Talvez soe um pouco estranho e desconhecido para o público brasileiro em geral, mas Ojmajo Doremi foi uma série de animação sobre garotas mágicas (mahou shoujo) muito popular no Japão durante os anos 2000. A saga das bruxinhas teve 5 temporadas e 200 episódios e se tornou uma das mais bem sucedidas séries do gênero.
Neste filme comemorativo de 20 anos da animação, encontramos três mulheres de idades distintas e em momentos de vida igualmente diferentes. Mas de alguma forma todas estão vivenciando e experienciando dilemas e dúvidas no campo profissional ou pessoal. Sora tem 22 anos e é estudante do quarto ano em uma universidade, está se graduando para ser uma professora, mas sente-se insegura com seu desempenho profissional. Ela foi arrastada pela escolha dos pais e o caso de um aluno com dificuldade de aprendizagem a faz questionar sobre o tornar-se professora. Mire, é a mais velha do trio, tem 27 anos, trabalha em uma grande empresa, mas vive sendo colocada as sombras de seu colega de trabalho. Ela está frustrada, sente que seu potencial é ignorado. E por último, temos Reika, 20 anos, trabalhadora freelancer. Reika tem um histórico familiar conturbado, pais divorciados, relação tumultuada e cheia de ressentimentos com a mãe falecida e ela não vê o pai desde a separação. Ela também vive uma relação de exploração patrimonial com o namorado, um aspirante a músico que não trabalha, mas que aparece constantemente para pedir dinheiro a namorada. Os japoneses usam o termo "himo" para homens que não trabalham e vivem explorando suas companheiras. Existe mais um elemento aglutinador e talvez o mais importante que unem essas mulheres, a sua paixão pelo anime Ojmajo Doremi. Todas as três são fãs e guardam ótimas memórias e aprendizados que tiveram quando assistiram a animação. O amor pela série é tanto que elas coincidentemente acabam se encontrando em um imóvel que reproduz a famosa loja de magia, Maho-Do, presente na série. O encontro inesperado faz emergir uma forte dinâmica de identificação e assim começa a construção de uma amizade, onde juntas vão desbravar seus desafios pessoais.
Olha, me surpreendi muito com esse filme comemorativo. Ele foge do óbvio, eles não vão direto na fonte da série, as bruxinhas, mas recorre a pessoas que foram atravessadas pela animação em sua infância. Logicamente isso aproxima o público, em sua maioria hoje adultos. Ojamajo Doremi não nega que seu público envelheceu e concede nesse longa uma aproximação genuína com ele, mostrando os percalços, todas as dúvidas da vida adulta, as dificuldades e os ressentimentos que só os adultos podem saber como é. E no fim, a magia, a nostalgia de um desenho infantil que ajudou a constituir o imaginário de uma geração também comparece, mas de uma forma a acalentar a vida do público adulto. É como se estivessem dizendo, a magia é toda essa relação de autoconhecimento, cuidado e empatia que encontramos no outro e de alguma forma mantém nossas crianças vivas. Talvez não tão mais ingênua, mas ainda assim cheia de sonhos que fazem valer a pena.
Completamente desnecessário recriar com quase exatidão o original coreano. Tudo que está no filme de 2014 também está aqui, mas de uma forma esvaziada. Não consigo entender a decisão criativa (óbvio, além do insistente e constante desejo eurocêntrico de imprimir seus rostos e sua cultura em obras estrangeiras) de refilmar uma obra relativamente recente (O coreano é de 2014). Aqui não ganhamos acréscimo algum, é uma reprodução inferior e infeliz e sem carisma algum. Dispensável, assistam a obra de origem que está igualmente disponível na Netflix.
