Gostaria apenas de pontuar que ainda na primeira parte do filme, achei a origem/vida das viúvas contadas ao som daquela versão de "Smells Like Teen Spirit" (na voz de Malia J) simplesmente de arrepiar!
A história é mesmo ótima e recheada de bons atores. O defeito é que tinha tudo para ser eletrizante e não foi! É arrastado! Ainda assim é aquele típico filme policial dos anos 90 que faz lá seu sucesso.
Colorido num estilo pop art, enredo leve, com aquelas músicas que todo mundo sabe de cor e cuja origem foram muito bem referenciadas, foi gostoso de assistir esse filme. Como já disseram aqui e eu concordo: quebrar a quarta parede é a cara do Erasmo! e por mais que isso vá mesmo diminuindo do meio para o fim, o olhar atrevido dele está sempre lá. O romance "múltiplo" com seu mais conhecido par, presente desde o início, foi também de uma sacada sutilmente genial que eu gostei bastante. Por fim, fiquei com a playlist impregnada por algumas semanas.
Um pouco arrastado demais e em parte previsível. Ainda assim, é bonito assistir pela fotografia, pelas oscilações temporais de um enredo contado de forma bem original e por um drama típico de pessoas reais. Tem cenas fortes mostradas de forma muito inteligente e o final dá mesmo um nó na garganta. Embora até recomende, confesso que pela nota alta que tem aqui ou por algum outro motivo, eu esperava um plot twist que não aconteceu, e talvez isso tenha me decepcionado um pouco.
Desenvolvida com uma surpreendente acidez até para os dias de hoje, a metalinguagem hollywoodiana é ao mesmo trágica e comovente nesse filme. A narrativa é fragmentada mas fluída, então nem vi o tempo passar enquanto a trama oscilava entre glamour e decadência. Dos clássicos com boas notas por aqui foi um dos que mais gostei. Envelheceu muito bem!
É aquele romance de Jane Austen mais metido a engraçadinho, então quem viu outras adaptações pode sentir mesmo uma diferença mas nada que assuste demais. Continua tudo muito no modo romântico e a Anya Taylor-Joy é uma delícia de se ver na tela. Fotografia e figurinos lindíssimos!
Faroeste não está entre os gêneros que mais assisto, ainda assim (ou será que foi exatamente por isso?) achei excelente e parece mesmo ser um clássico dentre os seus. É uma história cheia de boas tiradas, recursos visuais simples muito bem utilizados e cheio de ação! Acho que acertei usando esse de exemplar do gênero. Indicaria facilmente!
Tem um início bizarro com dois tipos de diálogos distintos: um chato demais e outro bem bacana que remete a tecnologias atuais outrora apenas artigos científicos que poderiam parecer beirar a distopia e hoje estão na palma da nossa mão. Essa parte achei bem legal (poderia ter começado só com isso)! Outra coisa interesse são os recursos muito lindos (visuais e sonoros) que são usados de forma mesclada no filme todo. Tem uma vibe bem retrô, takes escuros, etc., tudo que homenageia o rádio e as sensações sonoras e em tempos em que tudo está lá em 4D diante dos seus olhos, isso pode te cativar ou te incomodar, não tenho como saber. Até aqui está bom, mas aí eu tenho que dizer que o enredo não é lá essas coisas, sabe? Embora com um suspense que se mantém bem até quase o final do filme, ele tem umas passagens aleatórias, umas personagens que entram sem vê de que (ou rápido demais) e acaba tudo sendo meio cansativo ou sem propósito bem definido. Por ser um filme de baixo custo, claramente despretensioso, pode ser mesmo bem legal e realmente uma boa surpresa, mas eu acho que também não vai virar nenhum clássico da ficção científica.
