Adoro absurdos desse tipo. É inusitado, provocador, exagerado em tudo. Tipo de filme que você assiste sem se preocupar no que faz ou não sentido, porque dentro do contexto, fora do comum, que é a narrativa, aquilo tudo lá faz sentido. Os papéis sociais desconstruídos, uma mãe que é nada do que se espera de uma mãe, as relações familiares e todo o resto gira em torno do sexo "exceto o sexo, sexo é poder". Me admira a baixa qualificação, porque pra mim é uma boa lombra.
A gente enxerga as coisas com base na nossa própria vida e tals, daí o que mais me chama atenção é essa visão crítica da vida acadêmica. Pra maioria de nós parece absurdo ser um gênio e não se graduar. Tem que fazer várias pós, ganhar vários prêmios, escrever vários artigos, ser bajulado, mas nem todo mundo quer isso e tá ok. Muita gente ia querer tá no lugar Will, ter as chances que ele teve, mas também deve ser tenso, aprender sobre tudo de uma forma tão fácil, e acabar enxergando tudo como medíocre. Por fim, de tão racional, ele foi pela emoção, por ser o que mais desafiava e instigava ele, é preciso muita coragem pra isso.
Assisti esse filme a primeira vez aos 5 anos, e por alguns anos vivi com a impressão de que tudo na minha vida era figuração, como a vida de Truman. Foi tão forte que me recordo dele desde então, principalmente da cena que ele fura o "céu". É real, como assistir a vida do outro é mais interessante, pra algumas pessoas, do que viver suas próprias vidas. Quem quer ter suas fragilidades expostas? Todos amam Truman, ninguém quer ser Truman.
Há guerras no mundo. Há guerras no interior das pessoas. Os personagens encarando a câmera, falando em voz alta de suas vidas, seus sonhos, suas desilusões, diretamente ao público. O narrador sussurrando, como se relevasse segredos e intimidades, como se revelasse o que está por trás de cada ato. Das questões existenciais, que são ideias centrais do filme, uma das mais enfáticas é a vida cotidiana no mundo capitalista o "trabalhar, consumir, dormir, trabalhar, consumir, dormir... morrer".
Que é bem evidente em um dos últimos diálogos Vlady com seu marido, e na cena de encerramento dos produtos e rótulos.
Como disse o filósofo Heidegger.. "A linguagem é a casa do ser. E nessa morada habita o homem" Tudo está além do que se vê, e Godard faz questão que o público tome consciência disso. Tornando tudo bem exposto através da linguagem. "Desde que palavras unem ou isolam por aquilo que elas expressam ou omitem"
"É sobre amor!" Atuação belíssima da Julianne Moore... O olhar perdido, a postura de pessoa entregue e indefesa. Filme lindo, humano e forte, sem ser um drama apelativo. Faz a gente se lembrar de que só temos o presente, que por mais que a gente construa e acumule, nada é nosso pra sempre, o que importa é a diferença que fazemos na vida das pessoas que amamos.
Penso que o fato da narrativa ser desenvolvida pelos meninos, transmitida na visão deles, fez com que tivesse sido criada uma distância entre quem assiste e as personagens principais, sem envolvimento com os sentidos delas, sem sentir o sofrimento, isso garante que o filme pareça leve e doce apesar da temática, o que pode criar nas pessoas a impressão de que as personagens sejam rasas e pouco exploradas.
Mas eu achei super válido o formato e essa perspectiva diferente, já temos filmes bons, intimistas e fortemente dramáticos sobre suicídio. “As virgens suicidas” é sutil, bonito, é mais de admirar a tristeza do que de senti-la.
Tem bastante simbologia no filme... A devoção pela Virgem Maria, as roupas brancas da meninas, a idolatração que os meninos têm por elas serem tão bonitas e intocáveis, e a perda do interesse de Trip por Lux, depois de tirar a virgindade dela.
