Eu amo tanto esse filme! Durante minha adolescência era umas das minhas preciosidades cinematográficas que tinha guardado em meus downloads, e vez eu outra eu revia. Hoje com 34 anos assisti de novo, e o sentimento foi o mesmo. O filme tem tantas camadas que poderiam não ter nada a ver uma com a outra, e pra mim se encaixam tão bem. Além da trilha e da estética perfeita.
O enredo é legal mas não é nada muito diferente de outros do tipo. O que me ganhou foi o cenário e as aves que compõem grande parte do background do filme.
Acho que criei muito expectativa para esse filme, vale a pena pela Gal e por alguns momentos como Divino Maravilhoso e o FA-TAL. No mais, poderia ter mais música, e menos Gal fumando na janela do apartamento esperando alguma coisa acontecer.
Ja fazem alguns anos que uma ou outra pessoa me indica esse filma. Finalmente assisti, e acho que coloquei expectativa demais. Visualmente é maravilhoso, imagens muito bem elaboradas e hipnotizantes, mas é só isso mesmo. A histórica não me pegou, levei uns 3 dias pra terminar.
Que documentário importante!! É uma honra poder ver Baita e Tamandua e acompanhar sua relação com a mata. Da mesma forma ter Rita com todo conhecimento que tem pra compartilhar. Ao mesmo tempo é revoltante e triste ver como a política e a exploração da floresta maltrata os direitos dos povos indígenas. Foi uma grande surpresa descobrir esse filme, e vou compartilhar muito!
A ideia é bem interessante, mas não assistam esperando ser um novo "Across The Universe" ou algo parecido, o musical de 2007 mesmo tendo um enredo só ok, pelo menos explora muito as músicas, contextos e conceitos usados pelos Beatles. Yesterday tem só um historia legal, mas nem as músicas são bem exploradas assim. O que faz o filme valer a pena
A produção infantil (e adulta também) brasileira dos anos 80 e 90 deve ser muito ovacionada. Esse filme tem muito dessa característica de pegar um monte de coisa aleatória e criar uma conexão lúdica com tudo, bem comum nos programas da Cultura e nos especiais da Globo dos anos 80. Pegaram essa formula e misturaram com todo aquele clima trash e obscuro oitentista e deu super certo. Ate a trilha sonora eu achei ótima (podem me julgar). Quando eu era criança eu gostava muito desse filme, hoje revendo a única coisa que me incomoda muito são as falas super infantilizadas da Xuxa, mas acho que isso era meio padrão da época, e ela compensa sempre rodando e protegendo o rosto de forma aleatória em todas as situações hahahaha.
Uma experiência diferente, muito sensorial. Não é lá um filme tão marcante, mas é um tipo de experiência única e vale ser recomendada. A maior critica que eu poderia fazer seria pela longa duração, mas acho que foi o tempo necessário pra mostrar tudo o que precisava ser mostrado.
Minas Gerais é um lugar mágico, suas cidades, suas montanhas, sua sabedoria popular, seus rios e cachoeiras, e infelizmente é muito pouco explorada no cinema nacional, a não ser em filmes que retratam o período colonial. Este filme trouxe vários desses elementos em uma historia contemporâneo (pra época), tem a poesia, a metáfora, a relação com o vento, e cidade, os moradores e ate o trem. Uma história real com um toque de fantástico.
Enrolei tantos anos pra ver esse filme, e fiquei bem chocado em o quanto me prendeu. Com certeza deveria ter assistido antes. Mais do que merecido o titulo de clássico. Lendo sobre o contexto das atrizes tudo fica mais fascinante ainda.
. Sem contar a perspectiva do Rio de Janeiro sempre do alto, o que da uma fotografia maravilhosa. Agora quanto ao enredo e aos personagens principais, não da pra assistir sem ter em consciência que é um filme de 1959, a forma de agir e ver o mundo era outra. Com o olhar de hoje não vejo nada de romântico. Orfeu é mais um anti-herói, e Mira que é retratada como louca, desequilibrada e ciumenta, pra mim é maior vitima.
Eu gostei muito da experiência que o filme proporciona, tudo bem contemplativo, me senti em imersão de um país que não conheço quase nada (mesmo o filme não sendo vietnamita) . Quanto ao enredo e os personagens, achei tudo bem fechado e coeso, não vi tantos pontos negativos como foram citados em outros comentários, acho que tudo desenvolveu ate onde deveria desenvolver.
