Footlight Parade é de 1933, ou seja 80 anos atrás.Com quase certeza , todos os participantes já morreram, todas as lindas bailarinas dos musicais não existem mais, mas pela magia do cinema estão eternizadas, não vão envelhecer e vão sempre estar sorrindo e felizes olhando para a câmera.Fico pensando no tempo em que foi filmado, o da grande depressão americana, da alegria de quem conseguiu vaga para trabalhar no filme numa época de vacas magérrimas.O cinema servindo de escapismo a uma realidade muito dura e indesejável.No meio dessa situação o gênio Busby Berkeley faz em By a Waterfall seu melhor trabalho, num clima omírico, poético ,de total fuga à realidade que vinha ao encontro do desejo das pessoas naquele momento. É impossível dissociar o cinema produzido nos anos trinta da realidade que os americanos estavam vivenciando e exemplos disso são 42 nd Street, Dames,Fashions of 1934, Gold Diggers of 1933,1935 e 1937, In Caliente e Wonder Bar, todos com o talento de Berkeley.Em todos esses filmes o roteiro não é importante, às vezes é até fraco, mas os números musicais e a concepção coreográfica são soberbos e eternos.
Esqueça o enredo e fixe-se nos números musicais.Top Hat tem para mim a melhor cena de cinema , os exatos 06 minutos e 25 segundos de Cheek to Cheek ,na qual Fred Astaire e Ginger Rogers não dançam, mas flutuam no ar.Saudade de um tempo em que o cinema americano tinha arte a oferecer.
Um roteiro mais do que original numa realização brilhante e emocionante.Aranoa nunca decepciona em seus filmes.Uma jóia a ser descoberta por quem gosta de bom cinema.
Catherine Breillat deveria abandonar a carreira de cineasta e ir vender pipoca numa corrinha na praça .Anatomia do Inferno é um filme pseudo existencial, com pretensões a ser cult , como já disseram.Na verdade é repleto de cenas grotescas e nauseantes, como se isso só bastasse e como forma de se tornar conhecido e discutido.É uma boa porcaria, no sentido literal da expressão.Rocco Siffredi fica muito melhor nos filmes pornôs que fez, até porque neles não há a intenção de parecer uma coisa que efetivamente não é.
Um roteiro bem original aliado a uma realização tecnicamente impecável , resultam no melhor candidato a Oscar neste ano.Visualmente deslumbrante, é um filme tenso que te prende até o fim , sendo talvez dispensável a parte da ilha, que fica meio sem sentido, mas que é pura fantasia.No mais ,o justo seria Richard Parker para melhor ator coadjuvante!!!!
Uma ótima idéia, até porque a idiotização da sociedade já existe atualmente em larga escala , promovida pela elite que dirige os destinos do mundo. A realização é que deixa a desejar, talvez pelo tom de comédia exacerbado.Contidos os exageros e enfocado numa linguagem mais sóbria seria muito mais interessante.
Um filme longo mas que prende a atenção até o final .Interessante a alegoria dos bois indo para o matadouro durante todo o filme, da mesma forma que as pessoas eram trucidadas por Stalin.Roteiro original bem realizado e interpretações corretas, fazem deste um filme obrigatório para quem se interessa por essa época e assunto. Download em
A vida e a obra dos dois gênios,pai e filho,cada qual com seu estilo, e sintonizado com a sua época é tão boa que, mesmo com eventuais restrições que se possa ter ao filme, mesmo assim vale muito a pena assistí-lo.Ver imagens e depoimentos reais dos dois artistas é fantástico e deixa muita saudade.Gonzaguinha com a sua fama,ocasionou o que podia parecer impossível, o velho Luiz Gonzaga , já consagrado, acabou tendo o nome artístico alterado e virou Gonzagão. Nanda Costa vai se firmando no cinema nacional e tomara que acabe virando uma nova Dira Paes, beleza tipicamente brasileira e um enorme talento.
Um bem realizado drama com implicações policiais a respeito da prostituição masculina de homens jovens.Elenco convincente, principalmente dos personagens Vincent e Rebecca, restando de negativo talvez a personagem apagada da Emanuelle Devos ,que esteve muito bem no "La Moustache"e neste filme parece um talento desperdiçado.
