Um filme entediante não é sinônimo de filme ruim. O tédio também pode ser uma ferramenta para tornar o filme fascinante. Óbvio que existe filmes no qual o diretor, por incompetência, faz o filme se tornar chato. O que não é o caso neste filme.
Aqui o tédio tem função e é usado deliberadamente para uma experiência imersiva no dia a dia da "profissão".
No início do filme as expectativas são alinhadas com você:
"É incrível como pode ser fisicamente exaustivo não fazer nada". "Se não consegue suportar o tédio, isto não é para você"
Se você é ansioso (coisa difícil hoje em dia) este filme não é pra você. Imagine você, que não consegue ficar 1 minuto sequer sem desbloquear o celular para checar as redes sociais em busca de estímulos e novidades, tendo que esperar por imprevisíveis dias, na mais absoluta solidão, para terminar o trabalho.
Embora entediante em momento algum o filme é desinteressante.
O Roteiro falha em criar uma urgência relevante para justificar as ações desesperada dos personagens (e eu não vou procurar sobre a história pra me conectar e para o filme funcionar pra mim)
O filme não consegue construir um arco que funcione e nos conecta com a Nike (embora haja uma tentativa de humanizar a marca frente as concorrentes), com Air Jordan, com o Michael Jordan, e com as atitudes das figuras histórias representadas.
Quando o Leo decide reprimir o que sente, o que ele é e o que ele gosta, ele se mata. A Morte do Remi é a representação disso.
E isso é representado lindamente na fotografia.
Na primeira parte do filme, podemos observar que nos momentos de felicidade o Leo é engolido por um cenario com um vermelho sempre muito presente e intenso. Quando está no quarto a sós com o Remi, chega a ser engolido pela vermelhidão das paredes.
O vermelho é uma cor que representa calor, aconchego, intensidade, força, energia, paixão, etc.
Já na segunda parte do filme, devido aos acontecimentos, o vermelho é quase inexistente. Não restou muito do vermelho na vida do Leo.
Porém, quando o Leo experimenta pequenos lampejos de felicidades, sempre existe algum elementos vermelho na cena, como: na cortina, listras no copo, iluminação, camisa do irmão, as flores, a cor do caminhão, etc.
Ou seja, ele alcançava plenitude somente na existência do Remi.
Mas isso não existe mais.
E agora o que lhe resta é isso. Os pequenos elementos vermelhos que eventualmente irão aparecer ao longo da sua vida.
Um dos critérios de um filme belo é a existência das diversas camadas que o compõem.
Nesse, a experiência ficaria mais interessante se não fosse a minha ignorância sobre a história moderna Irlandesa. E, para ser bem sincero, não tenho interesse em me aprofundar.
Porém, não é requisito necessário para apreciar as diversas outras camadas desse longa, onde estão presentes temas como: Propósito (ou a falta dele), amizade, guerra, afastamento, tristeza, ego, solidão, entre outros.
Os animais representam as caracteristicas dos seus donos. A mini-jumentinha Jenny, é um animal puro, doce, inocente e carente. O Padraic enxerga nela características de si mesmo. Sobretudo a fuga desesperada da solidão (motivo de discussão constante entre ele e sua irmã devido a permissão que ele dá ã burrinha para ficar na sala e não se sentir sozinha).
Quando a burrinha morre, todas estas características do Padraic morrem juntas. E ele entende que o Com matou ela, mas também matou isso dentro dele, e por isso que sofra as consequências da sua nova personalidade.
O longa nos permite ter uma boa imersão na mitologia nórdica, mais que isso, na cultura desse povo. Talvez,os Vikings enxergassem e vivessem a realidade com bastante misticismo (conheço pouco sobre).
Reconhecendo o plano fundo e a qualidade técnica das cenas, ainda sim é uma trama bastante arrastada. Sofri pra terminar.
O filme é interessante a título de curiosidade, pois o roteiro é de uma didática impecável.
E esse também é o motivo da minha crítica ao roteiro (enfim, o mundo é complexo...) que é simplista e covarde, pois de certa forma, intencional ou não, tenta colocar, minuciosamente, a culpa da falha do projeto no governo que "aparou o potencial do empreendedor que correu risco".
E tudo se trata disso: uma aposta. Quem aposta sabe as regras do jogo e o risco. Não deve existir julgamento moral nisso.
E se for pra julgar, vemos o Eike constantemente tentando levar vantagem pra ganhar a aposta.
Se ele se F### foi culpa única e exclusivamente dele.
