E vamos de Rohmer na quarentena! Os quatro contos são divertidos; o primeiro, poético; o segundo, louquinho; o terceiro, meu preferido; o quarto, valeu a pena por ter visto Fabrice Luchini. Bom, quanto as personagens posso dizer que Rohmer seguiu o padrão que eu esperava: uma personagem principal chata (obs.: me lembrou demais uma menina que conheci na faculdade, e que me dava um abuso terrível!) mas Mirabelle: essa eu gostei. No mais, um Rohmer divertido, sem romances, mas com diálogos e reflexões interessantes! Obs.: Desde já, digo que sou time Mirabelle.
Parece que Garrel tá querendo fazer jus a seu pai nessa trama tipicamente francesa com amores, amantes, traídos e traidores. Um Homem Fiel é tudo o que nem ele, nem ninguém nessa história é (na verdade e na realidade, alguém é?), mas que não faz lá muita diferença, já que se trata do dia-a-dia de um francês comum. Nada disso choca os franceses, afinal. Obs.: As cenas que contêm narradores são valiosas, apesar de tudo.
Chorei de rir em algumas cenas (que não são de comédia propriamente dita mas têm aquele leve toque de humor misturado com um bizarro senso de realidade). Os personagens da vida comum são bem interessantes em suas particularidades e disfuncionalidades, em especial o filho mais novo, Ivan, imerso a inúmeras excentricidades que são próprias, talvez, da sua e de todas as outras adolescências (dos outros e da gente). O filme explora as subjetividades dos personagens que, apesar de tentarem, não conseguem escapar uns dos outros (afinal são família), e, por isso, uma relação tão forte e ambígua entre eles. Sem contar a atuação do maravilhoso Vicent Lacoste, um meio-crush antigo.
Assistido para desmarcar da lista um filme não visto com Greta Gerwig. Infelizmente, dela, aqui, só se vê relances. Nada muito a acrescentar depois desse filme; Noah Baumbach, de certeza, se sobressai em seus outros, que realmente valem a pena.
Rever esse filme em março de 2019 (nota: visto pela primeira vez em 2017) me fez chorar do começo ao fim... Significa muito. Tá na lista: inspiração, me tira da BAD, Greta Gerwig (redundância em me tirar da bad). Quanto saudosismo, quanta nostalgia da minha adolescência...
"Qui a deux femmes perd son âme, qui a deux maisons perd sa raison". Ironias e as mais (im)prováveis certezas da vida retratadas através do jeito único de Rohmer. Ah, e o título do filme por si só já é apaixonante.
Gosto muito do estilo de Rémi Bezançon e esse é mais um grande filme dele que entrou para minha lista de favoritos. A princípio o final não ficou tão claro pra mim, mas depois de ler as críticas tudo se encaixou e gostaria de assistir novamente com outros olhos. Apesar das cenas de comédia, acho que o filme se encaixa muito mais num drama - um "despertar nostálgico" do personagem principal.
Na verdade, Thomas morreu na festa de 18 anos de Yann. Todo o filme é uma imaginação de Yann sobre o que poderia ter acontecido se Thomas ainda estivesse vivo - as conversas com os amigos do colégio, a "revelação" da mãe de Yann a sua esposa, o bloqueio de Yann: tudo são "pistas" para esse desfecho. Então o filme mostra o processo de libertação desse personagem principal depois de todos os anos em que ele negou a morte do melhor amigo (por isso, acredito, quando Yann "reencontra" Thomas tudo é exatamente igual na vida dele, como se ele ainda tivesse 18 anos - porque nunca deixou de ter, morreu com essa idade). Então o filme me ganhou. Porém, acho que esse final deveria ter sido mais explícito (pois não fica tão claro nos olhos do espectador que não sabe de nada sobre o filme); assim, ele seria muito mais rico.
4 Aventuras de Reinette e Mirabelle
4.1 21E vamos de Rohmer na quarentena! Os quatro contos são divertidos; o primeiro, poético; o segundo, louquinho; o terceiro, meu preferido; o quarto, valeu a pena por ter visto Fabrice Luchini.
Bom, quanto as personagens posso dizer que Rohmer seguiu o padrão que eu esperava: uma personagem principal chata (obs.: me lembrou demais uma menina que conheci na faculdade, e que me dava um abuso terrível!) mas Mirabelle: essa eu gostei.
No mais, um Rohmer divertido, sem romances, mas com diálogos e reflexões interessantes!
Obs.: Desde já, digo que sou time Mirabelle.
Um Dia de Cão
4.2 734 Assista AgoraPuts que filmão
Quarto 212
3.2 10 Assista AgoraDoida pra ver
Adoráveis Mulheres
4.0 975 Assista AgoraGreta <3 te amo pra sempre
A Redoma de Vidro
7Será que vai prestar?
Democracia em Vertigem
4.1 1,3KChorei horrores, mas seguimos de cabeça erguida.