Muitos problemas rondam animais fantásticos e isso é sintomático ao assistir o terceiro filme da saga. A série de filmes que visa manter aquecida o universo bruxo criado por Rowling foi eclipsada por seus integrantes e acabou por cair em uma vala tão profunda e abarrotada de questões que extrapolam as telas. Primeiro e proeminente problemática, as colocações transfóbicas da autora acarretou no litigio com o público. De queridinha, virou uma persona non grata e de alguma forma isso também aguçou a criticidade da audiência, que já não se contenta com qualquer firula mágica. A autora também parece ter perdido a mão no roteiro (colaborativo, pelo que verifiquei), as muitas aparas, adiamentos e atrasos resultou em muitas pontas soltas e pouca profundidade. Segundo, o elenco de animais fantásticos começou a ocupar as manchetes negativamente, a começar pela própria autora, seguido de Johnny Depp (substituído neste filme) e mais recentemente Ezra Miler. Todas essas adversidades de alguma forma também foi impresso na história. A personagem de Miller, Creedence, perde muito folego e importância em os segredos de Dumbledore. De maior arma do Grindelwald à um lacaio qualquer em seu séquito.
Dito isso, é o mais notável dos três filmes, mas com escolhas ruins. Não se fala do luto dos Scamander relacionado a Leta, figura importante na vida dos irmãos e que nessa sequência, mal ganhou citações. A tentativa de voltar a história para a mística dos animais mágicos acaba por colocar o maior evento geopolítico e democrático do mundo bruxo em um ritual baseado em crenças. Vejam bem, a maioria concordou com ideias fascistas porque uma criatura mágica se curvou para um bruxo. Isso cria um problema na organização do mundo bruxo, parece que carecem de senso crítico e tudo bem aplaudir um genocídio programado se tivermos o respaldo de uma criatura mágica. Pela temática política, o filme também falha. Nessas eleições não temos tempo de conhecer o que os outros dois candidatos pensam. Vi pessoas vibrando pela Santos ser eleita, mas a comemoração se deve a que mesmo? Não temos ideia alguma sobre a personagem e imagino que logicamente o público se alegrou por ser brasileira, mesmo não tento referência direta ou ela tendo nenhuma fala relevante no filme. Alguns personagens são convenientemente esquecidos, ignorados ou mudam de discurso sem motivo aparente. Nagini (Atriz em gestação durante as gravações), não há citações sobre ela e nem buscaram resolver esse ponto da ausência. Tina, esqueceu o Grindewald, foi promovida e não liga mais para o que ele está fazendo ou que fim levou a sua própria irmã. Queenie, parecia ter encerrado o filme anterior cheia de propósito e com alguma motivação sobre sua união ao Grindewald, aqui não tem proposito algum, só foi impulsiva na decisão. O uso exagerado de elementos que remetam ao conteúdo original de Harry Potter: Hogwarts (não tem função alguma as cenas se passarem no castelo), MacGonagall (os fãs já fizeram contas dessa inconsistência). O gasto de tempo em cenas que poderiam ser aproveitadas para trabalhar elementos mais importantes no filme, poderíamos excluir por exemplo, as cenas de interação no salão de hogwarts ou a cena do Newt resgatando o irmão, sem ter prejuízo algum na história. E por último, o já pontuado declínio da importância do Creedence na história devido aos problemas com o ator, aqui ele já está com o pé na cova e tudo que foi construído sobre a trama dele no primeiro e segundo filme vai aos poucos dando seus últimos sinais vitais na história, perceptivelmente uma mudança repentina nos planos originais.
O exercício imaginativo de colocar o superman em território soviético é interessante. Contudo a visão estereotipada, a leitura rasa e o equivoco da leitura marxista compromete a qualidade do filme. Em algum momento até existe uma tentativa de instaurar uma pequena crítica ao pensamento americano, ao modelo de vida americano, ao capitalismo mas ele se apaga diante do inimigo a ser tratado no filme: o comunismo. A figura do líder comunista que se manifesta sob a forma de um ditador, independente de sua origem, visão e concepção de mundo e homem, a ideia de controle, a lavagem cerebral e todas as demais críticas de senso comum estão aqui para o endeusamento americano.
