Que experiência intensa! Uma introdução hipnotizante de vários estilos diferentes de dança com o que há de melhor! A forma como o Gaspar Noé perturba é muito única, ninguém consegue alcançar esse patamar de loucura. O filme me lembra muito Enter The Void e um pouco do vermelho + ângulos absurdos de Irreversível. Um Gaspar Noé que buscou contornar esse rótulo de muita pornografia em Love, dando um foco maior nos filmes anteriores. E ficou muito bom!
É dif[icil não se comover com a trajetória do Fred. As inúmeras gravações que o doc mostra deixa bem mais orgânico e convincente na proposta, acentuando ainda mais os depoimentos dos amigos e familiares. É bonito e ao mesmo tempo triste pensar que hoje em dia a tv e a mídia em geral está tão tóxica e longe dessa realidade do Fred. Até mesmo na época dele, pessoas reagem com ódio a uma mensagem de amor e apenas positividade, esse é o verdadeiro mal. É uma figura inspiradora e excêntrica, se um dia tivesse que educar uma criança, gostaria que fosse influenciada por ele, com suas mensagens profundas e sinceras. Era uma mente bem à frente de seu tempo.
É um filme muito elegante, principalmente pelas escolhas de cores. A diferença abrupta de cores em cortes de cenas voltando no tempo são eficientes pra uma transição suave e que não te tira do filme. Além dessas transição, usa o mesmo recurso pra expressar o que um dos personagens está pensando, o que gera momentos engraçados e também bem tristes. Poucas vezes vi essa técnica tão bem utilizada. Os personagens são profundos e o final é muito bom e me passou muita verdade.
É interessante como o diretor amarra os personagens num ciclo que é até um pouco forçado como eles se relacionam. Porém é um filme que expõe uma realidade bem crua e pessimista da sociedade, principalmente envolvendo relacionamentos amorosos. A câmera na mão o tempo todo com poucos cortes e a inexistência de trilha sonora me faz lembrar o Dogma 95, inclusive pela naturalidade das autações. A "trilha sonora", que são as músicas húngaras que tocam no filme, são muito boas e relacionam diretamente com os personagens, é um personagem a mais dessa história que conta bastante destalhes sobre eles e sobre a situação em que vivem.
Quero um burrinho de estimação agora :) Muitas passagens com câmera subjetiva do burro dão a entender que o filme é focado nele. Apesar de outros personagens serem abordados, são inexpressivos e animalizados, enquanto que o burro é humanizado. Várias características humanas são bem metaforizadas pelo animal, como quando o burro tenta fugir e não consegue, quando é esperado que faça algo mas não se encaixa naquele papel e por fim quando não consegue se expressar. Inclusive alguns personagens se assemelham a ele nesses aspectos. Principalmente quando são domados por outras pessoas e aceitam tudo sem hesitar. Até o burro é mais resistente. É um contraponto que é mostrado sutilmente e deve ser explorado mais a fundo.
Acho que o filme poderia ter se vendido melhor se não fosse considerado documentário, mas sim um narrativa com características documentais. Segue a mesma linha do "onde fica a casa do meu amigo?" de buscar algo incessantemente durante todo o filme, tem a naturalidade tão famosa do Abbas. No começo por se passar grande parte do filme dentro do carro, me lembrou um pouco de "Dez" do diretor. O impacto da câmera filmando os destroços é muito impactante, uma catástrofe. Mais uma vez o Abbas termina o filme em aberto, o que me gerou um desconforto por o filme ter um roteiro linear.
Muita coragem da diretora em retratar o cotidiano dessa forma. Nunca vi uma realidade tão crua como aqui. É como se estivéssemos como um espião da vida da personagem, até nos momentos íntimos, nos momentos de puro tédio, nas saídas corriqueiras pra ir comprar qualquer coisa. Como não se enxergar nesse filme? pelo menos um pouco de nós se encontra nesse filme, em algum momento da vida, seja pelo filho, seja pela mãe. O cotidiano é desesperador, é um silêncio perturbador. Cada cena longa, com câmera estática com pouca movimentação da protagonista tem um peso fortíssimo. E o final é bem forte e impactante!