Na primeira: um filme ok nota 3,5 Na segunda: pqp q filme: nota 5 Na terceira: um dos melhores filme já construídos do século: favoritei
Esse filme é um exemplo de potencia máxima do que é cinema. A Diretora é de uma genialidade sobrehumana para fazer cinema. O filme tem tantas camadas que eu nem consigo imaginar como uma mente humana é capaz de contruir algo dessa magnitude.
A propria historia na qual o filme é ambientado já é tensa e dar de presente a quem for contar a sensação de uma bomba relógio prestes a explodir.
E de forma muito competente, esse filme conseguiu a proeza de desarma-la, pra contar uma trama de espionagem que envolve o alto escalão de países inimigos, de forma superficial e que não funciona sob nenhum aspecto (roteiro, atuação, montagem, etc.)
Churchil, ganhou mais fama por ser coach motivacional e biscoitero, mas ja pegou uma boa parte do do terreno pronto, preparado por pela diplomacia do "ganha tempo" de Chamberlain.
Embora seja claro quais as inspirações do diretor para criar este western, elas foram tão utilizadas que, ao inves de dar originalidade, mais me pareceu uma homenagem. Espero que numa próxima o diretor acerte.
Aos que alegam ser um filme onde não aconteça nada, digo: parem de preguiça.
O filme não tem um roteiro mastigado, (sim, existem filmes assim e eles também podem ser belos) embora as cenas sejam perfeitamente explicitas para nos ajudar a entender toda a poesia narrativa dessa obra.
A exemplo: a complexidade psicologica de Phil é magistralmente construída e mostrada com diversas sutilezas. Sendo ele aparentemente um homem bruto e tosco, mas em sua essencia é um homem deliciado e sensível. Esta última caracteristica sendo odiada pelo mesmo, que tenta apaga-lá construindo uma performace caricatural e intencional de "macho-alpha". Phil tem uma formação academica invejável. Constrói cordas, limpa e lustra a sela de seu falecido amigo com uma sensibilidade e paciência opostas ao de um homem bruto que em público retalha um bezerro. Do mesmo modo, toma banho de rio contemplando a experiência de forma meditativa, embora busque demonstrar explicitamente ser um tipico homem da roça, sujo, que não vê problema em cheirar mal. Busca constantemente e desesperadamente o afago no irmão. E admira a coragem do garoto, que ele queria ter, de não ter medo de demonstrar sua fragilidade e feminilidade. Uma lealdade que ele mesmo não consegue ter consigo.
O maior erro dos inteligentes é subestimar a estupidez humana. Essa é a mensagem que o filme traz.
Apesar de caricato, é uma realidade perfeitamente plausível e não muito distante. É só ver como foi a gestão da pandemina nos EUA e no Brasil.
O filme tem um elenco indiscutivelmente f***. Apesar de serem rostos muito conhecidos, suas personagens funcionam com maestreia.
É um filme gostosinho de assistir. Recomendo.
Contudo, o alivio cômico passou dos limites. Em momento algum eu consegui sentir a ameaça do filme (mesmo se tratando de uma tragédia apocalipta) como realmente uma ameaça.
Mas o fim é realmente trágico e injusto. Ao invés de terminar com a vida na terra, como sempre, as baratas sobrevivem (se é que você me entende rs)
O Assassino
3.3 513O tédio é a maior qualidade do filme.
Um filme entediante não é sinônimo de filme ruim.
O tédio também pode ser uma ferramenta para tornar o filme fascinante. Óbvio que existe filmes no qual o diretor, por incompetência, faz o filme se tornar chato. O que não é o caso neste filme.
Aqui o tédio tem função e é usado deliberadamente para uma experiência imersiva no dia a dia da "profissão".
No início do filme as expectativas são alinhadas com você:
"É incrível como pode ser fisicamente exaustivo não fazer nada".
"Se não consegue suportar o tédio, isto não é para você"
Se você é ansioso (coisa difícil hoje em dia) este filme não é pra você.
Imagine você, que não consegue ficar 1 minuto sequer sem desbloquear o celular para checar as redes sociais em busca de estímulos e novidades, tendo que esperar por imprevisíveis dias, na mais absoluta solidão, para terminar o trabalho.
Embora entediante em momento algum o filme é desinteressante.
Triângulo da Tristeza
3.6 730 Assista AgoraTodo mundo está no mesmo barco.
E quando ele afunda evidencia que não importa quem você é, o que você tem ou no que você acredita.
Avatar: O Caminho da Água
3.9 1,3K Assista AgoraPor conta dos efeitos e da mensagem do filme não consigo dar menos que 4 estrelas.
