Fui no hype dos comentários sobre essa ser superior à Yellowstone e, com dois episódios vistos dos lançados, apesar de ter sido pouco para uma opinião mais firme, o seriado ainda não me fisgou.
Prosseguirei assistindo e depois edito quando finalizar.
O primeiro episódio foi sensacional, conseguiu gerar uma tensão e uma curiosidade absurda. Infelizmente, no meu ponto de vista, as coisas desandaram do segundo em diante, deixando de lado o suspense e a tensão por um quebra-quebra sem graça com um mistério que, ao menos para mim, não instiga. Ponto alto são as cenas pós-abertura.
Li em algum lugar que falavam que se tratava de uma mistura de Dark, A Entidade e Stranger Things... O seriado não possui a "genialidade" de Dark, não tem o suspense e o terror d'A Entidade e muito menos o carisma de Stranger Things. Honestamente falando, o roteiro foi ambicioso demais em juntar três argumentos fortes (espaço/tempo/dimensões; sobrenatural; outros planos) e acabou não se aprofundando em nenhum.
Yellowstone tem "desacelerado" ao longo das temporadas, com a quarta sendo até então a mais "monótona" - caminho inverso de outros seriados, que iniciam devagar e finalizam de maneira eletrizante. Isso, para mim, se deve a um plano geral do seriado: não me parece que Yellowstone foi pensado em um conjunto fechado de temporadas, com início, meio e fim. Às vezes tenho a impressão de que tudo que havia para ser dito foi feito nas duas primeiras temporadas e devido ao sucesso foram renovando...
Todavia, tenho curtido o seriado como está, principalmente o "tom" contemplativo que o seriado adotou nessa última temporada e as longas cenas sobre cavalos embalados com música country. Afinal, como falar de caubóis sem cavalos e violão?
Concordo com o comentário do Joel sobre alguns pontos dessa quarta temporada. A história do menino órfão não convence pois se desenvolveu muito rapidamente, fosse algo inserido desde a primeira temporada seria mais "palatável". Os rumos que o Kayce está tomando ainda está bem confuso, a princípio eu imaginei que ele fosse ficar entre estar ao lado do pai ou ao lado dos indígenas, mas isso se perdeu (essa jornada dele de autodescobrimento ficou muito Game Of Thrones). O romance do John foi extremamente forçado mesmo e em nada agregou a trama, ponto baixo.
Enfim: Beth é insuportável e é uma sociopata, de longe, para mim, é a vilã do seriado. Seu final perfeito seria fazendo terapia. Gostaria de ver o Jaime e o John fazendo as pazes, não vejo ele como esse vilão todo, e tô com o Kayce: john é envenenado pela Beth no que tange ao Jaime. Rip é um dos melhores personagens do seriado. E, por fim, como são divertidas as cenas da galera do celeiro, deviam ter mais minutos de tela.
Um belíssimo seriado. Tem algumas "falhas", inclusive que precisamos relevar para a história poder continuar seu caminho.
Os conflitos pessoais e familiares são a tônica do seriado. Ainda que mais "parado", essa terceira temporada foi linda. Fico triste pelo rumo que o Jayme tem tomado.
Quando vejo pessoas comentando que Safe é "lenta demais" eu fico pensando que o padrão delas de ritmo ágil são os filmes do Michael Bay. Não passariam da primeira temporada de Breaking Bad.
Safe é um bom passatempo. Não apresenta nada inovador, utiliza dos clichês do estilo que se propõe a seguir, inclusive para brincar com o poder de "vidência" do telespectador (muitas vezes a explicação mais óbvia para uma situação é desdenhada em detrimento de outra).
Todo episódio abre brecha para o episódio seguinte. Pode se questionar muita coisa no seriado, menos que ele é "parado". No fim, reclamar de clichê no ano de 2021 é pedir demais. Talvez as únicas obras "originais" de nossa matriz cultural ocidental sejam Ilíada e Odisséia. Ou seja, não há como fugir do clichê, o que importa é como são utilizados.
Última temporada um bocado arrastada, em alguns episódios cochilei. Foi uma temporada superior à segunda, todavia inferior a primeira (na minha opinião a melhor de longe). Ao menos não fizeram um final covarde (confesso que fiquei receoso quando a parada descambou para o romance).
Apesar dos pesares, ainda é superior a muito do que é produzido atualmente.
A segunda temporada foi boa e acima do que tem sido lançado recentemente por aí. Entretanto, em minha opinião, inferior à primeira. Não sei o que rolou nos bastidores da produção do seriado, não sei o impacto que o fenômeno La Casa de Papel teve, mas fiquei com a impressão de que abandonaram aquele clima misterioso e sombrio da primeira temporada, com revelações gotejantes, sem explicações fáceis, para um roteiro ágil, com um plot twist por episódio. Acredito que a segunda temporada agradou mais ao público, mas eu esperava algo na perspectiva da primeira. Não me agradou essa banalização da questão temporal.
E, ao meu ver, tudo que foi abordado na segunda temporada tinha potencial claramente para estender o seriado até uma quinta temporada.
Mas ainda assim, uma temporada que vale a pena ser vista.
1883
4.3 65Fui no hype dos comentários sobre essa ser superior à Yellowstone e, com dois episódios vistos dos lançados, apesar de ter sido pouco para uma opinião mais firme, o seriado ainda não me fisgou.