Faz muito tempo que vi "Corpo Fechado" para fazer uma ligação bacana entre eles no meio dessa trilogia, mas ainda que como filme solo achei esse aqui ótimo. A atuação do James McAvoy está mesmo desesperador de bom com transições bruscas entre as personalidades em um primeiríssimo plano de arrepiar. O recurso é bem usado em praticamente todas as personagens e a história paralela da Casey é mesmo impactante. A referência ao "sobrenatural" que a galera critica aqui, acho, particularmente, que não desacredita em nada na história, até porque a Dra. Fletcher está no enredo justamente para nos explicar isso. Por último, do meio para o fim tem horas que dá mesmo um certo marasmo, um "sei lá, falta alguma coisa aqui"; não sou nenhuma crítica então entendo quatro estrelas como suficiente e é isso.
Um dos melhores musicais que já vi! Transborda vida com uma explosão de cores em cada cena, músicas que grudam na sua cabeça e com um final melhor que o esperado. É esplendoroso! Favoritado, sem dúvidas!
Tom Ripley é aquele personagem que a gente vê crescer ao longo das suas mentiras, que muda de face e trejeitos entre uma "mentirinha" sobre um casaco até um "falso alguém melhor que um ninguém verdadeiro". Que transição! Essa construção super me convenceu e a atuação de Matt Damon está impecável. Discordo de quem acha que ele não está bem como vilão, penso que aqui ele está quase como um anti herói que faz a gente querer que ele se safe no final. Era o que a gente queria, é o que eu queria... até a cena final. É naquela cena forte e poética que ele perde a simpatia e se tranca no "porão escuro". O filme acaba no momento perfeito: quando não gostamos mais do Tom. Recomendadíssimo! Merecia nota mais alta do que tem aqui.
É curioso... ele vale pela propagação de uma história pouco conhecida que surpreende que tenha sido (baseada em fatos) real(ais), sendo esse seu trunfo. Não pude deixar de pensar que seria uma boa de ser analisada em estudos como formação de Estados soberanos, por exemplo. No mais, é divertidinho de ver embora não seja lá grande coisa.
A atuação do Hugh Jackman aqui tá um negócio espetacular e é o que dá gosto de ver nesse filme que é muito bom, mas desnecessariamente longo demais. Justamente por se perder no tempo que o enredo vai deixando de desenvolver pontos importantes (o sentido do labirinto, a relação entre os envolvidos nos crimes... tudo culminando naquela cena final que deixa muito a desejar!) porque se deteve em cenas dispensáveis com o filho do Dover e o Paul Dano, por exemplo. Em que pese esse ponto cansativo do filme, não deixo de recomendá-lo como sendo um suspense daqueles, cheio de cenas de aflição e que vale a pena assistir.
Roteiro muito bem dirigido com recortes e linhas do tempo que me envolveram bem. Boas atuações e diálogos de segmentos diversificados que incrementam o debate entre as personagens durante o filme e dão também com eles vários momentos cômicos que aliviam a revolta causada por um julgamento controverso. O pano de fundo pode até ser a manifestação anti-guerra do Vietnã mas vários outros debates sociais e políticos surgem no caminho contudo sem se perder. Recomendo!
De uma acidez intelectual que beira à genialidade de tão simples! Imagino que na época deve ter causado um grande impacto e isso sinaliza também a importância desse filme para o cinema. Envelheceu muito bem mesmo com esse spoiler gratuito da capa que já é de conhecimento público e ainda assim não retira de quem assiste hoje a admiração pelo brilhantismo desse clássico.
É perturbador tanto antes quanto depois de conhecer as explicações que a internet nos proporciona. Ainda que seja inegável as múltiplas sensações de revolta que ele causa, o impacto com notáveis atuações, em especial de Jennifer Lawrence com quem os planos fechados nos fazem ficar enclausurados no mesmo sentimento de agonia, etc., é, sem dúvidas, a explicação do filme que lhe confere nota mais alta até do que ele próprio. O que temos aqui é um "plot twist retardado" que só vem quando a explicação retroage no tempo para lhe fazer se reposicionar dentro dos cômodos dessa casa e é nisso que para mim reside a genialidade dessa obra.
Vide a sinopse: "No entanto, muitos não contavam com um detalhe: que no passado desse lugar extraordinário estava adormecido um talento especial para a aventura".