Yorgos cria um ambiente e constrói relações que nos deixam no mínimo curiosos com o desenrolar dos acontecimentos. O conto grego de Ifigênia é o pano de fundo para o filme, a experiência é mantida mesmo para aqueles que não conhecem a história. As lacunas criadas é a grande sacada de o sacrifício do cervo sagrado, abre margem para que o receptor as preencham com suas próprias referências. Uma coisa é certa, o filme pode não agradar a qualquer um, principalmente aqueles que buscam um filme explicativo. Sugiro para os que forem assistir, que vejam sem nenhuma sinopse. Em algumas resenhas, denunciam quem é o Martin e sua relação com Steven.
O filme é incrível. Baseado em uma história real, obviamente romanceada, mas que em essência resguarda a dramática história das crianças abandonadas pela mãe. Trágico e perturbador pensar a situação em que as crianças tentaram manter-se vivas, longe de cuidados e tutela de um cuidador e sem que ninguém percebesse durante muito tempo. Enquanto espectador, assistir ao dia a dia das crianças, quase como um cumplice silencioso é uma experiência ímpar. Vale muito a pena assistir, a interpretação dos atores mirins, estão sensacionais.
No geral gostei do filme. Em certo momento do longa, você já supõe tudo que vai acontecer e realmente acontece, é previsível, mas sem tornar-se negativo. É bonitinho, fofinho, dá para encarar sem nenhum problema.
Filme descompromissado que traz a tendência do crescente mercado de food trucks. Um filme divertido que dá para passar um tempo, tem uma fotografia e trilha sonora agradável e a no background a conturbada relação entre Cuba e EUA. rsrs
Sempre achei o surrealismo de a espuma dos dias, obra mais famosa do Boris Vian a cara do Gondry. Um casamento perfeito entre uma delicadeza surrealista e imagens incríveis com a assinatura visual do Gondry.
Sinceramente conseguiu superar o primeiro e isso não é exatamente bom. Na sequência da trilogia de Tom Six o protagonista é um individuo claramente perturbado. Inspirando-se no filme Centopeia Humana, Martin se perde na fantasia de criar sua própria centopeia humana, mas totalmente inábil para a execução cirúrgica. Os devaneios delirantes e esquizóides de Martin foi em muitas cenas desgastante e nauseante, a tonalidade preta só deixou a atmosfera do filme mais densa e sufocante. Não repetiria a dose com esse filme.
Impecável no quesito animação e visualmente perfeito, mas só. O grande mérito da animação é nos encantar com sua beleza visual, os detalhes minuciosos e esmerado do quadro a quadro acompanhado por uma trilha compassada e tranquilizante, mas deixa a desejar no enredo que poderia ser muito melhor trabalhado. Ótima premissa dos encontros em dias chuvosos em um jardim num país urbano e conturbado , mas não é convincente, muito menos sincero.
Searching for Witch Apprentices
1Talvez soe um pouco estranho e desconhecido para o público brasileiro em geral, mas Ojmajo Doremi foi uma série de animação sobre garotas mágicas (mahou shoujo) muito popular no Japão durante os anos 2000. A saga das bruxinhas teve 5 temporadas e 200 episódios e se tornou uma das mais bem sucedidas séries do gênero.
Neste filme comemorativo de 20 anos da animação, encontramos três mulheres de idades distintas e em momentos de vida igualmente diferentes. Mas de alguma forma todas estão vivenciando e experienciando dilemas e dúvidas no campo profissional ou pessoal. Sora tem 22 anos e é estudante do quarto ano em uma universidade, está se graduando para ser uma professora, mas sente-se insegura com seu desempenho profissional. Ela foi arrastada pela escolha dos pais e o caso de um aluno com dificuldade de aprendizagem a faz questionar sobre o tornar-se professora. Mire, é a mais velha do trio, tem 27 anos, trabalha em uma grande empresa, mas vive sendo colocada as sombras de seu colega de trabalho. Ela está frustrada, sente que seu potencial é ignorado. E por último, temos Reika, 20 anos, trabalhadora freelancer. Reika tem um histórico familiar conturbado, pais divorciados, relação tumultuada e cheia de ressentimentos com a mãe falecida e ela não vê o pai desde a separação. Ela também vive uma relação de exploração patrimonial com o namorado, um aspirante a músico que não trabalha, mas que aparece constantemente para pedir dinheiro a namorada. Os japoneses usam o termo "himo" para homens que não trabalham e vivem explorando suas companheiras.
