Desolado fiquei eu vendo esse filme. Maior decepção do ano de longe. O filme é só ação do inicio ao fim, não desenvolve personagem nenhum, e a inclusão do Legolas e a personagem da Kate (do Lost) foram completamente inúteis à história. O Beorn que tem uma das cenas mais divertidas do livro foi completamente ignorado. A cena de perseguição do Smaug foi longa, longa, longa, não via a hora dessa merda acabar. O primeiro filme tem um equilíbrio perfeito de humor, ação e emotismo, esse segundo filme é só ação frenética sem parar. E que porra foi aquela de romance do anão gatinho, Fili, ou Kili, sei lá, com a Kate? PQP! Os anões que se desenvolvem, pelo menos que um pouco no primeiro filme, são esquecidos nesse, e os que não tiveram espaço no primeiro também foram ignorados nesse filme, menos o nosso anão gatinho e seu romance mela cuéca. A decisão de dividir a história em três filmes fez com que Peter Jackson enchesse muita linguiça com personagens desnecessários e cenas de ação demasiadas, se fosse feito apenas dois filmes de 3hs, teria ficado ideal, sem excesso de elementos descartáveis.
Breaking Bad, uma série com 99,1% de pureza e que marcou para sempre a televisão com Mr. White, "The One Who Knocks" e sua transformação para o lado negro da força. Final digníssimo da excelência de toda a série, não poderia ter terminado melhor.
O filme tinha um potencial gigantesco, tinha o Christian Bale como John Connor, ia ser no futuro, tinha tudo pra ser perfeito, mas algum retardado me coloca aquele maldito Sam Worthington que alguém apelidou de ator e joga o filme pela privada como o terceiro filme. O personagem do Sam Worthington não serve pra nada no filme inteiro, nada, ele apenas cagou o filme, sem ele, o filme seria foda, mas não,a história do filme todo gira em torno desse personagem inútil pra franquia ao invés de explorar o personagem mais importante da franquia inteira que é o John Connor.
Um tipo de filme que não se faz mais hoje em dia, a industria do cinema não tem mais colhões para fazer filmes agressivos e com criticas sociais tão fortes como as vistas em Laranja Mecânica. O politicamente correto é algo que está aleijando o entretenimento, hoje em dia, um filme tem que conter elementos para toda a família, tem que ter romance, comédia, ação, terror, suspense, tudo no mesmo filme para agradar à todos, tem de ser universal não conseguindo, assim, transmitir uma mensagem, uma critica como Laranja Mecânica faz. Laranja Mecânica traz toda uma crítica ao controle que o estado exerce sobre a pessoa chegando a deixá-la sem poder de escolha, mostrando uma sociedade onde o próprio estado já à muito abandonou os méritos da segurança no país e tenta consertar tal sistema falido com medidas drásticas como às vistas no filme. Toda uma cultura de banalização do sexo e consumo excessivo da arte mostram uma sociedade problemática com uma estética bizarra e extremamente violenta. Esse não é o tipo de filme agradável de se assistir, e todas as cenas tem um propósito, um propósito de mostrar como é aquele mundo violento. Por muitos motivos não é um filme fácil de se assistir. Tanto por sua linguagem difícil que contem palavras em idiomas diferente criando toda uma cultura própria para as gangues de rua, tanto pela violência extrema quanto por suas criticas, não tão explicitas que a maioria das pessoas vão pensar que é apenas um filme sobre
um arruaceiro, estuprador que foi preso e teve lavagem cerebral
mas é bem mais do que isso. Infelizmente. Hollywood nos entrega cada vez mais enlatados e caça níquéis sem propósito e sem mensagem a ser dita e filmes como Laranja Mecânica ficam apenas na memória. O cinema entrará em colapso se continuar por esse caminho, privando a criatividade pelo politicamente correto.
Matrix é um filme que traz um aglomerado de filosofias em suas entrelinhas, algumas pessoas apenas o vêem como um filme de ação, já outras como um filme com reflexões profundas sobre o mundo em que vivemos, como estamos passando cada vez mais a deixar de viver a realidade e viver em uma projeção, e quando nos dizem a verdade, nos negamos a aceita-la, lutamos para protegê-la.
Lembro perfeitamente como Morpheus disse para Neo que tudo à sua volta é a Matrix, como a televisão que ele assiste, a igreja a qual ele vai ou o trabalho em que ele trabalha, Morpheus deu exatamente esses três exemplos não por acaso mas porquê nesses ambientes as pessoas são alienadas e entram numa espécie de realidade projetada pela TV, pelo trabalho ou pela religião onde perdem a liberdade e a habilidade de pensar livremente. Mas a realidade é dura, é chocante, por isso as pessoas lutam para defender sua ilusão. Fora da Matrix, não foi fácil para Neo, não foi agradável, foi chocante a verdade e ele se negou a aceitá-la, como no mito da caverna onde existem pessoas vivendo em uma caverna e só vêem nas paredes da caverna, sombras das pessoas vivendo no mundo do lado de fora, as pessoas vivendo do lado de dentro da caverna não fazem ideia do que são as sombras e passam a venerá-las. Mas um dia, alguém liberta uma das pessoas vivendo na caverna e essa pessoa vê o mundo lá fora. Para ela, é tudo muito chocante, inacreditável, ela se nega a acreditar, assim como Neo. Ao se adaptar, essa pessoa vê que tem o dever de libertar as outras pessoas presas na caverna, ou no caso do filme, Neo libertar as pessoas da Matrix, mas as pessoas não vão aceitar, vão achar que ele é um louco e vão lutar para defender o mundo delas. Cypher, por exemplo, decidiu que quer voltar a viver uma ilusão e esquecer o mundo real pois a ilusão é sempre muito mais doce, mais fácil de engolir, a verdade é sempre difícil, Cypher não se acostumou com o mundo real, ele até se questiona porque não tomou a pílula azul. O final do filme deixa você se perguntando o que vai acontecer agora, pois Neo está mais poderoso do que nunca pois ele finalmente compreendeu a verdade, ele compreendeu que ele deve acreditar em si mesmo, a questão da colher não existe não condiz de ele deve tentar entortar uma colher com a mente, ele deve acreditar que ela não existe, ele deve ver a verdade por traz de tudo aquilo e acreditar que ele é capaz de fazer aquilo, por isso ele é capaz de parar balas, pois as balas não existem, por isso ele é capas de voar, pois a física daquele mundo não existe, aquele mundo não existe, então, teoricamente, se ele acreditar em si mesmo, se ele mudar sua mente, pois, antes ele não tinha fé em si mesmo, e como o garoto diz, ele deve entortar sua mente, ele deve acreditar, então, acreditando, dentro da Matrix, ele pode fazer qualquer coisa. O telefonema de Neo no final do filme é uma mensagem para nós nos libertarmos das correntes que nos prendem e sairmos da Matrix, Neo nos oferece a pílula vermelha, é só aceitarmos a vermos a verdade.
