Documentário excepcional para quem se interessa pela história do cinema.
É difícil pensar no surgimento da nouvelle vague sem a existência de Langlois e de sua dedicação exclusiva à Cinemateca francesa e à exibição de inúmeros filmes raros que formaram uma geração de cinefilia na França.
O afastamento temporário de Langlois acarreta em uma mobilização política histórica no cinema mundial que marcaria de forma ainda mais acentuada os cineastas franceses, incluindo Godard, em direção a um cinema mais militante, e em alguns casos, anti-cinematográfico.
A foto da capa, que ocorre como plano subjetivo no filme, sintetiza bem a figura iluminada e atemporal que é o personagem Iván Bojko, que, assim como os girassóis, está voltado para o sol.
O filme vale pela fotofgrafia, que é belíssima, talvez um misto de pintura impressionista e romântica. Mas falta ousadia e talento na atuação para deixar mais convincente a trama
Eu achei esse filme incrivelmente bom, cheguei a ver 2 vezes no cinema e mais umas 2 na televisão. Vi muita gente criticando o filme por ser um filme de ballet cujos atores não estavam tecnicamente aptos para representar (geralmente essa foi a crítica de alguns críticos de cinema mesmo) e outras críticas que desvalorizavam o filme por ser fácil de saber diferenciar a realidade da fantasia que a personagem vivia (crítica que eu ouvi mais de amigos e tal). Bem, se referindo a primeira crítica que fizeram, acho no mínimo ridículo exigir que os atores dancem como bailarinos profissionais do Royal Ballet School, já que não geram esse tipo de cobrança dos atores quando eles interpretam outras profissões. Segundo que para mim não se trata de um filme de ballet e, por isso mesmo, não devem focar tanto as críticas nessa área, se tratando apenas de um belo pano de fundo que chega a acrescentar vida e criar até uma sinergia artística nas alucinações da personagem de Natalie Portman. E quanto aos que dizem ser fácil identificar quando a personagem está alucinando ou não e isso não apresenta dificuldade para eles de tentar decifrar, e sim, uma certa decepção... O que eu tenho a dizer é que, pelo meu entendimento, também não se trata disso. Ao meu ver o fascinante do filme é se botar no lugar da personagem e fazer o exercício de sentir o mundo como ela sente; sentir toda a tensão, os olhares ameaçadores que passam pelos corredores, sentir toda a confusão que se instaura em sua mente, a dificuldade de se libertar de seu mundo fechado e disciplinado e ganhar alguma autonomia, a dificuldade e a coragem que ela tem que exercer para reconfigurar a imagem de mãe em sua cabeça, que passa de uma mãe cuidadosa e dedicada para uma mulher castradora que inveja seu sucesso e que lhe dificulta o caminho da maturidade e da independência. Para mim trata-se de um ótimo filme, em que a grande viagem está em sentir a vida tal como a "Sweet Girl" o sente e se deixar levar pela atmosfera densa e confusa de forma solta e relaxada, que era justamente a grande dificuldade da personagem. De modo que quando ela consegue se soltar e dar força a sua potência, a arte acontece!
Entendi se tratar da realidade de jovens sensíveis que acabam numa época propícia se engajando políticamente, tanto pela militância quanto pela arte protesto. Gostei do estilo dos personagens e do equilíbrio do personagem principal. A trilha sonora é boa também, mas mesmo assim não me encantou. A falta de propósito do filme soa como o próprio despropósito da vida, se tornando assim, realista demais pro meu gosto.
Concordo que os personagens sejam um tanto estereotipados, mas prefiro não ver isto como uma crítica em si sobre o filme, mas entendê-lo como um modo de se fazer cinema na época. Achei interessante a proposta do filme e o que cada personagem representa. E genial a sacada do diretor de usar a moral do intelctual aliada aos interesses de mercado de forma a quase produzir uma tragédia contemporânea desnaturalizando uma bela e natural forma de vida.
Eu achei muito bom! E olha que não sou fã do gênero. Walter Salles escolheu os atores certos, a bela Jennifer Connelly, que tem aquele jeitinho lindo de garota problema, manda muito bem no filme. O filme brinca com a possibilidade da personagem principal ser ou estar louca.Essa suposta loucura poderia se dar ao grau excessivo de stress,afinal, é uma jovem mãe recém divorciada que tem que procurar um emprego aquém de suas qualidades para poder pagar o aluguél de um sinistro apartamento num sombrio bairro subarbano; suas tensões sua carência, ela não tem a quem recorrer, somente a um frasco de remédios tarja preta. Enfim, um filme que assusta sem levar pro banal e nos conquista com sua atmosfera densa.
Cidadão Langlois
4.1 1Documentário excepcional para quem se interessa pela história do cinema.
É difícil pensar no surgimento da nouvelle vague sem a existência de Langlois e de sua dedicação exclusiva à Cinemateca francesa e à exibição de inúmeros filmes raros que formaram uma geração de cinefilia na França.
O afastamento temporário de Langlois acarreta em uma mobilização política histórica no cinema mundial que marcaria de forma ainda mais acentuada os cineastas franceses, incluindo Godard, em direção a um cinema mais militante, e em alguns casos, anti-cinematográfico.
Iván: De Volta Para o Passado
3.9 6A foto da capa, que ocorre como plano subjetivo no filme, sintetiza bem a figura iluminada e atemporal que é o personagem Iván Bojko, que, assim como os girassóis, está voltado para o sol.