Mas não posso deixar de comentar...que roteirozinho fraco
AIR: A História Por Trás do Logo
3.6 244 Assista AgoraO Roteiro falha em criar uma urgência relevante para justificar as ações desesperada dos personagens (e eu não vou procurar sobre a história pra me conectar e para o filme funcionar pra mim)
O filme não consegue construir um arco que funcione e nos conecta com a Nike (embora haja uma tentativa de humanizar a marca frente as concorrentes), com Air Jordan, com o Michael Jordan, e com as atitudes das figuras histórias representadas.
Super Mario Bros.: O Filme
3.9 780 Assista AgoraEu não tinha notado que o Bowser era uma tartaruga hahaha
Close
4.2 470 Assista AgoraQuando o Leo decide reprimir o que sente, o que ele é e o que ele gosta, ele se mata. A Morte do Remi é a representação disso.
E isso é representado lindamente na fotografia.
Na primeira parte do filme, podemos observar que nos momentos de felicidade o Leo é engolido por um cenario com um vermelho sempre muito presente e intenso.
Quando está no quarto a sós com o Remi, chega a ser engolido pela vermelhidão das paredes.
O vermelho é uma cor que representa calor, aconchego, intensidade, força, energia, paixão, etc.
Já na segunda parte do filme, devido aos acontecimentos, o vermelho é quase inexistente. Não restou muito do vermelho na vida do Leo.
Porém, quando o Leo experimenta pequenos lampejos de felicidades, sempre existe algum elementos vermelho na cena, como: na cortina, listras no copo, iluminação, camisa do irmão, as flores, a cor do caminhão, etc.
Ou seja, ele alcançava plenitude somente na existência do Remi.
Mas isso não existe mais.
E agora o que lhe resta é isso. Os pequenos elementos vermelhos que eventualmente irão aparecer ao longo da sua vida.
Elvis
3.8 757Para amenizar mais o lado e para não sentirmos um asco completo do Coronel, colocaram o cara mais nice guy do cinema para interpretá-lo: Tom Hanks.
Os Banshees de Inisherin
3.9 566 Assista AgoraUm dos critérios de um filme belo é a existência das diversas camadas que o compõem.
Nesse, a experiência ficaria mais interessante se não fosse a minha ignorância sobre a história moderna Irlandesa. E, para ser bem sincero, não tenho interesse em me aprofundar.
Porém, não é requisito necessário para apreciar as diversas outras camadas desse longa, onde estão presentes temas como: Propósito (ou a falta dele),
amizade, guerra, afastamento, tristeza, ego, solidão, entre outros.
Aqui vai uma interpretação [SPOILERS!!!!]
Os animais representam as caracteristicas dos seus donos.
A mini-jumentinha Jenny, é um animal puro, doce, inocente e carente. O Padraic enxerga nela características de si mesmo. Sobretudo a fuga desesperada da solidão (motivo de discussão constante entre ele e sua irmã devido a permissão que ele dá ã burrinha para ficar na sala e não se sentir sozinha).
Quando a burrinha morre, todas estas características do Padraic morrem juntas.
E ele entende que o Com matou ela, mas também matou isso dentro dele, e por isso que sofra as consequências da sua nova personalidade.
O Homem do Norte
3.7 935 Assista AgoraO longa nos permite ter uma boa imersão na mitologia nórdica, mais que isso, na cultura desse povo. Talvez,os Vikings enxergassem e vivessem a realidade com bastante misticismo (conheço pouco sobre).
Reconhecendo o plano fundo e a qualidade técnica das cenas, ainda sim é uma trama bastante arrastada. Sofri pra terminar.
Fique Rico ou Morra Tentando
3.3 218 Assista AgoraHistória de vida foda nas mão de roteristas ruim dá nisso.
Vulcão Whakaari: Resgate na Nova Zelândia
3.8 20 Assista AgoraNão parei de pensar que eu provavelmente seria uma pessoa que toparia uma aventura dessas.
Eike: Tudo Ou Nada
2.8 45O filme é interessante a título de curiosidade, pois o roteiro é de uma didática impecável.
E esse também é o motivo da minha crítica ao roteiro (enfim, o mundo é complexo...) que é simplista e covarde, pois de certa forma, intencional ou não, tenta colocar, minuciosamente, a culpa da falha do projeto no governo que "aparou o potencial do empreendedor que correu risco".
E tudo se trata disso: uma aposta.
Quem aposta sabe as regras do jogo e o risco. Não deve existir julgamento moral nisso.
E se for pra julgar, vemos o Eike constantemente tentando levar vantagem pra ganhar a aposta.