Não é todo dia que nos deparamos com filmes com tamanha complexidade e com tamanho poder de nos fazer refletir. Fight Club é um desses filmes. Um filme que você fica com ele na cabeça por horas e horas e precisa reassistir diversas vezes para absorver tudo o que ele tem para transmitir.
A maioria das pessoas interpretam o filme erroneamente, achando que ele não passa de um filme de critica social ao capitalismo e ao modo de vida das pessoas, mas não, o filme não se trata sobre isso. O filme é sobre conflitos internos entre nossas personalidades, a personalidade Edward Norton, o qual seria a personalidade que quer ser uma pessoa normal, que se prende ao mundo real tanto que cria vícios de consumismo para parecer um homem comum, para ser como todo mundo. E temos a personalidade Brad Pitt, nossa força primitiva, nosso ego que quer a qualquer momento sair para nos controlar. Tyler Durden, como ele próprio diz para o personagem de Norton no filme, é aquele que ele queria ser, por isso Norton o cria e deixa que ele o controle. nos momentos em que Brad Pitt e Edward Norton estão lutando, não há luta entre os dois, apenas Edward Norton lutando consigo mesmo, lembrando que Tyler Durden é uma esquizofrenia criada por Norton para liberar esse lado primitivo dele. Na luta de Norton consigo mesmo, não é uma luta física, mas mental, os socos são em sua psiquê, não em seu corpo, não existem socos físicos no filme, os hematomas deixados no filme são apenas metáforas para como ficou a mente do personagem depois da luta consigo mesmo.
Vamos à Marla Singer, mas antes, vamos aos grupos de auto-ajuda. A insônia foi apenas o estopim para que Norton liberasse Tyler. Por causa da insônia, ele buscou ajuda médica, não conseguiu ajuda e então foi aos grupos de auto ajuda que não tinha nada a ver com seu problema. Lá, ele descontava todas as suas frustrações, todos os seus problemas, lá ele descarregava o peso do mundo em suas costas, então, se tornou um viciado em grupos de auto ajuda e ia todos os dias para descarregar esse peso. Na cena do avião onde ele diz que reza para que haja uma colisão no ar, já nos mostra que ele está insatisfeito com sua vida como é. Mas, podemos perceber que flashes de Tyler são vistos no começo do filme antes dele aparecer, o que indica que ele tem desejo de liberar essa sua força primitiva, esse seu superego. Tyler já está se manifestando. Mas o que realmente deu errado nos grupos de auto-ajuda? Ai que entra Marla Singer. Marla aparece e impede que ele continue a descarregar suas frustrações nos grupos de auto ajuda pois ela é seu desejo, ela é sua força animal. Ela invade sua caverna como um desejo carnal e isso o impede de continuar a descarregar as frustrações pois desejar uma fêmea e não a ter já é uma frustração. Quando a personalidade Tyler faz sexo com Marla, a personalidade Norton tem inveja, ciumes, por isso ele a rejeita, ele se mantém controlado, ele escreve haikus e manda para todos na empresa, pois ele se sente rejeitado, ele tem inveja de Tyler que conseguiu a mulher que ele queria.
O Clube da Luta não passa de um grupo de auto ajuda, as pessoas vão até esse clube para descontar suas frustrações e liberar o seu eu primitivo, o seu ego, aquele que elas queriam ser, alis, esses homens tem uma luta interna, ali, esses homens botam suas personalidades Edward Norton e Brad Pitt para lutar. A famosa frase de que todos temos um Tyler Durden dentro de nós é verdadeira, todos queremos liberar nossa brutalidade e nosso ego algum dia, todos queremos ser Deus, e no clube da luta, aqueles homens são Deus por alguns minutos, e isso é o suficiente.
O projeto destruição era uma expansão do clube da luta, uma expansão agressiva. Tyler queria destruir vários prédios de empresas de cartões de crédito, criando assim, caos completo na economia. O intuito dele é transmitir sua mensagem de anarquismos, liberar os Tylers dentro de todos nós, fazermos buscar a nós mesmos, confrontarmos nossos eu interiores e não nos vendermos ao consumismo, ele deseja expandir o clube da luta de maneira global. Na cena em que Bob é morto e todos repetem seu nome verdadeiro dizendo que na morte, um membro do projeto destruição possui um nome.O que significa que ao morrer, você deve voltar a ser o que era em sua vida normal antes de se tornar um membro do clube da luta, na morte, ele é um homem comum, não uma ferramenta para acabar com o sistema regente. O interessante é que o clube da luta criou vida própria, Tyler foi plantando semente por onde foi passando, mas conforme a personalidade de Norton o foi seguindo, é possível ver que Tyler criou uma religião, membros de clubes da luta em outros estados dizendo “Seu nome é Robert Paulson” como uma oração. Tyler se tornou um deus, criou um exército de adoradores, como se o clube da luta criasse vida própria, é só plantar a semente que ele se desenvolverá sozinho.
