Dentro da floresta etérea de Yashino onde Kawase nasceu, se deparamos com as lágrimas irradiantes percorrendo o rosto de Binoche. Bucólico! Inefável natureza! Panteísta em seu estado pleno.
Viva a Dança do fogo! Água!? - Não precisamos de água. Com a incrível capacidade de dissipar a fraqueza, agonia e a dor dos humanos, A VISION ESTÁ PRESTES A NASCER !
.....
"Quando a vida se desenvolve em excesso, ela começa a se destruir por vontade própria. E então.. Temos que encontrar uma maneira de nos virarmos. Em solidão.
A felicidade vive no coração de cada um de nós.
Os amores são como as ondas. Nunca param. Quietude e movimento, juntos. É como esta lagoa.. tão calma...
Aquela cólera é meu espírito neste lugar. Números primos, não se misturam com outros números. Há quem diga que o ser humano é uma rocha imóvel. Não é que não tenhamos evoluído. Evoluímos. Comparados com a era dos macacos, aprendemos a falar. Então temos a capacidade de entender o que as outras pessoas pensam. Entendemos a fala. Mas às vezes não conseguimos entender o sentimento do outro. E às vezes, por termos a linguagem, não conseguimos nos entender. É tão verdade.
1000º C - VISION - DOR (Um aquecimento de mil graus. A Vision surge... e dissipa... a dor humana).
Em uma parte antiga do cérebro humano, há um instinto agressivo que é transmitido geneticamente. E parece que isso nunca vai mudar. Evoluímos tão devagar. Ainda carregamos aquela agressividade em nós. A guerra e convicção nos atos de assassinar. que só os humanos cometemos! Nenhuma outra espécie viva comete tais atos. Talvez a Vision seja como nós, humanos. Com o poder de criar, e o poder de destruir. "
“Se você assume que não existe esperança, então você garante que não haverá esperança. Se você assume que existe um instinto em direção à liberdade, então existem oportunidades de mudar as coisas”
...
Tudo nesta trama: atuação, edição, cinematografia e trilha sonora são de altíssimo nível. (O dinamarquês Mortensen está soberbo, assim como os atores/atrizes mirins).
A obra em si, descreve os horrores da sociedade moderna e a conformidade, a tragédia da nação humana atual, principalmente a americana capitalista. Nenhuma vida humana, mesma quão jovem seja, deva ser ditada pelas normas e clichês da sociedade. Não há mais nada valioso que a nossa liberdade.
"As crianças têm uma coisa que faz com que elas se sintam felizes, com coisas bobas Mas os adultos acabam perdendo essa capacidade, porque eles desejam muitas coisas... coisas demais. E esses desejos são quase sempre contraditórios. Os adultos lutam muito para chegar a um estado, de felicidade plena Mas isso acontece tão raramente... que ficamos querendo prolongá-la... tentando recuperar nossa alma de criança."
Reluzente e bucólico filme de Bartas, onde o diretor lituano faz uma homenagem a Yekaterina Golubeva (minha atriz favorita de todos os tempos!). A filha de ambos, Ina-Marija Bartaité, está presente aqui com seu olhar desolador, igualmente aos olhos cristalizados de sua mãe. A cena que Šarūnas Bartas debate com sua filha sobre a origem do mal é parcimoniosa e de uma densidade ímpar.
Como fã imensurável da história (quando criança, acho que revi mais de 50 vezes) não pude deixar de ver esse remake. Esteticamente esse live-action é estupendo, no entanto a obra em si é altamente decepcionante e broxante em inúmeros aspectos. Cenas antológicas foram retiradas, tais como a canção com a "marcha nazista" do Scar e a do cajado do macaco Rafiki. Além do mais, os personagens aqui estão caricatos, sem demonstração de afeto, emoção ou quaisquer tipo de reação (parece mais um documentário da Discovery Animal Planet). Prefiro nem imaginar como deve ter ficado a dublagem brasileira, provavelmente não teria nem conseguido terminar. Enfim, nada mais a declarar. Péssimo. Nota: 3!
Não gosto de filmes advindo do "circuito Netflix", no entanto dei chance a esse, por se tratar da cineasta dinamarquesa Susanne Bier, diretora de obras como (Em Um Mundo Melhor, 2010) e (Depois do Casamento, 2006 - com o talentoso Mads Mikkelsen).
Baseado numa ficção de Josh Malerman, "Bird Box" é um filme alegórico preenchido de metáforas lindíssimas:
Todas as dores e dificuldades que carregamos no decorrer de nossas vidas, as palavras vazias e falsas nos escondem do mundo sensorial. A depressão é um mal que o mundo carrega. A gravidez, a perda de um ente querido, o vazio existencial, são os gatilhos a esse abismo. Os personagens protagonistas, nada mais que vivenciaram apenas dias gritando por socorro no mundo sem a visão. Detalhe: uma alegoria aos cegos no final, que fazem isso dia após dia. Esse "monstro depressivo" conviveu com Malorie durante sua vida, até que coisas maravilhosas surgiram: o "amor verdadeiro" e "o nascimento". O "rio amniótico" é a metáfora sobre o longo percurso da maternidade. Quando a bolsa estoura, o "Garoto" e a "Garota" a partir daí possuem um nome, nascem e tiram suas vendas para o Mundo, dando assim esperança para sua mãe, que foi ofuscada por decepções e guerras interiores constantes.