Existe mais um elemento aglutinador e talvez o mais importante que unem essas mulheres, a sua paixão pelo anime Ojmajo Doremi. Todas as três são fãs e guardam ótimas memórias e aprendizados que tiveram quando assistiram a animação. O amor pela série é tanto que elas coincidentemente acabam se encontrando em um imóvel que reproduz a famosa loja de magia, Maho-Do, presente na série. O encontro inesperado faz emergir uma forte dinâmica de identificação e assim começa a construção de uma amizade, onde juntas vão desbravar seus desafios pessoais.
Olha, me surpreendi muito com esse filme comemorativo. Ele foge do óbvio, eles não vão direto na fonte da série, as bruxinhas, mas recorre a pessoas que foram atravessadas pela animação em sua infância. Logicamente isso aproxima o público, em sua maioria hoje adultos. Ojamajo Doremi não nega que seu público envelheceu e concede nesse longa uma aproximação genuína com ele, mostrando os percalços, todas as dúvidas da vida adulta, as dificuldades e os ressentimentos que só os adultos podem saber como é. E no fim, a magia, a nostalgia de um desenho infantil que ajudou a constituir o imaginário de uma geração também comparece, mas de uma forma a acalentar a vida do público adulto. É como se estivessem dizendo, a magia é toda essa relação de autoconhecimento, cuidado e empatia que encontramos no outro e de alguma forma mantém nossas crianças vivas. Talvez não tão mais ingênua, mas ainda assim cheia de sonhos que fazem valer a pena.
Um Dia Difícil
2.7 59 Assista AgoraCompletamente desnecessário recriar com quase exatidão o original coreano.
Tudo que está no filme de 2014 também está aqui, mas de uma forma esvaziada. Não consigo entender a decisão criativa (óbvio, além do insistente e constante desejo eurocêntrico de imprimir seus rostos e sua cultura em obras estrangeiras) de refilmar uma obra relativamente recente (O coreano é de 2014).
Aqui não ganhamos acréscimo algum, é uma reprodução inferior e infeliz e sem carisma algum. Dispensável, assistam a obra de origem que está igualmente disponível na Netflix.
Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore
3.3 571Muitos problemas rondam animais fantásticos e isso é sintomático ao assistir o terceiro filme da saga. A série de filmes que visa manter aquecida o universo bruxo criado por Rowling foi eclipsada por seus integrantes e acabou por cair em uma vala tão profunda e abarrotada de questões que extrapolam as telas.
Primeiro e proeminente problemática, as colocações transfóbicas da autora acarretou no litigio com o público. De queridinha, virou uma persona non grata e de alguma forma isso também aguçou a criticidade da audiência, que já não se contenta com qualquer firula mágica. A autora também parece ter perdido a mão no roteiro (colaborativo, pelo que verifiquei), as muitas aparas, adiamentos e atrasos resultou em muitas pontas soltas e pouca profundidade.
Segundo, o elenco de animais fantásticos começou a ocupar as manchetes negativamente, a começar pela própria autora, seguido de Johnny Depp (substituído neste filme) e mais recentemente Ezra Miler. Todas essas adversidades de alguma forma também foi impresso na história. A personagem de Miller, Creedence, perde muito folego e importância em os segredos de Dumbledore. De maior arma do Grindelwald à um lacaio qualquer em seu séquito.
Dito isso, é o mais notável dos três filmes, mas com escolhas ruins. Não se fala do luto dos Scamander relacionado a Leta, figura importante na vida dos irmãos e que nessa sequência, mal ganhou citações. A tentativa de voltar a história para a mística dos animais mágicos acaba por colocar o maior evento geopolítico e democrático do mundo bruxo em um ritual baseado em crenças. Vejam bem, a maioria concordou com ideias fascistas porque uma criatura mágica se curvou para um bruxo. Isso cria um problema na organização do mundo bruxo, parece que carecem de senso crítico e tudo bem aplaudir um genocídio programado se tivermos o respaldo de uma criatura mágica.