Picnic na Montanha Misteriosa
3.8 176 Assista AgoraO filme vale pela fotofgrafia, que é belíssima, talvez um misto de pintura impressionista e romântica. Mas falta ousadia e talento na atuação para deixar mais convincente a trama
Filhos e Amantes
3.7 19Quem precisa de spoiler quando se tem a sinopse do filmow ? rs
Valentin
4.4 297Foi de longe um dos filmes que eu tive mais prazer em assistir =)
Cisne Negro
4.2 7,9K Assista AgoraEu achei esse filme incrivelmente bom, cheguei a ver 2 vezes no cinema e mais umas 2 na televisão. Vi muita gente criticando o filme por ser um filme de ballet cujos atores não estavam tecnicamente aptos para representar (geralmente essa foi a crítica de alguns críticos de cinema mesmo) e outras críticas que desvalorizavam o filme por ser fácil de saber diferenciar a realidade da fantasia que a personagem vivia (crítica que eu ouvi mais de amigos e tal). Bem, se referindo a primeira crítica que fizeram, acho no mínimo ridículo exigir que os atores dancem como bailarinos profissionais do Royal Ballet School, já que não geram esse tipo de cobrança dos atores quando eles interpretam outras profissões. Segundo que para mim não se trata de um filme de ballet e, por isso mesmo, não devem focar tanto as críticas nessa área, se tratando apenas de um belo pano de fundo que chega a acrescentar vida e criar até uma sinergia artística nas alucinações da personagem de Natalie Portman. E quanto aos que dizem ser fácil identificar quando a personagem está alucinando ou não e isso não apresenta dificuldade para eles de tentar decifrar, e sim, uma certa decepção... O que eu tenho a dizer é que, pelo meu entendimento, também não se trata disso. Ao meu ver o fascinante do filme é se botar no lugar da personagem e fazer o exercício de sentir o mundo como ela sente; sentir toda a tensão, os olhares ameaçadores que passam pelos corredores, sentir toda a confusão que se instaura em sua mente, a dificuldade de se libertar de seu mundo fechado e disciplinado e ganhar alguma autonomia, a dificuldade e a coragem que ela tem que exercer para reconfigurar a imagem de mãe em sua cabeça, que passa de uma mãe cuidadosa e dedicada para uma mulher castradora que inveja seu sucesso e que lhe dificulta o caminho da maturidade e da independência. Para mim trata-se de um ótimo filme, em que a grande viagem está em sentir a vida tal como a "Sweet Girl" o sente e se deixar levar pela atmosfera densa e confusa de forma solta e relaxada, que era justamente a grande dificuldade da personagem. De modo que quando ela consegue se soltar e dar força a sua potência, a arte acontece!
Fando e Lis
3.9 61Detestei o filme, preciso de um surrealismo mais inteligível, como valerie and her week of wonders. Esse com certeza nao deu pra mim...
O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
4.1 4,7K Assista AgoraFilme infantil, sem sal e deprimente. Perda de tempo...
Depois de Maio
3.2 83 Assista AgoraEntendi se tratar da realidade de jovens sensíveis que acabam numa época propícia se engajando políticamente, tanto pela militância quanto pela arte protesto. Gostei do estilo dos personagens e do equilíbrio do personagem principal. A trilha sonora é boa também, mas mesmo assim não me encantou. A falta de propósito do filme soa como o próprio despropósito da vida, se tornando assim, realista demais pro meu gosto.
Pi
3.8 769 Assista AgoraMe lembrou um pouco eraserhead
Nunca aos Domingos
3.9 48Concordo que os personagens sejam um tanto estereotipados, mas prefiro não ver isto como uma crítica em si sobre o filme, mas entendê-lo como um modo de se fazer cinema na época. Achei interessante a proposta do filme e o que cada personagem representa.
E genial a sacada do diretor de usar a moral do intelctual aliada aos interesses de mercado de forma a quase produzir uma tragédia contemporânea desnaturalizando uma bela e natural forma de vida.
Valerie e Sua Semana de Deslumbramentos
3.9 191 Assista AgoraA trilha sonora que aparece no trailer mexeu bastante comigo, junto a isso as imagens parecem de uma fantasia encantadora. verei em breve.
Valerie e Sua Semana de Deslumbramentos
3.9 191 Assista Agoraalguem sabe onde eu acho esse filme pra baixar?
Água Negra
2.7 407Eu achei muito bom! E olha que não sou fã do gênero. Walter Salles escolheu os atores certos, a bela Jennifer Connelly, que tem aquele jeitinho lindo de garota problema, manda muito bem no filme. O filme brinca com a possibilidade da personagem principal ser ou estar louca.Essa suposta loucura poderia se dar ao grau excessivo de stress,afinal, é uma jovem mãe recém divorciada que tem que procurar um emprego aquém de suas qualidades para poder pagar o aluguél de um sinistro apartamento num sombrio bairro subarbano; suas tensões sua carência, ela não tem a quem recorrer, somente a um frasco de remédios tarja preta. Enfim, um filme que assusta sem levar pro banal e nos conquista com sua atmosfera densa.
Tristana, Uma Paixão Mórbida
3.8 60Ah, Catherine Deneuve...
Tristana, Uma Paixão Mórbida
3.8 60Me lembra um pouco a personagem de lua de fel
Sr. Ninguém
4.3 2,7KEsse filme salvou minha noite de ontem
Daunbailó
4.1 134 Assista AgoraDe longe, um dos piores filmes que eu já vi.
Para Roma Com Amor
3.4 1,3K Assista AgoraSuave e bonito
Medéia, A Feiticeira do Amor
3.7 40muito chato!
A Doce Vida
4.2 316 Assista AgoraFilme sacal
Que?
3.1 14Lixo
A Maldição da Serpente
3.1 28Muito bom! Sexy, engraçado, levemente sombrio e muito original!
O Céu Que Nos Protege
3.7 85Um dos melhores filmes já feitos. Poesia do início ao fim.