Denzel Washington é um correto ator mas o filme com 137 minutos de duração pareceu-me muito longo e, como quase todo filme americano, cheio de clichês insuportáveis.Traçando uma analogia com a estória, o filme decola muito bem ,ascende com interesse crescente mas acaba se espatifando no resultado final.
A segunda guerra é sempre palco de estórias dramáticas . Gloomy Sunday é um correto e bem realizado filme sobre um triângulo amoroso consentido e a percepção de alguns nazistas de que aquilo tudo não ia dar certo e que poderiam aproveitar a oportunidade para depois ficarem com uma boa imagem, posando de heróis que salvaram judeus.Música bonita, vale uma conferida.
É um drama erótico bem característico dos anos 80.Tentei imaginar outra deusa da época para fazer a personagem e não encontrei.Angelina Muniz (que até hoje é bonita) está soberana no papel, deslumbrante e carismática.Mais uma prova de que o diretor Jean Garrett sabia o que fazia.
Como já foi dito é um filme meio mal acabado com um cortes estranhos, meio trash com pretensões a virar cult .O destaque é claro, é Nicole Kidman que depois de alguns papéis ruins,interpreta bem uma coroa tipo periguete dos anos 60 ,interessada em homens encarcerados.No mais, ao final, tem-se a impressão de se ter assistido a um rascunho de algo que poderia ser muito melhor.
Spielberg fez um filme longo, monótono,arrastado,desinteressante para quem não é americano, quase claustrofóbico porque contém poucas cenas externas, concentrando-se em ambientes fechados,mas que provavelmente irá conquistar muitos Oscars, vez que, foi concebido para agradar à academia.A maquiagem de Day-Lewis é bem feita ,criando um Lincoln parecido com as imagens que se tem dele.O destaque é Tommy Lee Jones , sempre um corretíssimo ator, ainda quando atua em bobagens como os Homens de Preto.Parte técnica bem realizada como se espera de um filme desse tipo , é mais uma patriotada que Hollywood quer enfiar goela abaixo do mundo.Cabe a nós aceitá-la ou não.
Um filme desprezível, monótono,sem proporcionar empatia com qualquer dos personagens, totalmente dispensável,uma verdadeira perda de tempo e um teste de paciência para qualquer espectador .Bruna Lombardi deveria limitar-se a se sentir feliz porque um dia, no passado, foi bonita e ficar quieta no seu canto sem maiores pretensões artísticas.Totalmente fora de sintonia com o cinema brasileiro atual.
É difícil entender e sentir Terra em Transe em toda a sua grandiosidade sem ter vivido na época em que foi feito.O tom verborrágico, teatral, exagerado grandiloquente e anárquico são características do cinema perssonalíssimo e muito peculiar de Glauber, talvez o mais respeitado e admirado dos nossos cineastas no exterior.Intencionalmente ou não, o filme é um legado para a posterioridade do talento de Glauce Rocha, Jardel Filho,José Lewgoy, Mario Lago, Paulo Autran etc etc etc., muitos deles com uma pequena filmografia Só por esse registro, já seria uma obra antológica mas vai além porque muito do que foi mostrado permanece da mesma maneira até hoje, num clima menos sufocante, é verdade, mas o Eldorado e o Alecrim certamente não são apenas uma ficção.Recomendado para quem quer conhecer e pensar o Brasil .
Este é o primeiro filme da série protagonizado pelo Daniel Craig em que os produtores acertaram.Roteiro diferente dos habituais filmes de 007, sem esquecer de ótimas e bem realizadas cenas de ação . Ter Javier Bardem no elenco já é certeza de um desempenho fora do comum.Ele faz um ex agente, desgostoso com o tratamento que teve dentro do serviço secreto e tenta se vingar criando um vilão bem original, como já o havia feito em Onde os Fracos Não tem Vez (mais aí também eram os irmãos Cohen dirigindo, o que faz toda a diferença).Resumindo é um bom divertimento sendo o único senão as duas Bond girls, bem fraquinhas.
