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Lee Garmes

Nomes Alternativos: Lee Dewey Garmes

16Número de Fãs

Nascimento: 27 de Maio de 1898 (80 years)

Falecimento: 31 de Agosto de 1978

Peoria, Illinois - Estados Unidos da América

Lee Garmes, foi um diretor de fotografia americano, mais extremamente influenciado pelo expressionismo alemão, notadamente vista em sua vasta e prolifera carreira. Venceu o Oscar de Melhor Fotografia na edição de 1933 por ''O Expresso de Shanghai/Shanghai Express'' (1932), de Josef von Sternberg, com a diva Marlene Dietrich.

Foi indicado ao Oscar também pelos filmes ''Marrocos/Morocco'' (1930), de Josef von Sternberg, com Marlene Dietrich; ''Desde Que Partiste/Since You Went Away'' (1944), de John Cromwell; e ''O Pescador da Galiléia/The Big Fisherman'' (1959), de Frank Borzage.

Fez as fotografias de quase 150 filmes, ao longo de sua longa carreira, com destaque para ''O Baú da Esperança/The Hope Chest'' (1918), de Elmer Clifton, com Dorothy Gish; ''Desfrutando a Alta Sociedade/A Social Celebrity'' (1926), de Malcolm St. Clair, com Louise Brooks; ''Disraeli'' (1929), de Alfred E. Green, com George Arliss; ''Ruas da Cidade/City Streets'' (1931), de Rouben Mamoulian, com Gary Cooper; ''Scarface: A Vergonha de uma Nação/Scarface'' (1932), de Howard Hawks, com Paul Muni; ''Anjos da Broadway/Angels Over Broadway'', dirigido por ele mesmo e
Ben Hecht; ''Mogli, o Menino Lobo/Jungle Book'' (1942), de Zoltan Korda; ''Duelo ao Sol/Duel in the Sun'' (1946), de King Vidor e Josef von Sternberg, com Jennifer Jones; ''Agonia de Amor/The Paradine Case'' (1947), de Alfred Hitchcock com Charles Laughton; ''O Retrato de Jennie/Portrait of Jennie'' (1948), de William Dieterle com Lillian Gish; ''Chaga de Fogo/Detective Story'' (1951), de William Wyler, com Kirk Douglas; ''Paixão de Bravo/The Lusty Men'' (1952), de Nicholas Ray, com Robert Mitchum; ''Horas de Desespero/The Desperate Hours'' (1955), de
William Wyler, com Humphrey Bogart; ''As Aventuras de um Jovem/Hemingway's Adventures of a Young Man'' (1962), de Martin Ritt, com Paul Newman; ''A Dama Enjaulada/Lady in a Cage'' (1964), de Walter Grauman com Olivia de Havilland; ''Jogada Decisiva/A Big Hand for the Little Lady'' (1966), de Fielder Cook com
Henry Fonda; ''Por Que/Why'' (1973), de Victor Stoloff com O.J. Simpson...

Curiosidades:

Foi ele que foi contratado primeiramente para dirigir a fotografia de ''...E o Vento Levou/Gone with the Wind'' (1939), ele começou a produção, mas em 11 de março de 1939 - após um mês de filmagens, o produtor Selznick e seus associados consideraram "muito sombrios" - foi substituído por Ernest Haller, trabalhando com o diretor de fotografia da Technicolor Ray Rennahan . Garmes completou o primeiro terço do filme - quase tudo antes de Melanie ter o bebê - mas não recebeu um crédito. Os produtores ficaram com medo que sua rebuscada e expressionista fotografia tirasse o foco do filme.

Expressionismo Alemão
O expressionismo alemão (alemão: Deutscher Expressionismus) consistia em uma série de movimentos criativos relacionados na Alemanha antes da Primeira Guerra Mundial, que atingiu o auge em Berlim durante a década de 1920. Esses desenvolvimentos na Alemanha foram parte de um movimento expressionista maior na cultura do norte e centro da Europa em áreas como arquitetura, dança, pintura, escultura e cinema. Este artigo trata principalmente da evolução do cinema expressionista alemão antes e imediatamente após a Primeira Guerra Mundial, aproximadamente de 1910 a 1930, que atingiu o mundo inteiro.

Foi um estilo cinematográfico cujo auge se deu na década de 1920, que caracterizou-se pela distorção de cenários e personagens, através da maquiagem, dos recursos de fotografia e de outros mecanismos, com o objetivo de expressar a maneira como os realizadores viam o mundo.

Dois gêneros que foram especialmente influenciados pelo expressionismo são o filme de terror e o filme noir. Carl Laemmle e o Universal Studios se destacaram ao produzir filmes de terror famosos da era muda, como O Fantasma da Ópera, de Lon Chaney. Cineastas alemães como Karl Freund (o diretor de fotografia de Drácula em 1931) definiram o estilo e o clima dos filmes de monstros da Universal da década de 1930 com seus cenários sombrios e artisticamente projetados, fornecendo um modelo para as gerações posteriores de filmes de terror. Diretores como Fritz Lang, Billy Wilder, Otto Preminger, Alfred Hitchcock, Orson Welles, Carol Reed e Michael Curtiz introduziram o estilo expressionista nos dramas policiais dos anos 1940, expandindo a influência do expressionismo no cinema moderno.

Cônjuge: Ruth Hall (de 1933 a 1978), Hazel Garmes (a 1931)

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