Agora os pássaros estão livres da caixa (interior), trazem memórias boas à tona para Malorie. Os raios de luz adentram o ambiente e ela se dá a própria luz, renascendo ao mesmo tempo para vida. A depressão se esvai, os monstros não podem ofuscar sua visão. Os cegos estão ao seu redor mostrando a beleza que a vida tem mesmo diante as dificuldades, algo que o invasor ao meio do longa quis mostrar, no entanto as pessoas não aceitaram.
Grata surpresa! Acreditava que seria mais uma daquelas porcarias americanizadas, no entanto esse do diretor/maquiador Tom Savini considero ser o único fiel a obra de 68 de George Romero. Os protagonistas Tony Todd, William Butler e Tom Towles são as reencarnações de: Ben, Tommy e Harry Cooper. Todos os elementos clássicos são resgatados aqui, com magistralidade, no qual posso citar os zumbis. Embora a natureza inovadora do original permaneça para sempre, esse é um verdadeiro Inferno na Terra!
Através de uma narração cômica e dividido em seções (temas sobre Inteligência Artificial, Robótica entre outros), esse "ensaio científico" não toca apenas na história básica e nos fundamentos da Internet. Indo mais além, através de (cientistas, hackers, historiadores..) nos fornece uma compreensão tão profunda de nosso passado, presente e futuro, mergulhando nas maravilhas do que é possível, enquanto cuidadosamente nos lembra sobre seus perigos. Realmente senti por todas as pessoas que sofreram os efeitos nocivos (a sensibilidade intensa em relação aos campos eletromagnéticos), que a Internet promoveu.
O dom de encontrar o peculiar em pessoas e situações é magistral do notório Herzog. Escancarando para mim, mais uma vez: ser o melhor documentarista da atualidade. É difícil não admirar sua sabida capacidade de direção.
Primeira longa-metragem da canadiano Chloé Robichaud, retratando aqui uma jovem tentando encontrar seu caminho no mundo, enquanto permanece fiel ao que ama. Nos apresenta uma protagonista cheia de incertezas, com busca de identidade através do auto-aperfeiçoamento, despertar sexual e da dissensão familiar.
Nesta obra de Arthouse. a diretora enfatiza e centra-se na vocação como uma questão fundamental, a vocação da verdade e do coração, que "sacode as pernas" e leva "sua atleta" a uma febre selvagem, empurrando-a em lutar por seus sonhos, a todo custo, com unhas e dentes.
❝De frente para a selva, as colinas e os vales, meu passado vive como um animal e outros seres se levantam diante de mim.❞
Dirigido pelo meu querido tailandês Joe e Vencedor da Palma de Ouro em Cannes, "Lung Boonmee Raluek Chat" é um poema budista cosmológico sobre a luta do homem pela condição e transformação humana: a transição, transmigração e a ontologia de nossa evolução - quem nós éramos, quem somos agora e quem ou o que nos tornaremos.
Contemplando a nossa existência cósmica, reúne o misticismo antigo e as pistas visuais formando uma narrativa amorfa. Tio Boonmee recorda seu próprio papel no massacre mútuo dos comunistas com Jen, invocando o carma ao considerar sua doença atual (que de alguma forma foi merecida!).
Através do realismo fantástico e ritualizado em sua forma mais pura, antiga em sua sabedoria e avant-garde em sua forma, a obra nos faz perceber que encontrar o sentido da vida é fútil, no entanto encontrar a paz na jornada é crucial !
Bacalaureat (Graduação) é um exemplo de como você pode fazer uma obra-prima sem roteiro extraordinário. Usando uma história simples nos faz discutir questões complexas, refletindo dentro das profundezas de crenças e valores.
Nos mostra um retrato realista de uma família romena em crise. Sobre as lutas, compromissos e implicações do papel dos pais em uma família. Uma obra realmente inteligente, e cautelosamente dirigida, que dá uma representação sombria da vida contemporânea na Romênia.
Há dois temas principais: (*) O primeiro sobre a lacuna de geração, sobre os pais sacrificando tudo. Pelo que eles percebem ser da melhor forma para seus filhos. De forma metafórica o objetivo do médico Romeo Aldea, é salvar a filha Eliza da atmosfera generalizada de corrupção, da interminável cadeia de relações com que a sociedade e a vida romena parecem se basear. No entanto, para salvá-la do sistema, ele precisa infelizmente se tornar parte dela.
(*) No segundo, o diretor romeno Cristian Mungiu, parece demonstrar sua raiva e ódio, provavelmente com seus próprios sonhos desfeitos, com as oportunidades perdidas de sua geração (no qual poderiam ter feito a diferença, mas não tiveram a coragem).
