Vi o filme primeiro, depois quis ler o livro. O livro é melhor, como sempre; mais rico, mais questionador, mais instigante. Mas o filme é válido, porque acaba levando o espectador ao livro.
Assisti mais uma vez. Será que soa meloso demais eu dizer que adoro a parte final quando o filme faz um contraste entre o amor de Evelyn por Rick e o "amor" de AnckSu Namun por Imhotep? Bom, agora está dito mesmo.
Fotografia sombria, o que é bem adequado ao filme. Cortes de cena que saem da banalidade - especialmente no começo - e movimentos de câmera que, se não são mirabolantes como num De Palma, "deslizam" por vezes pelas imagens, dando um tom reflexivo, quase europeu. O que vou dizer de Johnny Depp? Uma interpretação contida para o seu inspetor melancólico - uma espécie de Sherlock Holmes sombrio, triste, com seu dom de vidência e seu romantismo discreto; se discordo do fim, não deixo de me render a uma história bem contada, com sacadas ótimas nas referências à época - 1888 - como a maçonaria, os socialistas ingleses, e até mesmo uma aparição - dolorosa - do "Homem Elefante", que, se nada tem a ver com a trama, tem tudo a ver com a melancolia incessante deste belo filme. Ainda: a 'explicação' para o mistério de Jack O Estripador foi a mesma usada no ótimo "Assassinato por Decreto" com Christopher Plummer, de fato, encarnando Sherlock Holmes.
É a vida: uma mulher lindíssima, culta, talentosa, desesperadamente apaixonada por um tipinho tão reles - promíscuo, jogador, sem honra alguma. O que ela terá visto nele? Bem que os gregos associavam o amor erótico com a insanidade... Isabelle, é claro, estupenda. Filme para grudar os olhos em cada imagem dela.
Pode ser uma metáfora da sexualidade feminina - que tem um momento certo pra desabrochar, ser descoberta, experimentada; pode ser uma metáfora das relações entre homens e mulheres, sempre complicadas, complexas, às vezes podendo ser trágicas, mas inegavelmente valiosas. Pode ser tudo isso e além, uma visão/ versão feminista do conto de Chapéuzinho Vermelho. O filme tem diversos detalhes que merecem atenção - a capinha vermelha, que o Homem-Lobo diz à Rosaleen para despir, "Porque ela não vai mais precisar dela" é apenas um deles - e que enriquecem o filme. Bonito sem ser exibicionista - sendo britânico, não faz gastos desnecessários na produção - traz impressionantes cenas de metamorfose. Para rever. Também chama a atenção o roteiro baseado em Angela Carter, escritora inglesa falecida que produziu uma ficção feminista-revisionista dos contos de fadas.
A boa jogada do filme e que funciona à perfeição: Stallone e Sharon demoram a se encontrar dentro da mesma cena, criando uma atmosfera asfixiante de tensão e sensualidade contida... e a química deles, quando o encontro acontece, é perfeita. Boa trama, bons diálogos, belíssimo casal. E o elenco de apoio é de primeira.
A parte final é clichê, o que prejudica muito o filme. Mas Fox rouba o espetaculo com uma atuação repleta de humor; cenas e cenas são dele, simplesmente.
Premissa um tanto fantasiosa, e Besson não conseguiu torná-la crível. Mas: vale pelo Bruce Willis - claro! - e pelo fato de pela 1ª vez um filme do Besson NÃO me deixar furiosa com o desfecho - ele costuma estragar bons filmes com unhappy endings absurdos.
Posso discutir a ideologia do filme, as premissas em que se baseia; porém não posso negar que, como filme de terror/ suspense amarra todas as pontas, é inteligente e cheio de pistas para quem quiser ver... O final é impactante (ou foi, na época).
explorada com tal delicadeza e poesia que fica impossível pensar em pedofilia, até porque nada acontece e nem ameaça acontecer nesse sentido. O personagem de Hutton está fascinado pela mulher que a menina Portman promete ser, e bem gostaria de esperá-la crescer
Propaganda da época desse filme: "Você sentirá medo até o fundo da sua alma". E não era enganosa. Embora não seja do tipo de filme que fico querendo rever - muita tensão e angustia e violência psicológica - cumpre o que promete, tem detalhes assustadores, e é bem interpretado e dirigido.
