Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Ryûhei Kitamura

Ryûhei Kitamura

Nomes Alternativos: Ryuhei Kitamura | 北村 龍平

15Número de Fãs

Nascimento: 30 de Maio de 1969 (54 years)

Osaka - Japão

É um diretor, produtor e roteirista japonês. Kitamura mudou-se para Sydney, Austrália, aos 17 anos e frequentou uma escola de artes visuais por dois anos. Em 1997, Kitamura dirigiu e produziu o curta-metragem Down to Hell, que recebeu resposta positiva de alunos, professores e um prêmio que motivou Kitamura a seguir seriamente a carreira cinematográfica. Ele passou a financiar e dirigir de forma independente seu primeiro longa-metragem, Versus (2000). O filme fez sucesso no circuito de festivais de cinema e abriu portas para Kitamura dirigir filmes de maior destaque, como Alive(2002), Sky High (2003), Godzilla: Final Wars (2004), The Midnight Meat Train (2008), No One Lives (2012), a adaptação live-action de Lupin III (2014) e vários outros filmes japoneses e produções de Hollywood.

Biografia
Juventude
Ryuhei Kitamura nasceu na província de Osaka, Japão. Kitamura passou a maior parte de sua adolescência no cinema do que na escola. Aos 16 anos, ele escolheu se tornar cineasta porque percebeu que “adorava assistir filmes”. No ano seguinte, Kitamura abandonou o ensino médio, contando diretamente ao professor e saindo durante as aulas, e mudou-se para a Austrália uma semana depois. Kitamura escolheu a Austrália porque a maioria de suas influências são australianas, como George Miller, Russel Mulcahy, Peter Weir, e INXS. Kitamura frequentou uma escola de artes visuais em Sydney por dois anos, depois de pedir diretamente ao diretor que simplesmente o deixasse entrar, "ele achou que eu era um cara engraçado, então me deixou entrar".

Carreira
Depois de se formar, ele retornou ao Japão para fundar a Napalm Films, seu estúdio de produção independente. Seus featurettes Down to Hell e Heat after Dark fizeram sucesso em festivais de cinema, e ele logo encontrou seu primeiro sucesso mainstream com o filme cult Versus. O filme lançou a carreira das estrelas Tak Sakaguchi e Hideo Sakaki, e trouxe reconhecimento internacional a Kitamura quando foi lançado em DVD fora do Japão em 2004.

Em 2002, Kitamura dirigiu o curta-metragem The Messenger: Requiem for the Dead como parte do projeto Jam Films, assim como Alive. Em 2003, dirigiu uma adaptação cinematográfica do mangá Azumi, e Sky High, uma prequela do popular drama da televisão japonesa. Ele colaborou com o diretor Yukihiko Tsutsumi no Projeto Duel, no qual os dois se desafiaram para produzir o melhor filme de duelo com tempo e orçamento de produção mínimos, com Aragami sendo a contribuição de Kitamura. Também em 2003, Kitamura atuou como produtor do filme Battlefield Baseball, a estreia na direção do co-roteirista de Versus, Yūdai Yamaguchi. Kitamura dirigiu Godzilla: Final Wars de 2004, o 28º filme da renomada franquia kaiju. O filme foi o primeiro projeto de Kitamura a estrear em Hollywood. Em 2006, Kitmura dirigiu LoveDeath, antes de se mudar para Los Angeles, Califórnia.

Em 2003, ele dirigiu as cenas do jogo Metal Gear Solid: Twin Snakes, um remake do icônico Metal Gear Solid para GameCube. Diferente dos títulos anteriores da série, The Twin Snakes foi desenvolvido pela Silicon Knights e produzido pela Konami. O jogo apresentava mecânica semelhante a Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty por ter sido feito no mesmo motor. A direção das cenas de Kitamura foi vista como controversa, as críticas foram dirigidas ao tom de ação semelhante ao Matrix e às acrobacias irrealistas realizadas pelos personagens. Independentemente disso, recebeu críticas positivas de sites de análise de videogames.

Em 2008, Kitamura fez sua estreia no cinema americano com Midnight Meat Train, baseado no conto de terror de mesmo nome de Clive Barker. O filme (estrelado por Bradley Cooper, Vinnie Jones e Brooke Shields ) foi distribuído pela Lionsgate e lançado diretamente no mercado secundário em 1 de agosto de 2008. Apesar de receber críticas positivas dos críticos, o filme foi um fracasso de bilheteria. A próxima aventura de direção de Kitamura só veio em 2012 com No One Lives, estrelado por Luke Evans eAdelaide Clemens. Foi exibido como parte da parte Midnight Madness do Festival Internacional de Cinema de Toronto de 2012, e recebeu um lançamento limitado nos cinemas em 10 de maio de 2013.

Ao promover No One Lives, Kitamura anunciou que estava trabalhando em seu filme de "retorno" no Japão, afirmando em uma entrevista: "É um papel completamente diferente do que fiz antes. Também não é um filme sangrento, não é um filme de terror. filme. É um grande filme de ação. "Em novembro de 2013, o projeto foi revelado como sendo Lupin III, uma adaptação moderna do icônico mangá de Monkey Punch. O filme foi lançado no Japão em 30 de agosto de 2014.

O filme de suspense de Kitamura de 2017, Downrange, foi anunciado para estrear no Festival Internacional de Cinema de Toronto em setembro de 2017. O filme segue um grupo de pessoas em uma viagem que ficam presos em uma estrada rural por um atirador de elite. Em 2018, Kitamura dirigiu um segmento da antologia de filme de terror Nightmare Cinema.

Projetos futuros
Kitamura deve dirigir o filme de terror Black Friday 3D, baseado no roteiro de Joe Knetter. Ele também foi contratado para dirigir Marble City, um filme de vingança escrito por Tom Sjolund, assim como Gun Monkeys, a partir de um roteiro de Lee Goldberg baseado no romance de Victor Gischler. Em maio de 2013, Kitamura confirmou que escreveu o roteiro de Versus 2 e que Tak Sakaguchi provavelmente repetiria seu papel do filme original. Em setembro de 2015, foi anunciado que Kitamura dirigirá o thriller sobrenatural Vessels para a Ubiquity Studios, previsto para ser filmado no início de 2016.

Vida pessoal
Kitamura fala inglês fluentemente. Seu filme favorito de Godzilla é Godzilla vs. Mechagodzilla (1974), e seu kaiju favorito é King Caesar. Ele expressou admiração pelo colega diretor japonês Shunji Iwai, afirmando que o filme Borboleta Rabo de Andorinha é "o melhor filme japonês já feito". Ele afirmou que seu "projeto dos sonhos" seria dirigir um filme da franquia Mad Max.

Este site usa cookies para oferecer a melhor experiência possível. Ao navegar em nosso site, você concorda com o uso de cookies.

Se você precisar de mais informações e / ou não quiser que os cookies sejam colocados ao usar o site, visite a página da Política de Privacidade.