Tarkovsky segue sendo um dos maiores poetas visuais que o cinema já teve. Chris Marker capta um retrato preciso entre obra, vida e autor. O cinema da vida ou a vida no cinema. Não por coincidência, Bergman disse: "Tarkovski para mim é o maior [de todos nós], aquele que inventou uma nova linguagem, fiel à natureza do cinema, uma vez que capta a vida como um reflexo, a vida como um sonho"
Os Iniciados é um filme brutal, forte e potente. Longe de ser uma questão de "cultura africana" (em si, o termo já não ajuda muito por ser, extremamente, reducionista), mas, sim, de ser algo muito maior. Nós, considerados ocidentais e civilizados, de certa forma, passamos por esses rituais de iniciação que demarcam, desde muito cedo, os contornos do que deve ser o homem. Do que é o aceitável e do que só pode acontecer nas sombras, longe da visão da sociedade, nem que para isso você precise renegar os seus desejos.
Eu assisti esse filme sozinho em uma sala de cinema e a experiência que ele me trouxe foi incrível. Se você se deixa conduzir por essa grande metalinguagem, então, cada afirmação, contradição e provocação dentro das entrevistas sobre a linguagem cinematográfica, faz a mesma ser potencializada como um organismo vivo e que pode ser acessada por cada um de um forma muito particular. Ao meu ver, Béla Tarr que abre e fecha as discussões é uma voz dissidente, no sentido de que ele é o único que tem posições muito diferentes, pelo menos nas suas falas. Quando um outro diretor termina sua fala, Béla é trazido como um ponto que tenciona a afirmação anterior. E, nesse sentido, não é sem intenção que ele é fotografado em preto e branco e os outros em cores e, só na sua última aparição, ele se torna colorido. O filme é uma aula para aqueles que amam cinema.
Villeneuve renovou o gênero de ficção com uma habilidade digna dos grandes mestres do cinema, sem comentar sua técnica impecável. A não-linearidade é condição necessária à nossa compreensão do filme. É como se A Chegada fosse a materialização do que ela mesmo concebe. Ou seja: a obra é exemplo do que conta e o que ela conta é a obra em si, sem que reconheçamos seu começo ou mesmo seu fim.
“Todos querem brincar de povão, mas não querem neguinho de verdade subindo a laje deles”. Amsterdam (Bruna Linzmeyer), sem dúvidas, nos prende até o final do filme e quebra com os silêncios, trazendo o caos da verdadeira realidade escondida.
Há muito tempo, eu não assistia um filme tão profundo, reflexivo e ao mesmo tempo instigante e inquietante, que me fez refletir sobre as várias formas de se enxergar o mundo ou de não se enxergar. Nem preciso dizer que a estética do filme é linda e a fotografia em preto e branco deixa tudo mais realçado. Achei o roteiro bem trabalhado e não foi necessário correr para se ter explicações rápidas, e sim, deixa o espectador se apropriar dos personagens e dos seus dilemas. Enfim, um filme bonito, conceitual, original e que demonstra mais uma nova faceta do cinema latino-americano.
Um dos melhores filmes nacionais, dos últimos tempo. Aborda, de forma bem clara e cotidiana, a vida e a relação da "Casa Grande" com a "Senzala". Um roteiro que, infelizmente, ainda expressa muito bem a mentalidade de muitos em nossa sociedade, aqui no caso, "a grande classe média carioca".
Um filme lindo, que foge dos filmes pastéis infantis amaricanos. Protagonistas não brancos, comunicação fácil, uma mulher líder de um grupo de piratas, críticas sutís e explícitas ao colonialismo da França sobre a África. Enfim, um filme simples, mas que me ganhou simples e diretamente.
Bom, não é um filme com técnicas inovadoras ou uma fotografia ímpar, mas, sem dúvidas é um ótimo filme, onde um roteiro bem afiado e uma direção simples, nos fazaem perceber a importância de filmes como esse. Eu só não entendi, o por que a galera não gostou! Sério que a grande preocupação de todos, para se tornar um bom filme, é só a técnica? Por favor, repensem o papel da arte e sua relação com o mundo real.
Particularmente, não tive como não favoritar! Um atuação ótima, roteiro, edição e direção magníficos, que te fazem montar o quebra-cabeça e se surpreender, ao final do filme. O roteiro é tão bem elaborado que não deixa erros e mexe com os nossos sentimentos.