As cores, a iluminação, fotografia, sonoplastia, a trilha sonora perfeita e o clima de cidade brasileira do interior deixaram o filme sensorial em um nível que não é tão fácil achar. Quando ao personagem principal, o único final feliz possível para ele seria ir em um psicólogo.
Queria ter gostado mais. É um ótimo filme, com um enredo coeso, boas atuações e cenas surpreendentes. Mas ainda não entendi porque esta no topo da maioria das listas de melhores filmes da historia. Quem sabe em outro momento eu entenda.
Eu entendi o filme muito como a exploração de como criar uma rotina mais criativa e estimulante, ainda mais no caso dos professores que já são adultos e se sentem neutros quanto a tudo. A questão do alcoolismo e dos problemas gerados a partir disso me incomodaram bastante, mas aparentemente esse não era o principal foco do filme. É um outro contexto de uma outra sociedade, e no final a minha conclusão foi como deve ser realmente ótimo viver em um país de primeiro mundo e poder se dedicar ao seu vazio existencial.
É um encontro bem intimista com a cabeça tão ampla do Rogerio Duarte. Eu esperava ver um pouco mais das obras gráficas criadas por ele que são muitas, mas talvez não seja a proposta do filme. Continua sendo um documentário essencial e complementa muito bem o Tropicália lançado em 2012.
A gente precisa estar preparado pra tudo na vida, de repente o que menos se espera pode acontecer, e precisamos nos desconstruir e reconstruir quantas vezes for preciso. Acho que é um dos filmes mais sensoriais que já vi, ao mesmo tempo que me senti tão incomodado com a falta de som e depois com a presença de som,
O filme gera um debate bem profundo sobre múltiplas questões: educação, desigualdade, infância, desenvolvimento moral. O que mais me chamou a atenção foi os vários pontos de vista abordados, o que mostra como a educação deve ser pensada (ou repensada) de uma forma bem mais ampla e ao mesmo tempo contextual. Temos o Jonas, um menino apaixonado pela mundo mágico do circo, super criativo e que tem muita facilidade em executar (ou pelo menos tentar) as ideias que cria. Temos a mãe de Jonas, que apesar de sua origem circense, deseja que o filho foque na educação antes de se envolver com esse mundo, talvez porque ela conheça bem essa vida de perto e sabe que nem tudo é mágico assim (e ao fim do filme ela apresenta bem isso). Temos ate o ponto de vista da diretora da escola. Provavelmente muitos vão ligar ela ao sistema que destrói nossos sonhos, mas dentro do contexto da escola, ela assim como as outras professoras provavelmente enxergam o potencial de todas as crianças, porem ali dentro Jonas não é exatamente aluno mais interessado, e ele ser colocado em posição de referência não seria algo legal e talvez ate injusto com outros. Todos estão corretos, e dai que surgem os questionamentos de como repensar a educação e ate mesmo o que é a educação. Tanto Jonas como sua Mãe servem como inspiração.
Uma burocracia sem fim, serviços incompletos e mal feitos porém acomodados, um sistema que apesar de sempre "maquiar" todo o tipo de caos com falsos cenários, também dificulta de todas as maneiras a vida das pessoas. A busca eterna por um padrão estético específico. Crianças se tornando adultas de forma precária. E a eterna esperança de que no futuro tudo se resolverá, por pior que esteja a situação. O Brasil do filme não é exatamente um espaço delimitado geograficamente, mas um conceito. Isto é ser Brasil e todos os elementos estão lá. A presença das conexões com canos e telas me pareceu quase uma previsão de um mundo pós anos 2000. Mas considerando os movimentos a época do filme, me lembrou muito a estética dos movimentos high tech e pós modernistas. Talvez a ideia fosse passar um pouco desses conceitos dentro do cinema.
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Velvet Goldmine
3.9 333 Assista AgoraEu amo tanto esse filme! Durante minha adolescência era umas das minhas preciosidades cinematográficas que tinha guardado em meus downloads, e vez eu outra eu revia. Hoje com 34 anos assisti de novo, e o sentimento foi o mesmo. O filme tem tantas camadas que poderiam não ter nada a ver uma com a outra, e pra mim se encaixam tão bem. Além da trilha e da estética perfeita.
Estuários
3.4 105 Assista AgoraO enredo é legal mas não é nada muito diferente de outros do tipo. O que me ganhou foi o cenário e as aves que compõem grande parte do background do filme.