Se ele se F### foi culpa única e exclusivamente dele.
Ataque dos Cães
3.7 932Assisti pela 3° vez.
Na primeira: um filme ok nota 3,5
Na segunda: pqp q filme: nota 5
Na terceira: um dos melhores filme já construídos do século: favoritei
Esse filme é um exemplo de potencia máxima do que é cinema. A Diretora é de uma genialidade sobrehumana para fazer cinema.
O filme tem tantas camadas que eu nem consigo imaginar como uma mente humana é capaz de contruir algo dessa magnitude.
O Anjo do Mossad
3.6 47 Assista AgoraA propria historia na qual o filme é ambientado já é tensa e dar de presente a quem for contar a sensação de uma bomba relógio prestes a explodir.
E de forma muito competente, esse filme conseguiu a proeza de desarma-la, pra contar uma trama de espionagem que envolve o alto escalão de países inimigos, de forma superficial e que não funciona sob nenhum aspecto (roteiro, atuação, montagem, etc.)
A Trincheira Infinita
3.9 66 Assista AgoraEu que já ia reclamar das mais de 2h de filme tive que rever meus conceitos kk
O Homem que Desafiou o Diabo
3.1 440 Assista Agorao melhor diabo do cinema. Al pacino chora
7 Prisioneiros
3.9 318P**** que P***** que filme!!!!
"quer liberdade pra que? Pra passar fome?"
Cuba e o Cameraman
4.4 107 Assista AgoraLa no regime socialista ta ruim. Mas aqui no Brazilzão capitalista tá uma beleza ne?
Abr/2022
Riphagen
3.6 54 Assista AgoraNâo sei se na história verdadeira foi assim, mas essa fuga foi ruim d ++++
No Coração do Mar
3.6 776 Assista AgoraA baleia bateu foi pouco
Munique: No Limite da Guerra
3.5 61 Assista AgoraChurchil, ganhou mais fama por ser coach motivacional e biscoitero, mas ja pegou uma boa parte do do terreno pronto, preparado por pela diplomacia do "ganha tempo" de Chamberlain.
Vingança & Castigo
3.6 206 Assista AgoraEmbora seja claro quais as inspirações do diretor para criar este western, elas foram tão utilizadas que, ao inves de dar originalidade, mais me pareceu uma homenagem.
Espero que numa próxima o diretor acerte.
Ataque dos Cães
3.7 932Aos que alegam ser um filme onde não aconteça nada, digo: parem de preguiça.
O filme não tem um roteiro mastigado,
(sim, existem filmes assim e eles também podem ser belos) embora as cenas sejam perfeitamente explicitas para nos ajudar a entender toda a poesia narrativa dessa obra.
A exemplo: a complexidade psicologica de Phil é magistralmente construída e mostrada com diversas sutilezas. Sendo ele aparentemente um homem bruto e tosco, mas em sua essencia é um homem deliciado e sensível. Esta última caracteristica sendo odiada pelo mesmo, que tenta apaga-lá construindo uma performace caricatural e intencional de "macho-alpha".
Phil tem uma formação academica invejável. Constrói cordas, limpa e lustra a sela de seu falecido amigo com uma sensibilidade e paciência opostas ao de um homem bruto que em público retalha um bezerro. Do mesmo modo, toma banho de rio contemplando a experiência de forma meditativa, embora busque demonstrar explicitamente ser um tipico homem da roça, sujo, que não vê problema em cheirar mal. Busca constantemente e desesperadamente o afago no irmão. E admira a coragem do garoto, que ele queria ter, de não ter medo de demonstrar sua fragilidade e feminilidade. Uma lealdade que ele mesmo não consegue ter consigo.
Não Olhe para Cima
3.7 1,9K Assista AgoraO maior erro dos inteligentes é subestimar a estupidez humana. Essa é a mensagem que o filme traz.
Apesar de caricato, é uma realidade perfeitamente plausível e não muito distante. É só ver como foi a gestão da pandemina nos EUA e no Brasil.
O filme tem um elenco indiscutivelmente f***. Apesar de serem rostos muito conhecidos, suas personagens funcionam com maestreia.
É um filme gostosinho de assistir. Recomendo.
Contudo, o alivio cômico passou dos limites. Em momento algum eu consegui sentir a ameaça do filme (mesmo se tratando de uma tragédia apocalipta) como realmente uma ameaça.
Mas o fim é realmente trágico e injusto. Ao invés de terminar com a vida na terra, como sempre, as baratas sobrevivem (se é que você me entende rs)