Prosseguirei assistindo e depois edito quando finalizar.
Arquivo 81 (1ª Temporada)
3.6 218O primeiro episódio foi sensacional, conseguiu gerar uma tensão e uma curiosidade absurda. Infelizmente, no meu ponto de vista, as coisas desandaram do segundo em diante, deixando de lado o suspense e a tensão por um quebra-quebra sem graça com um mistério que, ao menos para mim, não instiga. Ponto alto são as cenas pós-abertura.
Li em algum lugar que falavam que se tratava de uma mistura de Dark, A Entidade e Stranger Things... O seriado não possui a "genialidade" de Dark, não tem o suspense e o terror d'A Entidade e muito menos o carisma de Stranger Things. Honestamente falando, o roteiro foi ambicioso demais em juntar três argumentos fortes (espaço/tempo/dimensões; sobrenatural; outros planos) e acabou não se aprofundando em nenhum.
Yellowstone (4ª Temporada)
4.1 35Yellowstone tem "desacelerado" ao longo das temporadas, com a quarta sendo até então a mais "monótona" - caminho inverso de outros seriados, que iniciam devagar e finalizam de maneira eletrizante. Isso, para mim, se deve a um plano geral do seriado: não me parece que Yellowstone foi pensado em um conjunto fechado de temporadas, com início, meio e fim. Às vezes tenho a impressão de que tudo que havia para ser dito foi feito nas duas primeiras temporadas e devido ao sucesso foram renovando...
Todavia, tenho curtido o seriado como está, principalmente o "tom" contemplativo que o seriado adotou nessa última temporada e as longas cenas sobre cavalos embalados com música country. Afinal, como falar de caubóis sem cavalos e violão?
Concordo com o comentário do Joel sobre alguns pontos dessa quarta temporada. A história do menino órfão não convence pois se desenvolveu muito rapidamente, fosse algo inserido desde a primeira temporada seria mais "palatável". Os rumos que o Kayce está tomando ainda está bem confuso, a princípio eu imaginei que ele fosse ficar entre estar ao lado do pai ou ao lado dos indígenas, mas isso se perdeu (essa jornada dele de autodescobrimento ficou muito Game Of Thrones). O romance do John foi extremamente forçado mesmo e em nada agregou a trama, ponto baixo.
Enfim: Beth é insuportável e é uma sociopata, de longe, para mim, é a vilã do seriado. Seu final perfeito seria fazendo terapia. Gostaria de ver o Jaime e o John fazendo as pazes, não vejo ele como esse vilão todo, e tô com o Kayce: john é envenenado pela Beth no que tange ao Jaime. Rip é um dos melhores personagens do seriado. E, por fim, como são divertidas as cenas da galera do celeiro, deviam ter mais minutos de tela.
Yellowstone (3ª Temporada)
4.2 42Um belíssimo seriado. Tem algumas "falhas", inclusive que precisamos relevar para a história poder continuar seu caminho.
Os conflitos pessoais e familiares são a tônica do seriado. Ainda que mais "parado", essa terceira temporada foi linda. Fico triste pelo rumo que o Jayme tem tomado.
Safe
3.6 266Quando vejo pessoas comentando que Safe é "lenta demais" eu fico pensando que o padrão delas de ritmo ágil são os filmes do Michael Bay. Não passariam da primeira temporada de Breaking Bad.
Safe é um bom passatempo. Não apresenta nada inovador, utiliza dos clichês do estilo que se propõe a seguir, inclusive para brincar com o poder de "vidência" do telespectador (muitas vezes a explicação mais óbvia para uma situação é desdenhada em detrimento de outra).
Todo episódio abre brecha para o episódio seguinte. Pode se questionar muita coisa no seriado, menos que ele é "parado". No fim, reclamar de clichê no ano de 2021 é pedir demais. Talvez as únicas obras "originais" de nossa matriz cultural ocidental sejam Ilíada e Odisséia. Ou seja, não há como fugir do clichê, o que importa é como são utilizados.
Dark (3ª Temporada)
4.3 1,3KÚltima temporada um bocado arrastada, em alguns episódios cochilei. Foi uma temporada superior à segunda, todavia inferior a primeira (na minha opinião a melhor de longe). Ao menos não fizeram um final covarde (confesso que fiquei receoso quando a parada descambou para o romance).
Apesar dos pesares, ainda é superior a muito do que é produzido atualmente.
Dark (2ª Temporada)
4.5 897A segunda temporada foi boa e acima do que tem sido lançado recentemente por aí.
Entretanto, em minha opinião, inferior à primeira. Não sei o que rolou nos bastidores da produção do seriado, não sei o impacto que o fenômeno La Casa de Papel teve, mas fiquei com a impressão de que abandonaram aquele clima misterioso e sombrio da primeira temporada, com revelações gotejantes, sem explicações fáceis, para um roteiro ágil, com um plot twist por episódio. Acredito que a segunda temporada agradou mais ao público, mas eu esperava algo na perspectiva da primeira. Não me agradou essa banalização da questão temporal.
E, ao meu ver, tudo que foi abordado na segunda temporada tinha potencial claramente para estender o seriado até uma quinta temporada.
Mas ainda assim, uma temporada que vale a pena ser vista.