Cara, arrepios ao fim e lágrimas definem. Spike Lee é um artista que será lembrando para sempre por suas contribuições. Nem todos os oscars seriam suficientes para premiar essa obra. Atemporal.
Glauber Rocha é o mais próximo de um Kubrick que o cinema brasileiro já teve. Mas para mim, ele parece mais um Tarkovsky tupiniquim. Sobre o filme, bom de mais para ser visto uma única vez, uma bela metáfora sobre o país do futuro.
Esse filme é muito bom por diversos motivos, entre eles, a construção do personagem do Gabriel, a forma como é apresentada a sua dualidade política frente a sua personalidade que força-se a ser diferenciada, quando passa mais uma ideia de alienada, do que de qualquer coisa. Os contrastes são bem trabalhados nisso. Amei o fato de boa parte dos personagens serem as pessoas que encontraram de verdade com o Gabriel, eles além de atuarem bem, trazem camadas de complexidade ao panorama do filme e desmistificam esteriótipos agregados geralmente a população negra.
Outro ponto que gostaria de frisar, é a retratação e valorização das diferentes formas de vidas das populações as quais Gabriel nos leva em sua jornada, possivelmente um dos melhores filmes nacionais de 2017.
Eu não percebi na cena do suco, achei que ela trava a um melhor que o outro e que estavam brigados
.
A construção é bem feita. O distanciamento entre os personagens é nítido. Acho que a narrativa é construída justamente para fazer o expectador traçar hipóteses e focar em buscar pistas que lidem até alguma resposta. Você vai entrando na paranóia do filme, enquanto as coisas vão se desenrolando e vai ficando muito tenso.
Funcionou para mim, foi uma boa experiência. Quem não curtiu, ok. Segue o baile. Eu gostei.
Épicos em forma de filme são só mais uma prova de como a máquina do tempo é de fato o cinema, e não somente, nela também da para viajar no infinito mar da imaginação e aproveitar a viagem. Roger Dickens senhor supremo dessa arte de Cinematografia, que filme lindo da desgraaaaaaça! Lindo de mais, vale cada segundo.
Bastante poético, direção maravilhosa, adorei como ele segura até o limite o plano na tentativa de capitar ao máximo a sensação e o momento. A sutileza com que a trama se desenvolve a partir da dica do antagonista "Metáfora", torna-se uma chave para conhecer o inimigo e tirar sua máscara, como também é sugerido de uma forma muito lúdica quando o
grupo de teatro está de frete a um espelho e eles retiram suas máscaras para mostrar suas reais intenções e angústias. Outra chave que é encontrada também sugere o rumo da trama, se torna um "item" você sabe, ele não abriu aquela porta e viu aquelas facas a toa, mais a frente vai ficar mais claro.
O suspense é muito bem induzido pela paleta de cor azulada do centro urbano, e o clima bucólico dos arredores e a trilha sonora que usa batidas de percussão para ditar o ritmo. O tambor acaba levando também a sensação de caça, a medida em que cada vez mais fica claro quem é o inimigo, por ser narcisista demasiado ou seja por ensaiar um pedido desesperado de socorro de um
A máquina do tempo já foi inventada e ela se chama CINEMA. É muito duro viajar no tempo e em um cenário tão devastador, detendo o poder da onisciência, garantido pelo imersão nessa viagem conduzida pelo diretor, nos guiando pelas bordadas de sua obra. E por ser tão teal, além de ser a mais próxima representação de uma história. Na Polônia, todo o sofrimento causado PELA INTOLERÂNCIA AO DIFERENTE E PELO ÓDIO!
Ainda não passei do min 25 e o impacto causado por esse filme em mim, tendo ocasionalmente visto a entrevista com um sobrevivente do Holocausto no programa do Pedro Bial, dias atrás, quando me emocionei muito e lendo a revoltante matéria sobre a moça que teve uma Suástica desenhada na barriga por ser contra o discurso de ódio que pariu o termo "GENOCÍDIO".
Vou ter de deixar o resto da crítica para outra hora, mas creio que deu para explicar o porquê de chorar compulsivamente com esse filme, que viagem incrível e dolorosa.