Meu Nome é Gal
3.1 122 Assista AgoraAcho que criei muito expectativa para esse filme, vale a pena pela Gal e por alguns momentos como Divino Maravilhoso e o FA-TAL. No mais, poderia ter mais música, e menos Gal fumando na janela do apartamento esperando alguma coisa acontecer.
Paprika
4.2 503 Assista AgoraJa fazem alguns anos que uma ou outra pessoa me indica esse filma. Finalmente assisti, e acho que coloquei expectativa demais. Visualmente é maravilhoso, imagens muito bem elaboradas e hipnotizantes, mas é só isso mesmo. A histórica não me pegou, levei uns 3 dias pra terminar.
Piripkura
4.4 23Que documentário importante!! É uma honra poder ver Baita e Tamandua e acompanhar sua relação com a mata. Da mesma forma ter Rita com todo conhecimento que tem pra compartilhar. Ao mesmo tempo é revoltante e triste ver como a política e a exploração da floresta maltrata os direitos dos povos indígenas. Foi uma grande surpresa descobrir esse filme, e vou compartilhar muito!
Green Book: O Guia
4.1 1,5K Assista AgoraComplexo e sensível, faz a gente entender bem cada personagem, e ainda me apresentou o maravilhoso Don Shirley Trio, fiquei viciado.
Yesterday: A Trilha do Sucesso
3.4 1,0KA ideia é bem interessante, mas não assistam esperando ser um novo "Across The Universe" ou algo parecido, o musical de 2007 mesmo tendo um enredo só ok, pelo menos explora muito as músicas, contextos e conceitos usados pelos Beatles. Yesterday tem só um historia legal, mas nem as músicas são bem exploradas assim. O que faz o filme valer a pena
é a rápida cena do encontro com John Lennon
Tomates Verdes Fritos
4.2 1,3K Assista AgoraMeu primeiro filme de 2022, e que filme!
Super Xuxa contra Baixo Astral
2.7 529 Assista AgoraA produção infantil (e adulta também) brasileira dos anos 80 e 90 deve ser muito ovacionada. Esse filme tem muito dessa característica de pegar um monte de coisa aleatória e criar uma conexão lúdica com tudo, bem comum nos programas da Cultura e nos especiais da Globo dos anos 80. Pegaram essa formula e misturaram com todo aquele clima trash e obscuro oitentista e deu super certo. Ate a trilha sonora eu achei ótima (podem me julgar). Quando eu era criança eu gostava muito desse filme, hoje revendo a única coisa que me incomoda muito são as falas super infantilizadas da Xuxa, mas acho que isso era meio padrão da época, e ela compensa sempre rodando e protegendo o rosto de forma aleatória em todas as situações hahahaha.
Enter The Void: Viagem Alucinante
4.0 870Uma experiência diferente, muito sensorial. Não é lá um filme tão marcante, mas é um tipo de experiência única e vale ser recomendada. A maior critica que eu poderia fazer seria pela longa duração, mas acho que foi o tempo necessário pra mostrar tudo o que precisava ser mostrado.
A Revolução Dos Bichos
3.8 111Atemporal!
O Menino e o Vento
4.3 62Minas Gerais é um lugar mágico, suas cidades, suas montanhas, sua sabedoria popular, seus rios e cachoeiras, e infelizmente é muito pouco explorada no cinema nacional, a não ser em filmes que retratam o período colonial. Este filme trouxe vários desses elementos em uma historia contemporâneo (pra época), tem a poesia, a metáfora, a relação com o vento, e cidade, os moradores e ate o trem. Uma história real com um toque de fantástico.
O Que Terá Acontecido a Baby Jane?
4.4 830 Assista AgoraEnrolei tantos anos pra ver esse filme, e fiquei bem chocado em o quanto me prendeu. Com certeza deveria ter assistido antes. Mais do que merecido o titulo de clássico. Lendo sobre o contexto das atrizes tudo fica mais fascinante ainda.
Orfeu do Carnaval
3.7 123 Assista AgoraO filme vale muito pela imersão cultural, o carnaval de rua, a religião, entre outros momentos comunitários,
além da cena final com as crianças, muito linda
Máquina do Desejo: Os 60 Anos do Teatro Oficina
4.1 12Teatro Oficina é inspiração em todas as formas. Assisti o Rei da Vela em 2018 e foi uma experiência maravilhosa.
Gal A Todo Vapor - FA- TAL
5.0 8Todos os dias sonhando em ver esta apresentação!