Cláudio Assis vem trilhando um caminho próprio no cinema , onde os ambientes sórdidos são uma constante.O roteiro da Febre do Rato é pouco plausível e , às vezes , parece que o espírito verborrágico do Glauber Rocha incorporou no poeta Zizo .A grande atuação para mim é a da veterana atriz Maria Gladys que se expõe corajosamente e dá um show, muito embora os demais atores estejam extremamente corretos em seus papéis .O mestre Walter Carvalho é responsável pela boa fotografia em preto e branco , ainda com a influência do Amarelo Manga (as tomadas do alto, por cima dos personagens).Nanda Costa,também corajosa ao se expor, vai seguindo a linha de personagens femininas jovens, liberadas sexualmente.Enfim, é um filme nacional com personalidade , que talvez não agrade a todos como os anteriores do diretor, mas que vale a pena ser conhecido.
Até aproximadamente 40 minutos de projeção uma encheção de linguiça. Depois, algumas imagens interessantes, mas nada que já não se tenha visto antes , com a diferença que não foi feito em hollywood , mas com locações em diversos locais .Achei interessante no final, o obituário dos participantes da aventura real na qual o filme é baseado.O verdadeiro Thor Heyerdahl ,apesar de todo o sufoco na travessia só foi morrer aos 84 anos.Filme indicado para uma sessão aventura, à tarde.
Download em: Saramago é da mesma estirpe de Camões. Fernando Pessoa e Eça de Queiroz, todos glórias da língua portuguesa.A sua visão pessimista da humanidade,do homem em si e de Deus são fantásticas.O documentário é muito realista com cenas íntimas do casal. Agora o que estraga tudo é a Pilar, uma mulher ambiciosa que se aproximou do escritor muito provavelmente para se beneficiar e obter projeção.Uma feminista xiita que exigia ser chamada de presidenta(como a Dilma) na fundação Saramago que preside e louva exacerbadamente a Hilary Clinton.No filme o escritor está com 85 anos e ela 58, ou seja existe entre eles uma diferença de idade de 27 anos. Como estavam juntos há 20 anos, quando se conheceram ela tinha 38 anos e ele 65.Fica patente, até por declaração da Pilar, que ela foi ao encontro dele não como jornalista mas já com a intenção de entrar em sua vida .O que se vê no filme é uma mulher ,carregando pelo mundo a fora o companheiro , para exibí-lo como uma atração circense ou um pop star. Em contrapartida, vê-se um intelectual visivelmente contrariado, concedendo entrevistas repetitivas e autografando mecânicamente livros (sem dedicatória), tudo contrário à sua natureza reclusa.A exposição excessiva, completamente desnecessária aquele momento (Saramago já era famoso e prêmio Nobel ) servia apenas para alimentar a vaidade da Pilar que, com isso, com o excesso de viagens para uma pessoa idosa , quase mata a sua galinha dos ovos de ouro.Mas, apesar de tudo isso, aparentemente , o escritor estava feliz com quem estava a seu lado.Acho que merecia algo melhor.
A idéia até que não era ruim, mas a realização não foi das melhores.A personagem Toni, interpretada pela Maeve Dermody não diz ao que veio e desaparece no meio da trama.Parece que foi incluída apenas para justificar a bonita presença da atriz que nem nua direito aparece.No mais a Rachel Griffiths está correta como sempre e a Sophie Lowe como Kate dá conta do recado razoavelmente.Parece que ficou faltando uma unidade ao filme .
Eu achava que Amor Além da Vida , Barry Lindon e Goya en Burdeos, tinham propostas estéticas vinculadas à pintura inigualáveis.O Moinho e a Cruz vai além disso .Fotografia e iluminação deslumbradas aliadas a efeitos muito bem inseridos e pertinentes tornam o filme um deleite para os apreciadores de pintura.É certo que quem é familiarizado com a obra de Bruegel, o velho irá se extasiar com o que verá. De qualquer forma, mesmo para quem desconhece o pintor , o tratamento dado é tão fascinante que qualquer um, com um mínimo de sensibilidade artística ,irá apreciar o filme . Bem realizado e original é obrigatório para quem tem bom gosto.