Para não terminar deixando tão triste o comentário, vou finalizar com uma frase da Anne Frank, morta em um campo de concentração, viveu escondida com sua família e outras em um anexo de um prédio, o que ela chamava carinhosamente de "esconderijo". Escondiam-se para não sofrerem das atrocidades cometidas pelo antissemitismo de Hitler e companhia na Europa. Ah, um porém, antes que esqueça. FELIZ DIAS DAS CRIANÇAS PARA TODAS AS MILHÕES DE CRIANÇAS MORTAS POR UM DITATADOR DE EXTREMA DIREITA, QUE TAMBÉM PERSEGUIU OUTRAS MINORIAS!
"Apesar de tudo, ainda acredito na bondade humana." - ANNE FRANK (morta pelo ódio ao diferente)
Há tanto o que falar sobre esse espetáculo vibrante e absolutamente cativante que é "The Fall", a obra-prima de Tarsem Singh. Um exercício de imaginação, uma viagem transcendente, o reencontro de um
com o imaginário fértil de uma criança, inocente, alheia à consciência de viver em um mundo marcado por tristeza, descobrindo o mundo.
A realidade de Alexandria nos é apresentada da forma mais imagética possível, mais de 20 locações ao logo de 4 anos de produção são exploradas por Singh, um dos mais esplêndidos trabalhos cinematográficos da história, em minha nada humilde opinião.
Alexandria luta, mesmo que imperceptivelmente, para salvar seu novo amigo. Ele usa sua imaginação e
dos últimos suspiros de uma alma aventureira que o tornou um dublê, que o levou a ficar impossibilitado agora de continuar a cativar os olhares das pessoas arriscando sua vida em cenas de ação nos primórdios do cinema Ela, que se vê como heroína na história que é contada por Roy, torna-se sua filha na história, vê nele uma figura paterna, mas também deseja ter sua atenção, compete com as outras personagens da história, fala mal delas e da Namorada falecida de Roy, vê ele como um membro permanente de seu mundo, que é só seu.
Não vendo o porquê de limitar seus poderes , a história também é dela, e assim ela entra e uma batalha épica, em um universo que mistura elementos, um verdadeiro sonho lúcido, é tão profundo, Tersom Singh usou de todo seu talento para dar vida a seu mais fino trabalho, o trabalho de uma vida.
Ainda muito atual, urgente, revelador, necessário. Uma dialética muito bem estabelecida entre os personagens que estão no campo dessa guerra, que sofrem mais diretamente com os efeitos e consequências dela. É muito triste, cruel, mas é real. Uma obra obrigatória para entender o contexto da violência dessa guerra, para que assim, possamos refletir e buscar alternativas além da maior repressão, que só serve de combustível, de entretenimento para alguns, de justificativa para o genocídio que ocorre todos os dias, bem ao lado dos palácios que erguem-se em direção aos Céus, daqueles que fecham os olhos, que detém os meios de produção, que sustentam seu poder e seu status no Brasil, 9º país mais desigual do mundo segundo a ONU.
Primeira vez que assisto a essa versão. Estou emocionado. É belíssimo. As lições que são ensinadas de uma forma didática, a forma como a imaginação é incentivada a florescer, em vez de ser reprimida por maturidade, a importância de dar voz a nossas crianças internas para que só assim possamos alcançar os limites de nosso potencial como humanos. Fantástica obra, obrigado pela sua maravilhosa atuação, Gene Wilder, o mundo ganhou muitos motivos para sorrir com seu trabalho.
"There is no life I know to compare with pure imagination, living there you'll be free if you really wish to be".
Acabei de ver pela primeira vez, tudo o que sabia é que o filme tinha crimes baseados nos pecados e um plot-twister no fim. Acabei adivinhando o que ia rolar, fazia sentido dentro da construção da narrativa.
Eu pensei "essa moça tá com muito tempo de tela só pra ser uma personagem secundária e aquela conversa no restaurante não seria necessário se não houvesse alguma consequência direta dali. Assim, supus que o cara tinha matado a moça, anyways, foi uma baita virada de jogo.