Junto com "Volver" e "A pele que Habito" se tornou dos meus favoritos. Almodóvar é de uma coragem cinematográfica cujo estilo claramente seria uma droga na mão de qualquer outra pessoa! O destaque desse filme sem dúvidas vai para Gael García Bernal que está radiante dando vida a personagens tão distintos e importantes nessa trama que tem direito a plot twist e uma técnica impecável. Nem vi o tempo passar!
Esse filme é um romance e não uma ficção científica. É muito claro que embora haja uma "viagem no tempo", de forma alguma a história aqui se propõe a dar maiores explicações ou se compromete em deixar uma super coerência lógica sobre como isso acontece. A prova disso é um final quase esotérico e o esforço em enaltecer um amor romântico vivido em poucas horas e lembrado uma vida inteira. Acho que ficar divagando se seria uma alucinação dele é forçar uma esfera "cult" que na minha opinião esse filme não tem. A fotografia enevoada é bonita, as atuações são boas, o romance do casal convence e a trilha é o ponto alto. Acho que não se pode exigir mais do que isso.
Viúva Negra
3.5 1,0K Assista AgoraGostaria apenas de pontuar que ainda na primeira parte do filme, achei a origem/vida das viúvas contadas ao som daquela versão de "Smells Like Teen Spirit" (na voz de Malia J) simplesmente de arrepiar!
A Firma
3.4 179 Assista AgoraA história é mesmo ótima e recheada de bons atores. O defeito é que tinha tudo para ser eletrizante e não foi! É arrastado! Ainda assim é aquele típico filme policial dos anos 90 que faz lá seu sucesso.
Minha Fama de Mau
3.2 123Colorido num estilo pop art, enredo leve, com aquelas músicas que todo mundo sabe de cor e cuja origem foram muito bem referenciadas, foi gostoso de assistir esse filme. Como já disseram aqui e eu concordo: quebrar a quarta parede é a cara do Erasmo! e por mais que isso vá mesmo diminuindo do meio para o fim, o olhar atrevido dele está sempre lá. O romance "múltiplo" com seu mais conhecido par, presente desde o início, foi também de uma sacada sutilmente genial que eu gostei bastante. Por fim, fiquei com a playlist impregnada por algumas semanas.
Desejo e Reparação
4.1 1,5K Assista AgoraUm pouco arrastado demais e em parte previsível. Ainda assim, é bonito assistir pela fotografia, pelas oscilações temporais de um enredo contado de forma bem original e por um drama típico de pessoas reais. Tem cenas fortes mostradas de forma muito inteligente e o final dá mesmo um nó na garganta. Embora até recomende, confesso que pela nota alta que tem aqui ou por algum outro motivo, eu esperava um plot twist que não aconteceu, e talvez isso tenha me decepcionado um pouco.
O Espelho Tem Duas Faces
3.7 171 Assista AgoraDaqueles que você passa o filme inteiro com um sorrisinho besta nos lábios. Tem dias que a gente só quer ver essa leveza mesmo.
Crepúsculo dos Deuses
4.5 794 Assista AgoraDesenvolvida com uma surpreendente acidez até para os dias de hoje, a metalinguagem hollywoodiana é ao mesmo trágica e comovente nesse filme. A narrativa é fragmentada mas fluída, então nem vi o tempo passar enquanto a trama oscilava entre glamour e decadência. Dos clássicos com boas notas por aqui foi um dos que mais gostei. Envelheceu muito bem!
Emma.
3.4 290 Assista AgoraÉ aquele romance de Jane Austen mais metido a engraçadinho, então quem viu outras adaptações pode sentir mesmo uma diferença mas nada que assuste demais. Continua tudo muito no modo romântico e a Anya Taylor-Joy é uma delícia de se ver na tela. Fotografia e figurinos lindíssimos!
A Morte Anda a Cavalo
4.0 64 Assista AgoraFaroeste não está entre os gêneros que mais assisto, ainda assim (ou será que foi exatamente por isso?) achei excelente e parece mesmo ser um clássico dentre os seus. É uma história cheia de boas tiradas, recursos visuais simples muito bem utilizados e cheio de ação! Acho que acertei usando esse de exemplar do gênero. Indicaria facilmente!