Um Homem Fiel
3.3 59 Assista AgoraParece que Garrel tá querendo fazer jus a seu pai nessa trama tipicamente francesa com amores, amantes, traídos e traidores. Um Homem Fiel é tudo o que nem ele, nem ninguém nessa história é (na verdade e na realidade, alguém é?), mas que não faz lá muita diferença, já que se trata do dia-a-dia de um francês comum.
Nada disso choca os franceses, afinal.
Obs.: As cenas que contêm narradores são valiosas, apesar de tudo.
Os Dois Filhos de Joseph
3.2 12 Assista AgoraChorei de rir em algumas cenas (que não são de comédia propriamente dita mas têm aquele leve toque de humor misturado com um bizarro senso de realidade). Os personagens da vida comum são bem interessantes em suas particularidades e disfuncionalidades, em especial o filho mais novo, Ivan, imerso a inúmeras excentricidades que são próprias, talvez, da sua e de todas as outras adolescências (dos outros e da gente).
O filme explora as subjetividades dos personagens que, apesar de tentarem, não conseguem escapar uns dos outros (afinal são família), e, por isso, uma relação tão forte e ambígua entre eles. Sem contar a atuação do maravilhoso Vicent Lacoste, um meio-crush antigo.
O Solteirão
2.6 282 Assista AgoraAssistido para desmarcar da lista um filme não visto com Greta Gerwig. Infelizmente, dela, aqui, só se vê relances.
Nada muito a acrescentar depois desse filme; Noah Baumbach, de certeza, se sobressai em seus outros, que realmente valem a pena.
Lady Bird: A Hora de Voar
3.8 2,1K Assista AgoraRever esse filme em março de 2019 (nota: visto pela primeira vez em 2017) me fez chorar do começo ao fim... Significa muito. Tá na lista: inspiração, me tira da BAD, Greta Gerwig (redundância em me tirar da bad).
Quanto saudosismo, quanta nostalgia da minha adolescência...
Nota mental: visitar Sacramento uma vez na vida.
Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada
3.2 390Comfort movie desde 2000 e tantos (tá na lista de "me tira da BAD")... E a trilha sonora de Sondre Lerche, pra completar, é pra morrer de amores.
Infiltrado na Klan
4.3 1,9K Assista AgoraCaíram duas lágrimas no fim.
Mobília Mínima
3.2 115- In the street?
- No, worse than that.
- What's worse than the street?
- A pipe in the street.
Primeiro Ano
3.5 34 Assista AgoraJá tem onde baixar?
Era Uma Vez em... Hollywood
3.8 2,3K Assista AgoraAnsiosa? Imagina... PS queria que incluíssem um ator pra interpretar Polanski
O Mundo De Carrie Pilby
3.4 20Que surpresa. Amei.
Noites de Lua Cheia
4.0 35"Qui a deux femmes perd son âme, qui a deux maisons perd sa raison". Ironias e as mais (im)prováveis certezas da vida retratadas através do jeito único de Rohmer. Ah, e o título do filme por si só já é apaixonante.
PS.: o jovenzinho Fabrice Luchini <3
O Joelho de Claire
3.9 77 Assista AgoraMais um de Rohmer para se apaixonar. E que diálogos...
Nosso Futuro
3.6 15Gosto muito do estilo de Rémi Bezançon e esse é mais um grande filme dele que entrou para minha lista de favoritos.
A princípio o final não ficou tão claro pra mim, mas depois de ler as críticas tudo se encaixou e gostaria de assistir novamente com outros olhos. Apesar das cenas de comédia, acho que o filme se encaixa muito mais num drama - um "despertar nostálgico" do personagem principal.
Na verdade, Thomas morreu na festa de 18 anos de Yann. Todo o filme é uma imaginação de Yann sobre o que poderia ter acontecido se Thomas ainda estivesse vivo - as conversas com os amigos do colégio, a "revelação" da mãe de Yann a sua esposa, o bloqueio de Yann: tudo são "pistas" para esse desfecho. Então o filme mostra o processo de libertação desse personagem principal depois de todos os anos em que ele negou a morte do melhor amigo (por isso, acredito, quando Yann "reencontra" Thomas tudo é exatamente igual na vida dele, como se ele ainda tivesse 18 anos - porque nunca deixou de ter, morreu com essa idade). Então o filme me ganhou. Porém, acho que esse final deveria ter sido mais explícito (pois não fica tão claro nos olhos do espectador que não sabe de nada sobre o filme); assim, ele seria muito mais rico.
A Excêntrica Família de Gaspard
3.3 15Visto no Varillux 2018. Filme muito bom, personagens bem construídos, fotografia maravilhosa. Vontade de viajar pro campo e ficar na natureza...
Histórias Proibidas
3.7 60"I'm not stupid, I watch TV."
E ainda mais com trilha de Belle and Sebastian... Que filme foda!!!
Carnívoras
3.1 19Visto no Varillux 2018. Não me cativou, mas o final foi até legal.
Custódia
4.2 157Visto no Varillux 2018.
Diário Roubado
3.3 31Esse filme está disponível no site Making Off.