"Eu sou o câncer de Jack, eu mato Jack", Tyler diz isso, Tyler é o câncer, Jack é o corpo e Norton é a outra personalidade. A todo o momento a personalidade Norton se refere a si mesmo como " Eu sou alguma coisa de Jack" essa personalidade controla parte do corpo de Jack, Jack é o corpo dos dois, Tyler é o câncer de Jack pois Tyler durante o filme todo leva o personagem à autodestruição, mas a personalidade Norton resiste, por isso existe a luta interna, os socos mentais, tudo acontece internamente, um confrontando o outro, cada um pendendo para um lado, e os hematomas no corpo são a metáfora de como ficou a mente do "Jack". A frase que rege o filme é “Apenas depois que você perder tudo é que você está livre para fazer qualquer coisa” Tyler traça o caminho de Norton para o fundo do poço para o libertar do mundo, para o libertar de tudo. Diversas vezes no filme ele o testa, com a queimadura na mão, com o carro sem controle, para fazê-lo ver que ele deve ir ao fundo do poço, ele deve se libertar. Na última cena do filme, quando Norton diz para Tyler que ele não existe e que a arma está na mão dele, ele coloca a arma na cabeça,Tyler diz que é a cabeça dele, mas Norton revida dizendo que é a cabeça dos dois e diz para Tyler ouvir atentamente “Meus olhos estão abertos” e atira na própria boca. Ali, ele atingiu o fundo do poço, ali, ele se libertou, ali, ele perdeu tudo, ele tinha que se libertar de Tyler.
Fight Clube é uma das obras mais genias já já feitas para o cinema, com várias camadas, de tamanha complexidade, um filme incrível, simplesmente perfeito, Top 5 melhores filmes que eu já vi, me faltam elogios para esta obra fantástica.
Um dos mais clássicos e sensacionais filmes de ação do grande Arnold, ao lado de Terminator 2 e Predator, Total Recall é fodástico do inicio ao fim, cheio de frases de efeito marcantes e com um enredo excelente tornando-o não apenas um ótimo filme de ação mas também um sci-fi espetacular. Não assisti o remake mas tenho certeza que é inferior ao original pois não tem o carismático Arnold Schwarzenegger no filme. Filmes do Arnold são uma categoria de filmes impossíveis de se fazer remakes pois o cara é o filme.
Uma desconstrução do gênero western, os matadores de sangue frio do oeste selvagem sempre mostrados como atiradores perfeitos que nunca erram o tiro como na trilogia dos dólares de Sérgio Leone. Aqui, vemos algo diferente, um homem alterado pelo tempo e pela sua consciência, ele não consegue nem mesmo montar no próprio cavalo, não consegue atirar direito. Seu amigo, por exemplo, não tem mais o mesmo sangue frio de antigamente e não consegue mais dar um tiro letal, mesmo que seja no suposto homem que teria retalhado, ou ajudado a retalhar o rosto de uma moça. O terceiro, sofre com sua primeira morte como qualquer mortal são, além de ter uma visão deficiente, fazendo desse um trio de mercenários um tanto quanto humano e bem dos problemáticos.
No outro núcleo do filme, temos um xerife que humilha um homem que era conhecido como uma lenda, suas histórias estavam sendo passadas para o papel por seu escritor particular segundo suas versões. Desmascarado, vemos que a famosa frase de 'The Man Who Shot Liberty Valance' se aplica aqui, "Quando a lenda se torna fato, imprima a lenda" mas a lenda é desmistificada e o ídolo do escritor se mostra uma fraude.
Outro elemento interessante e importante do filme é como as histórias podem ser exageradas ao se passarem de boca pra boca. Um prostituta teve o rosto cortado, em seguida ouvimos que ela teve os olhos arrancados, as orelhas cortadas, os peitos cortados, logo em seguida, tudo foi cortado menos a vagina dela. Impressionante como os boatos acumulam falácias em suas versões mais recentes conforme vão passando de boca em boca no tempo. Esse pode ser um dos elementos de criação de lendas de personalidades que realizaram feitos exorbitantes no oeste, ou em outras épocas. As vezes, nem mesmo a própria pessoa que fez tal feitos deve saber o que ela fez, por estar bêbada no dado momento ou por fazer muito tempo e ela acaba se tornando a lenda.
Voltando ao filme, o final trás uma ressurreição do velho William Munny ao saber que seu amigo foi morto pelo xerife. Gratificação, é o que se sente ao ver Munny bebendo da garrafa de whisky tendo-a negado o filme todo. Sua raiva e seu desejo de sangue e vingança agora é maior do que qualquer controle. O whisky traz de volta sua mira, sua habilidade de montaria, tudo, o whisky trás sua alma de matador, ele trás de volta o oeste sanguinário que vivia escondido em Munny, sem o oeste, sem sua alma verdadeira, ele seria incapaz de fazer tais feitos, ele estava tão fundo em seu novo "eu", o William Munny moldado por sua esposa que ele era um assassino ineficiente. Agora, o whisky foi apenas a chave para abrir tudo aquilo guardado nele.
Eastwood retornou ao gênero depois de tanto tempo não atoa, ele queria marcar, e marcou com a maior obra prima do western por ser exatamente um filme de não cowboys de mira perfeita e sangue frio, mas tornando as lendas do oeste, entre elas a maior delas, Clint Eastwood, mais humano, menos super-heroico e mais realista. Devemos aceitar, afinal de contas, que nossos heróis envelhecem, mas lendas não morrem.