Pela temática política, o filme também falha. Nessas eleições não temos tempo de conhecer o que os outros dois candidatos pensam. Vi pessoas vibrando pela Santos ser eleita, mas a comemoração se deve a que mesmo? Não temos ideia alguma sobre a personagem e imagino que logicamente o público se alegrou por ser brasileira, mesmo não tento referência direta ou ela tendo nenhuma fala relevante no filme.
Alguns personagens são convenientemente esquecidos, ignorados ou mudam de discurso sem motivo aparente. Nagini (Atriz em gestação durante as gravações), não há citações sobre ela e nem buscaram resolver esse ponto da ausência. Tina, esqueceu o Grindewald, foi promovida e não liga mais para o que ele está fazendo ou que fim levou a sua própria irmã. Queenie, parecia ter encerrado o filme anterior cheia de propósito e com alguma motivação sobre sua união ao Grindewald, aqui não tem proposito algum, só foi impulsiva na decisão.
O uso exagerado de elementos que remetam ao conteúdo original de Harry Potter: Hogwarts (não tem função alguma as cenas se passarem no castelo), MacGonagall (os fãs já fizeram contas dessa inconsistência). O gasto de tempo em cenas que poderiam ser aproveitadas para trabalhar elementos mais importantes no filme, poderíamos excluir por exemplo, as cenas de interação no salão de hogwarts ou a cena do Newt resgatando o irmão, sem ter prejuízo algum na história.
E por último, o já pontuado declínio da importância do Creedence na história devido aos problemas com o ator, aqui ele já está com o pé na cova e tudo que foi construído sobre a trama dele no primeiro e segundo filme vai aos poucos dando seus últimos sinais vitais na história, perceptivelmente uma mudança repentina nos planos originais.
Superman: Entre a Foice e o Martelo
3.3 162 Assista AgoraO exercício imaginativo de colocar o superman em território soviético é interessante. Contudo a visão estereotipada, a leitura rasa e o equivoco da leitura marxista compromete a qualidade do filme.
Em algum momento até existe uma tentativa de instaurar uma pequena crítica ao pensamento americano, ao modelo de vida americano, ao capitalismo mas ele se apaga diante do inimigo a ser tratado no filme: o comunismo.
A figura do líder comunista que se manifesta sob a forma de um ditador, independente de sua origem, visão e concepção de mundo e homem, a ideia de controle, a lavagem cerebral e todas as demais críticas de senso comum estão aqui para o endeusamento americano.
Casa Grande
3.5 575 Assista AgoraO filme tem alguns tópicos interessantes que poderiam ter sido explorados, mas as interpretações são sofríveis rsrs
O Sacrifício do Cervo Sagrado
3.7 1,2K Assista AgoraYorgos cria um ambiente e constrói relações que nos deixam no mínimo curiosos com o desenrolar dos acontecimentos. O conto grego de Ifigênia é o pano de fundo para o filme, a experiência é mantida mesmo para aqueles que não conhecem a história. As lacunas criadas é a grande sacada de o sacrifício do cervo sagrado, abre margem para que o receptor as preencham com suas próprias referências. Uma coisa é certa, o filme pode não agradar a qualquer um, principalmente aqueles que buscam um filme explicativo. Sugiro para os que forem assistir, que vejam sem nenhuma sinopse. Em algumas resenhas, denunciam quem é o Martin e sua relação com Steven.
Ninguém Pode Saber
4.3 228O filme é incrível. Baseado em uma história real, obviamente romanceada, mas que em essência resguarda a dramática história das crianças abandonadas pela mãe. Trágico e perturbador pensar a situação em que as crianças tentaram manter-se vivas, longe de cuidados e tutela de um cuidador e sem que ninguém percebesse durante muito tempo. Enquanto espectador, assistir ao dia a dia das crianças, quase como um cumplice silencioso é uma experiência ímpar. Vale muito a pena assistir, a interpretação dos atores mirins, estão sensacionais.