Finalmente, depois de muito procurar na Internet achei o filme em Fernando Eiras está correto em seu personagem ,como também estava no Filme de Amor de Júlio Bressane, mas o filme é Dira Paes .Talentosa,bonita,carismática,magnética e muito, mas muito gostosa mesmo,domina a cena o tempo todo com seu desempenho avassalador. Acrerdito ser o seu melhor trabalho, mesmo que pouco conhecido O filme.vai no estilo de En La Cama e Nuit nº1com apenas dois personagens em cena mas vale muito a pena uma conferida.
Acho que vou discordar de todos aqui, mas como é um espaço democrático para opiniões, vamos lá .Já havia assistido o Cavalo de Turim e tinha detestado.Acredito que cinema sirva para manter a sua atenção, para deleite visual, para transmitir uma idéia, ou para puro e simples divertimento, mas nunca para você desejar ardentemente que o filme acabe por não aguentar o ritmo exasperadamente lento.Pois bem, as Harmonias apesar do ritmo e da duração foram um suplício menor .Ao final não pude entender como o plano -sequência inicial fosse tão aclamado.Feito num pequeno ambiente fechado, não conseguiu me transmitir a magia dos planos de Soy Cuba e da arca Russa, estes sim espetaculares e dignos de nota.Quanto ao filme,fica parecendo que quando um diretor e premiado e cultuado, tudo se justifica.Se por um lado os blockbusters americanos sem conteúdo são desprezíveis, por outro lado criar um trabalho tão hermético e sujeito a interpretações, as mais diversas possíveis,também não merece aplauso.Definitivamente não gosto de Béla Tarr .Agora Truffaut, Ettore Scola,Valerio Zurlini são outra história.
Belezas em Revista
3.6 16Footlight Parade é de 1933, ou seja 80 anos atrás.Com quase certeza , todos os participantes já morreram, todas as lindas bailarinas dos musicais não existem mais, mas pela magia do cinema estão eternizadas, não vão envelhecer e vão sempre estar sorrindo e felizes olhando para a câmera.Fico pensando no tempo em que foi filmado, o da grande depressão americana, da alegria de quem conseguiu vaga para trabalhar no filme numa época de vacas magérrimas.O cinema servindo de escapismo a uma realidade muito dura e indesejável.No meio dessa situação o gênio Busby Berkeley faz em By a Waterfall seu melhor trabalho, num clima omírico, poético ,de total fuga à realidade que vinha ao encontro do desejo das pessoas naquele momento. É impossível dissociar o cinema produzido nos anos trinta da realidade que os americanos estavam vivenciando e exemplos disso são 42 nd Street, Dames,Fashions of 1934, Gold Diggers of 1933,1935 e 1937, In Caliente e Wonder Bar, todos com o talento de Berkeley.Em todos esses filmes o roteiro não é importante, às vezes é até fraco, mas os números musicais e a concepção coreográfica são soberbos e eternos.
O Picolino
4.1 110 Assista AgoraEsqueça o enredo e fixe-se nos números musicais.Top Hat tem para mim a melhor cena de cinema , os exatos 06 minutos e 25 segundos de Cheek to Cheek ,na qual Fred Astaire e Ginger Rogers não dançam, mas flutuam no ar.Saudade de um tempo em que o cinema americano tinha arte a oferecer.
Segredos em Família
4.0 5Um roteiro mais do que original numa realização brilhante e emocionante.Aranoa nunca decepciona em seus filmes.Uma jóia a ser descoberta por quem gosta de bom cinema.
Anatomia do Inferno
2.8 67Catherine Breillat deveria abandonar a carreira de cineasta e ir vender pipoca numa corrinha na praça .Anatomia do Inferno é um filme pseudo existencial, com pretensões a ser cult , como já disseram.Na verdade é repleto de cenas grotescas e nauseantes, como se isso só bastasse e como forma de se tornar conhecido e discutido.É uma boa porcaria, no sentido literal da expressão.Rocco Siffredi fica muito melhor nos filmes pornôs que fez, até porque neles não há a intenção de parecer uma coisa que efetivamente não é.
As Aventuras de Pi
3.9 4,4KUm roteiro bem original aliado a uma realização tecnicamente impecável , resultam no melhor candidato a Oscar neste ano.Visualmente deslumbrante, é um filme tenso que te prende até o fim , sendo talvez dispensável a parte da ilha, que fica meio sem sentido, mas que é pura fantasia.No mais ,o justo seria Richard Parker para melhor ator coadjuvante!!!!