Um filme tão antigo e tão real até pros nossos dias, totalmente atemporal. Pais vivem em função dos filhos e não tem tempo aproveitar e planejar a vida pra velhice. Os diálogos são bem profundos, as reflexões do casal são simples mas verdade, é uma coleção de pensamentos sábios. É uma drama familiar perfeitamente construído, em todos os pontos de vista dos filhos é algo que acontece muito... a ingratidão e o egoísmo dos filhos. O final do filme é maravilhoso, triste porém emocionante, tem uma beleza única, ainda mais se for contextualizado praquela época. Uma temática um tanto ousada pra 1937.
O filme tem um realismo forte, apesar de usarem pessoas que não são atores como os protagonistas. Todos os personagens são muito bem desenvolvidos, e a empatia com cada um é apenas a consequência dessa construção. Dureza de vida essa dele!
Tem a mesma cara de adaptação de mangá igual o Crows Zero, filmes bem parecidos de temática. Mas esse exagero dos mangás nem sempre cai bem quanto em Confissões. O grande ponto do filme foram as conversas mais profundas sobre como sem futuro são os planos dos jovens japoneses.
Retrato perfeito de como um ditadura começa e lentamente vai tomando conta. Sempre o primeiro alvo é o controle da mídia, que controla o que o povão recebe e acredita sem o menor senso crítico. Felizmente o diretor deixou a comédia de lado aqui, o que gerou ao filme um impacto mais forte do final, comparado ao "Lei de Herodes" por exemplo. Um filme obrigatório pra atual situação dos países que estão tendendo ao extremismo político, como o nosso.
Que história maravilhosa! Algumas cenas em específico são bem emocionantes, tanto pela emoção das corridas quanto nas cenas de interação com os animais, realmente uma grande obra. Ainda aprofunda muito sobre a questão da honra, vingança, busca de propósito. O finalzinho deixa a desejar na execução, que torna um pouco hollywoodiano demais. Ainda sim o resultado é real, por ser baseado na vida do Blaskovich. O figurino e maquiagem são absolutamente fantásticos, que renderam dois prêmios inclusive. Além da trilha sonora que dava aquele upgrade nas cenas mais tocantes, impecável.
É um bom filme do Estrada. Porém faltou um pouco de criatividade no primeiro ato, já que é praticamente igual do A Lei de Herodes, até o ator é o mesmo... é quase impossível não comparar os dois filmes. Tem um clima meio Breaking Bad, que é muito bom também!
Que foda que é, quando você assiste um filme e reconhece muitos locais do filme. A cena de perseguição em 1 hora de 33 minutos aconteceu na rua da minha casa, um quarteirão da casa que eu morava em 2015/16, e logo em seguida na parada do tram que eu ia pra faculdade hahaha. Ráday Utca, Boráros tér, Petófi híd :) Parece que os húngaros são bem orgulhosos de seus criminosos. A martfüi rém dois anos atrás sobre um serial killer e esse sobre um assaltante de bancos ano passado. Muito bom o filme, por sinal!
Que fome do cão que esse filme me deu! Uma viagem surrealista que usa e abusa de todos efeitos sensoriais e técnicos pra propósitos tanto críticos quanto poéticos. Uma grande obra de arte!
Comédia alto nível. Apresenta várias camadas de crítica, com um humor excelente, com tiradas sutis e até pastelões, mas perfeitamente bem colocadas. E o mais importante é o ano que foi lançado, no meio da segunda guerra mundial. Um tanto corajoso um diretor alemão criticar e satirizar seu compatriota, o homem mais perigoso do mundo, enquanto estava super poderoso. Um filme super importante que merece muito mais reconhecimento.
A intenção do filme é boa, mas essas atuações do Takeshi Kitano são de acabar com o filme, em todos os filmes dele ele tem essa extrema inexpressividade e papéis bem similares. Uma trilha sonora quase irritante. Apesar desses pontos negativos, o filme é poético em mostrar como a violência e melancolia podem andar juntas. Até entendo essa atuação de parede do Kitano, mas quase sempre é assim, dá até impressão que ele é assim na vida real de tantas vezes que repete o mesmo papel em filmes diferentes.