O final ambíguo alude aos mistérios e incertezas da vida que serve a premissa do filme muito bem.
Aqui a obra de Mungiu, revela todas as suas lutas ao quebrar algumas leis morais, pois de fato é:
" Há um vazio no meu coração que eu não posso preencher. Não consigo esquecer o meu passado. Sonho em poder voltar aos dias em que eu era feliz. Minha mãe, meu irmãozinho e eu. Gostaria de ser "nós três" novamente."
... Assim como o caldo do "Bak kut teh", essa obra transcendental nos aquece o coração. Dê a si mesmo o prazer e sucumba a uma fatia da vida, pois ela é efêmera e delicada. Nada dura para sempre!!!
" Aqui, agora, vou me jogar da Pont Neuf. Vou tentar um salto cisne excepcional. Vou nadar no rio Sena, atravessando Paris. Agora é a hora mágica, a hora azul. A hora em que as luzes da cidade brilham... ...com um eco do nascer do sol em Madrid ou em Viena. Nadando contra córregos, rios e fluxos, nu, nado em direção aos caminhos galácticos do Oceano Pacífico. Será que você, Victor, já tocou este imenso mar azul... que leva à Europa? Cansado, com a testa coberta de névoa, me deito na crista de uma onda que libera sua espuma no mar de coral e me jogo na costa de Guiné. A África não significa nada para mim. Naufraguei neste arquipélago... habitado apenas por sereias, totens antigos e feiticeiros. Entre o vento que sopra e a atração estelar... digo a mim mesmo que a felicidade existe... ... apenas no amor verdadeiro.
Espaço. Devemos ser capazes de transformar as cidades e voltar a escuridão. Isso... Isso seria um progresso... "
Baseado em um fato verídico ocorrido em 88, "Dogman" é um grosseiro e extraordinário drama italiano sobre relacionamento e interesse humano. Excelente casting e ilustre fotografia de Garrone. O cinza é a cor dominante até mesmo nos belos arredores da comunidade de Castel Volturno (ITA). Marcello Fonte está supremo em seu multifacetado desempenho como: cabeleireiro de cães, pai e vítima criminal. Suas magníficas expressões faciais e seus olhares são visivelmente notáveis, realmente dignas do premiado Palma de Ouro em Cannes, na categoria: melhor interpretação masculina.
Um filme sobre a luta perene entre o bem e o mal. A coragem suprema de vencer o mal através do mal, trilhando o caminho para a solidão infinita!
Mestre do cinema, Dreyer usa mais magia do cinema mudo do que qualquer voz falada. O estilo do cinema nessa obra de arte gótica é de outro mundo. Através de sombras vivas, o dinamarquês parece colocar seu próprio sonho na tela. A ousada câmera do diretor captura sequências surpreendentes -
especialmente o aterrorizante sonho do herói de ser selado em um caixão com tampas de vidro, vendo o mundo passar de cabeça para baixo, a caminho de seu enterro.
O que diferencia Vampyr de outras obras do mesmo gênero é o sentimento de terror transmitido, pois não há sangue, não há monstros, nem cenas de perseguição selvagem, muito menos bobagens como pseudo-erotismo. Em vez disso, prevalece uma vantagem surreal de suspense. O espectador tropeça em um mundo onde as regras mudam de cena para cena, onde as sombras ganham vida com horror, onde os silêncios são ensurdecedores e onde o tempo corre em escassez constante. O horror não vem de um monstro, mas de um mundo onde os monstros prosperam.
Vampyr é a obra-prima espectral (do meu diretor favorito). Um filme de atmosfera, de luz e sombra, inserido nos temas: morte e renascimento.
Cemitério do Esplendor é uma meditação serena e mística sobre a conexão espiritual e o sonhar. O passado e presente fluindo como um só.
A obra é lindamente filmada. As cores iluminam a tela majestosamente e a câmera fica fixa em grande-angular - cada cena é uma janela em que os personagens entram e se conectam, lembrando imensamente os trabalhos do húngaro Béla Tarr.
Através de um caleidoscópio da cultura tailandesa, a história para Weerasethakul, é a assombração do presente e do futuro por vidas passadas e mundos passados, seres espectrais que atravessam e são atravessados pelo presente. É extraordinário, dentre uma das cenas, Jenjira - [a protagonista principal], observa para fora em uma praça central da vila, em que o atual governo está "desenterrando", presumivelmente para abrir caminho para algumas "conveniências modernas". As crianças brincam sobre as novas ruínas assim como espíritos do futuro, levitando sobre um presente que se desvanece no passado. Nossas vidas, nossos mundos, só podem existir sobre as ruínas e entre os fantasmas do passado. DESTRUIÇÃO É, portanto, CRIAÇÃO. Mas isso não torna a destruição, talvez especialmente em sua forma mecanizada e contemporânea, menos aterrorizante.
Uma experiência verdadeiramente meditativa, que com certeza, o deixará impotente e vulnerável a sucumbir ao sono eterno dos soldados.
Uma obra sutil e poética sobre a perda, o resgate e a aceitação!