Como diria o poster do Superman original do Richard Donner "Você vai acreditar que o homem pode voar" E nesse filme, eu realmente acreditei. E sim, eu me juntei a ele no Sol.
It's not an "S". O melhor, digo com peito estufado, o MELHOR filme de super heróis de todos os tempos! Filme digno do maior herói da Terra, cheio de metáforas quanto a o Superman ser Jesus ou a reencarnação dele. Um filme cheio de emoção e ação que me fazia sorrir de orelha a orelha. Sempre sonhei em ver algo assim desde que assisti aquela animação 'A Morte do Superman'. Mas, PQP, Esse filme deve ser o filme com o maior body count da história! Que trilha sonora emocionante! Fiquei no cinema esperando a musica tema acabar pra poder ir embora. Russell Crowe fantástico, Kevin Costner sensacional, Henry Cavill perfeito, Amy Adams linda e Michael Shannon fodástico
Nick Fury para Loki: Say "tesseract" again! I dare you! I double-dare you, motherfucker! Say "tesseract" one more goddamn time! Does Bruce Banner look like a bitch? Then why'd you try to fuck him like a bitch? You read the bible, Loki? Well, there's this passage I've got memorized, sort'a fits the occasion. Ezekiel 25:17.
Bom filme, inferior aos dois primeiros mais ainda assim mantendo o espírito da série de um herói humano que se ferra todo, não como no 4 e 5 em que o John McClane é indestrutível e faz coisas que deixaria Stallone orgulhoso. Die Hard 3 tem alguns probleminhas que o prejudicaram, um deles é um defeito e ao mesmo tempo uma virtude: Samuel L. Jackson é tão bom, mas tão bom, que ofusca o Bruce Willis. Nos dois primeiros, Willis era a coluna vertebral do filme, fazendo piadas e gracinhas o tempo todo, em Die Hard 3, ele está sem graça ao lado do "Bad Motherfucker" Samuel L. Jackson. O filme tem o vilão mais fraco dos três filmes, pouco carismático, não chegando aos pés do "irmão" Hans Gruber. E o final do filme é uma merda fumegante, completamente sem emoção.
"As far back as I can remember, I always wanted to be a gangster." A primeira cena do filme já é uma porrada, você já fala "PQP! Esse filme vai ser foda!" Joe Pesci agressivo e com um atuação impecável, tanto que ele a repetiu em Casino. Ray Liota ótimo e De Niro, como sempre, sensacional. Tudo o que eu tinha aprendido sobre a máfia em The Godfather, tive que desaprender aqui. Goodfellas traz uma nova visão do que é o crime organizado nos Estados unidos, da máfia, dos gangsters,sem aquele romantismo de Godfather. Simplesmente sensacional!
Joaquin Phoenix merecia um Oscar por sua atuação como o odiável Commodus, ele estava sensacional! Não só ele mas também Russell Crowe grandioso como Maximus Décimus Meridius, um nome que nunca esquecerei. Filme perfeito, final épico, um dos meus favoritos.
Somente um homem com tamanho respeito e aclamação do povo consegue matar o imperador romano em meio ao coliseu frente à toda Roma com seus soldados assistindo e não fazendo nada para impedir, isso mostra quão rejeitado pelo povo de Roma era Commodus e quão adorado era o "Espanhol". Melhor ainda é Maximus matar Commodus com a própria faca ainda estando ferido, como diria Chapolin "Não contavam com minha astúcia!" E todos carregando o corpo de Maximus e deixando o corpo de Commodus no coliseu como se fosse um indigente.
Destruíram um dos vilões mais fodas ever, Khan ficou muito burro nesse filme, todo mundo engana ele ali. NINGUÉM passa a perna em Khan. Benedict Cumberbatch nunca terá o carisma de Ricardo Montalbán. Cumberbatch jamais faria uma jura de ódio tão inspirada quanto a de Khan em A Ira de Khan. Uma coisa que eu detestei desde o primeiro filme foi o novo Spock. Esse Spock é um emo não um vulcano. Spock é lógico não emocional, nunca ficaria de romance pela nave. E que porra foi aquela do Chekov assumir a engenharia? Não tinha nenhum oficial de engenharia capaz de assumir? Tinha que ir o cara da ponte que não é engenheiro? E como diabos a frota klingon inteira não caiu matando na Enterprise orbitando o planeta natal deles? A unica coisa boa foi o grande número de referencias e a inversão de papéis quanto a morte de Spock o grito do Kirk.
O Lobo de Wall Street
4.1 3,4K Assista AgoraA obra prima de Martin Scorsese.
Ela
4.2 5,8K Assista AgoraEstou apaixonado pela voz da Scarlett Johansson.
O Hobbit: A Desolação de Smaug
4.0 2,5K Assista AgoraDesolado fiquei eu vendo esse filme. Maior decepção do ano de longe. O filme é só ação do inicio ao fim, não desenvolve personagem nenhum, e a inclusão do Legolas e a personagem da Kate (do Lost) foram completamente inúteis à história. O Beorn que tem uma das cenas mais divertidas do livro foi completamente ignorado. A cena de perseguição do Smaug foi longa, longa, longa, não via a hora dessa merda acabar. O primeiro filme tem um equilíbrio perfeito de humor, ação e emotismo, esse segundo filme é só ação frenética sem parar. E que porra foi aquela de romance do anão gatinho, Fili, ou Kili, sei lá, com a Kate? PQP! Os anões que se desenvolvem, pelo menos que um pouco no primeiro filme, são esquecidos nesse, e os que não tiveram espaço no primeiro também foram ignorados nesse filme, menos o nosso anão gatinho e seu romance mela cuéca. A decisão de dividir a história em três filmes fez com que Peter Jackson enchesse muita linguiça com personagens desnecessários e cenas de ação demasiadas, se fosse feito apenas dois filmes de 3hs, teria ficado ideal, sem excesso de elementos descartáveis.
