Ritmo bom, mas nada muito inovador dentro do gênero, a trama é previsível. Gosto do clima de mistério, a fotografia também é um ponto forte. E traz uma boa discussão sobre culpa. Não é memorável, mas vale ver.
Que porrada na cara. Pra ficar um bom tempo pensando em como somos cada vez mais personagem e produto dessas grandes corporações. Mais material pra discussão do que muito scifi por aí.
A cena do cinema diz tudo. Até ali, eu o achava um pertubado e estava enojado com o filme por tanta crueldade sem nexo. Porra, ele vive em uma sociedade que banaliza a violência, se excita com estupro e assiste o feminicídio sem esboçar uma reação, sem questionar, blasée, vendo o filme como passando reto por uma notícia de jornal. Todo mundo ali é igual a ele, ele só é o único que assume quem é.
Entendi também que o filme é uma crítica ao fetiche do homem pela violência, pela morte, pela guerra, escancarado e metaforizado pela materialização desses elementos, com o cara se banhando com o sangue, literalmente transando com o cadáver, etc.
E se o cara perceber que ficou tão insensível a ponto de só sentir tesão ao matar a mulher (e daí dá pra falarmos de como a indústria pornográfica se reflete nos desejos masculinos, na cultura do estupro, na cultura incel, etc), mais incrível ainda é a escolha do autor por mostrar que a única coisa que o excita mais que tudo é o suicídio, a autodestruição. Volto à guerra, à bomba nuclear, reparando que o filme ocorre ainda na Guerra Fria. E quando o homem se autodestruir e levar consigo toda sua crueldade, a natureza vai renascer, se recriar e a ordem vai se reestabelecer.
Que lição de sabedoria e amor próprio. Gosto muito de como a personagem enfrenta as suas inseguranças e "se põe no mundo", "lá fora", mesmo sem saber muito bem o que é esse "lá fora".
Não preciso nem falar que a escolha do elenco é um óbvio acerto, em contraponto a toda adultificação e sexualização que os filmes americanos promovem há eras escalando atores 10 anos mais velhos e mais gostosos que pessoas reais. Esse é um filme sobre sentimentos reais, nada mais justo que escalar pessoas que correspondem à realidade.
O pai é outro acerto singelo. A cena na fogueira é de partir o coração, ter esse tipo de correspondência emocional com os pais é, provavelmente, um dos desejos mais comuns e mais difíceis de se realizar na adolescência; e imagino que para os pais, ter a chance de mostrar que os amam sem invadir seu espaço também é uma barreira enorme que muita família acaba sem resolver. O filme parece dar um empurrão para todos nós olharmos uns pros outros e enxergarmos os próximos de outra forma.
Temi que o filme caísse para um lado mais pesado na cena do carro, mas felizmente não o faz. Embora seja realidade que o pior muitas vezes acontece, o desfecho e a discussão do filme seria completamente outro se tivesse seguido por esse caminho, e o trauma instaurado ali foi o suficiente para dar ao tema a relevância que merece, sem torná-lo o centro da obra.
E pra sempre lembrar: "Você não pode ser corajoso a menos que fique com medo."
Então, além da adolescência, tenhamos medo, tenhamos inseguranças e choremos quando necessário, porque só assim a gente vai crescer, como a Kayla fez.
Início e meio bem qualquer coisa, até cochilei, mas que final foi esse? Doideira total, uns monstros cada um melhor que o outro, diversão pura. E a mensagem final então?
Filme emotivo, gostoso de assistir e, embora muito inferior aos outros, é um fim relativamente digno para os personagens. Agora, precisamos falar sobre uma coisa:
A trama toda do primeiro filme é sobre o conflito entre vikings querendo matar dragões vs. o menino que não queria matar dragões, tendo o pai do Soluço como principal representante desse primeiro grupo. A história é sobre mudar a forma como a sociedade pensa, de "Devemos matar dragões" para "Podemos viver em harmonia com eles". E, de repente, aqui nesse filme, temos flashbacks do pai do Soluço contando que existia uma ilha onde ele sonhava que dragões e humanos podiam viver em paz? Mas ele não era absolutamente contra essa ideia? Agora que morreu, de repente virou bonzinho? E pior, é a busca dessa ilha que move todo esse terceiro filme. Enfim, esse retcon foi ridículo e desrepeita uma trilogia que até aqui estava muito coesa e podia ficar perfeita do início ao fim, mas fizeram essa lambança.