Quando achei que o Kiarostami não poderia me surpreender mais, me deparo com essa obra prima! Um que filme que se passa inteiramente dentro de um carro, com relatos da realidade das mulheres iranianas, suas dificuldades, seus sofrimentos, como é duro lutar contra as injustiças de ser mulher nessa sociedade religiosa e machista. Apesar de o filme ter vários focos, ainda sim, cada história diz um pouco sobre a protagonista, principalmente suas relações com o filho. A naturalidade do filme é sensacional, tanto as atuações do filho como da mãe. Longo planos que chegam a ser angustiante por focar apenas em um personagem. Um filmaço mesmo, recomendo a todos!
Excelente! Retratou dois pontos muito importantes. O primeiro é o amadurecimento do Apu, tendo que aprender a encarar a perda de pessoas e desbravando o mundo através do conhecimento adquirido na escola. O filme enaltece bastante o empoderamento pelo conhecimento. O segundo é o ponto de vista da mãe, que sofre tanto com a distância do filho. Quem já morou fora pra estudar tem um impacto maior, acredito. Como esse foi meu caso, é difícil imaginar a dor de uma mãe devido a essa distância. E aqui essa dor é muito real e cruel. Uma bela continuação de um filme já ótimo! Agora é ir pro Mundo de Apu!
Um filme bem difícil de dar nota, porque ao mesmo tempo que a construção do cenário do filme parece irreal (como construíram aquilo tudo, não é simples assim, ainda mais pra 3 garotos mimados ou como as autoridades não acharam eles), o drama do filme é muito intenso, além de a comédia ser na medida certa. O filme impactou forte, principalmente pelo final, que pra mim foi bem coerente e verossímil.
Um filme despretensioso que é uma poesia sobre a simplicidade da vida. Tudo é tão natural, as interpretações dos atores e atrizes, as falas, os gestos, os olhares. Além de ser uma história que não tem plot twists ou qualquer coisa que poderia deixar muito excepcional, mas mesmo assim consegue prender pela realidade que expressa. Reproduz bem as decepções, as frustrações, as alegrias, os sonhos, as expectativas que podem se concretizarem positivas ou negativas. A simplicidade do cinema asiático é encantadora, uma obra prima!
O formato do filme além de criativo, soube explorar bem isso pra criar o suspense e contar a história de modo peculiar. Com um clima quase documental, uma investigação amadora é sempre mais interessante que uma profissional. E o tom caseiro que faz toda a diferença nas ramificações erradas que as pesquisas indicam, o que torna o filme mais crível e real. O plpot twist no fim é bom e se mantém coerente com a história, que a princípio parece muito fora, mas me vendeu com as explicações. Por falar em explicações, o filme poderia ter sido um pouco menos explicativo em certos momentos e exposto os detalhes mais sutilmente. Mas até entendo, já que é um formato pouco utilizado.
Filmaço,e bem sensível! Adoro quando um filme sabe explorar bem a deficiência mental a favor da história, é o que acontece aqui. O diretor aborda também a questão familiar, o apego e o desapego da família. Um filho que deixa o pai em uma situação difícil e o outro dependente. Mas a visita de volta, é um grande tapa na cara do filho, porque ele percebeu que errou e deveria ter valorizado mais seus familiares, e foi tarde demais pra perceber isso. Ainda tem histórias paralelas que são muito interessantes. Um filme ótimo pra dar aquele sentimento bom, de algo que acrescentou na vida.
Clímax
3.6 1,1K Assista AgoraQue experiência intensa!
Uma introdução hipnotizante de vários estilos diferentes de dança com o que há de melhor!
A forma como o Gaspar Noé perturba é muito única, ninguém consegue alcançar esse patamar de loucura. O filme me lembra muito Enter The Void e um pouco do vermelho + ângulos absurdos de Irreversível.
Um Gaspar Noé que buscou contornar esse rótulo de muita pornografia em Love, dando um foco maior nos filmes anteriores. E ficou muito bom!
