Tipo de filme que gosto e vejo mil vezes. O fantástico bem expressado com a simplicidade cultural retratada. É muito lindo. Vai direto no inconsciente! Amo ♥️
Sensível, delicado, leve, com desenvolvimento orgânico, O Melhor da Juventude é um drama encantador, bem ao estilo que eu gosto. A estória de dois irmãos, Matteo e Nicola, e suas relações com amigos, família, trabalho...Se entrelaça à história político-econômica da Itália dos anos 60 aos anos 2000, mostrando bem o intrincamento dos aspectos macro e sua influência na vida dos sujeitos no dia à dia. Isso tudo é feito com o bônus de personagens fortes, bem construídos e trama muito bem desenvolvida numa narrativa envolvente. O ponto mais forte do filme é conseguir estabelecer um paralelo entre a narrativa ficcional e a realidade. E transpus isso à minha própria vida. Foi inevitável submeter o olhar à vida que levei até aqui. Os percalços e enfrentamentos vividos, as alegrias e vitórias, dores e perdas... O filme foi um convite à olhar com cuidado a minha estrada pessoal e estabelecer um exercício de auto reflexão. E foram seis horas que passaram rápido e eu queria mais. Queria falar só um pouquinho sobre o final do filme e prometo que não tem spoiler. Sabe o momento em que a gente chega no ponto que sempre quis chegar? Maturidade, estabilidade, segurança, tudo na sua vida passa a ter uma ordem... Talvez muitos aqui não saibam pq ainda não chegaram lá, ainda estão vivendo "o melhor da juventude". No finzinho o personagem Nicola dá essa dica pra gente, se permitindo ser feliz de novo. A pessoa que vc é a cada dia está construindo pra vc um final feliz lá na frente e vc vai perceber que nada foi em vão. Cada luta bem vivida, com coragem, dor, gratidão, resiliência e generosidade, constrói sua história. E que todos dias a gente descobre que "tudo é bom"! Esse filme é um abraço, um conforto, uma terapia e vale muito à pena ser visto.
Diálogos poderosos, fortes, marcantes, entrelaçados pela exposição da trajetória de dois amantes cujo casamento chegou ao fim. Juntos, eles avaliam e se expõem como numa catarse em um setting analítico (discute-se culpa, verdade, papéis, busca-se racionalizar, romper máscaras, enfim...) buscando os motivos que levaram ao fim do casamento. Ali, frente à frente um do outro, deixam transparecer toda dor, rancor, ódio, afeto e alegrias de um amor finito. Revelam verdades doloridas e mentiras fáceis. Na verdade buscam a resposta para uma pergunta que ainda não conseguiram elaborar. Direção e texto muito, muito bons de Arnoldo Jabor, brilhantemente construído sob a influência quase de uma Nouvelle Vague de Godard. Perfeito é pouco pra descrever esse filme! Como são marcantes e profundos os diálogos e como nos submetem às angústias daquele casal "... Você disse "eu amo outro cara"... E de repente você tinha virado uma mulher enorme, assim feito um anúncio ...Um mistério saía do meio das suas pernas...Era como um lago, um mar, e eu me afogava...No esperma do outro...Eu parecia uma mulher e você um homem mal." O modelo narrativo que o diretor escolhe é visivelmente teatral com uma mis en cène muito bem construída e simbólica: A silhueta que a personagem masculina desenha no vidro da porta por onde a personagem feminina vai entrar como um portal, uma entrada exclusiva e sob medida pra receber aquela mulher; a cama no meio de um jardim rodeada de plantas que crescem com raízes fincadas ao solo, como a nos lembrar a fragilidade de um amor solto, sem raízes sólidas ou como algo que ainda está ávido por cuidados e pronto à florescer; a estátua coberta por um lençol branco feito espectador-testemunha do dito e do não-dito; muitos quadros apoiados às paredes e móveis da sala como a dizer que ali há uma grande bagunça que precisa ser arrumada. Até mesmo as conversas internas dos protagonistas - que interrompem vez e outra a cena e ao mesmo tempo quebram a quarta parede - mostradas meio que como reflexo de um espelho que carregamos na alma pra compreender o outro e a nós mesmos... Enfim, tudo nessa obra foi cuidadosamente pensado para expressar a verdade: eu sei que eu vou te amar, eu sei que eu posso te amar, eu sei que eu consigo isso. E será o amor possível? Esse amor que percorre um caminho único, que a sociedade nos impõe, que define papéis entre macho e fêmea e que diz que tem que ter/ser felizes para sempre? “ Deve haver uma palavra que uma vez dita muda o mundo. “ Esse não é um filme. É um divã! Recomendo pra quem é ser humano.