É tipo "Spotlight" só que em vez da igreja, a instituição que atacam é o governo. Aí tem atuações muito consistentes de Maryl Streep e Sarah Paulson como destaques. Não diria que é necessário. Boa direção do Spielberg.
Um filme não precisa de rodeios, não precisa jogar na cara de quem tá assistindo o que está acontecendo, falar com as imagens, na medida certa, é o mérito desse filme. Uma direção divina. Atuações 10/10.
Ótimas interpretações. Direção bem precisa do Kubrick, algumas das cenas mais icônicas do cinema. Acredito que estraguei a experiência por já ter boa parte dos spoilers.
Roteiro aqui é sensacional. Muito bem construído e amarradinho. Atuações maravilhosas, direção muito boa. Gostei dos efeitos de transição, o plot twister, senhoooreeees. É FOOOOODA!
Para Sempre Chape
4.1 25Muito bom, gostei muito. Se fosse indicado ao oscar acho que seria exagero, mas fico muito feliz pela pré-seleção.
Infiltrado na Klan
4.3 1,9K Assista AgoraCara, arrepios ao fim e lágrimas definem. Spike Lee é um artista que será lembrando para sempre por suas contribuições. Nem todos os oscars seriam suficientes para premiar essa obra. Atemporal.
Terra em Transe
4.1 286 Assista AgoraGlauber Rocha é o mais próximo de um Kubrick que o cinema brasileiro já teve. Mas para mim, ele parece mais um Tarkovsky tupiniquim. Sobre o filme, bom de mais para ser visto uma única vez, uma bela metáfora sobre o país do futuro.
Gabriel e a Montanha
3.7 141 Assista AgoraEsse filme é muito bom por diversos motivos, entre eles, a construção do personagem do Gabriel, a forma como é apresentada a sua dualidade política frente a sua personalidade que força-se a ser diferenciada, quando passa mais uma ideia de alienada, do que de qualquer coisa. Os contrastes são bem trabalhados nisso. Amei o fato de boa parte dos personagens serem as pessoas que encontraram de verdade com o Gabriel, eles além de atuarem bem, trazem camadas de complexidade ao panorama do filme e desmistificam esteriótipos agregados geralmente a população negra.
Outro ponto que gostaria de frisar, é a retratação e valorização das diferentes formas de vidas das populações as quais Gabriel nos leva em sua jornada, possivelmente um dos melhores filmes nacionais de 2017.
Boa Noite, Mamãe
3.5 1,5K Assista AgoraEntão. Diferente boa parte da galera que diz que o plot twist é óbvio, não achei.
Eu não percebi na cena do suco, achei que ela trava a um melhor que o outro e que estavam brigados
A construção é bem feita. O distanciamento entre os personagens é nítido. Acho que a narrativa é construída justamente para fazer o expectador traçar hipóteses e focar em buscar pistas que lidem até alguma resposta. Você vai entrando na paranóia do filme, enquanto as coisas vão se desenrolando e vai ficando muito tenso.
Funcionou para mim, foi uma boa experiência. Quem não curtiu, ok. Segue o baile. Eu gostei.
Três Estranhos Idênticos
4.0 215 Assista AgoraMaravilhoso e chocante.
O Caminho das Nuvens
3.3 197 Assista AgoraUm drama dos bons. Umas cenas bem fortes. Uma história muito bonita.
E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?
3.9 371 Assista AgoraÉpicos em forma de filme são só mais uma prova de como a máquina do tempo é de fato o cinema, e não somente, nela também da para viajar no infinito mar da imaginação e aproveitar a viagem. Roger Dickens senhor supremo dessa arte de Cinematografia, que filme lindo da desgraaaaaaça! Lindo de mais, vale cada segundo.
O Mestre
3.7 1,0K Assista AgoraTerceiro filme desse cara que vejo em um período de 1 mês. Cara, já sou super fã. Atuações aqui maravilhosas.
Um Corpo que Cai
4.2 1,3K Assista AgoraO moço sabe fazer filme, tal menino Hitchcock!