Show, quero ver agora explicar pra polícia como sumiu uma criança e tem uma tia morta no meio da casa. As gravações do psicólogo são péssimas evidências, só dá pra inferir que a menina tinha transtorno mental e é isso. Agora vão perder a guarda da criança, vai todo mundo preso e fica por isso mesmo, toda a jornada vai pro saco.
Aliás, por que diabo o pai das meninas levou elas pra cabana e queria se matar? Quem é a mãe biológica das crianças?
Enfim, são só alguns pontos que ficaram sem respostas num filme promissor, mas que parece ter se jogado de um penhasco no meio do caminho.
Curto, roteiro simples, mas toca com sutileza em assuntos pesados. Bom equilíbrio de drama e fofura. O trabalho de animação está lindo e dá uma identidade bem singular à obra.
entendi que os aliens queriam ser a raça hegemônica no planeta, mas não queriam exterminar a raça humana, apenas reduzi-la a um tamanho ínfimo. Entretanto, para a raça não ser extinta é preciso que haja uma maioria de fêmeas e crianças, já que são esses que garantem a sobrevivência da espécie. Como fazer essa seleção?Bem, em uma situação de calamidade em que um povo ou uma tribo veja sua extinção como inevitável, é justamente as mulheres e as crianças que eles vão salvar, para preservar a geração seguinte e porque um homem pode engravidar várias mulheres, enquanto ter apenas uma mulher para vários homens faria nascer apenas uma criança a cada 9 meses e em tempos de guerra, não teríamos tempo pra isso se quiséssemos a sobrevivência da espécie. Não vivemos tempos de guerra ou invasões, mas imagino que instintivamente essa lógica permaneça em nós, por uma herança da forma que nossos antepassados pensavam. Creio que os aliens, nos estudando, viram que na maioria das situações nos comportaríamos assim e colocaram os humanos em círculos para fazer essa trabalho de seleção já previamente calculado.
Achei péssimo colocarem a história do Jason e da mãe no final da história, sem ter nenhuma ligação com nada do que rolou no filme desde o início (só comentavam que tinha histórias de assassinatos e acidentes, sem criar expectativas sobre a trama do assassino do filme.) Inclusive pareceu muito uma espécie de Psicose reverso, colocando a mãe fazendo os dois papéis, dela e do filho (não tão) morto. Fora a trilha sonora parecidíssima.
É um thrash cheio de clichês que a gente já espera (a ponto de a gente nem por confiança em ninguém ali), mas a proposta do filme meio que é essa, então não tem muito o que fazer. Felizmente, a maquiagem e algumas cenas de assassinatos e sustos me surpreenderam de forma positiva. As atuações não. As atuações são horrorosas.
E tem a pior luta entre mulheres que eu já vi no cinema. É de rir ( o que foi aquela cabeça sendo cortada? Hahahah), mas infelizmente é facilmente fomentadora de estereótipos.
Excelente. Junto a Persépolis, é uma mostra do como a animação consegue ser um ótimo caminho pra retratar e desmitificar a realidade de países do Oriente Médio.
Vale muito pela ótima parte técnica, boas atuações e a ambientação bem construída, mas não é nem de longe tão envolvente e aterrador quanto estão falando por aí. Não dá medo(a menos que você acredite a sério em bruxa e Diabo), nem te deixa de boca aberta no final da sessão como ouvi por aí. Pelo contrário, o final parece até que foge do rumo todo da história. sem chegar a ponto algum. É muito bom ver um filme de terror não-thrash - coisa rara hoje em dia - ganhar destaque como A Bruxa tem ganhado ultimamente. Mas, infelizmente, o filme não é essas mil maravilhas e carece de um desfecho melhor desenvolvido
Reynolds se redime com sucesso. O humor negro do personagem e a trama simples sustentam o filme sem necessidade de exageros megalomaníacos comuns em filmes de super-herói. O filme é leve e divertido na medida certa. Bom saber que a receptividade do filme está sendo boa, é um bom sinal pra Fox investir em mais filmes com classificação 16/18.