Belíssimo, com uma direção sensível a detalhes, imagens, enquadramentos que funcionam como 'reflexão através de imagens', um filme que consegue transmitir com verossimilhança a inevitabilidade da paixão. Convence.
Como o primeiro da série, um filme simpático. Selleck ajuda, pois gostamos logo dele. A música é incomumente acima da média para um filme de TV e a trama, sem originalidades, ganha um toque mais pitoresco pelas casos paralelos resolvidos pelo chefe de polícia Stone, alguns cômicos (o caso da cadelinha sem licença), que soam típicos de cidade de interior.
Elenco ótimo. E quem resiste a Johnny Depp numa versão feliz de Edward Mãos de Tesoura? Ao contrário do que disseram críticos, não há acomodação do personagem de Depp: ele termina tão ele mesmo quanto começou: basta ver a última cena em que ele ensina seu modo de preparar pizzas a Mary Stuart Masterson...
Os Sete Minutos
3.7 9Vi o filme primeiro, depois quis ler o livro. O livro é melhor, como sempre; mais rico, mais questionador, mais instigante. Mas o filme é válido, porque acaba levando o espectador ao livro.
O Retorno da Múmia
3.3 591 Assista AgoraAssisti mais uma vez. Será que soa meloso demais eu dizer que adoro a parte final quando o filme faz um contraste entre o amor de Evelyn por Rick e o "amor" de AnckSu Namun por Imhotep? Bom, agora está dito mesmo.
Do Inferno
3.6 472 Assista AgoraFotografia sombria, o que é bem adequado ao filme. Cortes de cena que saem da banalidade - especialmente no começo - e movimentos de câmera que, se não são mirabolantes como num De Palma, "deslizam" por vezes pelas imagens, dando um tom reflexivo, quase europeu.
O que vou dizer de Johnny Depp? Uma interpretação contida para o seu inspetor melancólico - uma espécie de Sherlock Holmes sombrio, triste, com seu dom de vidência e seu romantismo discreto; se discordo do fim, não deixo de me render a uma história bem contada, com sacadas ótimas nas referências à época - 1888 - como a maçonaria, os socialistas ingleses, e até mesmo uma aparição - dolorosa - do "Homem Elefante", que, se nada tem a ver com a trama, tem tudo a ver com a melancolia incessante deste belo filme.
Ainda: a 'explicação' para o mistério de Jack O Estripador foi a mesma usada no ótimo "Assassinato por Decreto" com Christopher Plummer, de fato, encarnando Sherlock Holmes.
A História de Adèle H.
3.9 129É a vida: uma mulher lindíssima, culta, talentosa, desesperadamente apaixonada por um tipinho tão reles - promíscuo, jogador, sem honra alguma. O que ela terá visto nele? Bem que os gregos associavam o amor erótico com a insanidade...
Isabelle, é claro, estupenda. Filme para grudar os olhos em cada imagem dela.
A Companhia dos Lobos
3.6 131 Assista AgoraPode ser uma metáfora da sexualidade feminina - que tem um momento certo pra desabrochar, ser descoberta, experimentada; pode ser uma metáfora das relações entre homens e mulheres, sempre complicadas, complexas, às vezes podendo ser trágicas, mas inegavelmente valiosas. Pode ser tudo isso e além, uma visão/ versão feminista do conto de Chapéuzinho Vermelho. O filme tem diversos detalhes que merecem atenção - a capinha vermelha, que o Homem-Lobo diz à Rosaleen para despir, "Porque ela não vai mais precisar dela" é apenas um deles - e que enriquecem o filme. Bonito sem ser exibicionista - sendo britânico, não faz gastos desnecessários na produção - traz impressionantes cenas de metamorfose. Para rever. Também chama a atenção o roteiro baseado em Angela Carter, escritora inglesa falecida que produziu uma ficção feminista-revisionista dos contos de fadas.
Teoria da Conspiração
3.5 188 Assista AgoraAinda que eu reconheça que os melhores minutos do filme são os iniciais.
Navio Fantasma
2.8 824 Assista AgoraComo boa parte dos filmes do gênero - aqueles que tem alguma qualidade - ele vai bem até os 20 minutos finais. Aí, decepciona.