Uma das grandes obras do cinema nacional! Só posso exaltar a atuação da Marília Pêra. Muito autêntica e tocante. Grande atriz! E é uma lástima perceber a atualidade desse filme. Infelizmente.
Que dor! Só a música conseguiria expressar essa dor tão profunda, essa culpa, essa não mais vontade de viver. De fato as atuações não são primorosas e há alguns problemas na direção ou aspectos técnicos, contudo as estórias me tocaram profundamente e a escolha estética me fez ter a experiência perfeita de integrar, vivenciar esse filme. Por isso indico este filme. Pra lembrar que nossos filhos são o pedaço da gente que nos faz permanecer vivas.
Gosto desse filme, mas assista sem grandes espectativas. Não se trata de um filme arrebatador, mas, ainda assim, é uma narrativa interessante. É só uma estória sobre dois jovens da época. Um pequeno recorte, só isso. De fato alguns personagens não são necessários à trama e contam com atuações sofríveis, contudo não comprometem a dinâmica do filme.
Todas as mulheres do mundo deveriam ver este filme para se darem conta de como um relacionamento vai se tornando nocivo por meio das sutilezas que o abuso psicológico provoca. Que vontade de dizer pra Tony que ela é inteligente demais pra esse cara, bela sem artifícios e que está acima das futilidades dele. Não, definitivamente ele não é seu Rei, Tony. Ele não passa de um babaca egoísta, mimadinho, imaturo e fútil. Você e seu filho seriam muito mais felizes longe da presença nefasta desse sujeito. Um filme excelente que cumpre bem o papel de revelar as armadilhas desse tipo de relação "amorosa". Radar ligado moças!
A idéia do filme é muito boa mas não fiquei empolgada com seu desenvolvimento. E tá me dando nos nervos os problemas com o som em todos os filmes nacionais atualmente. É preciso investir numa melhora nisso aí. É irritante ter que ficar controlando o volume o tempo inteiro pra conseguir entender alguma coisa.
Meu Deus como amo esse filme! Cinema de autor, esbanjando originalidade e a trilha sonora é perfeita. Gostaria muito que um novo Glauber surgisse e rompesse a mesmice de muitos filmes da atualidade. Daria uma bela chacoalhada no cinema nacional.
Uma boa estória. Merecia um final melhor. Além disso não se aprofunda muito na trama e deixa a gente com a sensação de que perdemos alguma parte. Mas é um filme interessante, incômodo e que suscita muitas reflexões. E o personagem León é muito carismático. Valeu à pena.
Situações humilhantes, degradantes da condição humana e, o que é pior, bastante verossímil. Será que a vida é só isso mesmo? É de deprimir qualquer um.
Filme menos pior do Nicolas Cage. Mas é monótono e longo demais. Valeu pela personagem do Sheridan e uma ótima atuação dele também. Quanto ao Cage, já desisti faz tempo 😝
Esse é um filme polêmico e bastante complexo. Não é só uma estória de amor ou sobre a relação de um casal. E tampouco é divertido como o início sugere. Educar filhos e ser responsável por seu crescimento sem colocar em xeque seus princípios e modo de vida não é tarefa simples. Requer planejamento, orientação profissional e, sobretudo, entendimento entre o casal. O personagem da mãe é bastante extremo e domina a relação e, da minha parte, da maneira como o filme apresenta a estória, não há como não ficar ao lado do pai. Que, ainda assim, foi bastante condescendente. O filme ia bem até que o final preguiçoso colocou uma boa estória à perder.
Basta um pequeno movimento e toda uma existência se transforma. Lindo filme! Uma pena esse título horroroso em português pra um filme tão humano e delicado.