É ótimo ver um tema como esse ganhar destaque no cinema e inclusive no Oscar. Embora as atuações não tenham me surpreendido, a denúncia que o filme traz é dada de forma espetacular. Ver o processo jornalístico, o poder que a Igreja mantém ainda nos dias de hoje e as dificuldades que as personagens passam para comprovar um escândalo tão abrangente é estarrecedor.
Mais que isso, a pergunta do Keaton ao revelar que já sabiam do tamanho do escandâlo no final do filme - "Por que não fizemos isso antes?"- é de uma magnitude que ultrapassa o tema. Vale para qualquer injustiça que presenciamos defronte as quais nos calamos. Vale para qualquer bem que poderíamos estar fazendo e não estamos. Fica a mensagem no ar para interpretarmos.
Filme impactante, necessário, que obra linda! Das atuações à trilha sonora, tudo trabalhado com tanta maestria que faz a gente se sentir na pele do personagem. É o tipo de filme que todo mundo deveria ver para nos lembrar de nunca pararmos de lutar pelas injustiças da humanidade que perduram até hoje.
Fiel ao livro (assim como o resto da quadrilogia), nisso não há do que reclamar, mas particularmente não gosto do último livro e do desfecho da saga, então isso naturalmente gerou um resultado negativo.
As mortes, no geral, foram bem desnecessárias(típico de finales de blockbusters) e pouco impactantes e o clima político foi o mais fraco dos 4 filmes. Algumas forçações de barra culpo o livro mesmo, mas para o filme posso destacar 1.Sendo a pessoa mais procurada da Capital, Katniss sai de um vestiário enorme (provavelmente cheio de maquiagem e disfarces dignos) apenas com um capuz nem um pouco discreto. 2.Poderiam ter envelhecido mais os atores para a cena final, não consegui ver eles nem 2 anos mais velhos ali.
Apesar disso, o filme conta com boas atuações, boa fotografia e o diretor soube trabalhar bem o que tinha de ruim no material original. Conclui a saga de forma satisfatória.
A Marvel fez. Pegando uma equipe de heróis pouco conhecida, com seres improváveis como um guaxinim e uma árvore, simplesmente tacou na cara de todo mundo que pode fazer o que quiser. E o resultado é perfeito. Um filme muito bem trabalhado, tanto nas atuações, quanto no visual e trilha sonora(destaque pra esta) extraordinários. A história não foge de seu objetivo, mas continua surpreendendo com sua beleza a cada momento. Personagens, lugares e referências aos quadrinhos introduzidas de forma fantástica ao Universo Marvel, abrindo possibilidades infinitas para expandir o universo intergalático dos quadrinhos pro cinema.
Pássaro do Oriente
3.1 180Ritmo bom, mas nada muito inovador dentro do gênero, a trama é previsível. Gosto do clima de mistério, a fotografia também é um ponto forte. E traz uma boa discussão sobre culpa. Não é memorável, mas vale ver.
O Congresso Futurista
3.9 295 Assista AgoraQue porrada na cara. Pra ficar um bom tempo pensando em como somos cada vez mais personagem e produto dessas grandes corporações. Mais material pra discussão do que muito scifi por aí.
Nekromantik
2.9 235A cena do cinema diz tudo. Até ali, eu o achava um pertubado e estava enojado com o filme por tanta crueldade sem nexo. Porra, ele vive em uma sociedade que banaliza
a violência, se excita com estupro e assiste o feminicídio sem esboçar uma reação, sem questionar, blasée, vendo o filme como passando reto por uma notícia de jornal. Todo mundo ali é igual a ele, ele só é o único que assume quem é.
Entendi também que o filme é uma crítica ao fetiche do homem pela violência, pela morte, pela guerra, escancarado e metaforizado pela materialização desses elementos, com o cara se banhando com o sangue, literalmente transando com o cadáver, etc.