Idiocracia
3.1 588Uma ótima idéia, até porque a idiotização da sociedade já existe atualmente em larga escala , promovida pela elite que dirige os destinos do mundo. A realização é que deixa a desejar, talvez pelo tom de comédia exacerbado.Contidos os exageros e enfocado numa linguagem mais sóbria seria muito mais interessante.
O Círculo do Poder
3.7 19Um filme longo mas que prende a atenção até o final .Interessante a alegoria dos bois indo para o matadouro durante todo o filme, da mesma forma que as pessoas eram trucidadas por Stalin.Roteiro original bem realizado e interpretações corretas, fazem deste um filme obrigatório para quem se interessa por essa época e assunto. Download em
Gonzaga: De Pai pra Filho
3.8 781 Assista AgoraA vida e a obra dos dois gênios,pai e filho,cada qual com seu estilo, e sintonizado com a sua época é tão boa que, mesmo com eventuais restrições que se possa ter ao filme, mesmo assim vale muito a pena assistí-lo.Ver imagens e depoimentos reais dos dois artistas é fantástico e deixa muita saudade.Gonzaguinha com a sua fama,ocasionou o que podia parecer impossível, o velho Luiz Gonzaga , já consagrado, acabou tendo o nome artístico alterado e virou Gonzagão. Nanda Costa vai se firmando no cinema nacional e tomara que acabe virando uma nova Dira Paes, beleza tipicamente brasileira e um enorme talento.
Cúmplices
3.2 2Um bem realizado drama com implicações policiais a respeito da prostituição masculina de homens jovens.Elenco convincente, principalmente dos personagens Vincent e Rebecca, restando de negativo talvez a personagem apagada da Emanuelle Devos ,que esteve muito bem no "La Moustache"e neste filme parece um talento desperdiçado.
O Voo
3.6 1,4K Assista AgoraDenzel Washington é um correto ator mas o filme com 137 minutos de duração pareceu-me muito longo e, como quase todo filme americano, cheio de clichês insuportáveis.Traçando uma analogia com a estória, o filme decola muito bem ,ascende com interesse crescente mas acaba se espatifando no resultado final.
Gloomy Sunday - Uma Trágica Canção
4.1 12A segunda guerra é sempre palco de estórias dramáticas . Gloomy Sunday é um correto e bem realizado filme sobre um triângulo amoroso consentido e a percepção de alguns nazistas de que aquilo tudo não ia dar certo e que poderiam aproveitar a oportunidade para depois ficarem com uma boa imagem, posando de heróis que salvaram judeus.Música bonita, vale uma conferida.
Karina, Objeto de Prazer
3.3 15É um drama erótico bem característico dos anos 80.Tentei imaginar outra deusa da época para fazer a personagem e não encontrei.Angelina Muniz (que até hoje é bonita) está soberana no papel, deslumbrante e carismática.Mais uma prova de que o diretor Jean Garrett sabia o que fazia.
Obsessão
3.0 466Como já foi dito é um filme meio mal acabado com um cortes estranhos, meio trash com pretensões a virar cult .O destaque é claro, é Nicole Kidman que depois de alguns papéis ruins,interpreta bem uma coroa tipo periguete dos anos 60 ,interessada em homens encarcerados.No mais, ao final, tem-se a impressão de se ter assistido a um rascunho de algo que poderia ser muito melhor.
Lincoln
3.5 1,5KSpielberg fez um filme longo, monótono,arrastado,desinteressante para quem não é americano, quase claustrofóbico porque contém poucas cenas externas, concentrando-se em ambientes fechados,mas que provavelmente irá conquistar muitos Oscars, vez que, foi concebido para agradar à academia.A maquiagem de Day-Lewis é bem feita ,criando um Lincoln parecido com as imagens que se tem dele.O destaque é Tommy Lee Jones , sempre um corretíssimo ator, ainda quando atua em bobagens como os Homens de Preto.Parte técnica bem realizada como se espera de um filme desse tipo , é mais uma patriotada que Hollywood quer enfiar goela abaixo do mundo.Cabe a nós aceitá-la ou não.
