Achei estranho o grupo com mais membros do Filmow não ter nenhum post, então vou começar aqui com os mais clássicos filmes "psicológicos" e também meus preferidos:

Laranja Mecânica (A Clockwork Orange) - 1971, Stanley Kubrick.
Clássico in-out in-out. Uma crítica da sociedade moderna, do utilitarismo policial e tecnocrata, da banalidade e da degeneração.

Taxi Driver - 1976, Martin Scorsese
Sofrendo de insônia, um ex-fuzileiro naval torna-se motorista de táxi. Conduzindo pela noite de Nova York, cresce nele uma tensão frente à degradação moral que julga ver em seu país. Da paranóia urbana à reclusão monástica, ele irá preparar-se para atentar contra um candidato a presidente. Um dos primeiros filmes sobre as conseqüências psicológicas da guerra do Vietnã.

1984 (Nineteen Eighty-Four), Michael Radford.
Observado cotidianamente pelo Big Brother em televisores e câmeras de vigilância, vítima da reeducação do pensamento, oprimido pelo partido, ele tentará opor-se ao regime. O livro (como sempre) vale 100% mais a pena.

Dogville - 2003, Lars von Trier (e todos seus outros filmes, acredito eu)
Fábula sobre a crueldade humana, Trier afronta o mito do bom selvagem, de Rousseau, e a política de estado norte-americana, reconhecendo que a estória poderia “se passar em qualquer pequena cidade”.

EDUKATORS (Die Fetten Jahre Sind Vorbe) - 2004, Hans Weingartner.
Com Daniel Brühl <3 Situada em Berlim, mostra o confronto ideológico entre um ex-líder do movimento estudantil de maio de 68 (que preferiu abandonar seus ideais e enriquecer) e a força revolucionária e poética da juventude.

A Ilha do Medo (Shutter Island) - 2010, Martin Scorsese.
O filme percorre a realidade e a face insuportável do trauma psicológico. Narra a história de dois agentes federais numa ilha próxima de Boston, que investigam o desaparecimento de uma doente mental.

Um Corpo que Cai (Vertigo) - 1958, Alfred Hitchcock <3
Sofrendo de vertigem, John Fergunson é afastado da polícia. Ciente do problema, um amigo o contrata como detetive. Diretor de uma grande empresa, ele desconfia que sua esposa tem transtorno de personalidade, mas precisa ter certeza antes de entregá-la aos médicos. Hitchcock detém-se em temas como o apelo ao sobrenatural, o erotismo, a idealização amorosa, a impotência sexual e a necrofilia.

Cisne Negro (Black Swan) - 2011, Darren Aronofsky
Bailarina do respeitado New York City Ballet, Nina deseja interpretar dois papéis da obra O lago dos cisnes, de Tchaikovski. Jovem e bela, ela encarna com facilidade a graça e a inocência do cisne branco, mas começa a sofrer para incorporar o lado sensual e pérfido do cisne negro.