Fred Rogers: O Padrinho da Criançada
4.3 43É dif[icil não se comover com a trajetória do Fred. As inúmeras gravações que o doc mostra deixa bem mais orgânico e convincente na proposta, acentuando ainda mais os depoimentos dos amigos e familiares.
É bonito e ao mesmo tempo triste pensar que hoje em dia a tv e a mídia em geral está tão tóxica e longe dessa realidade do Fred. Até mesmo na época dele, pessoas reagem com ódio a uma mensagem de amor e apenas positividade, esse é o verdadeiro mal.
É uma figura inspiradora e excêntrica, se um dia tivesse que educar uma criança, gostaria que fosse influenciada por ele, com suas mensagens profundas e sinceras. Era uma mente bem à frente de seu tempo.
Um Homem, Uma Mulher
4.1 87É um filme muito elegante, principalmente pelas escolhas de cores. A diferença abrupta de cores em cortes de cenas voltando no tempo são eficientes pra uma transição suave e que não te tira do filme. Além dessas transição, usa o mesmo recurso pra expressar o que um dos personagens está pensando, o que gera momentos engraçados e também bem tristes. Poucas vezes vi essa técnica tão bem utilizada.
Os personagens são profundos e o final é muito bom e me passou muita verdade.
Não Somos Amigos
3.4 8É interessante como o diretor amarra os personagens num ciclo que é até um pouco forçado como eles se relacionam. Porém é um filme que expõe uma realidade bem crua e pessimista da sociedade, principalmente envolvendo relacionamentos amorosos.
A câmera na mão o tempo todo com poucos cortes e a inexistência de trilha sonora me faz lembrar o Dogma 95, inclusive pela naturalidade das autações.
A "trilha sonora", que são as músicas húngaras que tocam no filme, são muito boas e relacionam diretamente com os personagens, é um personagem a mais dessa história que conta bastante destalhes sobre eles e sobre a situação em que vivem.
A Grande Testemunha
4.0 94 Assista AgoraQuero um burrinho de estimação agora :)
Muitas passagens com câmera subjetiva do burro dão a entender que o filme é focado nele. Apesar de outros personagens serem abordados, são inexpressivos e animalizados, enquanto que o burro é humanizado.
Várias características humanas são bem metaforizadas pelo animal, como quando o burro tenta fugir e não consegue, quando é esperado que faça algo mas não se encaixa naquele papel e por fim quando não consegue se expressar. Inclusive alguns personagens se assemelham a ele nesses aspectos. Principalmente quando são domados por outras pessoas e aceitam tudo sem hesitar. Até o burro é mais resistente.
É um contraponto que é mostrado sutilmente e deve ser explorado mais a fundo.
Vida e Nada Mais ou E a Vida Continua
4.2 23Acho que o filme poderia ter se vendido melhor se não fosse considerado documentário, mas sim um narrativa com características documentais.
Segue a mesma linha do "onde fica a casa do meu amigo?" de buscar algo incessantemente durante todo o filme, tem a naturalidade tão famosa do Abbas.
No começo por se passar grande parte do filme dentro do carro, me lembrou um pouco de "Dez" do diretor. O impacto da câmera filmando os destroços é muito impactante, uma catástrofe.
Mais uma vez o Abbas termina o filme em aberto, o que me gerou um desconforto por o filme ter um roteiro linear.
Jeanne Dielman
4.1 109 Assista AgoraMuita coragem da diretora em retratar o cotidiano dessa forma. Nunca vi uma realidade tão crua como aqui. É como se estivéssemos como um espião da vida da personagem, até nos momentos íntimos, nos momentos de puro tédio, nas saídas corriqueiras pra ir comprar qualquer coisa.
Como não se enxergar nesse filme? pelo menos um pouco de nós se encontra nesse filme, em algum momento da vida, seja pelo filho, seja pela mãe.
O cotidiano é desesperador, é um silêncio perturbador. Cada cena longa, com câmera estática com pouca movimentação da protagonista tem um peso fortíssimo. E o final é bem forte e impactante!
A Cruz dos Anos
4.3 55Um filme tão antigo e tão real até pros nossos dias, totalmente atemporal.