Os pais são rígidos e super conservadores, mas se mostram amorosos, justificando a repressão com esse “amor” e “boas intenções”... Acho que isso fez com que elas não se rebelassem contra eles e não fugissem, mas puniram-se. O suicídio como forma de fuga delas próprias, que o isolamento deve ter feito com que ficasse insuportável.
Cenas que expõe a morte em contraste com algum acontecimento banal, pra mim, são geniais, como quando Cecília, a mais nova, salta da janela e seu corpo está suspenso, perfurado pelas pontas das grades, e ao mesmo tempo que o pai está assustado, a mãe grita, as irmãs choram, o sistema de irrigação do gramado liga. Pessoas morrem, e por mais que pra alguém elas sejam especiais, o mundo não para e tudo que é rotineiro, automático, continua acontecendo independente da morte. Até pra família, o que pra mim foi estranho, parecia que nada tinha acontecido após o suicídio de Cecília, o que mais uma vez, talvez essa impressão tenha surgido por ter sido a visão de outros sobre eles, não teria sido permitido o acesso do telespectador aos sentimentos dos personagens que compunha a família.
Que filme! Que trilha sonora! Dá pra considerar o sexo não praticado, mesmo quando houve intenção, e a traição imaginária de fato traição? É justo querer o domínio dos sentidos e pensamentos do outro? Tudo nesse filme diz muito... Os personagens tão expressivos que é criado um clima de suspense sob eles...
...O dono da loja de fantasias e a "filha" dele pareciam ter algo a ver com o "clube", "sociedade", sei lá o quê... por ela ter dado a sugestão do tipo de capa que deveria usar e porque o cara ficou desconfiado com a descrição da fantasia que ele pediu. Logo que Bill chega na mansão um mascarado com uma moça mascarada o cumprimentam, e pareciam já saber quem ele era, todos pareciam já saber. E antes, o cara da loja repreende a filha por tá com dois homens e no outro dia os mesmos homens saem de boa da casa dele, e ele parece oferecer a filha pro Bill. O cara que dançou com a mulher do Bill na festa também parecia ter algo a ver, até pensei que poderia ser o líder e que a mulher, a Alice, também soubesse de algo... ainda mais por falar do sonho que teve com ele e descrever o lugar e a situação tal que nem a festa da mansão. Mas, daí o filme acabou e os personagens não tiveram um desfecho, e a sensação de suspense ficou.
Escrotamente poético. Os cenários, o esquema de iluminação, os figurinos, os diálogos, as metáforas, a antipatia do Lourenço <3 "Eu não me importo com ninguém, só não quero que eles pensem que o cheiro do ralo é meu"
Emocionante... Não perdi o foco no filme n'em um só instante. Roteiro muito bom, nada previsível. Dá alegria e orgulho de vê os personagens que vc acompanhou na sua infância e os mais recentes tão bem adaptados.
Como a vida é triste e pesada, doce e linda quando vivemos com verdade, sem anularmos nossas vontades pra agradar a sociedade, e quando a compartilhamos com quem amamos. A família de Antonia é excêntrica porque não se adequa a padrões, porque todos vivem pra eles mesmos e não para agradar aos ditos normais. É sobre a dor e a alegria que é existir.
Achei a proposta bem criativa e tal. É interessante em alguns aspectos, como a forma mecânica e mórbida que vivem as pessoas da grande e agitada cidade. A arte é muito boa, mas os diálogos são bobos e o desenvolvimento e o desfecho são confusos, poderia ser mais denso, melhor explorado, colocando as pessoas pra refletir mais.
A Petra é de uma sensibilidade tamanha, só sendo assim pra transmitir tanta delicadeza, amor, doçura através de algo tão triste que é a perda. Queria conhecer mais da personalidade de Elena, mas o documentário é a visão da criança que perde a irmã que tanto admira e ama. É sinestésico.