Kick-Ass 2
3.6 1,8K Assista AgoraPensei que Sor Jorah ia falar "Khaleesi!" quando apareceu.
Laranja Mecânica
4.3 3,8K Assista AgoraO que você lembra quando ouve "I'm singing in the rain"?
( ) Cantando na Chuva - (x) Laranja Mecânica
Breaking Bad (5ª Temporada)
4.8 3,0K Assista AgoraBreaking Bad, uma série com 99,1% de pureza e que marcou para sempre a televisão com Mr. White, "The One Who Knocks" e sua transformação para o lado negro da força. Final digníssimo da excelência de toda a série, não poderia ter terminado melhor.
O Exterminador do Futuro: A Salvação
3.3 769 Assista AgoraO filme tinha um potencial gigantesco, tinha o Christian Bale como John Connor, ia ser no futuro, tinha tudo pra ser perfeito, mas algum retardado me coloca aquele maldito Sam Worthington que alguém apelidou de ator e joga o filme pela privada como o terceiro filme. O personagem do Sam Worthington não serve pra nada no filme inteiro, nada, ele apenas cagou o filme, sem ele, o filme seria foda, mas não,a história do filme todo gira em torno desse personagem inútil pra franquia ao invés de explorar o personagem mais importante da franquia inteira que é o John Connor.
Jogos Vorazes: Em Chamas
4.0 3,3K Assista AgoraQualquer pretexto para ver a Jennifer Lawrence é valido.
Laranja Mecânica
4.3 3,8K Assista AgoraUm tipo de filme que não se faz mais hoje em dia, a industria do cinema não tem mais colhões para fazer filmes agressivos e com criticas sociais tão fortes como as vistas em Laranja Mecânica. O politicamente correto é algo que está aleijando o entretenimento, hoje em dia, um filme tem que conter elementos para toda a família, tem que ter romance, comédia, ação, terror, suspense, tudo no mesmo filme para agradar à todos, tem de ser universal não conseguindo, assim, transmitir uma mensagem, uma critica como Laranja Mecânica faz.
Laranja Mecânica traz toda uma crítica ao controle que o estado exerce sobre a pessoa chegando a deixá-la sem poder de escolha, mostrando uma sociedade onde o próprio estado já à muito abandonou os méritos da segurança no país e tenta consertar tal sistema falido com medidas drásticas como às vistas no filme. Toda uma cultura de banalização do sexo e consumo excessivo da arte mostram uma sociedade problemática com uma estética bizarra e extremamente violenta. Esse não é o tipo de filme agradável de se assistir, e todas as cenas tem um propósito, um propósito de mostrar como é aquele mundo violento.
Por muitos motivos não é um filme fácil de se assistir. Tanto por sua linguagem difícil que contem palavras em idiomas diferente criando toda uma cultura própria para as gangues de rua, tanto pela violência extrema quanto por suas criticas, não tão explicitas que a maioria das pessoas vão pensar que é apenas um filme sobre
um arruaceiro, estuprador que foi preso e teve lavagem cerebral
Infelizmente. Hollywood nos entrega cada vez mais enlatados e caça níquéis sem propósito e sem mensagem a ser dita e filmes como Laranja Mecânica ficam apenas na memória. O cinema entrará em colapso se continuar por esse caminho, privando a criatividade pelo politicamente correto.
Matrix
4.3 2,5K Assista AgoraMatrix é um filme que traz um aglomerado de filosofias em suas entrelinhas, algumas pessoas apenas o vêem como um filme de ação, já outras como um filme com reflexões profundas sobre o mundo em que vivemos, como estamos passando cada vez mais a deixar de viver a realidade e viver em uma projeção, e quando nos dizem a verdade, nos negamos a aceita-la, lutamos para protegê-la.
Lembro perfeitamente como Morpheus disse para Neo que tudo à sua volta é a Matrix, como a televisão que ele assiste, a igreja a qual ele vai ou o trabalho em que ele trabalha, Morpheus deu exatamente esses três exemplos não por acaso mas porquê nesses ambientes as pessoas são alienadas e entram numa espécie de realidade projetada pela TV, pelo trabalho ou pela religião onde perdem a liberdade e a habilidade de pensar livremente. Mas a realidade é dura, é chocante, por isso as pessoas lutam para defender sua ilusão.
Fora da Matrix, não foi fácil para Neo, não foi agradável, foi chocante a verdade e ele se negou a aceitá-la, como no mito da caverna onde existem pessoas vivendo em uma caverna e só vêem nas paredes da caverna, sombras das pessoas vivendo no mundo do lado de fora, as pessoas vivendo do lado de dentro da caverna não fazem ideia do que são as sombras e passam a venerá-las. Mas um dia, alguém liberta uma das pessoas vivendo na caverna e essa pessoa vê o mundo lá fora. Para ela, é tudo muito chocante, inacreditável, ela se nega a acreditar, assim como Neo. Ao se adaptar, essa pessoa vê que tem o dever de libertar as outras pessoas presas na caverna, ou no caso do filme, Neo libertar as pessoas da Matrix, mas as pessoas não vão aceitar, vão achar que ele é um louco e vão lutar para defender o mundo delas.