Pais vivem em função dos filhos e não tem tempo aproveitar e planejar a vida pra velhice. Os diálogos são bem profundos, as reflexões do casal são simples mas verdade, é uma coleção de pensamentos sábios.
É uma drama familiar perfeitamente construído, em todos os pontos de vista dos filhos é algo que acontece muito... a ingratidão e o egoísmo dos filhos.
O final do filme é maravilhoso, triste porém emocionante, tem uma beleza única, ainda mais se for contextualizado praquela época. Uma temática um tanto ousada pra 1937.
The Citizen
4.0 2O filme tem um realismo forte, apesar de usarem pessoas que não são atores como os protagonistas.
Todos os personagens são muito bem desenvolvidos, e a empatia com cada um é apenas a consequência dessa construção.
Dureza de vida essa dele!
Blue Spring
4.1 12Tem a mesma cara de adaptação de mangá igual o Crows Zero, filmes bem parecidos de temática. Mas esse exagero dos mangás nem sempre cai bem quanto em Confissões.
O grande ponto do filme foram as conversas mais profundas sobre como sem futuro são os planos dos jovens japoneses.
A Ditadura Perfeita
4.1 78Retrato perfeito de como um ditadura começa e lentamente vai tomando conta. Sempre o primeiro alvo é o controle da mídia, que controla o que o povão recebe e acredita sem o menor senso crítico.
Felizmente o diretor deixou a comédia de lado aqui, o que gerou ao filme um impacto mais forte do final, comparado ao "Lei de Herodes" por exemplo.
Um filme obrigatório pra atual situação dos países que estão tendendo ao extremismo político, como o nosso.
Aposta na Vingança
3.9 1Que história maravilhosa!
Algumas cenas em específico são bem emocionantes, tanto pela emoção das corridas quanto nas cenas de interação com os animais, realmente uma grande obra.
Ainda aprofunda muito sobre a questão da honra, vingança, busca de propósito. O finalzinho deixa a desejar na execução, que torna um pouco hollywoodiano demais. Ainda sim o resultado é real, por ser baseado na vida do Blaskovich.
O figurino e maquiagem são absolutamente fantásticos, que renderam dois prêmios inclusive. Além da trilha sonora que dava aquele upgrade nas cenas mais tocantes, impecável.
O Inferno
4.0 43 Assista AgoraÉ um bom filme do Estrada. Porém faltou um pouco de criatividade no primeiro ato, já que é praticamente igual do A Lei de Herodes, até o ator é o mesmo... é quase impossível não comparar os dois filmes.
Tem um clima meio Breaking Bad, que é muito bom também!
O Bandido
3.5 13 Assista AgoraQue foda que é, quando você assiste um filme e reconhece muitos locais do filme.
A cena de perseguição em 1 hora de 33 minutos aconteceu na rua da minha casa, um quarteirão da casa que eu morava em 2015/16, e logo em seguida na parada do tram que eu ia pra faculdade hahaha. Ráday Utca, Boráros tér, Petófi híd :)
Parece que os húngaros são bem orgulhosos de seus criminosos. A martfüi rém dois anos atrás sobre um serial killer e esse sobre um assaltante de bancos ano passado.
Muito bom o filme, por sinal!
As Pequenas Margaridas
4.2 267 Assista AgoraQue fome do cão que esse filme me deu!
Uma viagem surrealista que usa e abusa de todos efeitos sensoriais e técnicos pra propósitos tanto críticos quanto poéticos.
Uma grande obra de arte!
Ser ou Não Ser
4.4 68Comédia alto nível.
Apresenta várias camadas de crítica, com um humor excelente, com tiradas sutis e até pastelões, mas perfeitamente bem colocadas.
E o mais importante é o ano que foi lançado, no meio da segunda guerra mundial. Um tanto corajoso um diretor alemão criticar e satirizar seu compatriota, o homem mais perigoso do mundo, enquanto estava super poderoso.
Um filme super importante que merece muito mais reconhecimento.
Fogos de Artifício
4.0 77A intenção do filme é boa, mas essas atuações do Takeshi Kitano são de acabar com o filme, em todos os filmes dele ele tem essa extrema inexpressividade e papéis bem similares. Uma trilha sonora quase irritante.