O Mentiroso
3.5 954 Assista AgoraA cena de Carrey
espancando a si mesmo no banheiro
Grease: Nos Tempos da Brilhantina
3.9 1,2K Assista AgoraMusical que não cansa nunca? Canções maravilhosas, e as que não são maravilhosas são muito boas?
É este. Um pequeno clássico.
O Especialista
3.0 186 Assista AgoraA boa jogada do filme e que funciona à perfeição: Stallone e Sharon demoram a se encontrar dentro da mesma cena, criando uma atmosfera asfixiante de tensão e sensualidade contida... e a química deles, quando o encontro acontece, é perfeita.
Boa trama, bons diálogos, belíssimo casal. E o elenco de apoio é de primeira.
Daunbailó
4.1 134 Assista AgoraA cena da dança é de um erotismo espontâneo, simples. Amo essa cena.
O Segredo do Quarto Branco
2.9 3 Assista AgoraTem uma atmosfera diferente, mas a falta de convicção do ator como galã heterossexual derruba o filme...
Aprendiz de Feiticeiro
3.0 31 Assista AgoraA parte final é clichê, o que prejudica muito o filme. Mas Fox rouba o espetaculo com uma atuação repleta de humor; cenas e cenas são dele, simplesmente.
Condenado pela Memória
3.3 4A história - e suas soluções - é mais interessante do que o resumo reles acima sugere.
O Quinto Elemento
3.7 816Premissa um tanto fantasiosa, e Besson não conseguiu torná-la crível. Mas: vale pelo Bruce Willis - claro! - e pelo fato de pela 1ª vez um filme do Besson NÃO me deixar furiosa com o desfecho - ele costuma estragar bons filmes com unhappy endings absurdos.
Insônia
3.4 412 Assista AgoraEis um filme em que tudo funciona perfeitamente, inclusive o final. O trio de atores - Pacino, Williams, Hillary - bem escolhido.
Lições Para Toda Vida
4.0 199 Assista AgoraVale: pelo Haley Joel Osment; pelo Michael Caine; e pelos toques de fantasia insinuados à medida que a história se desenvolve.
O Sexto Sentido
4.2 2,4K Assista AgoraPosso discutir a ideologia do filme, as premissas em que se baseia; porém não posso negar que, como filme de terror/ suspense amarra todas as pontas, é inteligente e cheio de pistas para quem quiser ver... O final é impactante (ou foi, na época).
Brincando de Seduzir
3.4 39 Assista AgoraAs quatro estrelas vão por conta da relação entre os personagens de Hutton e Portman -
explorada com tal delicadeza e poesia que fica impossível pensar em pedofilia, até porque nada acontece e nem ameaça acontecer nesse sentido. O personagem de Hutton está fascinado pela mulher que a menina Portman promete ser, e bem gostaria de esperá-la crescer
Coração Satânico
3.9 494Propaganda da época desse filme: "Você sentirá medo até o fundo da sua alma". E não era enganosa.
Embora não seja do tipo de filme que fico querendo rever - muita tensão e angustia e violência psicológica - cumpre o que promete, tem detalhes assustadores, e é bem interpretado e dirigido.
Mrs. Soffel
3.3 9 Assista AgoraBelíssimo, com uma direção sensível a detalhes, imagens, enquadramentos que funcionam como 'reflexão através de imagens', um filme que consegue transmitir com verossimilhança a inevitabilidade da paixão. Convence.
Crimes no Paraíso 2
3.2 13 Assista AgoraComo o primeiro da série, um filme simpático. Selleck ajuda, pois gostamos logo dele. A música é incomumente acima da média para um filme de TV e a trama, sem originalidades, ganha um toque mais pitoresco pelas casos paralelos resolvidos pelo chefe de polícia Stone, alguns cômicos (o caso da cadelinha sem licença), que soam típicos de cidade de interior.
Crimes no Paraíso
3.1 29 Assista AgoraNão traz novidades, mas é simpático e, dentro dos moldes televisivos, bem feito.
Benny & Joon: Corações em Conflito
4.2 318 Assista AgoraElenco ótimo. E quem resiste a Johnny Depp numa versão feliz de Edward Mãos de Tesoura?
Ao contrário do que disseram críticos, não há acomodação do personagem de Depp: ele termina tão ele mesmo quanto começou: basta ver a última cena em que ele ensina seu modo de preparar pizzas a Mary Stuart Masterson...