Ao acabar de assistir esse filme, fiquei como há muito tempo eu não me sentia: estarrecido. Ao ouvir a frase: "Um mais um, pode ser um?" e o suspiro de Jeanne, me fizeram prender a respiração. Um roteiro em forma de quebra cabeça, que te faz querer juntar todas as peças e um direção sem muita pressa de revelar os detalhes, além de um final completamente inesperado tornam o filme, sem muito esforço, um dos meus favoritos.
Elogiar Meryl Streep é completamente desnecessários, porque essa mulher é maravilhosa sempre. Entretanto, um ótimo elogio vai Julia Roberts, que voltou a sua antigo e maravilhosa forma de interpretação, nos brindando com uma das melhores cenas de 2013, em um dos seus melhores papéis, na minha opinião. Pena que o filme não recebeu muita atenção, por parte da crítica.
Eu ainda não consegui entender o alvoroço da mídia e da crítica, em cima desse filme! Dois pontos: Eu, definitivamente, não sou fã da Lawrence, mas tenho que admitir que ela está totalmente melhor do que a Amy Adams; Não entendi porque o filme está sendo classificado como comédia. oi? O filme é legal, entretanto, não é nada demais.
Um filme forte, na medida certa. O novo cinema romeno é de se admirar. Um filme sem rodeios e que nos mantém, a todo tempo pressos e que é impossível não incomodar. Aqueles últimos minutos em silêncio são de matar.
O que dizer, além de sensacional? Como.sempre, Tarantino consegue nos surpreender com um ótimo filme. A direção é minusciosa e o roteiro é excelente por conter ironia, sagacidade, falas inteligentes e situações bem definidas. Waltz? o grande achado de Tarantino,desde Bastardos Inglorios. Fox e Di Caprio não ficam atrás,mas Samuel roubou às cenas que apareceu. A trilha sonora, não nega ser um filme de Quentin. Do começo ao fim, eu fiquei impactado e vale às quase 3horas de filme.
Como não amar esse filme? Um direção minusciosa, delicada, calma, que nos revela um amor tão grande a ponto de não suportar a dor do seu companheiro. Haneke nos brindou com um belíssimo filme, que com certeza, será indicado para o categoria de Melhor Filme Estrangeiro, com grandes chances.Além de ser um filme doloroso, triste, realista, verdadeiro, mas, contudo amoroso. Atuações primorosos, fotografia bela e a mão de um mestre.
Está aí, um filme que reúne três aspectos, que eu amo no cinema: drama, conflito familar e complexo existencial. Na verdade, o filme não é excelente, mas muito bom. Um bom roteiro, uma boa direção e uma excelente atuação da Marion Cotillard, que na verdade, é uma das melhores atrizes francesas da sua geração. É um filme bem conduzido, triste e alegre, em certos pontos, mas conseguimos ver uma evolução dos personagens. Foi um filme que me impactou, não só pelo roteiro, mas pela situação humana. que o diretor consegue captar para formar seus personagens e sentimentos variados: culpa, raiva, medo, amor, perdão, superação. Marion mostrando, mais uma vez, que suas indicações são sempre merecidas.
Um Dia na Vida de Andrei Arsenievitch
4.5 5Tarkovsky segue sendo um dos maiores poetas visuais que o cinema já teve. Chris Marker capta um retrato preciso entre obra, vida e autor. O cinema da vida ou a vida no cinema. Não por coincidência, Bergman disse: "Tarkovski para mim é o maior [de todos nós], aquele que inventou uma nova linguagem, fiel à natureza do cinema, uma vez que capta a vida como um reflexo, a vida como um sonho"
Os Iniciados
3.6 47 Assista AgoraOs Iniciados é um filme brutal, forte e potente. Longe de ser uma questão de "cultura africana" (em si, o termo já não ajuda muito por ser, extremamente, reducionista), mas, sim, de ser algo muito maior. Nós, considerados ocidentais e civilizados, de certa forma, passamos por esses rituais de iniciação que demarcam, desde muito cedo, os contornos do que deve ser o homem. Do que é o aceitável e do que só pode acontecer nas sombras, longe da visão da sociedade, nem que para isso você precise renegar os seus desejos.
