trabalhou novamente com o diretor de ''Willow'', Ron Howard . No ano seguinte, ele estrelou de David Mamet, o filme ''Spartan'', como um agente secreto dos Estados Unidos, que está atribuída a tarefa de resgatar a filha sequestrada do presidente. Ele recebeu um treinamento semelhante ao da Força Delta em preparação para o papel.

Kilmer, apareceu na produção polemica de grande orçamento de Oliver Stone, ''Alexandre/Alexander'', que recebeu críticas ruins, baseado na vida do lendário antigo general macedônio e rei Alexandre, o Grande. O filme teve problemas desde sua produção, só para ter uma ideia existem quatro versões do filme. As versões em DVD e Blu-ray, das outras três versões diferentes da do cinema venderam muito bem, principalmente a última intitulada ''Alexander Revisited: The Final Cut''.

Em 2006, ele se reuniu com o diretor Tony Scott pela terceira vez para um papel coadjuvante ao lado de Denzel Washington no sucesso de bilheteria ''Déjà Vu''. A canção "Val Kilmer" foi batizada em homenagem a ele no álbum de 2006 do Bowling for Soup, The Great Burrito Extortion Case. A música foi posteriormente usada para um comercial da Ford Motors na 10ª temporada do American Idol em 2011. Em 2007, ele estrelou a série de TV ''Numb3rs'', no episódio "Trust Metric", retratando o especialista em tortura Mason Lancer.

Em 2008, Kilmer estrelou ao lado de Stephen Dorff no filme ''Felon'', da Sony. O filme teve uma estreia limitada nos cinemas em Nova York e Los Angeles em 2008, mas se tornou um sucesso secundário ao boca a boca positivo.

Ele finalmente conseguiu trabalhar com seu amigo de longa data, Francis Ford Coppola, e estrelar o filme ''Virgínia/Twixt''. O filme foi filmado principalmente na propriedade de Coppola, no condado de Napa . A filmagem deveria durar cinco semanas e estava sendo financiada de forma independente pela Coppola.
Kilmer falou nas cerimônias de formatura de 5 de maio de 2010 na William Woods University em Fulton, Missouri. Durante sua visita de uma semana ao campus, ele também apresentou sua peça solo, ''Citizen Twain''. Ele recebeu um doutorado honorário "em reconhecimento por suas habilidades criativas e suas contribuições para a arte e o teatro."

Em 2012, Kilmer recebeu uma indicação ao Grammy de Melhor Palavra Falada. Ele também estrelou o curta-metragem de Harmony Korine, ''The Lotus Community Workshop'', parte do filme colaborativo ''The Fourth Dimension''.

Ele continuou a filmar com destaque para ''Palo Alto'' (2013), baseado e estrelado na obra do ator James Franco; ''De Canção em Canção/Song to Song'' (2017), de Terrence Malick; ''Boneco de Neve/The Snowman'' (2017), com Michael Fassbender; ''Cinema Twain'' (2019), dirigido pelo próprio Val Kilmer, baseado na sua própria peça; entre outros...

Apesar de preferir o teatro às telonas, ganhou bastante reconhecimento pelos filmes feitos na última década.

Kilmer também é autor do livro ''I'm Your Huckleberry: A Memoir'', publicado em 2020.

O ator escreveu e dirigiu um vídeo documentário sobre armas nucleares chamado Journey to Victory. Apesar do tema pesado, Kilmer diz que seu trabalho fala, basicamente, sobre pessoas e seus medos e esperanças em relação ao futuro. Ele já anunciou para 2023, a direção de ''Mark Twain and Mary Baker Eddy'', onde também será o roteirista, ator e produtor.

Em 2022, voltou ao personagem Iceman do grande sucesso de 1986 ''Top Gun: Ases Indomáveis'', em ''Top Gun: Maverick'', ao lado de Tom Cruise.

VIDA PESSOAL

Ao contrário do que se pensa, Val não é um apelido ou abreviação de outro nome. Seu pai, Eugene, era proprietário de uma distribuidora de equipamentos aeroespaciais e promotor imobiliário onde um de seus sócios era vice-presidente e se chamava Val. Ele gostou tanto do nome que resolveu dar o nome ao seu filho.
Ele namorou Cher e Ellen Barkin, que tinham bem mais idade que ele, mas isso nunca foi tabu para ele, dizendo o que importa é o que você sente por elas e não a idade, aliás a última coisa que penso quando me sinto atraído por uma mulher é sua idade.

Em seu casamento com Joanne Whalley, o ator teve dois filhos: Mercedes, nascida em 1992, e Jack, de 1995.

Sempre que pode Kilmer ajuda ONGs cujas causas acha justas, como a Habitat For Humanity, a AmeriCares e a Wildlife Center.

Quando estava na Juilliard, Val recebeu a notícia de que seu irmão mais novo, Wesley, havia morrido. Ele diz que o caçula dos Kilmer era um rapaz único no universo. O que aprendeu com a morte dele foi ver todos os talentos e qualidades contidos naquela pessoa única no mundo. Que deve procurar essas qualidades em si mesmo, respeitando-as e cultivando-as.

Na infância, em Los Angeles, o pequeno Val morava perto da casa de Roy Rogers e Dale Evans. Um belo dia, o menino resolveu ir tocar na casa dos vizinhos famosos.

Cônjuge: Joanne Whalley (de 1988 a 1996)
Filhos: Jack Kilmer, Mercedes Kilmer

Este site usa cookies para oferecer a melhor experiência possível. Ao navegar em nosso site, você concorda com o uso de cookies.

Se você precisar de mais informações e / ou não quiser que os cookies sejam colocados ao usar o site, visite a página da Política de Privacidade.