Esquadrão Suicida
2.8 4,0K Assista Agoracara, quero muito esse poster das caveirinhas, ta lindinho <3_<3
Harry Potter e o Cálice de Fogo
4.1 1,2K Assista AgoraSabe aquele pai que tem oito filhos, secretamente acha um deles mais chatinho, mas ainda o ama ? É a minha relação com esse filme da franquia.
Cada Um na Sua Casa
3.7 574 Assista AgoraNo geral gostei do filme. Em certo momento do longa, você já supõe tudo que vai acontecer e realmente acontece, é previsível, mas sem tornar-se negativo. É bonitinho, fofinho, dá para encarar sem nenhum problema.
King Cobra
2.6 254"nome de guerra", ai manas parem com isso.
Simples Como Amar
3.9 230"eu sei fazer certas coisas, eu sei amar!" <3
Os 12 Macacos
3.9 1,1K Assista AgoraThe Beginning Is The End Is The Beginning The End Is The Beginning Is The End
Chef
3.7 784 Assista AgoraFilme descompromissado que traz a tendência do crescente mercado de food trucks. Um filme divertido que dá para passar um tempo, tem uma fotografia e trilha sonora agradável e a no background a conturbada relação entre Cuba e EUA. rsrs
A Espuma dos Dias
3.7 478 Assista AgoraSempre achei o surrealismo de a espuma dos dias, obra mais famosa do Boris Vian a cara do Gondry. Um casamento perfeito entre uma delicadeza surrealista e imagens incríveis com a assinatura visual do Gondry.
A Centopéia Humana 2
2.6 937Sinceramente conseguiu superar o primeiro e isso não é exatamente bom. Na sequência da trilogia de Tom Six o protagonista é um individuo claramente perturbado. Inspirando-se no filme Centopeia Humana, Martin se perde na fantasia de criar sua própria centopeia humana, mas totalmente inábil para a execução cirúrgica.
Os devaneios delirantes e esquizóides de Martin foi em muitas cenas desgastante e nauseante, a tonalidade preta só deixou a atmosfera do filme mais densa e sufocante. Não repetiria a dose com esse filme.
O Garoto da Casa ao Lado
2.5 612 Assista AgoraMais do mesmo que todos já conhecem. J-lo em mais uma bananada como atriz.
O Sétimo Filho
2.5 722 Assista AgoraFilme com potencial, mas não foi bem trabalhado. O roteiro é digno de sono e os bons atores não são bem explorados.
Pokémon, O Filme 16: Genesect e a Lenda Revelada
3.1 21 Assista AgoraOs filmes da franquia Pokémon estão cada vez mais fracos em seus enredos e já não tem mais o mesmo apelo.
O Pequeno Príncipe
4.2 1,1K Assista AgoraRevendo o trailer só posso dizer que a parte em stop motion parece ótima e a parte em 3D desnecessária.
Um Estranho no Lago
3.3 465 Assista AgoraAguardando o bagre de 5 metros .....
O Jardim das Palavras
4.0 363Impecável no quesito animação e visualmente perfeito, mas só. O grande mérito da animação é nos encantar com sua beleza visual, os detalhes minuciosos e esmerado do quadro a quadro acompanhado por uma trilha compassada e tranquilizante, mas deixa a desejar no enredo que poderia ser muito melhor trabalhado. Ótima premissa dos encontros em dias chuvosos em um jardim num país urbano e conturbado , mas não é convincente, muito menos sincero.
Guardiões da Galáxia
4.1 3,8K Assista AgoraDas safras da Marvel é um dos melhores.
300: A Ascensão do Império
3.2 1,6K Assista AgoraBem igual o outro, muitos boys malhados, muita sensualidade, muito homoerotismo e a vera verão destruidora.