Um Filme de Cinema
3.9 22Eu assisti esse filme sozinho em uma sala de cinema e a experiência que ele me trouxe foi incrível. Se você se deixa conduzir por essa grande metalinguagem, então, cada afirmação, contradição e provocação dentro das entrevistas sobre a linguagem cinematográfica, faz a mesma ser potencializada como um organismo vivo e que pode ser acessada por cada um de um forma muito particular. Ao meu ver, Béla Tarr que abre e fecha as discussões é uma voz dissidente, no sentido de que ele é o único que tem posições muito diferentes, pelo menos nas suas falas. Quando um outro diretor termina sua fala, Béla é trazido como um ponto que tenciona a afirmação anterior. E, nesse sentido, não é sem intenção que ele é fotografado em preto e branco e os outros em cores e, só na sua última aparição, ele se torna colorido. O filme é uma aula para aqueles que amam cinema.
A Chegada
4.2 3,4K Assista AgoraVilleneuve renovou o gênero de ficção com uma habilidade digna dos grandes mestres do cinema, sem comentar sua técnica impecável. A não-linearidade é condição necessária à nossa compreensão do filme. É como se A Chegada fosse a materialização do que ela mesmo concebe. Ou seja: a obra é exemplo do que conta e o que ela conta é a obra em si, sem que reconheçamos seu começo ou mesmo seu fim.
A Frente Fria que a Chuva Traz
2.5 152 Assista Agora“Todos querem brincar de povão, mas não querem neguinho de verdade subindo a laje deles”. Amsterdam (Bruna Linzmeyer), sem dúvidas, nos prende até o final do filme e quebra com os silêncios, trazendo o caos da verdadeira realidade escondida.
O Abraço da Serpente
4.4 237 Assista AgoraHá muito tempo, eu não assistia um filme tão profundo, reflexivo e ao mesmo tempo instigante e inquietante, que me fez refletir sobre as várias formas de se enxergar o mundo ou de não se enxergar. Nem preciso dizer que a estética do filme é linda e a fotografia em preto e branco deixa tudo mais realçado. Achei o roteiro bem trabalhado e não foi necessário correr para se ter explicações rápidas, e sim, deixa o espectador se apropriar dos personagens e dos seus dilemas. Enfim, um filme bonito, conceitual, original e que demonstra mais uma nova faceta do cinema latino-americano.
Casa Grande
3.5 576 Assista AgoraUm dos melhores filmes nacionais, dos últimos tempo. Aborda, de forma bem clara e cotidiana, a vida e a relação da "Casa Grande" com a "Senzala". Um roteiro que, infelizmente, ainda expressa muito bem a mentalidade de muitos em nossa sociedade, aqui no caso, "a grande classe média carioca".
Zarafa
3.9 45Um filme lindo, que foge dos filmes pastéis infantis amaricanos. Protagonistas não brancos, comunicação fácil, uma mulher líder de um grupo de piratas, críticas sutís e explícitas ao colonialismo da França sobre a África. Enfim, um filme simples, mas que me ganhou simples e diretamente.
Cara Gente Branca
3.8 175 Assista AgoraBom, não é um filme com técnicas inovadoras ou uma fotografia ímpar, mas, sem dúvidas é um ótimo filme, onde um roteiro bem afiado e uma direção simples, nos fazaem perceber a importância de filmes como esse. Eu só não entendi, o por que a galera não gostou! Sério que a grande preocupação de todos, para se tornar um bom filme, é só a técnica? Por favor, repensem o papel da arte e sua relação com o mundo real.
Interestelar
4.3 5,7K Assista AgoraChristopher Nolan foi simplesmente magistral, do começo ao fim! Acabei de assistir e ainda estou em êxtase.
Encontro com Milton Santos: O Mundo Global Visto do Lado …
4.4 91 Assista AgoraUm filme extremamente importante, em todos os momentos, ainda mais em épocas da contemporaneidade
Oldboy
4.3 2,3K Assista AgoraParticularmente, não tive como não favoritar! Um atuação ótima, roteiro, edição e direção magníficos, que te fazem montar o quebra-cabeça e se surpreender, ao final do filme. O roteiro é tão bem elaborado que não deixa erros e mexe com os nossos sentimentos.