Los Angeles: Cidade Proibida
4.1 528 Assista AgoraO único lamento é não ter visto antes. Filmaço!
A Vastidão da Noite
3.5 576 Assista AgoraTem um início bizarro com dois tipos de diálogos distintos: um chato demais e outro bem bacana que remete a tecnologias atuais outrora apenas artigos científicos que poderiam parecer beirar a distopia e hoje estão na palma da nossa mão. Essa parte achei bem legal (poderia ter começado só com isso)! Outra coisa interesse são os recursos muito lindos (visuais e sonoros) que são usados de forma mesclada no filme todo. Tem uma vibe bem retrô, takes escuros, etc., tudo que homenageia o rádio e as sensações sonoras e em tempos em que tudo está lá em 4D diante dos seus olhos, isso pode te cativar ou te incomodar, não tenho como saber. Até aqui está bom, mas aí eu tenho que dizer que o enredo não é lá essas coisas, sabe? Embora com um suspense que se mantém bem até quase o final do filme, ele tem umas passagens aleatórias, umas personagens que entram sem vê de que (ou rápido demais) e acaba tudo sendo meio cansativo ou sem propósito bem definido. Por ser um filme de baixo custo, claramente despretensioso, pode ser mesmo bem legal e realmente uma boa surpresa, mas eu acho que também não vai virar nenhum clássico da ficção científica.
Fragmentado
3.9 3,0K Assista AgoraFaz muito tempo que vi "Corpo Fechado" para fazer uma ligação bacana entre eles no meio dessa trilogia, mas ainda que como filme solo achei esse aqui ótimo. A atuação do James McAvoy está mesmo desesperador de bom com transições bruscas entre as personalidades em um primeiríssimo plano de arrepiar. O recurso é bem usado em praticamente todas as personagens e a história paralela da Casey é mesmo impactante. A referência ao "sobrenatural" que a galera critica aqui, acho, particularmente, que não desacredita em nada na história, até porque a Dra. Fletcher está no enredo justamente para nos explicar isso. Por último, do meio para o fim tem horas que dá mesmo um certo marasmo, um "sei lá, falta alguma coisa aqui"; não sou nenhuma crítica então entendo quatro estrelas como suficiente e é isso.
Duas Garotas Românticas
4.1 65 Assista AgoraUm dos melhores musicais que já vi! Transborda vida com uma explosão de cores em cada cena, músicas que grudam na sua cabeça e com um final melhor que o esperado. É esplendoroso! Favoritado, sem dúvidas!
O Talentoso Ripley
3.8 663 Assista AgoraTom Ripley é aquele personagem que a gente vê crescer ao longo das suas mentiras, que muda de face e trejeitos entre uma "mentirinha" sobre um casaco até um "falso alguém melhor que um ninguém verdadeiro". Que transição! Essa construção super me convenceu e a atuação de Matt Damon está impecável. Discordo de quem acha que ele não está bem como vilão, penso que aqui ele está quase como um anti herói que faz a gente querer que ele se safe no final. Era o que a gente queria, é o que eu queria... até a cena final. É naquela cena forte e poética que ele perde a simpatia e se tranca no "porão escuro". O filme acaba no momento perfeito: quando não gostamos mais do Tom. Recomendadíssimo! Merecia nota mais alta do que tem aqui.
Viva: A Vida é Uma Festa
4.5 2,5K Assista AgoraVisualmente impecável embora no final eu já estivesse aos prantos para ver direito. Que coisa mais linda! É de aquecer o coração.
Soul
4.3 1,4KHistória original, abordagens sensíveis de espiritualidade e relações humanas além de uma mensagem prática linda. Adorei!
A Incrível História da Ilha das Rosas
3.6 129 Assista AgoraÉ curioso... ele vale pela propagação de uma história pouco conhecida que surpreende que tenha sido (baseada em fatos) real(ais), sendo esse seu trunfo. Não pude deixar de pensar que seria uma boa de ser analisada em estudos como formação de Estados soberanos, por exemplo. No mais, é divertidinho de ver embora não seja lá grande coisa.