Um filme cinza e branco, com raros diálogos. Mostra a personagem Olga à partir de seu universo particular. Amargo, solitário, incompreensível. O enredo se construiu a partir de cartas deixada pela própria Olga em que narra suas angústias e dramas, bem como justifica seu ato final. Matar para ser ouvida e finalmente por fim à própria existência por meio da conhecida pena que se infligiria sobre ela. Sua morte seria um trunfo. Carregaria consigo seres humanos comuns e bestiais que ela tanto desprezava. Olga era também a que não compreende. A que não sente. A que não se compadece. Uma personagem particularmente problemática, solitária, triste. Na minha opinião a temática de reconstruir a figura de Olga por meio de suas cartas-confissões foi feliz, na medida em que não se propõe à um julgamento incólume da personagem real, mas em contrapartida resultou num recurso incompleto em sua construção narrativa da realidade e apresentação de fatos que, se incluíssem uma livre narrativa ficcional, ajudariam a compreender melhor toda a realidade circunscrita que reafirmou seu comportamento. Ou seja, o filme almeja apresentar uma descrição crua que, aos meus olhos, não funciona completamente. Contudo, acho o filme muito bem feito e é sem dúvida uma ótima reflexão. Dou nota 7,5 pelo conjunto e considero um ótimo filme.
Budapeste
3.1 224Acho que essa é uma das piores adaptações que já vi. Matou a beleza do livro.
Tio Boonmee, Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas
3.6 196Tipo de filme que gosto e vejo mil vezes. O fantástico bem expressado com a simplicidade cultural retratada. É muito lindo. Vai direto no inconsciente! Amo ♥️
Atentado em Paris
3.2 98Oh filme ruim, mas esse Idris Elba é lindo de mais xezuis 😍
A Melhor Juventude
4.3 55Sensível, delicado, leve, com desenvolvimento orgânico, O Melhor da Juventude é um drama encantador, bem ao estilo que eu gosto.
A estória de dois irmãos, Matteo e Nicola, e suas relações com amigos, família, trabalho...Se entrelaça à história político-econômica da Itália dos anos 60 aos anos 2000, mostrando bem o intrincamento dos aspectos macro e sua influência na vida dos sujeitos no dia à dia. Isso tudo é feito com o bônus de personagens fortes, bem construídos e trama muito bem desenvolvida numa narrativa envolvente.
O ponto mais forte do filme é conseguir estabelecer um paralelo entre a narrativa ficcional e a realidade. E transpus isso à minha própria vida. Foi inevitável submeter o olhar à vida que levei até aqui. Os percalços e enfrentamentos vividos, as alegrias e vitórias, dores e perdas...
O filme foi um convite à olhar com cuidado a minha estrada pessoal e estabelecer um exercício de auto reflexão.
E foram seis horas que passaram rápido e eu queria mais.
Queria falar só um pouquinho sobre o final do filme e prometo que não tem spoiler. Sabe o momento em que a gente chega no ponto que sempre quis chegar? Maturidade, estabilidade, segurança, tudo na sua vida passa a ter uma ordem... Talvez muitos aqui não saibam pq ainda não chegaram lá, ainda estão vivendo "o melhor da juventude". No finzinho o personagem Nicola dá essa dica pra gente, se permitindo ser feliz de novo. A pessoa que vc é a cada dia está construindo pra vc um final feliz lá na frente e vc vai perceber que nada foi em vão. Cada luta bem vivida, com coragem, dor, gratidão, resiliência e generosidade, constrói sua história. E que todos dias a gente descobre que "tudo é bom"!
Esse filme é um abraço, um conforto, uma terapia e vale muito à pena ser visto.
Eu Sei Que Vou Te Amar
3.6 140Diálogos poderosos, fortes, marcantes, entrelaçados pela exposição da trajetória de dois amantes cujo casamento chegou ao fim. Juntos, eles avaliam e se expõem como numa catarse em um setting analítico (discute-se culpa, verdade, papéis, busca-se racionalizar, romper máscaras, enfim...) buscando os motivos que levaram ao fim do casamento. Ali, frente à frente um do outro, deixam transparecer toda dor, rancor, ódio, afeto e alegrias de um amor finito. Revelam verdades doloridas e mentiras fáceis.
Na verdade buscam a resposta para uma pergunta que ainda não conseguiram elaborar.
Direção e texto muito, muito bons de Arnoldo Jabor, brilhantemente construído sob a influência quase de uma Nouvelle Vague de Godard. Perfeito é pouco pra descrever esse filme!
Como são marcantes e profundos os diálogos e como nos submetem às angústias daquele casal
"... Você disse "eu amo outro cara"... E de repente você tinha virado uma mulher enorme, assim feito um anúncio ...Um mistério saía do meio das suas pernas...Era como um lago, um mar, e eu me afogava...No esperma do outro...Eu parecia uma mulher e você um homem mal."