Os diálogos são filosóficos... e é um filme simples, divertido e bonito. As mudanças de cena faz ter a sensação de está assistindo uma peça de teatro. Me senti muito próxima dos personagens pela simplicidade das cenas e por se tratar de situações cotidianas. :)))
Expõe a sordidez humana de uma forma que confronta... O prazer de dominar, de causar dor quando com raiva, de fazer o impróprio, o sujo, o bizarro, de se sentir acima do bem e do mal... depois, o descontrole e a loucura. Me causou enjoo, aflição, angústia. Se tratando de um filme: é arte. Achei que cumpriu com o que propôs, um bom filme.
Temas polêmicos, tinha tudo pra ser um filme forte, impactante, mas os temas foram abordados rasamente. De qualquer forma me prendeu, tem cenas bonitas como as discussões entre os irmãos, e quando capta os olhares de Tadzik para a irmã. Gostei muito das personagens Anka e da cigana Irina, boas atuações.
O filme é muito bom, intenso, envolvente. Sexualmente angustiante... As cenas de sexo causam um certo mal estar. A trilha sonora é perfeita... Torna o personagem, Brandon, ainda mais tenso
Desejarás o noivo da sua irmã
2.5 66Adoro absurdos desse tipo. É inusitado, provocador, exagerado em tudo. Tipo de filme que você assiste sem se preocupar no que faz ou não sentido, porque dentro do contexto, fora do comum, que é a narrativa, aquilo tudo lá faz sentido. Os papéis sociais desconstruídos, uma mãe que é nada do que se espera de uma mãe, as relações familiares e todo o resto gira em torno do sexo "exceto o sexo, sexo é poder". Me admira a baixa qualificação, porque pra mim é uma boa lombra.
Gênio Indomável
4.2 1,3K Assista AgoraA gente enxerga as coisas com base na nossa própria vida e tals, daí o que mais me chama atenção é essa visão crítica da vida acadêmica.
Pra maioria de nós parece absurdo ser um gênio e não se graduar. Tem que fazer várias pós, ganhar vários prêmios, escrever vários artigos, ser bajulado, mas nem todo mundo quer isso e tá ok.
Muita gente ia querer tá no lugar Will, ter as chances que ele teve, mas também deve ser tenso, aprender sobre tudo de uma forma tão fácil, e acabar enxergando tudo como medíocre. Por fim, de tão racional, ele foi pela emoção, por ser o que mais desafiava e instigava ele, é preciso muita coragem pra isso.
O Show de Truman
4.2 2,6K Assista AgoraAssisti esse filme a primeira vez aos 5 anos, e por alguns anos vivi com a impressão de que tudo na minha vida era figuração, como a vida de Truman. Foi tão forte que me recordo dele desde então, principalmente da cena que ele fura o "céu".
É real, como assistir a vida do outro é mais interessante, pra algumas pessoas, do que viver suas próprias vidas.
Quem quer ter suas fragilidades expostas? Todos amam Truman, ninguém quer ser Truman.
Duas ou Três Coisas que Eu Sei Dela
3.7 82 Assista AgoraHá guerras no mundo. Há guerras no interior das pessoas.
Os personagens encarando a câmera, falando em voz alta de suas vidas, seus sonhos, suas desilusões, diretamente ao público. O narrador sussurrando, como se relevasse segredos e intimidades, como se revelasse o que está por trás de cada ato.
Das questões existenciais, que são ideias centrais do filme, uma das mais enfáticas é a vida cotidiana no mundo capitalista o "trabalhar, consumir, dormir, trabalhar, consumir, dormir... morrer".
Que é bem evidente em um dos últimos diálogos Vlady com seu marido, e na cena de encerramento dos produtos e rótulos.
Como disse o filósofo Heidegger.. "A linguagem é a casa do ser. E nessa morada habita o homem"
Tudo está além do que se vê, e Godard faz questão que o público tome consciência disso. Tornando tudo bem exposto através da linguagem. "Desde que palavras unem ou isolam por aquilo que elas expressam ou omitem"
Para Sempre Alice
4.1 2,3K Assista Agora"É sobre amor!"