"Apesar de saber que nunca o alcançarei... adoro perseguir o sol. Pensar em como posso segurar essa luz esplendorosa. Persegui o sol até... até que afundasse
Eu... eu também o persegui. Há muito, muito tempo atrás... Meu coração estava chiando.. Às vezes... eu ouvia. O chiado em seu coração. Assim como eu, quando finalmente ver o que não posso ver..."
A representação horrenda da guerra que o russo Klimov criou foi única na história do cinema. O enredo aqui é apenas um poema de um pesadelo, implacavelmente sombrio, uma lembrança deprimente que nos deixa uma cicatriz mental ensurdecedora. A sensação de perda, de tristeza e destruição é avassaladora. Diferente dos "filminhos de guerras americanizados", esse representa a alma pura e destilada do povo soviético. A verdadeira essência de sua luta contra Hitler e o real ocorrido genocídio.
Composto por uma cinematografia técnica deslumbrante através da utilização da steadycam, "Idi i Smotri" é um marco duradouro do cinema soviético, cuja potência e relevância nunca serão diminuídas pela prova do tempo.
Vencedor da Palma de Ouro em Cannes de 2017, para a atriz Jacklyn Jose, e formado por um elenco de ponta, "Ma' Rosa" para mim é o colossal de Brillante Mendoza. A obra máxima do diretor, que confronta através de uma declaração fílmica: tudo que há de maior podridão que assola o país da Filipinas nos dias atuais; (os abusos e as práticas corruptas de policiais desonestos no país). Rosa (Jacklyn Jose) é a típica matriarca da família das favelas. Tristíssimo, doloroso, cru, intenso, DILACERANTE! Ao final permeando as ruas sombrias de Manila, através da câmera tremida, granulada, se deparamos com o olhar marejado de Dona Rosa inundando as nossas almas.
Positivamente, o poder expressivo da linguagem através das lentes nas obras de Jia Zhang-Ke aumenta constantemente.
Indicado ao Prêmio [Palma de Ouro em - Cannes 2019], "As Cinzas são Branco Puro" nos mostra, como o casal se afasta com sua juventude.
A obra se divide numa estrutura de três atos, e é visível o eterno amor de Qiao por Bin (realmente permanece tão forte e intacto com o passar do tempo). Tanto Qiao quanto Bin são personagens muito reais (reflete a sociedade chinesa moderna tão vividamente). A profundidade está em todo lugar. As surpresas são constantes e as analogias estão por toda parte.
Tao Zhao está sempre suprema, por isso dessa vez ressalto a atuação de Fan Liao, que nos prova que é um dos melhores atores de sua geração.
Reluzente obra, nos ensina uma valiosa lição de vida, o final é duro, mas a vida também é.
O filme gritou meu passado; identifiquei-me ao personagem Sinan; um homem com tantas fantasias, sonhos e visões profundas. Um mártir de sua educação, de sua situação de vida, da sua aldeia e sua família. "Ahlat Agaci" é um conto inteligentíssimo sobre o enfrentar da vida. Sinan encontra seu significado depois do ensino superior e lida com uma família que ele vê como obstáculo ao invés de apoio.
Essa recente obra do cineasta Ceylan nos leva a um artefato literário que precisa de estudo e interpretação profunda, principalmente dos intrigantes diálogos e das diversas metáforas, no qual destaco a cena final do poço. A obra trata também sobre inúmeros temas como religiosidade e sobre "as rupturas na nossa alma que devem ser tratadas com alegria e paciência, pois nos ajudam a descobrir quem somos".
O enredo e a atuação são sublimes. Sou suspeito de falar no quesito Arthouse do mestre turco. A cinematografia aqui é simplesmente incrível, luminosa, hipnotizante e imersiva, variando das ruas iluminadas à noite, as chuvas e os close-ups dos cabelos esvoaçantes de Hatice.
Nuri Bilge Ceylan é sem dúvida o melhor diretor que a Turquia já viu..
Vision
2.9 19Dentro da floresta etérea de Yashino onde Kawase nasceu,
se deparamos com as lágrimas irradiantes percorrendo o rosto de Binoche.
Bucólico! Inefável natureza! Panteísta em seu estado pleno.
Viva a Dança do fogo!
Água!? - Não precisamos de água.
Com a incrível capacidade de dissipar a fraqueza, agonia e a dor dos humanos,
A VISION ESTÁ PRESTES A NASCER !
.....
"Quando a vida se desenvolve em excesso, ela começa a se destruir por vontade própria.
E então.. Temos que encontrar uma maneira de nos virarmos. Em solidão.
A felicidade vive no coração de cada um de nós.
Os amores são como as ondas. Nunca param.
Quietude e movimento, juntos.
É como esta lagoa.. tão calma...
Aquela cólera é meu espírito neste lugar.
Números primos, não se misturam com outros números.
Há quem diga que o ser humano é uma rocha imóvel.
Não é que não tenhamos evoluído. Evoluímos.
Comparados com a era dos macacos, aprendemos a falar.
Então temos a capacidade de entender o que as outras pessoas pensam.