E se o cara perceber que ficou tão insensível a ponto de só sentir tesão ao matar a mulher (e daí dá pra falarmos de como a indústria pornográfica se reflete nos desejos masculinos, na cultura do estupro, na cultura incel, etc), mais incrível ainda é a escolha do autor por mostrar que a única coisa que o excita mais que tudo é o suicídio, a autodestruição. Volto à guerra, à bomba nuclear, reparando que o filme ocorre ainda na Guerra Fria.
E quando o homem se autodestruir e levar consigo toda sua crueldade, a natureza vai renascer, se recriar e a ordem vai se reestabelecer.
Oitava Série
3.8 336 Assista AgoraQue lição de sabedoria e amor próprio. Gosto muito de como a personagem enfrenta as suas inseguranças e "se põe no mundo", "lá fora", mesmo sem saber muito bem o que é esse "lá fora".
Não preciso nem falar que a escolha do elenco é um óbvio acerto, em contraponto a toda adultificação e sexualização que os filmes americanos promovem há eras escalando atores 10 anos mais velhos e mais gostosos que pessoas reais. Esse é um filme sobre sentimentos reais, nada mais justo que escalar pessoas que correspondem à realidade.
O pai é outro acerto singelo. A cena na fogueira é de partir o coração, ter esse tipo de correspondência emocional com os pais é, provavelmente, um dos desejos mais comuns e mais difíceis de se realizar na adolescência; e imagino que para os pais, ter a chance de mostrar que os amam sem invadir seu espaço também é uma barreira enorme que muita família acaba sem resolver. O filme parece dar um empurrão para todos nós olharmos uns pros outros e enxergarmos os próximos de outra forma.
Temi que o filme caísse para um lado mais pesado na cena do carro, mas felizmente não o faz. Embora seja realidade que o pior muitas vezes acontece, o desfecho e a discussão do filme seria completamente outro se tivesse seguido por esse caminho, e o trauma instaurado ali foi o suficiente para dar ao tema a relevância que merece, sem torná-lo o centro da obra.
E pra sempre lembrar: "Você não pode ser corajoso a menos que fique com medo."
Então, além da adolescência, tenhamos medo, tenhamos inseguranças e choremos quando necessário, porque só assim a gente vai crescer, como a Kayla fez.
O Segredo da Cabana
3.0 3,2KInício e meio bem qualquer coisa, até cochilei, mas que final foi esse? Doideira total, uns monstros cada um melhor que o outro, diversão pura. E a mensagem final então?
A humanidade tem que acabar e é isso. Porra. Certíssimo.
Como Treinar o Seu Dragão 3
4.0 498 Assista AgoraFilme emotivo, gostoso de assistir e, embora muito inferior aos outros, é um fim relativamente digno para os personagens. Agora, precisamos falar sobre uma coisa:
A trama toda do primeiro filme é sobre o conflito entre vikings querendo matar dragões vs. o menino que não queria matar dragões, tendo o pai do Soluço como principal representante desse primeiro grupo. A história é sobre mudar a forma como a sociedade pensa, de "Devemos matar dragões" para "Podemos viver em harmonia com eles".
E, de repente, aqui nesse filme, temos flashbacks do pai do Soluço contando que existia uma ilha onde ele sonhava que dragões e humanos podiam viver em paz? Mas ele não era absolutamente contra essa ideia? Agora que morreu, de repente virou bonzinho?
E pior, é a busca dessa ilha que move todo esse terceiro filme. Enfim, esse retcon foi ridículo e desrepeita uma trilogia que até aqui estava muito coesa e podia ficar perfeita do início ao fim, mas fizeram essa lambança.
Mama
3.0 2,8K Assista AgoraShow, quero ver agora explicar pra polícia como sumiu uma criança e tem uma tia morta no meio da casa. As gravações do psicólogo são péssimas evidências, só dá pra inferir que a menina tinha transtorno mental e é isso. Agora vão perder a guarda da criança, vai todo mundo preso e fica por isso mesmo, toda a jornada vai pro saco.
Aliás, por que diabo o pai das meninas levou elas pra cabana e queria se matar? Quem é a mãe biológica das crianças?
Enfim, são só alguns pontos que ficaram sem respostas num filme promissor, mas que parece ter se jogado de um penhasco no meio do caminho.
Eu Posso Ouvir o Oceano
3.2 220 Assista AgoraAlguém entendeu o título do filme?
