Neste filme conhecemos a mãe do "kid" de Drive. Brincadeira, mas os personagens são inegavelmente parecidos. De qualquer forma, não sei se quero conhecer o pai dele.
Me dei conta de que já assisti este filme inúmeras vezes, mas sempre dublado. Agora tenho mais um motivo pra rever! (pensando bem, nem preciso de motivo pra rever). Clássico de uma geração em eterna angústia por não viver em um filme de John Hughes.
"Caché" é uma obra que permite várias interpretações para seu significado, incluindo a relação com movimentos xenófobos na Europa (aqui mesmo no filmow existem textos pertinentes sobre o tema, nas opiniões abaixo). Ainda assim, acho interessante analisar o filme como obra de suspense, pois este é um dos exemplares mais eficientes do gênero. O diretor Michael Haneke constrói sua história sem pressa, apresentando as peças aos poucos, da mesma forma que os personagens tentam encontrar o sentido das misteriosas fitas vhs e desenhos que recebem. Lentamente somos imersos nessas imagens que revelam somente ruas, casas e corredores percorridos em primeira pessoa, mas que se encaminham a um segredo do passado de um dos personagens. Várias vezes a reprodução destas fitas toma a tela toda, em algumas cenas o enquadramento passa a impressão de que estamos vendo através de uma câmera escondida, contribuindo para a estranha sensação de que o espectador está sendo vigiado ou é também um espião. O efeito que Haneke atinge com maestria é transmitir a dúvida dos personagens para o espectador, mesmo depois dos créditos finais. E assim, tal como um segredo do passado, "Caché" (que significa "escondido") não será facilmente esquecido.
"Além da Escuridão" merece todos os méritos por respeitar o material de origem, e merece crédito por respeitar a inteligência dos espectadores. Sim, existe ação no filme (com algumas sequências bastante espetaculares), mas ela nunca é sem propósito. Da mesma forma, não falta motivação para o vilão insidiosamente ameaçador de Benedict Cumberbatch, e todo o elenco tem a chance de repetir a sensação de que foram escolhas perfeitas para os seus papéis. Se o diretor J.J. Abrams estava determinado a tornar o renovado Star Trek uma franquia respeitável, ele definitivamente foi "onde nenhum homem jamais esteve."
Lembro de ter visto há muito tempo, na era do vhs (falei que fazia tempo!) e também de ter quase arrebentado a fita de tanto rebobinar para ver de novo. Tenho certeza que o filme passou no teste do tempo: nunca esqueci de algumas cenas.
Oblivion é visualmente impressionante. E é também melhor que o filme anterior do diretor Joseph Kosinski, o igualmente bonito porém vazio Tron - O Legado. Não que Oblivion seja um primor de roteiro, mas é, ao menos, ambicioso na sua concepção. Contudo, de ambição (e clichês) o inferno (ou o futuro pós-apocalíptico) está cheio. O resultado é que Oblivion é um filme de boas intenções, mas esquece que os clássicos do sci-fi que ele reverencia raramente permitem concessões românticas ou flashbacks explicativos. Ainda que eu tenha gostado do filme, não posso deixar de perceber que a necessidade de agradar a todos os públicos acaba evidenciando apenas a grandiosidade visual. Esta escolha enfraquece a proposta e deixa o filme, ironicamente, no oblívio.
Não entendo como as pessoas podem se decepcionar com esse filme. Na verdade, entendo sim: as pessoas definitivamente não gostam de ser surpreendidas. Claro que o título nacional é um equívoco - ou seja, não é um filme somente sobre assassinos do futuro, nem tão somente uma ficção científica sobre viagem no tempo - é também um drama sobre a possibilidade de mudar o futuro, interferindo no passado. Assim, o conceito de "looper" adquire um alcance muito mais amplo, que faz todo sentido no final (e que final!). Outra fonte de incômodo para espectadores desavisados é a coragem do filme: a começar pela maquiagem de Joseph Gordon-Levitt, passando por um Bruce Willis anti-herói e a opção pelo hiperrealismo, que não abre concessões para um futuro utópico (como bem representado pela decrépita fazenda da personagem de Emily Blunt). Ainda, o roteiro surpreende e vai por caminhos inesperados, mas mantém seu contexto inserindo referências que no decorrer da história vão culminar de maneira grandiosa e emotiva. Soma-se a tudo isso um elenco impecável e cenas de ação bem dirigidas, e eu não posso querer mais nada de uma ficção científica. Excelente.