Entendemos a fala. Mas às vezes não conseguimos entender o sentimento do outro.
E às vezes, por termos a linguagem, não conseguimos nos entender.
É tão verdade.
1000º C - VISION - DOR
(Um aquecimento de mil graus. A Vision surge... e dissipa... a dor humana).
Em uma parte antiga do cérebro humano, há um instinto agressivo que é transmitido geneticamente.
E parece que isso nunca vai mudar. Evoluímos tão devagar.
Ainda carregamos aquela agressividade em nós. A guerra e convicção nos atos de assassinar. que só os humanos cometemos!
Nenhuma outra espécie viva comete tais atos.
Talvez a Vision seja como nós, humanos.
Com o poder de criar, e o poder de destruir. "
Bacurau
4.3 2,7K Assista AgoraResistência Brasileira Po**a!!!!!!
Capitão Fantástico
4.4 2,7K Assista Agora“Se você assume que não existe esperança, então você garante que não haverá esperança. Se você assume que existe um instinto em direção à liberdade, então existem oportunidades de mudar as coisas”
...
Tudo nesta trama: atuação, edição, cinematografia e trilha sonora são de altíssimo nível.
(O dinamarquês Mortensen está soberbo, assim como os atores/atrizes mirins).
A obra em si, descreve os horrores da sociedade moderna e a conformidade, a tragédia da nação humana atual, principalmente a americana capitalista. Nenhuma vida humana, mesma quão jovem seja, deva ser ditada pelas normas e clichês da sociedade.
Não há mais nada valioso que a nossa liberdade.
Anarquia em sua plenitude! Um triunfo espiritual!
Ah, e aproveitando a data atual desejo a todos:
FELIZ DIA DE NOAM CHOMSKY!
Assunto de Família
4.2 400 Assista AgoraSilenciosamente devastador!
Obrigado Koreeda por esse momento inesquecível.
Paz Para Nós em Nossos Sonhos
3.6 16"As crianças têm uma coisa que faz com que elas se sintam felizes, com coisas bobas
Mas os adultos acabam perdendo essa capacidade, porque eles desejam muitas coisas...
coisas demais.
E esses desejos são quase sempre contraditórios.
Os adultos lutam muito para chegar a um estado, de felicidade plena
Mas isso acontece tão raramente... que ficamos querendo prolongá-la...
tentando recuperar nossa alma de criança."
Reluzente e bucólico filme de Bartas, onde o diretor lituano faz uma homenagem a Yekaterina Golubeva (minha atriz favorita de todos os tempos!).
A filha de ambos, Ina-Marija Bartaité, está presente aqui com seu olhar desolador, igualmente aos olhos cristalizados de sua mãe.
A cena que Šarūnas Bartas debate com sua filha sobre a origem do mal é parcimoniosa e de uma densidade ímpar.
Lindo! Um colapso emocional!
O Rei Leão
3.8 1,6K Assista AgoraComo fã imensurável da história (quando criança, acho que revi mais de 50 vezes) não pude deixar de ver esse remake. Esteticamente esse live-action é estupendo, no entanto a obra em si é altamente decepcionante e broxante em inúmeros aspectos. Cenas antológicas foram retiradas, tais como a canção com a "marcha nazista" do Scar e a do cajado do macaco Rafiki. Além do mais, os personagens aqui estão caricatos, sem demonstração de afeto, emoção ou quaisquer tipo de reação (parece mais um documentário da Discovery Animal Planet). Prefiro nem imaginar como deve ter ficado a dublagem brasileira, provavelmente não teria nem conseguido terminar. Enfim, nada mais a declarar.
Péssimo. Nota: 3!
Caixa de Pássaros
3.4 2,3K Assista AgoraNão gosto de filmes advindo do "circuito Netflix", no entanto dei chance a esse, por se tratar da cineasta dinamarquesa Susanne Bier, diretora de obras como (Em Um Mundo Melhor, 2010) e (Depois do Casamento, 2006 - com o talentoso Mads Mikkelsen).
Baseado numa ficção de Josh Malerman, "Bird Box" é um filme alegórico preenchido de metáforas lindíssimas:
Todas as dores e dificuldades que carregamos no decorrer de nossas vidas, as palavras vazias e falsas nos escondem do mundo sensorial. A depressão é um mal que o mundo carrega. A gravidez, a perda de um ente querido, o vazio existencial, são os gatilhos a esse abismo. Os personagens protagonistas, nada mais que vivenciaram apenas dias gritando por socorro no mundo sem a visão. Detalhe: uma alegoria aos cegos no final, que fazem isso dia após dia. Esse "monstro depressivo" conviveu com Malorie durante sua vida, até que coisas maravilhosas surgiram: o "amor verdadeiro" e "o nascimento".
O "rio amniótico" é a metáfora sobre o longo percurso da maternidade. Quando a bolsa estoura, o "Garoto" e a "Garota" a partir daí possuem um nome, nascem e tiram suas vendas para o Mundo, dando assim esperança para sua mãe, que foi ofuscada por decepções e guerras interiores constantes.