Gen Pés Descalços
4.4 143E pensar que nada podia me atacar tão forte quanto Túmulo de Vagalumes. Ok, Túmulo de Vagalumes ainda me emociona mais, mas
o que são as cenas das pessoas se desfazendo na hora que a bomba cai aqui? E o estado das pessoas nas ruas e hospitais.
Minha Vida de Abobrinha
4.2 288 Assista AgoraCurto, roteiro simples, mas toca com sutileza em assuntos pesados. Bom equilíbrio de drama e fofura. O trabalho de animação está lindo e dá uma identidade bem singular à obra.
Circle
3.0 681 Assista AgoraQuanto ao final,
entendi que os aliens queriam ser a raça hegemônica no planeta, mas não queriam exterminar a raça humana, apenas reduzi-la a um tamanho ínfimo. Entretanto, para a raça não ser extinta é preciso que haja uma maioria de fêmeas e crianças, já que são esses que garantem a sobrevivência da espécie. Como fazer essa seleção?Bem, em uma situação de calamidade em que um povo ou uma tribo veja sua extinção como inevitável, é justamente as mulheres e as crianças que eles vão salvar, para preservar a geração seguinte e porque um homem pode engravidar várias mulheres, enquanto ter apenas uma mulher para vários homens faria nascer apenas uma criança a cada 9 meses e em tempos de guerra, não teríamos tempo pra isso se quiséssemos a sobrevivência da espécie. Não vivemos tempos de guerra ou invasões, mas imagino que instintivamente essa lógica permaneça em nós, por uma herança da forma que nossos antepassados pensavam. Creio que os aliens, nos estudando, viram que na maioria das situações nos comportaríamos assim e colocaram os humanos em círculos para fazer essa trabalho de seleção já previamente calculado.
Sexta-Feira 13
3.4 779 Assista AgoraAchei péssimo colocarem a história do Jason e da mãe no final da história, sem ter nenhuma ligação com nada do que rolou no filme desde o início (só comentavam que tinha histórias de assassinatos e acidentes, sem criar expectativas sobre a trama do assassino do filme.) Inclusive pareceu muito uma espécie de Psicose reverso, colocando a mãe fazendo os dois papéis, dela e do filho (não tão) morto. Fora a trilha sonora parecidíssima.
É um thrash cheio de clichês que a gente já espera (a ponto de a gente nem por confiança em ninguém ali), mas a proposta do filme meio que é essa, então não tem muito o que fazer. Felizmente, a maquiagem e algumas cenas de assassinatos e sustos me surpreenderam de forma positiva. As atuações não. As atuações são horrorosas.
E tem a pior luta entre mulheres que eu já vi no cinema. É de rir ( o que foi aquela cabeça sendo cortada? Hahahah), mas infelizmente é facilmente fomentadora de estereótipos.
É divertido. Valeu conhecer pelo valor histórico.
A Ganha-Pão
4.4 272Excelente. Junto a Persépolis, é uma mostra do como a animação consegue ser um ótimo caminho pra retratar e desmitificar a realidade de países do Oriente Médio.
O Círculo
2.6 587 Assista AgoraQue porcaria de final. Parece que pegaram uma ideia boa, bons atores, uns cenários e câmeras bonitos, montaram o palco e aí jogaram tudo no lixo.
Venom
3.1 1,4K Assista AgoraPrimeiro vez que marco um filme como "Não quero ver". Vamos ver se algo me faz mudar de ideia até lá.
The Square - A Arte da Discórdia
3.6 318 Assista AgoraPéssimo.
A Bruxa
3.6 3,4K Assista AgoraVale muito pela ótima parte técnica, boas atuações e a ambientação bem construída, mas não é nem de longe tão envolvente e aterrador quanto estão falando por aí. Não dá medo(a menos que você acredite a sério em bruxa e Diabo), nem te deixa de boca aberta no final da sessão como ouvi por aí. Pelo contrário, o final parece até que foge do rumo todo da história. sem chegar a ponto algum.