Cypher, por exemplo, decidiu que quer voltar a viver uma ilusão e esquecer o mundo real pois a ilusão é sempre muito mais doce, mais fácil de engolir, a verdade é sempre difícil, Cypher não se acostumou com o mundo real, ele até se questiona porque não tomou a pílula azul. O final do filme deixa você se perguntando o que vai acontecer agora, pois Neo está mais poderoso do que nunca pois ele finalmente compreendeu a verdade, ele compreendeu que ele deve acreditar em si mesmo, a questão da colher não existe não condiz de ele deve tentar entortar uma colher com a mente, ele deve acreditar que ela não existe, ele deve ver a verdade por traz de tudo aquilo e acreditar que ele é capaz de fazer aquilo, por isso ele é capaz de parar balas, pois as balas não existem, por isso ele é capas de voar, pois a física daquele mundo não existe, aquele mundo não existe, então, teoricamente, se ele acreditar em si mesmo, se ele mudar sua mente, pois, antes ele não tinha fé em si mesmo, e como o garoto diz, ele deve entortar sua mente, ele deve acreditar, então, acreditando, dentro da Matrix, ele pode fazer qualquer coisa.
O telefonema de Neo no final do filme é uma mensagem para nós nos libertarmos das correntes que nos prendem e sairmos da Matrix, Neo nos oferece a pílula vermelha, é só aceitarmos a vermos a verdade.
Clube da Luta
4.5 4,9K Assista Agora“Apenas depois que você perder tudo é que você está livre para fazer qualquer coisa”
Clube da Luta
4.5 4,9K Assista AgoraNão é todo dia que nos deparamos com filmes com tamanha complexidade e com tamanho poder de nos fazer refletir. Fight Club é um desses filmes. Um filme que você fica com ele na cabeça por horas e horas e precisa reassistir diversas vezes para absorver tudo o que ele tem para transmitir.
A maioria das pessoas interpretam o filme erroneamente, achando que ele não passa de um filme de critica social ao capitalismo e ao modo de vida das pessoas, mas não, o filme não se trata sobre isso. O filme é sobre conflitos internos entre nossas personalidades, a personalidade Edward Norton, o qual seria a personalidade que quer ser uma pessoa normal, que se prende ao mundo real tanto que cria vícios de consumismo para parecer um homem comum, para ser como todo mundo. E temos a personalidade Brad Pitt, nossa força primitiva, nosso ego que quer a qualquer momento sair para nos controlar. Tyler Durden, como ele próprio diz para o personagem de Norton no filme, é aquele que ele queria ser, por isso Norton o cria e deixa que ele o controle. nos momentos em que Brad Pitt e Edward Norton estão lutando, não há luta entre os dois, apenas Edward Norton lutando consigo mesmo, lembrando que Tyler Durden é uma esquizofrenia criada por Norton para liberar esse lado primitivo dele. Na luta de Norton consigo mesmo, não é uma luta física, mas mental, os socos são em sua psiquê, não em seu corpo, não existem socos físicos no filme, os hematomas deixados no filme são apenas metáforas para como ficou a mente do personagem depois da luta consigo mesmo.
Vamos à Marla Singer, mas antes, vamos aos grupos de auto-ajuda. A insônia foi apenas o estopim para que Norton liberasse Tyler. Por causa da insônia, ele buscou ajuda médica, não conseguiu ajuda e então foi aos grupos de auto ajuda que não tinha nada a ver com seu problema. Lá, ele descontava todas as suas frustrações, todos os seus problemas, lá ele descarregava o peso do mundo em suas costas, então, se tornou um viciado em grupos de auto ajuda e ia todos os dias para descarregar esse peso. Na cena do avião onde ele diz que reza para que haja uma colisão no ar, já nos mostra que ele está insatisfeito com sua vida como é. Mas, podemos perceber que flashes de Tyler são vistos no começo do filme antes dele aparecer, o que indica que ele tem desejo de liberar essa sua força primitiva, esse seu superego. Tyler já está se manifestando. Mas o que realmente deu errado nos grupos de auto-ajuda? Ai que entra Marla Singer. Marla aparece e impede que ele continue a descarregar suas frustrações nos grupos de auto ajuda pois ela é seu desejo, ela é sua força animal. Ela invade sua caverna como um desejo carnal e isso o impede de continuar a descarregar as frustrações pois desejar uma fêmea e não a ter já é uma frustração. Quando a personalidade Tyler faz sexo com Marla, a personalidade Norton tem inveja, ciumes, por isso ele a rejeita, ele se mantém controlado, ele escreve haikus e manda para todos na empresa, pois ele se sente rejeitado, ele tem inveja de Tyler que conseguiu a mulher que ele queria.
O Clube da Luta não passa de um grupo de auto ajuda, as pessoas vão até esse clube para descontar suas frustrações e liberar o seu eu primitivo, o seu ego, aquele que elas queriam ser, alis, esses homens tem uma luta interna, ali, esses homens botam suas personalidades Edward Norton e Brad Pitt para lutar. A famosa frase de que todos temos um Tyler Durden dentro de nós é verdadeira, todos queremos liberar nossa brutalidade e nosso ego algum dia, todos queremos ser Deus, e no clube da luta, aqueles homens são Deus por alguns minutos, e isso é o suficiente.
O projeto destruição era uma expansão do clube da luta, uma expansão agressiva. Tyler queria destruir vários prédios de empresas de cartões de crédito, criando assim, caos completo na economia. O intuito dele é transmitir sua mensagem de anarquismos, liberar os Tylers dentro de todos nós, fazermos buscar a nós mesmos, confrontarmos nossos eu interiores e não nos vendermos ao consumismo, ele deseja expandir o clube da luta de maneira global. Na cena em que Bob é morto e todos repetem seu nome verdadeiro dizendo que na morte, um membro do projeto destruição possui um nome.O que significa que ao morrer, você deve voltar a ser o que era em sua vida normal antes de se tornar um membro do clube da luta, na morte, ele é um homem comum, não uma ferramenta para acabar com o sistema regente. O interessante é que o clube da luta criou vida própria, Tyler foi plantando semente por onde foi passando, mas conforme a personalidade de Norton o foi seguindo, é possível ver que Tyler criou uma religião, membros de clubes da luta em outros estados dizendo “Seu nome é Robert Paulson” como uma oração. Tyler se tornou um deus, criou um exército de adoradores, como se o clube da luta criasse vida própria, é só plantar a semente que ele se desenvolverá sozinho.
