Senta que lá vem desabafo/chorinho/rant/mimimi.

Essa semana eu finalmente assisti esses filmes, que tanto me recomendavam no Orkut lá por 2009/2010. Minha pergunta é, por que as pessoas gostam/gostavam tanto dessa trilogia? Nenhum dos três filmes apresenta absolutamente nada de novo ou original ao gênero slasher.

O primeiro é medíocre, apenas um slasher comum, inofensivo e assistível. O segundo tem um começo promissor, mas a partir de certa parte, manda tudo pra puta que pariu pra ser uma cópia lavada de Halloween II. Já o terceiro é um desastre do começo ao fim, com personagens odiáveis que mal esperamos pra que morram. E aí entra o maior pecado desses filmes: as mortes. São todas completamente genéricas, sem criatividade, e a maioria off-screen! Que tipo de slasher é isso?

Lembro que quando saíram, esses filmes foram uma pequena sensação entre o pessoal fã de horror no Brasil, tipo nas comunidades do gênero no Orkut. Realmente não consigo pensar no por quê de serem tão bem lembrados, as médias de cada filme aqui no Filmow estão altíssimas pra qualidade real que os filmes possuem, então talvez alguém aí possa me ajudar a entender melhor. É porque os filmes são noruegueses, é isso? Porque fora o idioma, ele não possui diferença alguma de qualquer slasher americano.

Quando vejo um slasher dos anos 80 e ele possui muitos dos pontos negativos que eu descrevi aqui, eu costumo relevar, porque era o período de febre do gênero. Filmes eram feitos na correria, um atrás do outro, mais notavelmente a franquia Sexta-Feira 13, que tinha filme novo quase todo ano e mesmo assim tem mortes legais até nos piores da franquia. Mesmo com a maioria tendo personagens prontos e ignoráveis, pelo menos podíamos ficar torcendo pra que eles morressem logo, pois as mortes eram muito criativas, e na maioria dos casos, sangrentas pra caramba.

Mas o primeiro Fritt Vilt saiu em 2006, e já havíamos passado por DUAS grandes fases de slashers no cinema! Esse filme teve todo esse tempo pra aprender tudo o que havia de certo e errado no gênero e fazer um bom filme, mas não, preferiram pegar o que havia de mais genérico e usar todos os clichês, e apresentar da maneira mais fácil, com o mínimo de esforço possível. E ainda por cima, as sequências descem gradualmente de nível, sem melhorar nada em relação ao anterior.

Enfim, eu precisava fazer um certo desabafo sobre isso, não entendo mesmo o porquê desses filmes serem tão bem-vistos diante disso tudo que vi neles. Fui assistir esses filmes super de mente aberta, esperando filmes bem genéricos mesmo, e o primeiro foi realmente isso, mas os dois últimos realmente me deixaram PERPECTRO. Talvez eu esteja exagerando por serem slashers, um gênero tão básico que nunca precisou de história ou personagens desenvolvidos pra gerar filmes legais, mas sinto que nesse caso, o potencial era enorme (principalmente no segundo filme), e como eu disse, tinha todo esse passado do gênero pra usar como base e fazer algo novo e diferente.

Esse post serve também pra encorajar os membros a postarem seus desabafos e [Momentos mimimi] sobre qualquer filme bosta que seja. Vamos participar do grupo ae pessoal! :D