Atuação belíssima da Julianne Moore... O olhar perdido, a postura de pessoa entregue e indefesa.
Filme lindo, humano e forte, sem ser um drama apelativo.
Faz a gente se lembrar de que só temos o presente, que por mais que a gente construa e acumule, nada é nosso pra sempre, o que importa é a diferença que fazemos na vida das pessoas que amamos.
As Virgens Suicidas
3.8 1,4K Assista AgoraPenso que o fato da narrativa ser desenvolvida pelos meninos, transmitida na visão deles, fez com que tivesse sido criada uma distância entre quem assiste e as personagens principais, sem envolvimento com os sentidos delas, sem sentir o sofrimento, isso garante que o filme pareça leve e doce apesar da temática, o que pode criar nas pessoas a impressão de que as personagens sejam rasas e pouco exploradas.
Mas eu achei super válido o formato e essa perspectiva diferente, já temos filmes bons, intimistas e fortemente dramáticos sobre suicídio. “As virgens suicidas” é sutil, bonito, é mais de admirar a tristeza do que de senti-la.
Tem bastante simbologia no filme... A devoção pela Virgem Maria, as roupas brancas da meninas, a idolatração que os meninos têm por elas serem tão bonitas e intocáveis, e a perda do interesse de Trip por Lux, depois de tirar a virgindade dela.
Os pais são rígidos e super conservadores, mas se mostram amorosos, justificando a repressão com esse “amor” e “boas intenções”... Acho que isso fez com que elas não se rebelassem contra eles e não fugissem, mas puniram-se. O suicídio como forma de fuga delas próprias, que o isolamento deve ter feito com que ficasse insuportável.
Cenas que expõe a morte em contraste com algum acontecimento banal, pra mim, são geniais, como quando Cecília, a mais nova, salta da janela e seu corpo está suspenso, perfurado pelas pontas das grades, e ao mesmo tempo que o pai está assustado, a mãe grita, as irmãs choram, o sistema de irrigação do gramado liga. Pessoas morrem, e por mais que pra alguém elas sejam especiais, o mundo não para e tudo que é rotineiro, automático, continua acontecendo independente da morte. Até pra família, o que pra mim foi estranho, parecia que nada tinha acontecido após o suicídio de Cecília, o que mais uma vez, talvez essa impressão tenha surgido por ter sido a visão de outros sobre eles, não teria sido permitido o acesso do telespectador aos sentimentos dos personagens que compunha a família.
De Olhos Bem Fechados
3.9 1,5K Assista AgoraQue filme! Que trilha sonora! Dá pra considerar o sexo não praticado, mesmo quando houve intenção, e a traição imaginária de fato traição? É justo querer o domínio dos sentidos e pensamentos do outro? Tudo nesse filme diz muito... Os personagens tão expressivos que é criado um clima de suspense sob eles...
...O dono da loja de fantasias e a "filha" dele pareciam ter algo a ver com o "clube", "sociedade", sei lá o quê... por ela ter dado a sugestão do tipo de capa que deveria usar e porque o cara ficou desconfiado com a descrição da fantasia que ele pediu. Logo que Bill chega na mansão um mascarado com uma moça mascarada o cumprimentam, e pareciam já saber quem ele era, todos pareciam já saber. E antes, o cara da loja repreende a filha por tá com dois homens e no outro dia os mesmos homens saem de boa da casa dele, e ele parece oferecer a filha pro Bill. O cara que dançou com a mulher do Bill na festa também parecia ter algo a ver, até pensei que poderia ser o líder e que a mulher, a Alice, também soubesse de algo... ainda mais por falar do sonho que teve com ele e descrever o lugar e a situação tal que nem a festa da mansão. Mas, daí o filme acabou e os personagens não tiveram um desfecho, e a sensação de suspense ficou.