"E você não tem uma má ideia um pouco melhor?" A cena em que o elenco do filme fictício lê o roteiro enquanto a televisão mostra os reféns no Irã é uma ótima síntese desta história. A operação de resgate contada aqui se baseia num plano que, de tão absurdo, é genial e arriscado na mesma proporção, e é um prazer observar a primorosa construção deste suspense. Gostei.
Deadpool
4.0 3,0K Assista AgoraO Máskara, mas usando vermelho pra disfarçar o sangue.
Mad Max: Estrada da Fúria
4.2 4,7K Assista AgoraVelozes e Furiosa.
Frances Ha
4.1 1,5K Assista AgoraO fabuloso destino de Frances Ha.
Incêndios
4.5 1,9KTão poderoso quanto o cinema (ou a vida) pode ser.
Réquiem para um Sonho
4.3 4,4K Assista AgoraGênero: Terror! Impecável e implacável.
Nove Rainhas
4.2 463 Assista AgoraCinema é, de certa forma, igual ao trabalho de um golpista: depende de bom roteiro e bons atores. E o golpe aqui é excelente, em todos os sentidos.
Apenas Deus Perdoa
3.0 632 Assista AgoraNeste filme conhecemos a mãe do "kid" de Drive. Brincadeira, mas os personagens são inegavelmente parecidos. De qualquer forma, não sei se quero conhecer o pai dele.
Curtindo a Vida Adoidado
4.2 2,3K Assista AgoraMe dei conta de que já assisti este filme inúmeras vezes, mas sempre dublado. Agora tenho mais um motivo pra rever! (pensando bem, nem preciso de motivo pra rever). Clássico de uma geração em eterna angústia por não viver em um filme de John Hughes.
À Procura de Sugar Man
4.5 180 Assista AgoraIncrível! Para todos que amam música e acham uma injustiça quando um artista excelente não faz o merecido sucesso. A arte sempre encontra seu caminho.
Caché
3.8 384 Assista Agora"Caché" é uma obra que permite várias interpretações para seu significado, incluindo a relação com movimentos xenófobos na Europa (aqui mesmo no filmow existem textos pertinentes sobre o tema, nas opiniões abaixo). Ainda assim, acho interessante analisar o filme como obra de suspense, pois este é um dos exemplares mais eficientes do gênero. O diretor Michael Haneke constrói sua história sem pressa, apresentando as peças aos poucos, da mesma forma que os personagens tentam encontrar o sentido das misteriosas fitas vhs e desenhos que recebem. Lentamente somos imersos nessas imagens que revelam somente ruas, casas e corredores percorridos em primeira pessoa, mas que se encaminham a um segredo do passado de um dos personagens. Várias vezes a reprodução destas fitas toma a tela toda, em algumas cenas o enquadramento passa a impressão de que estamos vendo através de uma câmera escondida, contribuindo para a estranha sensação de que o espectador está sendo vigiado ou é também um espião. O efeito que Haneke atinge com maestria é transmitir a dúvida dos personagens para o espectador, mesmo depois dos créditos finais. E assim, tal como um segredo do passado, "Caché" (que significa "escondido") não será facilmente esquecido.
Além da Escuridão: Star Trek
4.0 1,4K Assista Agora"Além da Escuridão" merece todos os méritos por respeitar o material de origem, e merece crédito por respeitar a inteligência dos espectadores. Sim, existe ação no filme (com algumas sequências bastante espetaculares), mas ela nunca é sem propósito. Da mesma forma, não falta motivação para o vilão insidiosamente ameaçador de Benedict Cumberbatch, e todo o elenco tem a chance de repetir a sensação de que foram escolhas perfeitas para os seus papéis. Se o diretor J.J. Abrams estava determinado a tornar o renovado Star Trek uma franquia respeitável, ele definitivamente foi "onde nenhum homem jamais esteve."