Em Chamas
3.9 379 Assista AgoraBastante poético, direção maravilhosa, adorei como ele segura até o limite o plano na tentativa de capitar ao máximo a sensação e o momento. A sutileza com que a trama se desenvolve a partir da dica do antagonista "Metáfora", torna-se uma chave para conhecer o inimigo e tirar sua máscara, como também é sugerido de uma forma muito lúdica quando o
grupo de teatro está de frete a um espelho e eles retiram suas máscaras para mostrar suas reais intenções e angústias. Outra chave que é encontrada também sugere o rumo da trama, se torna um "item" você sabe, ele não abriu aquela porta e viu aquelas facas a toa, mais a frente vai ficar mais claro.
O suspense é muito bem induzido pela paleta de cor azulada do centro urbano, e o clima bucólico dos arredores e a trilha sonora que usa batidas de percussão para ditar o ritmo. O tambor acaba levando também a sensação de caça, a medida em que cada vez mais fica claro quem é o inimigo, por ser narcisista demasiado ou seja por ensaiar um pedido desesperado de socorro de um
serial killer
Ah, antes que eu esqueça, cara, Korean Noar é fabuloso. O blues, o clima investigativo de detetive e boêmio,
um garoto abandonado, finalmente encontra alguém que goste dele, e ela é suicida.
Todo modo, belíssimo filme. Eu fui pego de surpresa e valeu muito a experiência.
O Pianista
4.4 1,8K Assista AgoraA máquina do tempo já foi inventada e ela se chama CINEMA. É muito duro viajar no tempo e em um cenário tão devastador, detendo o poder da onisciência, garantido pelo imersão nessa viagem conduzida pelo diretor, nos guiando pelas bordadas de sua obra. E por ser tão teal, além de ser a mais próxima representação de uma história. Na Polônia, todo o sofrimento causado PELA INTOLERÂNCIA AO DIFERENTE E PELO ÓDIO!
Ainda não passei do min 25 e o impacto causado por esse filme em mim, tendo ocasionalmente visto a entrevista com um sobrevivente do Holocausto no programa do Pedro Bial, dias atrás, quando me emocionei muito e lendo a revoltante matéria sobre a moça que teve uma Suástica desenhada na barriga por ser contra o discurso de ódio que pariu o termo "GENOCÍDIO".
Vou ter de deixar o resto da crítica para outra hora, mas creio que deu para explicar o porquê de chorar compulsivamente com esse filme, que viagem incrível e dolorosa.
Para não terminar deixando tão triste o comentário, vou finalizar com uma frase da Anne Frank, morta em um campo de concentração, viveu escondida com sua família e outras em um anexo de um prédio, o que ela chamava carinhosamente de "esconderijo". Escondiam-se para não sofrerem das atrocidades cometidas pelo antissemitismo de Hitler e companhia na Europa. Ah, um porém, antes que esqueça. FELIZ DIAS DAS CRIANÇAS PARA TODAS AS MILHÕES DE CRIANÇAS MORTAS POR UM DITATADOR DE EXTREMA DIREITA, QUE TAMBÉM PERSEGUIU OUTRAS MINORIAS!
"Apesar de tudo, ainda acredito na bondade humana." - ANNE FRANK (morta pelo ódio ao diferente)
18 de Outubro.
Condor
4.0 7Necessário em tempos sombrios como estes.
Dublê de Anjo
4.2 336Há tanto o que falar sobre esse espetáculo vibrante e absolutamente cativante que é "The Fall", a obra-prima de Tarsem Singh. Um exercício de imaginação, uma viagem transcendente, o reencontro de um
suicida
A realidade de Alexandria nos é apresentada da forma mais imagética possível, mais de 20 locações ao logo de 4 anos de produção são exploradas por Singh, um dos mais esplêndidos trabalhos cinematográficos da história, em minha nada humilde opinião.
Alexandria luta, mesmo que imperceptivelmente, para salvar seu novo amigo. Ele usa sua imaginação e
dos últimos suspiros de uma alma aventureira que o tornou um dublê, que o levou a ficar impossibilitado agora de continuar a cativar os olhares das pessoas arriscando sua vida em cenas de ação nos primórdios do cinema Ela, que se vê como heroína na história que é contada por Roy, torna-se sua filha na história, vê nele uma figura paterna, mas também deseja ter sua atenção, compete com as outras personagens da história, fala mal delas e da Namorada falecida de Roy, vê ele como um membro permanente de seu mundo, que é só seu.