Incêndios
4.5 1,9KAo acabar de assistir esse filme, fiquei como há muito tempo eu não me sentia: estarrecido. Ao ouvir a frase: "Um mais um, pode ser um?" e o suspiro de Jeanne, me fizeram prender a respiração. Um roteiro em forma de quebra cabeça, que te faz querer juntar todas as peças e um direção sem muita pressa de revelar os detalhes, além de um final completamente inesperado tornam o filme, sem muito esforço, um dos meus favoritos.
Era uma Vez em Tóquio
4.4 187 Assista AgoraOzu nos mostrou a delicadeza da velhice e nos brindou, com um dos melhores filmes do cinema.
Álbum de Família
3.9 1,4K Assista AgoraElogiar Meryl Streep é completamente desnecessários, porque essa mulher é maravilhosa sempre. Entretanto, um ótimo elogio vai Julia Roberts, que voltou a sua antigo e maravilhosa forma de interpretação, nos brindando com uma das melhores cenas de 2013, em um dos seus melhores papéis, na minha opinião. Pena que o filme não recebeu muita atenção, por parte da crítica.
Trapaça
3.4 2,2K Assista AgoraEu ainda não consegui entender o alvoroço da mídia e da crítica, em cima desse filme! Dois pontos: Eu, definitivamente, não sou fã da Lawrence, mas tenho que admitir que ela está totalmente melhor do que a Amy Adams; Não entendi porque o filme está sendo classificado como comédia. oi? O filme é legal, entretanto, não é nada demais.
Histórias Que Só Existem Quando Lembradas
4.1 283 Assista AgoraA pura delicadeza filmada. Cada dia mais, nosso cinema, tem conquistado grandes filmes para a cinematografia nacional.
4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias
4.0 264Um filme forte, na medida certa. O novo cinema romeno é de se admirar. Um filme sem rodeios e que nos mantém, a todo tempo pressos e que é impossível não incomodar. Aqueles últimos minutos em silêncio são de matar.
Corda Bamba - História De Uma Menina Equilibrista
3.1 13Assisti na estreia comercial no RJ, achei bonito e delicado, além de ter sido aluno do diretor e ter ido prestigiá-lo.
Amnésia
4.2 2,2K Assista AgoraNolan sendo extremamente excepcional. Sem mais!
Django Livre
4.4 5,8K Assista AgoraO que dizer, além de sensacional? Como.sempre, Tarantino consegue nos surpreender com um ótimo filme. A direção é minusciosa e o roteiro é excelente por conter ironia, sagacidade, falas inteligentes e situações bem definidas. Waltz? o grande achado de Tarantino,desde Bastardos Inglorios. Fox e Di Caprio não ficam atrás,mas Samuel roubou às cenas que apareceu. A trilha sonora, não nega ser um filme de Quentin. Do começo ao fim, eu fiquei impactado e vale às quase 3horas de filme.
O Exótico Hotel Marigold
3.8 503 Assista AgoraAs melhores falas, sem dúvida, foi da Maggie Smith!! Ótima como sempre.
Amor
4.2 2,2K Assista AgoraComo não amar esse filme? Um direção minusciosa, delicada, calma, que nos revela um amor tão grande a ponto de não suportar a dor do seu companheiro. Haneke nos brindou com um belíssimo filme, que com certeza, será indicado para o categoria de Melhor Filme Estrangeiro, com grandes chances.Além de ser um filme doloroso, triste, realista, verdadeiro, mas, contudo amoroso. Atuações primorosos, fotografia bela e a mão de um mestre.
Ferrugem e Osso
3.9 821 Assista AgoraEstá aí, um filme que reúne três aspectos, que eu amo no cinema: drama, conflito familar e complexo existencial. Na verdade, o filme não é excelente, mas muito bom. Um bom roteiro, uma boa direção e uma excelente atuação da Marion Cotillard, que na verdade, é uma das melhores atrizes francesas da sua geração. É um filme bem conduzido, triste e alegre, em certos pontos, mas conseguimos ver uma evolução dos personagens. Foi um filme que me impactou, não só pelo roteiro, mas pela situação humana. que o diretor consegue captar para formar seus personagens e sentimentos variados: culpa, raiva, medo, amor, perdão, superação. Marion mostrando, mais uma vez, que suas indicações são sempre merecidas.