É muito bom ver um filme de terror não-thrash - coisa rara hoje em dia - ganhar destaque como A Bruxa tem ganhado ultimamente. Mas, infelizmente, o filme não é essas mil maravilhas e carece de um desfecho melhor desenvolvido
Deadpool
4.0 3,0K Assista AgoraReynolds se redime com sucesso. O humor negro do personagem e a trama simples sustentam o filme sem necessidade de exageros megalomaníacos comuns em filmes de super-herói. O filme é leve e divertido na medida certa.
Bom saber que a receptividade do filme está sendo boa, é um bom sinal pra Fox investir em mais filmes com classificação 16/18.
Choke: No Sufoco
3.2 118Funciona muito melhor como livro. Quem sabe com um Fincher na direção desse certo...
Spotlight - Segredos Revelados
4.1 1,7K Assista AgoraÉ ótimo ver um tema como esse ganhar destaque no cinema e inclusive no Oscar. Embora as atuações não tenham me surpreendido, a denúncia que o filme traz é dada de forma espetacular. Ver o processo jornalístico, o poder que a Igreja mantém ainda nos dias de hoje e as dificuldades que as personagens passam para comprovar um escândalo tão abrangente é estarrecedor.
Mais que isso, a pergunta do Keaton ao revelar que já sabiam do tamanho do escandâlo no final do filme - "Por que não fizemos isso antes?"- é de uma magnitude que ultrapassa o tema. Vale para qualquer injustiça que presenciamos defronte as quais nos calamos. Vale para qualquer bem que poderíamos estar fazendo e não estamos. Fica a mensagem no ar para interpretarmos.
E aquela lista no final?? Cara, me deu arrepios...
Acho que faltou só saber quantos dos 250 padres acusados foram de fato punidos...
De resto, só palmas pra esse filme.
12 Anos de Escravidão
4.3 3,0KFilme impactante, necessário, que obra linda! Das atuações à trilha sonora, tudo trabalhado com tanta maestria que faz a gente se sentir na pele do personagem. É o tipo de filme que todo mundo deveria ver para nos lembrar de nunca pararmos de lutar pelas injustiças da humanidade que perduram até hoje.
O pior de tudo é saber que os donos das terras se safaram...
Jogos Vorazes: A Esperança - O Final
3.6 1,9K Assista AgoraFiel ao livro (assim como o resto da quadrilogia), nisso não há do que reclamar, mas particularmente não gosto do último livro e do desfecho da saga, então isso naturalmente gerou um resultado negativo.
As mortes, no geral, foram bem desnecessárias(típico de finales de blockbusters) e pouco impactantes e o clima político foi o mais fraco dos 4 filmes. Algumas forçações de barra culpo o livro mesmo, mas para o filme posso destacar
1.Sendo a pessoa mais procurada da Capital, Katniss sai de um vestiário enorme (provavelmente cheio de maquiagem e disfarces dignos) apenas com um capuz nem um pouco discreto.
2.Poderiam ter envelhecido mais os atores para a cena final, não consegui ver eles nem 2 anos mais velhos ali.
Apesar disso, o filme conta com boas atuações, boa fotografia e o diretor soube trabalhar bem o que tinha de ruim no material original. Conclui a saga de forma satisfatória.
Lucy
3.3 3,4K Assista AgoraNão posso dar uma nota para esse filme, seria rudimentar demais avaliá-lo perante um sistema de medidas unidimensional.
Guardiões da Galáxia
4.1 3,8K Assista AgoraA Marvel fez.
Pegando uma equipe de heróis pouco conhecida, com seres improváveis como um guaxinim e uma árvore, simplesmente tacou na cara de todo mundo que pode fazer o que quiser.
E o resultado é perfeito.
Um filme muito bem trabalhado, tanto nas atuações, quanto no visual e trilha sonora(destaque pra esta) extraordinários. A história não foge de seu objetivo, mas continua surpreendendo com sua beleza a cada momento.
Personagens, lugares e referências aos quadrinhos introduzidas de forma fantástica ao Universo Marvel, abrindo possibilidades infinitas para expandir o universo intergalático dos quadrinhos pro cinema.
[/spoiler]
aparição de Thanos, apesar de curta, muito marcante e efetiva.
[spoiler]
Muito orgulhoso e satisfeito com o que vem sendo feito com os heróis no cinema.
Obrigado, Marvel. <3 Continue assim.