"Eu sou o câncer de Jack, eu mato Jack", Tyler diz isso, Tyler é o câncer, Jack é o corpo e Norton é a outra personalidade. A todo o momento a personalidade Norton se refere a si mesmo como " Eu sou alguma coisa de Jack" essa personalidade controla parte do corpo de Jack, Jack é o corpo dos dois, Tyler é o câncer de Jack pois Tyler durante o filme todo leva o personagem à autodestruição, mas a personalidade Norton resiste, por isso existe a luta interna, os socos mentais, tudo acontece internamente, um confrontando o outro, cada um pendendo para um lado, e os hematomas no corpo são a metáfora de como ficou a mente do "Jack". A frase que rege o filme é “Apenas depois que você perder tudo é que você está livre para fazer qualquer coisa” Tyler traça o caminho de Norton para o fundo do poço para o libertar do mundo, para o libertar de tudo. Diversas vezes no filme ele o testa, com a queimadura na mão, com o carro sem controle, para fazê-lo ver que ele deve ir ao fundo do poço, ele deve se libertar. Na última cena do filme, quando Norton diz para Tyler que ele não existe e que a arma está na mão dele, ele coloca a arma na cabeça,Tyler diz que é a cabeça dele, mas Norton revida dizendo que é a cabeça dos dois e diz para Tyler ouvir atentamente “Meus olhos estão abertos” e atira na própria boca. Ali, ele atingiu o fundo do poço, ali, ele se libertou, ali, ele perdeu tudo, ele tinha que se libertar de Tyler.
Fight Clube é uma das obras mais genias já já feitas para o cinema, com várias camadas, de tamanha complexidade, um filme incrível, simplesmente perfeito, Top 5 melhores filmes que eu já vi, me faltam elogios para esta obra fantástica.
O Vingador do Futuro
3.6 495 Assista AgoraUm dos mais clássicos e sensacionais filmes de ação do grande Arnold, ao lado de Terminator 2 e Predator, Total Recall é fodástico do inicio ao fim, cheio de frases de efeito marcantes e com um enredo excelente tornando-o não apenas um ótimo filme de ação mas também um sci-fi espetacular. Não assisti o remake mas tenho certeza que é inferior ao original pois não tem o carismático Arnold Schwarzenegger no filme. Filmes do Arnold são uma categoria de filmes impossíveis de se fazer remakes pois o cara é o filme.
Os Imperdoáveis
4.3 655Uma desconstrução do gênero western, os matadores de sangue frio do oeste selvagem sempre mostrados como atiradores perfeitos que nunca erram o tiro como na trilogia dos dólares de Sérgio Leone. Aqui, vemos algo diferente, um homem alterado pelo tempo e pela sua consciência, ele não consegue nem mesmo montar no próprio cavalo, não consegue atirar direito. Seu amigo, por exemplo, não tem mais o mesmo sangue frio de antigamente e não consegue mais dar um tiro letal, mesmo que seja no suposto homem que teria retalhado, ou ajudado a retalhar o rosto de uma moça. O terceiro, sofre com sua primeira morte como qualquer mortal são, além de ter uma visão deficiente, fazendo desse um trio de mercenários um tanto quanto humano e bem dos problemáticos.
No outro núcleo do filme, temos um xerife que humilha um homem que era conhecido como uma lenda, suas histórias estavam sendo passadas para o papel por seu escritor particular segundo suas versões. Desmascarado, vemos que a famosa frase de 'The Man Who Shot Liberty Valance' se aplica aqui, "Quando a lenda se torna fato, imprima a lenda" mas a lenda é desmistificada e o ídolo do escritor se mostra uma fraude.
Outro elemento interessante e importante do filme é como as histórias podem ser exageradas ao se passarem de boca pra boca. Um prostituta teve o rosto cortado, em seguida ouvimos que ela teve os olhos arrancados, as orelhas cortadas, os peitos cortados, logo em seguida, tudo foi cortado menos a vagina dela. Impressionante como os boatos acumulam falácias em suas versões mais recentes conforme vão passando de boca em boca no tempo. Esse pode ser um dos elementos de criação de lendas de personalidades que realizaram feitos exorbitantes no oeste, ou em outras épocas. As vezes, nem mesmo a própria pessoa que fez tal feitos deve saber o que ela fez, por estar bêbada no dado momento ou por fazer muito tempo e ela acaba se tornando a lenda.
Voltando ao filme, o final trás uma ressurreição do velho William Munny ao saber que seu amigo foi morto pelo xerife. Gratificação, é o que se sente ao ver Munny bebendo da garrafa de whisky tendo-a negado o filme todo. Sua raiva e seu desejo de sangue e vingança agora é maior do que qualquer controle. O whisky traz de volta sua mira, sua habilidade de montaria, tudo, o whisky trás sua alma de matador, ele trás de volta o oeste sanguinário que vivia escondido em Munny, sem o oeste, sem sua alma verdadeira, ele seria incapaz de fazer tais feitos, ele estava tão fundo em seu novo "eu", o William Munny moldado por sua esposa que ele era um assassino ineficiente. Agora, o whisky foi apenas a chave para abrir tudo aquilo guardado nele.
Eastwood retornou ao gênero depois de tanto tempo não atoa, ele queria marcar, e marcou com a maior obra prima do western por ser exatamente um filme de não cowboys de mira perfeita e sangue frio, mas tornando as lendas do oeste, entre elas a maior delas, Clint Eastwood, mais humano, menos super-heroico e mais realista. Devemos aceitar, afinal de contas, que nossos heróis envelhecem, mas lendas não morrem.