Agora os pássaros estão livres da caixa (interior), trazem memórias boas à tona para Malorie. Os raios de luz adentram o ambiente e ela se dá a própria luz, renascendo ao mesmo tempo para vida. A depressão se esvai, os monstros não podem ofuscar sua visão. Os cegos estão ao seu redor mostrando a beleza que a vida tem mesmo diante as dificuldades, algo que o invasor ao meio do longa quis mostrar, no entanto as pessoas não aceitaram.
A Noite dos Mortos-Vivos
3.6 373 Assista AgoraGrata surpresa! Acreditava que seria mais uma daquelas porcarias americanizadas, no entanto esse do diretor/maquiador Tom Savini considero ser o único fiel a obra de 68 de George Romero. Os protagonistas Tony Todd, William Butler e Tom Towles são as reencarnações de: Ben, Tommy e Harry Cooper. Todos os elementos clássicos são resgatados aqui, com magistralidade, no qual posso citar os zumbis.
Embora a natureza inovadora do original permaneça para sempre, esse é um verdadeiro Inferno na Terra!
Eis os Delírios do Mundo Conectado
3.8 35Através de uma narração cômica e dividido em seções (temas sobre Inteligência Artificial, Robótica entre outros), esse "ensaio científico" não toca apenas na história básica e nos fundamentos da Internet. Indo mais além, através de (cientistas, hackers, historiadores..) nos fornece uma compreensão tão profunda de nosso passado, presente e futuro, mergulhando nas maravilhas do que é possível, enquanto cuidadosamente nos lembra sobre seus perigos. Realmente senti por todas as pessoas que sofreram os efeitos nocivos (a sensibilidade intensa em relação aos campos eletromagnéticos), que a Internet promoveu.
O dom de encontrar o peculiar em pessoas e situações é magistral do notório Herzog. Escancarando para mim, mais uma vez: ser o melhor documentarista da atualidade. É difícil não admirar sua sabida capacidade de direção.
Vision
2.9 19Ansiosíssimo!
Sarah Prefere Correr
3.2 9Primeira longa-metragem da canadiano Chloé Robichaud, retratando aqui uma jovem tentando encontrar seu caminho no mundo, enquanto permanece fiel ao que ama. Nos apresenta uma protagonista cheia de incertezas, com busca de identidade através do auto-aperfeiçoamento, despertar sexual e da dissensão familiar.
Nesta obra de Arthouse. a diretora enfatiza e centra-se na vocação como uma questão fundamental, a vocação da verdade e do coração, que "sacode as pernas" e leva "sua atleta" a uma febre selvagem, empurrando-a em lutar por seus sonhos, a todo custo, com unhas e dentes.
★★★
Tio Boonmee, Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas
3.6 196 Assista Agora❝De frente para a selva, as colinas e os vales, meu passado vive como um animal e outros seres se levantam diante de mim.❞
Dirigido pelo meu querido tailandês Joe e Vencedor da Palma de Ouro em Cannes, "Lung Boonmee Raluek Chat" é um poema budista cosmológico sobre a luta do homem pela condição e transformação humana: a transição, transmigração e a ontologia de nossa evolução - quem nós éramos, quem somos agora e quem ou o que nos tornaremos.
Contemplando a nossa existência cósmica, reúne o misticismo antigo e as pistas visuais formando uma narrativa amorfa.
Tio Boonmee recorda seu próprio papel no massacre mútuo dos comunistas com Jen, invocando o carma ao considerar sua doença atual (que de alguma forma foi merecida!).
Através do realismo fantástico e ritualizado em sua forma mais pura, antiga em sua sabedoria e avant-garde em sua forma, a obra nos faz perceber que encontrar o sentido da vida é fútil, no entanto encontrar a paz na jornada é crucial !
❝Oṃ maṇi padme hūṃ - ॐ मणिपद्मे हूँ ❞.
Graduação
3.6 39Bacalaureat (Graduação) é um exemplo de como você pode fazer uma obra-prima sem roteiro extraordinário. Usando uma história simples nos faz discutir questões complexas, refletindo dentro das profundezas de crenças e valores.
Nos mostra um retrato realista de uma família romena em crise. Sobre as lutas, compromissos e implicações do papel dos pais em uma família. Uma obra realmente inteligente, e cautelosamente dirigida, que dá uma representação sombria da vida contemporânea na Romênia.
Há dois temas principais:
(*) O primeiro sobre a lacuna de geração, sobre os pais sacrificando tudo. Pelo que eles percebem ser da melhor forma para seus filhos. De forma metafórica o objetivo do médico Romeo Aldea, é salvar a filha Eliza da atmosfera generalizada de corrupção, da interminável cadeia de relações com que a sociedade e a vida romena parecem se basear. No entanto, para salvá-la do sistema, ele precisa infelizmente se tornar parte dela.
(*) No segundo, o diretor romeno Cristian Mungiu, parece demonstrar sua raiva e ódio, provavelmente com seus próprios sonhos desfeitos, com as oportunidades perdidas de sua geração (no qual poderiam ter feito a diferença, mas não tiveram a coragem).