Onde Está a Felicidade?
2.6 150Um filme desprezível, monótono,sem proporcionar empatia com qualquer dos personagens, totalmente dispensável,uma verdadeira perda de tempo e um teste de paciência para qualquer espectador .Bruna Lombardi deveria limitar-se a se sentir feliz porque um dia, no passado, foi bonita e ficar quieta no seu canto sem maiores pretensões artísticas.Totalmente fora de sintonia com o cinema brasileiro atual.
Terra em Transe
4.1 286 Assista AgoraÉ difícil entender e sentir Terra em Transe em toda a sua grandiosidade sem ter vivido na época em que foi feito.O tom verborrágico, teatral, exagerado grandiloquente e anárquico são características do cinema perssonalíssimo e muito peculiar de Glauber, talvez o mais respeitado e admirado dos nossos cineastas no exterior.Intencionalmente ou não, o filme é um legado para a posterioridade do talento de Glauce Rocha, Jardel Filho,José Lewgoy, Mario Lago, Paulo Autran etc etc etc., muitos deles com uma pequena filmografia Só por esse registro, já seria uma obra antológica mas vai além porque muito do que foi mostrado permanece da mesma maneira até hoje, num clima menos sufocante, é verdade, mas o Eldorado e o Alecrim certamente não são apenas uma ficção.Recomendado para quem quer conhecer e pensar o Brasil .
007: Operação Skyfall
3.9 2,5K Assista AgoraEste é o primeiro filme da série protagonizado pelo Daniel Craig em que os produtores acertaram.Roteiro diferente dos habituais filmes de 007, sem esquecer de ótimas e bem realizadas cenas de ação . Ter Javier Bardem no elenco já é certeza de um desempenho fora do comum.Ele faz um ex agente, desgostoso com o tratamento que teve dentro do serviço secreto e tenta se vingar criando um vilão bem original, como já o havia feito em Onde os Fracos Não tem Vez (mais aí também eram os irmãos Cohen dirigindo, o que faz toda a diferença).Resumindo é um bom divertimento sendo o único senão as duas Bond girls, bem fraquinhas.
Febre do Rato
4.0 657Cláudio Assis vem trilhando um caminho próprio no cinema , onde os ambientes sórdidos são uma constante.O roteiro da Febre do Rato é pouco plausível e , às vezes , parece que o espírito verborrágico do Glauber Rocha incorporou no poeta Zizo .A grande atuação para mim é a da veterana atriz Maria Gladys que se expõe corajosamente e dá um show, muito embora os demais atores estejam extremamente corretos em seus papéis .O mestre Walter Carvalho é responsável pela boa fotografia em preto e branco , ainda com a influência do Amarelo Manga (as tomadas do alto, por cima dos personagens).Nanda Costa,também corajosa ao se expor, vai seguindo a linha de personagens femininas jovens, liberadas sexualmente.Enfim, é um filme nacional com personalidade , que talvez não agrade a todos como os anteriores do diretor, mas que vale a pena ser conhecido.
Expedição Kon Tiki
3.9 283 Assista AgoraAté aproximadamente 40 minutos de projeção uma encheção de linguiça. Depois, algumas imagens interessantes, mas nada que já não se tenha visto antes , com a diferença que não foi feito em hollywood , mas com locações em diversos locais .Achei interessante no final, o obituário dos participantes da aventura real na qual o filme é baseado.O verdadeiro Thor Heyerdahl ,apesar de todo o sufoco na travessia só foi morrer aos 84 anos.Filme indicado para uma sessão aventura, à tarde.