Os Suspeitos
4.1 2,7K Assista AgoraA atuação do Hugh Jackman aqui tá um negócio espetacular e é o que dá gosto de ver nesse filme que é muito bom, mas desnecessariamente longo demais. Justamente por se perder no tempo que o enredo vai deixando de desenvolver pontos importantes (o sentido do labirinto, a relação entre os envolvidos nos crimes... tudo culminando naquela cena final que deixa muito a desejar!) porque se deteve em cenas dispensáveis com o filho do Dover e o Paul Dano, por exemplo. Em que pese esse ponto cansativo do filme, não deixo de recomendá-lo como sendo um suspense daqueles, cheio de cenas de aflição e que vale a pena assistir.
Os 7 de Chicago
4.0 581 Assista AgoraRoteiro muito bem dirigido com recortes e linhas do tempo que me envolveram bem. Boas atuações e diálogos de segmentos diversificados que incrementam o debate entre as personagens durante o filme e dão também com eles vários momentos cômicos que aliviam a revolta causada por um julgamento controverso. O pano de fundo pode até ser a manifestação anti-guerra do Vietnã mas vários outros debates sociais e políticos surgem no caminho contudo sem se perder. Recomendo!
O Planeta dos Macacos
4.0 683 Assista AgoraDe uma acidez intelectual que beira à genialidade de tão simples! Imagino que na época deve ter causado um grande impacto e isso sinaliza também a importância desse filme para o cinema. Envelheceu muito bem mesmo com esse spoiler gratuito da capa que já é de conhecimento público e ainda assim não retira de quem assiste hoje a admiração pelo brilhantismo desse clássico.
Mãe!
4.0 3,9K Assista AgoraÉ perturbador tanto antes quanto depois de conhecer as explicações que a internet nos proporciona. Ainda que seja inegável as múltiplas sensações de revolta que ele causa, o impacto com notáveis atuações, em especial de Jennifer Lawrence com quem os planos fechados nos fazem ficar enclausurados no mesmo sentimento de agonia, etc., é, sem dúvidas, a explicação do filme que lhe confere nota mais alta até do que ele próprio. O que temos aqui é um "plot twist retardado" que só vem quando a explicação retroage no tempo para lhe fazer se reposicionar dentro dos cômodos dessa casa e é nisso que para mim reside a genialidade dessa obra.
Bacurau
4.3 2,8K Assista AgoraVide a sinopse: "No entanto, muitos não contavam com um detalhe: que no passado desse lugar extraordinário estava adormecido um talento especial para a aventura".
Má Educação
4.2 1,1K Assista AgoraJunto com "Volver" e "A pele que Habito" se tornou dos meus favoritos. Almodóvar é de uma coragem cinematográfica cujo estilo claramente seria uma droga na mão de qualquer outra pessoa! O destaque desse filme sem dúvidas vai para Gael García Bernal que está radiante dando vida a personagens tão distintos e importantes nessa trama que tem direito a plot twist e uma técnica impecável. Nem vi o tempo passar!
Em Algum Lugar do Passado
3.9 600 Assista AgoraEsse filme é um romance e não uma ficção científica. É muito claro que embora haja uma "viagem no tempo", de forma alguma a história aqui se propõe a dar maiores explicações ou se compromete em deixar uma super coerência lógica sobre como isso acontece. A prova disso é um final quase esotérico e o esforço em enaltecer um amor romântico vivido em poucas horas e lembrado uma vida inteira. Acho que ficar divagando se seria uma alucinação dele é forçar uma esfera "cult" que na minha opinião esse filme não tem. A fotografia enevoada é bonita, as atuações são boas, o romance do casal convence e a trilha é o ponto alto. Acho que não se pode exigir mais do que isso.
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
4.2 1,6K Assista AgoraO melhor filme dessa saga que, gostem ou não, marcou gerações!