O final ambíguo alude aos mistérios e incertezas da vida que serve a premissa do filme muito bem.
Aqui a obra de Mungiu, revela todas as suas lutas ao quebrar algumas leis morais, pois de fato é:
❝Às vezes, na vida, é o resultado que conta.❞
Lámen Shop
3.8 39 Assista Agora" Há um vazio no meu coração que eu não posso preencher.
Não consigo esquecer o meu passado.
Sonho em poder voltar aos dias em que eu era feliz.
Minha mãe, meu irmãozinho e eu.
Gostaria de ser "nós três" novamente."
... Assim como o caldo do "Bak kut teh", essa obra transcendental nos aquece o coração.
Dê a si mesmo o prazer e sucumba a uma fatia da vida, pois ela é efêmera e delicada.
Nada dura para sempre!!!
A Era Atômica
3.0 15" Aqui, agora, vou me jogar da Pont Neuf.
Vou tentar um salto cisne excepcional.
Vou nadar no rio Sena, atravessando Paris.
Agora é a hora mágica, a hora azul.
A hora em que as luzes da cidade brilham...
...com um eco do nascer do sol
em Madrid ou em Viena.
Nadando contra córregos, rios e fluxos,
nu, nado em direção aos caminhos galácticos do Oceano Pacífico.
Será que você, Victor, já tocou este imenso mar azul...
que leva à Europa?
Cansado, com a testa coberta de névoa,
me deito na crista de uma onda que libera sua espuma
no mar de coral
e me jogo na costa de Guiné.
A África não significa nada para mim.
Naufraguei neste arquipélago...
habitado apenas por sereias, totens antigos e feiticeiros.
Entre o vento que sopra e a atração estelar...
digo a mim mesmo
que a felicidade existe...
... apenas no amor verdadeiro.
Espaço.
Devemos ser capazes
de transformar as cidades
e voltar a escuridão.
Isso...
Isso seria um progresso... "
Dogman
3.7 113 Assista AgoraBaseado em um fato verídico ocorrido em 88, "Dogman" é um grosseiro e extraordinário drama italiano sobre relacionamento e interesse humano.
Excelente casting e ilustre fotografia de Garrone. O cinza é a cor dominante até mesmo nos belos arredores da comunidade de Castel Volturno (ITA).
Marcello Fonte está supremo em seu multifacetado desempenho como: cabeleireiro de cães, pai e vítima criminal. Suas magníficas expressões faciais e seus olhares são visivelmente notáveis, realmente dignas do premiado Palma de Ouro em Cannes, na categoria: melhor interpretação masculina.
Um filme sobre a luta perene entre o bem e o mal. A coragem suprema de vencer o mal através do mal, trilhando o caminho para a solidão infinita!
O Vampiro
4.0 77Mestre do cinema, Dreyer usa mais magia do cinema mudo do que qualquer voz falada. O estilo do cinema nessa obra de arte gótica é de outro mundo. Através de sombras vivas, o dinamarquês parece colocar seu próprio sonho na tela.
A ousada câmera do diretor captura sequências surpreendentes -
especialmente o aterrorizante sonho do herói de ser selado em um caixão com tampas de vidro, vendo o mundo passar de cabeça para baixo, a caminho de seu enterro.
O que diferencia Vampyr de outras obras do mesmo gênero é o sentimento de terror transmitido, pois não há sangue, não há monstros, nem cenas de perseguição selvagem, muito menos bobagens como pseudo-erotismo. Em vez disso, prevalece uma vantagem surreal de suspense. O espectador tropeça em um mundo onde as regras mudam de cena para cena, onde as sombras ganham vida com horror, onde os silêncios são ensurdecedores e onde o tempo corre em escassez constante. O horror não vem de um monstro, mas de um mundo onde os monstros prosperam.
Vampyr é a obra-prima espectral (do meu diretor favorito). Um filme de atmosfera, de luz e sombra, inserido nos temas: morte e renascimento.
Cemitério do Esplendor
3.8 43Cemitério do Esplendor é uma meditação serena e mística sobre a conexão espiritual e o sonhar. O passado e presente fluindo como um só.
A obra é lindamente filmada. As cores iluminam a tela majestosamente e a câmera fica fixa em grande-angular - cada cena é uma janela em que os personagens entram e se conectam, lembrando imensamente os trabalhos do húngaro Béla Tarr.
Através de um caleidoscópio da cultura tailandesa, a história para Weerasethakul, é a assombração do presente e do futuro por vidas passadas e mundos passados, seres espectrais que atravessam e são atravessados pelo presente. É extraordinário, dentre uma das cenas, Jenjira - [a protagonista principal], observa para fora em uma praça central da vila, em que o atual governo está "desenterrando", presumivelmente para abrir caminho para algumas "conveniências modernas". As crianças brincam sobre as novas ruínas assim como espíritos do futuro, levitando sobre um presente que se desvanece no passado. Nossas vidas, nossos mundos, só podem existir sobre as ruínas e entre os fantasmas do passado. DESTRUIÇÃO É, portanto, CRIAÇÃO. Mas isso não torna a destruição, talvez especialmente em sua forma mecanizada e contemporânea, menos aterrorizante.