José e Pilar
4.5 160 Assista AgoraDownload em: Saramago é da mesma estirpe de Camões. Fernando Pessoa e Eça de Queiroz, todos glórias da língua portuguesa.A sua visão pessimista da humanidade,do homem em si e de Deus são fantásticas.O documentário é muito realista com cenas íntimas do casal. Agora o que estraga tudo é a Pilar, uma mulher ambiciosa que se aproximou do escritor muito provavelmente para se beneficiar e obter projeção.Uma feminista xiita que exigia ser chamada de presidenta(como a Dilma) na fundação Saramago que preside e louva exacerbadamente a Hilary Clinton.No filme o escritor está com 85 anos e ela 58, ou seja existe entre eles uma diferença de idade de 27 anos. Como estavam juntos há 20 anos, quando se conheceram ela tinha 38 anos e ele 65.Fica patente, até por declaração da Pilar, que ela foi ao encontro dele não como jornalista mas já com a intenção de entrar em sua vida .O que se vê no filme é uma mulher ,carregando pelo mundo a fora o companheiro , para exibí-lo como uma atração circense ou um pop star. Em contrapartida, vê-se um intelectual visivelmente contrariado, concedendo entrevistas repetitivas e autografando mecânicamente livros (sem dedicatória), tudo contrário à sua natureza reclusa.A exposição excessiva, completamente desnecessária aquele momento (Saramago já era famoso e prêmio Nobel ) servia apenas para alimentar a vaidade da Pilar que, com isso, com o excesso de viagens para uma pessoa idosa , quase mata a sua galinha dos ovos de ouro.Mas, apesar de tudo isso, aparentemente , o escritor estava feliz com quem estava a seu lado.Acho que merecia algo melhor.
Beautiful Kate
3.5 22A idéia até que não era ruim, mas a realização não foi das melhores.A personagem Toni, interpretada pela Maeve Dermody não diz ao que veio e desaparece no meio da trama.Parece que foi incluída apenas para justificar a bonita presença da atriz que nem nua direito aparece.No mais a Rachel Griffiths está correta como sempre e a Sophie Lowe como Kate dá conta do recado razoavelmente.Parece que ficou faltando uma unidade ao filme .
O Moinho e a Cruz
4.0 37Eu achava que Amor Além da Vida , Barry Lindon e Goya en Burdeos, tinham propostas estéticas vinculadas à pintura inigualáveis.O Moinho e a Cruz vai além disso .Fotografia e iluminação deslumbradas aliadas a efeitos muito bem inseridos e pertinentes tornam o filme um deleite para os apreciadores de pintura.É certo que quem é familiarizado com a obra de Bruegel, o velho irá se extasiar com o que verá. De qualquer forma, mesmo para quem desconhece o pintor , o tratamento dado é tão fascinante que qualquer um, com um mínimo de sensibilidade artística ,irá apreciar o filme . Bem realizado e original é obrigatório para quem tem bom gosto.
Incuráveis
3.4 6Finalmente, depois de muito procurar na Internet achei o filme em
Fernando Eiras está correto em seu personagem ,como também estava no Filme de Amor de Júlio Bressane, mas o filme é Dira Paes .Talentosa,bonita,carismática,magnética e muito, mas muito gostosa mesmo,domina a cena o tempo todo com seu desempenho avassalador. Acrerdito ser o seu melhor trabalho, mesmo que pouco conhecido O filme.vai no estilo de En La Cama e Nuit nº1com apenas dois personagens em cena mas vale muito a pena uma conferida.
As Harmonias de Werckmeister
4.3 94Acho que vou discordar de todos aqui, mas como é um espaço democrático para opiniões, vamos lá .Já havia assistido o Cavalo de Turim e tinha detestado.Acredito que cinema sirva para manter a sua atenção, para deleite visual, para transmitir uma idéia, ou para puro e simples divertimento, mas nunca para você desejar ardentemente que o filme acabe por não aguentar o ritmo exasperadamente lento.Pois bem, as Harmonias apesar do ritmo e da duração foram um suplício menor .Ao final não pude entender como o plano -sequência inicial fosse tão aclamado.Feito num pequeno ambiente fechado, não conseguiu me transmitir a magia dos planos de Soy Cuba e da arca Russa, estes sim espetaculares e dignos de nota.Quanto ao filme,fica parecendo que quando um diretor e premiado e cultuado, tudo se justifica.Se por um lado os blockbusters americanos sem conteúdo são desprezíveis, por outro lado criar um trabalho tão hermético e sujeito a interpretações, as mais diversas possíveis,também não merece aplauso.Definitivamente não gosto de Béla Tarr .Agora Truffaut, Ettore Scola,Valerio Zurlini são outra história.