Apesar desses pontos negativos, o filme é poético em mostrar como a violência e melancolia podem andar juntas. Até entendo essa atuação de parede do Kitano, mas quase sempre é assim, dá até impressão que ele é assim na vida real de tantas vezes que repete o mesmo papel em filmes diferentes.
Dez
4.1 54 Assista AgoraQuando achei que o Kiarostami não poderia me surpreender mais, me deparo com essa obra prima!
Um que filme que se passa inteiramente dentro de um carro, com relatos da realidade das mulheres iranianas, suas dificuldades, seus sofrimentos, como é duro lutar contra as injustiças de ser mulher nessa sociedade religiosa e machista.
Apesar de o filme ter vários focos, ainda sim, cada história diz um pouco sobre a protagonista, principalmente suas relações com o filho.
A naturalidade do filme é sensacional, tanto as atuações do filho como da mãe. Longo planos que chegam a ser angustiante por focar apenas em um personagem.
Um filmaço mesmo, recomendo a todos!
O Invencível
4.2 35 Assista AgoraExcelente!
Retratou dois pontos muito importantes. O primeiro é o amadurecimento do Apu, tendo que aprender a encarar a perda de pessoas e desbravando o mundo através do conhecimento adquirido na escola. O filme enaltece bastante o empoderamento pelo conhecimento.
O segundo é o ponto de vista da mãe, que sofre tanto com a distância do filho. Quem já morou fora pra estudar tem um impacto maior, acredito. Como esse foi meu caso, é difícil imaginar a dor de uma mãe devido a essa distância. E aqui essa dor é muito real e cruel.
Uma bela continuação de um filme já ótimo!
Agora é ir pro Mundo de Apu!
Heavy Trip
3.6 38Uma estrela pra música final que foi foda
Os Reis do Verão
3.6 422 Assista AgoraUm filme bem difícil de dar nota, porque ao mesmo tempo que a construção do cenário do filme parece irreal (como construíram aquilo tudo, não é simples assim, ainda mais pra 3 garotos mimados ou como as autoridades não acharam eles), o drama do filme é muito intenso, além de a comédia ser na medida certa.
O filme impactou forte, principalmente pelo final, que pra mim foi bem coerente e verossímil.
As Coisas Simples da Vida
4.3 120Um filme despretensioso que é uma poesia sobre a simplicidade da vida.
Tudo é tão natural, as interpretações dos atores e atrizes, as falas, os gestos, os olhares. Além de ser uma história que não tem plot twists ou qualquer coisa que poderia deixar muito excepcional, mas mesmo assim consegue prender pela realidade que expressa.
Reproduz bem as decepções, as frustrações, as alegrias, os sonhos, as expectativas que podem se concretizarem positivas ou negativas.
A simplicidade do cinema asiático é encantadora, uma obra prima!
Buscando...
4.0 1,3K Assista AgoraO formato do filme além de criativo, soube explorar bem isso pra criar o suspense e contar a história de modo peculiar.
Com um clima quase documental, uma investigação amadora é sempre mais interessante que uma profissional. E o tom caseiro que faz toda a diferença nas ramificações erradas que as pesquisas indicam, o que torna o filme mais crível e real.
O plpot twist no fim é bom e se mantém coerente com a história, que a princípio parece muito fora, mas me vendeu com as explicações.
Por falar em explicações, o filme poderia ter sido um pouco menos explicativo em certos momentos e exposto os detalhes mais sutilmente. Mas até entendo, já que é um formato pouco utilizado.
Banhos
4.0 18Filmaço,e bem sensível!
Adoro quando um filme sabe explorar bem a deficiência mental a favor da história, é o que acontece aqui.
O diretor aborda também a questão familiar, o apego e o desapego da família. Um filho que deixa o pai em uma situação difícil e o outro dependente. Mas a visita de volta, é um grande tapa na cara do filho, porque ele percebeu que errou e deveria ter valorizado mais seus familiares, e foi tarde demais pra perceber isso.
Ainda tem histórias paralelas que são muito interessantes. Um filme ótimo pra dar aquele sentimento bom, de algo que acrescentou na vida.