5/5
O Homem Que Matou o Facínora
4.3 167“Este é o Oeste, senhor. Quando a lenda se torna fato, imprima a lenda”
O Homem de Aço
3.6 3,9K Assista AgoraNolan segurou a coleira do Zack Snyder porque não tem um slow motion no filme todo, graças a deus.
O Homem de Aço
3.6 3,9K Assista AgoraComo diria o poster do Superman original do Richard Donner "Você vai acreditar que o homem pode voar" E nesse filme, eu realmente acreditei. E sim, eu me juntei a ele no Sol.
O Homem de Aço
3.6 3,9K Assista AgoraIt's not an "S". O melhor, digo com peito estufado, o MELHOR filme de super heróis de todos os tempos! Filme digno do maior herói da Terra, cheio de metáforas quanto a o Superman ser Jesus ou a reencarnação dele. Um filme cheio de emoção e ação que me fazia sorrir de orelha a orelha. Sempre sonhei em ver algo assim desde que assisti aquela animação 'A Morte do Superman'. Mas, PQP, Esse filme deve ser o filme com o maior body count da história! Que trilha sonora emocionante! Fiquei no cinema esperando a musica tema acabar pra poder ir embora. Russell Crowe fantástico, Kevin Costner sensacional, Henry Cavill perfeito, Amy Adams linda e Michael Shannon fodástico
A cena do primeiro voo, em que ele aprende a voar, eu sorri tanto quanto ele, foi tão emocionante para mim quanto para ele. Que cena perfeita!
Só fico imaginando um filme da Liga da Justiça e pensando, como diabos o Batman vai ficar no meio dessa luta de deuses?
Os Vingadores
4.0 6,9K Assista AgoraNick Fury para Loki: Say "tesseract" again! I dare you! I double-dare you, motherfucker! Say "tesseract" one more goddamn time! Does Bruce Banner look like a bitch? Then why'd you try to fuck him like a bitch? You read the bible, Loki? Well, there's this passage I've got memorized, sort'a fits the occasion. Ezekiel 25:17.
Duro de Matar: A Vingança
3.6 299 Assista AgoraBom filme, inferior aos dois primeiros mais ainda assim mantendo o espírito da série de um herói humano que se ferra todo, não como no 4 e 5 em que o John McClane é indestrutível e faz coisas que deixaria Stallone orgulhoso. Die Hard 3 tem alguns probleminhas que o prejudicaram, um deles é um defeito e ao mesmo tempo uma virtude: Samuel L. Jackson é tão bom, mas tão bom, que ofusca o Bruce Willis. Nos dois primeiros, Willis era a coluna vertebral do filme, fazendo piadas e gracinhas o tempo todo, em Die Hard 3, ele está sem graça ao lado do "Bad Motherfucker" Samuel L. Jackson. O filme tem o vilão mais fraco dos três filmes, pouco carismático, não chegando aos pés do "irmão" Hans Gruber. E o final do filme é uma merda fumegante, completamente sem emoção.
Duro de Matar
3.8 734 Assista AgoraJohn McClane faz o que qualquer brucutu consegue fazer, o diferencial é: ele faz descalço!
Os Bons Companheiros
4.4 1,2K Assista Agora"As far back as I can remember, I always wanted to be a gangster." A primeira cena do filme já é uma porrada, você já fala "PQP! Esse filme vai ser foda!" Joe Pesci agressivo e com um atuação impecável, tanto que ele a repetiu em Casino. Ray Liota ótimo e De Niro, como sempre, sensacional. Tudo o que eu tinha aprendido sobre a máfia em The Godfather, tive que desaprender aqui. Goodfellas traz uma nova visão do que é o crime organizado nos Estados unidos, da máfia, dos gangsters,sem aquele romantismo de Godfather. Simplesmente sensacional!
Gladiador
4.2 1,7K Assista AgoraJoaquin Phoenix merecia um Oscar por sua atuação como o odiável Commodus, ele estava sensacional! Não só ele mas também Russell Crowe grandioso como Maximus Décimus Meridius, um nome que nunca esquecerei. Filme perfeito, final épico, um dos meus favoritos.
Somente um homem com tamanho respeito e aclamação do povo consegue matar o imperador romano em meio ao coliseu frente à toda Roma com seus soldados assistindo e não fazendo nada para impedir, isso mostra quão rejeitado pelo povo de Roma era Commodus e quão adorado era o "Espanhol". Melhor ainda é Maximus matar Commodus com a própria faca ainda estando ferido, como diria Chapolin "Não contavam com minha astúcia!" E todos carregando o corpo de Maximus e deixando o corpo de Commodus no coliseu como se fosse um indigente.
Além da Escuridão: Star Trek
4.0 1,4K Assista AgoraJ.J. Abrams cagou Star Trek e vai cagar Stat Wars. Pelo amor de deus, que historinha ridícula a desse filme.
Destruíram um dos vilões mais fodas ever, Khan ficou muito burro nesse filme, todo mundo engana ele ali. NINGUÉM passa a perna em Khan. Benedict Cumberbatch nunca terá o carisma de Ricardo Montalbán. Cumberbatch jamais faria uma jura de ódio tão inspirada quanto a de Khan em A Ira de Khan. Uma coisa que eu detestei desde o primeiro filme foi o novo Spock. Esse Spock é um emo não um vulcano. Spock é lógico não emocional, nunca ficaria de romance pela nave. E que porra foi aquela do Chekov assumir a engenharia? Não tinha nenhum oficial de engenharia capaz de assumir? Tinha que ir o cara da ponte que não é engenheiro? E como diabos a frota klingon inteira não caiu matando na Enterprise orbitando o planeta natal deles? A unica coisa boa foi o grande número de referencias e a inversão de papéis quanto a morte de Spock o grito do Kirk.