Uma experiência verdadeiramente meditativa, que com certeza, o deixará impotente e vulnerável a sucumbir ao sono eterno dos soldados.
Isto é CINEMA ARTE em estado CATATÔNICO!
Obrigado Joe, pela experiência ancestral.
Esplendor
3.6 40 Assista AgoraUma obra sutil e poética sobre a perda, o resgate e a aceitação!
"Apesar de saber que nunca o alcançarei...
adoro perseguir o sol.
Pensar em como posso segurar essa luz esplendorosa.
Persegui o sol até... até que afundasse
Eu... eu também o persegui.
Há muito, muito tempo atrás...
Meu coração estava chiando..
Às vezes... eu ouvia. O chiado em seu coração.
Assim como eu, quando finalmente ver
o que não posso ver..."
Vá e Veja
4.5 754 Assista AgoraA representação horrenda da guerra que o russo Klimov criou foi única na história do cinema. O enredo aqui é apenas um poema de um pesadelo, implacavelmente sombrio, uma lembrança deprimente que nos deixa uma cicatriz mental ensurdecedora. A sensação de perda, de tristeza e destruição é avassaladora.
Diferente dos "filminhos de guerras americanizados", esse representa a alma pura e destilada do povo soviético. A verdadeira essência de sua luta contra Hitler e o real ocorrido genocídio.
Composto por uma cinematografia técnica deslumbrante através da utilização da steadycam, "Idi i Smotri" é um marco duradouro do cinema soviético, cuja potência e relevância nunca serão diminuídas pela prova do tempo.
Mãe Rosa
3.7 11Vencedor da Palma de Ouro em Cannes de 2017, para a atriz Jacklyn Jose, e formado por um elenco de ponta, "Ma' Rosa" para mim é o colossal de Brillante Mendoza. A obra máxima do diretor, que confronta através de uma declaração fílmica: tudo que há de maior podridão que assola o país da Filipinas nos dias atuais; (os abusos e as práticas corruptas de policiais desonestos no país). Rosa (Jacklyn Jose) é a típica matriarca da família das favelas.
Tristíssimo, doloroso, cru, intenso, DILACERANTE!
Ao final permeando as ruas sombrias de Manila, através da câmera tremida, granulada, se deparamos com o olhar marejado de Dona Rosa inundando as nossas almas.
Amor Até as Cinzas
3.6 30Positivamente, o poder expressivo da linguagem através das lentes nas obras de Jia Zhang-Ke aumenta constantemente.
Indicado ao Prêmio [Palma de Ouro em - Cannes 2019], "As Cinzas são Branco Puro" nos mostra, como o casal se afasta com sua juventude.
A obra se divide numa estrutura de três atos, e é visível o eterno amor de Qiao por Bin (realmente permanece tão forte e intacto com o passar do tempo). Tanto Qiao quanto Bin são personagens muito reais (reflete a sociedade chinesa moderna tão vividamente). A profundidade está em todo lugar. As surpresas são constantes e as analogias estão por toda parte.
Tao Zhao está sempre suprema, por isso dessa vez ressalto a atuação de Fan Liao, que nos prova que é um dos melhores atores de sua geração.
Reluzente obra, nos ensina uma valiosa lição de vida, o final é duro, mas a vida também é.
Mais um dos triunfos de Jia!!!
A Árvore dos Frutos Selvagens
4.0 46O filme gritou meu passado; identifiquei-me ao personagem Sinan; um homem com tantas fantasias, sonhos e visões profundas. Um mártir de sua educação, de sua situação de vida, da sua aldeia e sua família. "Ahlat Agaci" é um conto inteligentíssimo sobre o enfrentar da vida. Sinan encontra seu significado depois do ensino superior e lida com uma família que ele vê como obstáculo ao invés de apoio.
Essa recente obra do cineasta Ceylan nos leva a um artefato literário que precisa de estudo e interpretação profunda, principalmente dos intrigantes diálogos e das diversas metáforas, no qual destaco a cena final do poço. A obra trata também sobre inúmeros temas como religiosidade e sobre "as rupturas na nossa alma que devem ser tratadas com alegria e paciência, pois nos ajudam a descobrir quem somos".
O enredo e a atuação são sublimes. Sou suspeito de falar no quesito Arthouse do mestre turco. A cinematografia aqui é simplesmente incrível, luminosa, hipnotizante e imersiva, variando das ruas iluminadas à noite, as chuvas e os close-ups dos cabelos esvoaçantes de Hatice.
Nuri Bilge Ceylan é sem dúvida o melhor diretor que a Turquia já viu..
Uma Obra-prima!
Longe dos Homens
3.8 30 Assista Agora"Acredite no Criador.
Ele estará lá para você.
Dê a Ele e Ele dará a você.
Peça a Ele. Ele atenderá".
“Jamais levarei uma pessoa à morte” - (Daru)