O Cheiro do Ralo
3.7 1,1K Assista AgoraEscrotamente poético. Os cenários, o esquema de iluminação, os figurinos, os diálogos, as metáforas, a antipatia do Lourenço <3
"Eu não me importo com ninguém, só não quero que eles pensem que o cheiro do ralo é meu"
X-Men: Dias de um Futuro Esquecido
4.0 3,7K Assista AgoraEmocionante... Não perdi o foco no filme n'em um só instante. Roteiro muito bom, nada previsível. Dá alegria e orgulho de vê os personagens que vc acompanhou na sua infância e os mais recentes tão bem adaptados.
Só Dez Por Cento é Mentira
4.6 144Manoel de Barros é todo amor. Simples e intenso que nem um abraço.
A Excêntrica Família de Antonia
4.3 359Como a vida é triste e pesada, doce e linda quando vivemos com verdade, sem anularmos nossas vontades pra agradar a sociedade, e quando a compartilhamos com quem amamos. A família de Antonia é excêntrica porque não se adequa a padrões, porque todos vivem pra eles mesmos e não para agradar aos ditos normais. É sobre a dor e a alegria que é existir.
A Pequena Loja de Suicídios
3.7 774Achei a proposta bem criativa e tal. É interessante em alguns aspectos, como a forma mecânica e mórbida que vivem as pessoas da grande e agitada cidade. A arte é muito boa, mas os diálogos são bobos e o desenvolvimento e o desfecho são confusos, poderia ser mais denso, melhor explorado, colocando as pessoas pra refletir mais.
Elena
4.2 1,3K Assista AgoraA Petra é de uma sensibilidade tamanha, só sendo assim pra transmitir tanta delicadeza, amor, doçura através de algo tão triste que é a perda. Queria conhecer mais da personalidade de Elena, mas o documentário é a visão da criança que perde a irmã que tanto admira e ama. É sinestésico.
Os Reis do Iê Iê Iê
4.1 270O roteiro não é dos melhores, mas é tão divertido... por ver os Beatles atuando e pelas músicas vale muito à pena. É muito amor <3
Sobre Café e Cigarros
3.7 278 Assista AgoraOs diálogos são filosóficos... e é um filme simples, divertido e bonito. As mudanças de cena faz ter a sensação de está assistindo uma peça de teatro. Me senti muito próxima dos personagens pela simplicidade das cenas e por se tratar de situações cotidianas. :)))
A Serbian Film: Terror Sem Limites
2.5 2,0KExpõe a sordidez humana de uma forma que confronta... O prazer de dominar, de causar dor quando com raiva, de fazer o impróprio, o sujo, o bizarro, de se sentir acima do bem e do mal... depois, o descontrole e a loucura. Me causou enjoo, aflição, angústia. Se tratando de um filme: é arte. Achei que cumpriu com o que propôs, um bom filme.
Sem Pudor
2.6 38Temas polêmicos, tinha tudo pra ser um filme forte, impactante, mas os temas foram abordados rasamente. De qualquer forma me prendeu, tem cenas bonitas como as discussões entre os irmãos, e quando capta os olhares de Tadzik para a irmã. Gostei muito das personagens Anka e da cigana Irina, boas atuações.
Alice no País das Maravilhas
4.0 767 Assista AgoraAssistia tanto quando criança, assisti de novo hoje e continuo gostando muito. É de uma lindeza sem tamanho... Serve em qualquer idade.
Shame
3.6 2,0K Assista AgoraO filme é muito bom, intenso, envolvente. Sexualmente angustiante... As cenas de sexo causam um certo mal estar. A trilha sonora é perfeita... Torna o personagem, Brandon, ainda mais tenso
Meninos Não Choram
4.2 1,4K Assista AgoraVerdadeiro, forte, comovente. Atuação tão genuína da Hilary Swank.