As Vantagens de Ser Invisível
4.2 6,9K Assista Agora"You know, I used to be popular before Sam got me into some good music."
O Mestre
3.7 1,0K Assista AgoraDemasiadamente (e assustadoramente) humano.
Somos Tão Jovens
3.3 2,0KE na saída do cinema foi estranho e bonito, todo mundo cantando baixinho...
Em um Mundo Melhor
3.9 317Dos males, o melhor.
O Leitor
4.1 1,8K Assista AgoraMais uma prova da teoria: ex sempre volta pra perturbar.
Cova Rasa
3.9 312Lembro de ter visto há muito tempo, na era do vhs (falei que fazia tempo!) e também de ter quase arrebentado a fita de tanto rebobinar para ver de novo. Tenho certeza que o filme passou no teste do tempo: nunca esqueci de algumas cenas.
Oblivion
3.2 1,7K Assista AgoraOblivion é visualmente impressionante. E é também melhor que o filme anterior do diretor Joseph Kosinski, o igualmente bonito porém vazio Tron - O Legado. Não que Oblivion seja um primor de roteiro, mas é, ao menos, ambicioso na sua concepção. Contudo, de ambição (e clichês) o inferno (ou o futuro pós-apocalíptico) está cheio. O resultado é que Oblivion é um filme de boas intenções, mas esquece que os clássicos do sci-fi que ele reverencia raramente permitem concessões românticas ou flashbacks explicativos. Ainda que eu tenha gostado do filme, não posso deixar de perceber que a necessidade de agradar a todos os públicos acaba evidenciando apenas a grandiosidade visual. Esta escolha enfraquece a proposta e deixa o filme, ironicamente, no oblívio.
Dredd
3.6 1,4K Assista AgoraUma palavra para definir o personagem-título e também o filme: eficiência.
Moonrise Kingdom
4.2 2,1K Assista AgoraNostalgia adorável em cores saturadas e fotografia simétrica.
Looper: Assassinos do Futuro
3.6 2,1KNão entendo como as pessoas podem se decepcionar com esse filme. Na verdade, entendo sim: as pessoas definitivamente não gostam de ser surpreendidas. Claro que o título nacional é um equívoco - ou seja, não é um filme somente sobre assassinos do futuro, nem tão somente uma ficção científica sobre viagem no tempo - é também um drama sobre a possibilidade de mudar o futuro, interferindo no passado. Assim, o conceito de "looper" adquire um alcance muito mais amplo, que faz todo sentido no final (e que final!).
Outra fonte de incômodo para espectadores desavisados é a coragem do filme: a começar pela maquiagem de Joseph Gordon-Levitt, passando por um Bruce Willis anti-herói e a opção pelo hiperrealismo, que não abre concessões para um futuro utópico (como bem representado pela decrépita fazenda da personagem de Emily Blunt). Ainda, o roteiro surpreende e vai por caminhos inesperados, mas mantém seu contexto inserindo referências que no decorrer da história vão culminar de maneira grandiosa e emotiva. Soma-se a tudo isso um elenco impecável e cenas de ação bem dirigidas, e eu não posso querer mais nada de uma ficção científica. Excelente.
Django Livre
4.4 5,8K Assista AgoraD de Vingança!
Argo
3.9 2,5K"E você não tem uma má ideia um pouco melhor?"
A cena em que o elenco do filme fictício lê o roteiro enquanto a televisão mostra os reféns no Irã é uma ótima síntese desta história. A operação de resgate contada aqui se baseia num plano que, de tão absurdo, é genial e arriscado na mesma proporção, e é um prazer observar a primorosa construção deste suspense. Gostei.
Medianeras: Buenos Aires na Era do Amor Virtual
4.3 2,3K Assista Agora"True love will find you in the end."