Não vendo o porquê de limitar seus poderes , a história também é dela, e assim ela entra e uma batalha épica, em um universo que mistura elementos, um verdadeiro sonho lúcido, é tão profundo, Tersom Singh usou de todo seu talento para dar vida a seu mais fino trabalho, o trabalho de uma vida.
Notícias de uma Guerra Particular
4.4 118Ainda muito atual, urgente, revelador, necessário. Uma dialética muito bem estabelecida entre os personagens que estão no campo dessa guerra, que sofrem mais diretamente com os efeitos e consequências dela. É muito triste, cruel, mas é real. Uma obra obrigatória para entender o contexto da violência dessa guerra, para que assim, possamos refletir e buscar alternativas além da maior repressão, que só serve de combustível, de entretenimento para alguns, de justificativa para o genocídio que ocorre todos os dias, bem ao lado dos palácios que erguem-se em direção aos Céus, daqueles que fecham os olhos, que detém os meios de produção, que sustentam seu poder e seu status no Brasil, 9º país mais desigual do mundo segundo a ONU.
A Fantástica Fábrica de Chocolate
4.0 1,1K Assista AgoraPrimeira vez que assisto a essa versão. Estou emocionado. É belíssimo. As lições que são ensinadas de uma forma didática, a forma como a imaginação é incentivada a florescer, em vez de ser reprimida por maturidade, a importância de dar voz a nossas crianças internas para que só assim possamos alcançar os limites de nosso potencial como humanos. Fantástica obra, obrigado pela sua maravilhosa atuação, Gene Wilder, o mundo ganhou muitos motivos para sorrir com seu trabalho.
"There is no life I know to compare with pure imagination, living there you'll be free if you really wish to be".
Seven: Os Sete Crimes Capitais
4.3 2,7K Assista AgoraAcabei de ver pela primeira vez, tudo o que sabia é que o filme tinha crimes baseados nos pecados e um plot-twister no fim. Acabei adivinhando o que ia rolar, fazia sentido dentro da construção da narrativa.
Eu pensei "essa moça tá com muito tempo de tela só pra ser uma personagem secundária e aquela conversa no restaurante não seria necessário se não houvesse alguma consequência direta dali. Assim, supus que o cara tinha matado a moça, anyways, foi uma baita virada de jogo.
The Post: A Guerra Secreta
3.5 607 Assista AgoraÉ tipo "Spotlight" só que em vez da igreja, a instituição que atacam é o governo. Aí tem atuações muito consistentes de Maryl Streep e Sarah Paulson como destaques. Não diria que é necessário. Boa direção do Spielberg.
O Encouraçado Potemkin
4.2 343 Assista AgoraÉ bom ser introduzido à obra de um artista em grande estilo.
Aniquilação
3.4 1,6K Assista AgoraÉ um bom filme. Gostei muito do final, inclusive.
Você Nunca Esteve Realmente Aqui
3.6 521 Assista AgoraUm filme não precisa de rodeios, não precisa jogar na cara de quem tá assistindo o que está acontecendo, falar com as imagens, na medida certa, é o mérito desse filme. Uma direção divina. Atuações 10/10.
O Iluminado
4.3 4,0K Assista AgoraÓtimas interpretações. Direção bem precisa do Kubrick, algumas das cenas mais icônicas do cinema. Acredito que estraguei a experiência por já ter boa parte dos spoilers.
Oldboy
4.3 2,3K Assista AgoraRoteiro aqui é sensacional. Muito bem construído e amarradinho. Atuações maravilhosas, direção muito boa. Gostei dos efeitos de transição, o plot twister, senhoooreeees. É FOOOOODA!
Um Grito de Liberdade
3.8 51Título muito apropriado. Eu chorei rios. História fabulosa, indicação do Pelizari, prof de História. Muito obrigado. Lindíssimo! Muito importante.