Encontro ao Acaso
3.2 15Eu gostei muito da experiência que o filme proporciona, tudo bem contemplativo, me senti em imersão de um país que não conheço quase nada (mesmo o filme não sendo vietnamita) . Quanto ao enredo e os personagens, achei tudo bem fechado e coeso, não vi tantos pontos negativos como foram citados em outros comentários, acho que tudo desenvolveu ate onde deveria desenvolver.
Vento Seco
3.2 91As cores, a iluminação, fotografia, sonoplastia, a trilha sonora perfeita e o clima de cidade brasileira do interior deixaram o filme sensorial em um nível que não é tão fácil achar. Quando ao personagem principal, o único final feliz possível para ele seria ir em um psicólogo.
O Poderoso Chefão
4.7 2,9K Assista AgoraQueria ter gostado mais. É um ótimo filme, com um enredo coeso, boas atuações e cenas surpreendentes. Mas ainda não entendi porque esta no topo da maioria das listas de melhores filmes da historia. Quem sabe em outro momento eu entenda.
Druk: Mais Uma Rodada
3.9 798 Assista AgoraEu entendi o filme muito como a exploração de como criar uma rotina mais criativa e estimulante, ainda mais no caso dos professores que já são adultos e se sentem neutros quanto a tudo. A questão do alcoolismo e dos problemas gerados a partir disso me incomodaram bastante, mas aparentemente esse não era o principal foco do filme. É um outro contexto de uma outra sociedade, e no final a minha conclusão foi como deve ser realmente ótimo viver em um país de primeiro mundo e poder se dedicar ao seu vazio existencial.
Rogério Duarte, o Tropikaoslista
3.7 7É um encontro bem intimista com a cabeça tão ampla do Rogerio Duarte. Eu esperava ver um pouco mais das obras gráficas criadas por ele que são muitas, mas talvez não seja a proposta do filme. Continua sendo um documentário essencial e complementa muito bem o Tropicália lançado em 2012.
O Som do Silêncio
4.1 987 Assista AgoraA gente precisa estar preparado pra tudo na vida, de repente o que menos se espera pode acontecer, e precisamos nos desconstruir e reconstruir quantas vezes for preciso. Acho que é um dos filmes mais sensoriais que já vi, ao mesmo tempo que me senti tão incomodado com a falta de som e depois com a presença de som,
o final me fez sentir completamente contemplado com o silêncio.
Jonas e o Circo sem Lona
4.2 33O filme gera um debate bem profundo sobre múltiplas questões: educação, desigualdade, infância, desenvolvimento moral. O que mais me chamou a atenção foi os vários pontos de vista abordados, o que mostra como a educação deve ser pensada (ou repensada) de uma forma bem mais ampla e ao mesmo tempo contextual. Temos o Jonas, um menino apaixonado pela mundo mágico do circo, super criativo e que tem muita facilidade em executar (ou pelo menos tentar) as ideias que cria. Temos a mãe de Jonas, que apesar de sua origem circense, deseja que o filho foque na educação antes de se envolver com esse mundo, talvez porque ela conheça bem essa vida de perto e sabe que nem tudo é mágico assim (e ao fim do filme ela apresenta bem isso). Temos ate o ponto de vista da diretora da escola. Provavelmente muitos vão ligar ela ao sistema que destrói nossos sonhos, mas dentro do contexto da escola, ela assim como as outras professoras provavelmente enxergam o potencial de todas as crianças, porem ali dentro Jonas não é exatamente aluno mais interessado, e ele ser colocado em posição de referência não seria algo legal e talvez ate injusto com outros. Todos estão corretos, e dai que surgem os questionamentos de como repensar a educação e ate mesmo o que é a educação. Tanto Jonas como sua Mãe servem como inspiração.
Brazil, o Filme
3.8 404 Assista AgoraUma burocracia sem fim, serviços incompletos e mal feitos porém acomodados, um sistema que apesar de sempre "maquiar" todo o tipo de caos com falsos cenários, também dificulta de todas as maneiras a vida das pessoas. A busca eterna por um padrão estético específico. Crianças se tornando adultas de forma precária. E a eterna esperança de que no futuro tudo se resolverá, por pior que esteja a situação. O Brasil do filme não é exatamente um espaço delimitado geograficamente, mas um conceito. Isto é ser Brasil e todos os elementos estão lá. A presença das conexões com canos e telas me pareceu quase uma previsão de um mundo pós anos 2000. Mas considerando os movimentos a época do filme, me lembrou muito a estética dos movimentos high tech e pós modernistas. Talvez a ideia fosse passar um pouco desses conceitos dentro do cinema.