O modelo narrativo que o diretor escolhe é visivelmente teatral com uma mis en cène muito bem construída e simbólica: A silhueta que a personagem masculina desenha no vidro da porta por onde a personagem feminina vai entrar como um portal, uma entrada exclusiva e sob medida pra receber aquela mulher; a cama no meio de um jardim rodeada de plantas que crescem com raízes fincadas ao solo, como a nos lembrar a fragilidade de um amor solto, sem raízes sólidas ou como algo que ainda está ávido por cuidados e pronto à florescer; a estátua coberta por um lençol branco feito espectador-testemunha do dito e do não-dito; muitos quadros apoiados às paredes e móveis da sala como a dizer que ali há uma grande bagunça que precisa ser arrumada. Até mesmo as conversas internas dos protagonistas - que interrompem vez e outra a cena e ao mesmo tempo quebram a quarta parede - mostradas meio que como reflexo de um espelho que carregamos na alma pra compreender o outro e a nós mesmos... Enfim, tudo nessa obra foi cuidadosamente pensado para expressar a verdade: eu sei que eu vou te amar, eu sei que eu posso te amar, eu sei que eu consigo isso.
E será o amor possível? Esse amor que percorre um caminho único, que a sociedade nos impõe, que define papéis entre macho e fêmea e que diz que tem que ter/ser felizes para sempre?
“ Deve haver uma palavra que uma vez dita muda o mundo. “
Esse não é um filme. É um divã!
Recomendo pra quem é ser humano.
Acossado
4.1 510 Assista AgoraToda a vez que assisto esse filme, na primeira cena eu penso "Meu Deus, como esse Michel é um babaca" hahahaha
Alter ego do Godard 😝
Pixote: A Lei do Mais Fraco
4.0 448Uma das grandes obras do cinema nacional!
Só posso exaltar a atuação da Marília Pêra. Muito autêntica e tocante. Grande atriz!
E é uma lástima perceber a atualidade desse filme. Infelizmente.
O Que Se Move
3.4 33Que dor! Só a música conseguiria expressar essa dor tão profunda, essa culpa, essa não mais vontade de viver.
De fato as atuações não são primorosas e há alguns problemas na direção ou aspectos técnicos, contudo as estórias me tocaram profundamente e a escolha estética me fez ter a experiência perfeita de integrar, vivenciar esse filme. Por isso indico este filme. Pra lembrar que nossos filhos são o pedaço da gente que nos faz permanecer vivas.
Cara ou Coroa
2.9 24Gosto desse filme, mas assista sem grandes espectativas.
Não se trata de um filme arrebatador, mas, ainda assim, é uma narrativa interessante.
É só uma estória sobre dois jovens da época. Um pequeno recorte, só isso.
De fato alguns personagens não são necessários à trama e contam com atuações sofríveis, contudo não comprometem a dinâmica do filme.
Um Assunto de Mulheres
4.2 77Realmente um assunto de mulheres. Os homens nada sabem sobre isso...
O Senhor das Moscas
3.7 271 Assista AgoraLivro ótimo, adaptação ruim.
Sem mais.
Meu Rei
3.9 137 Assista AgoraTodas as mulheres do mundo deveriam ver este filme para se darem conta de como um relacionamento vai se tornando nocivo por meio das sutilezas que o abuso psicológico provoca.
Que vontade de dizer pra Tony que ela é inteligente demais pra esse cara, bela sem artifícios e que está acima das futilidades dele.
Não, definitivamente ele não é seu Rei, Tony. Ele não passa de um babaca egoísta, mimadinho, imaturo e fútil.
Você e seu filho seriam muito mais felizes longe da presença nefasta desse sujeito.
Um filme excelente que cumpre bem o papel de revelar as armadilhas desse tipo de relação "amorosa".
Radar ligado moças!
O Pagador de Promessas
4.3 365 Assista AgoraUma estória ainda atual. Um filme que merece todas as honras e reconhecimento.
As atuações são marcantes.
Uma verdadeira obra prima!
Éden
2.9 29A idéia do filme é muito boa mas não fiquei empolgada com seu desenvolvimento.
E tá me dando nos nervos os problemas com o som em todos os filmes nacionais atualmente.
É preciso investir numa melhora nisso aí.
É irritante ter que ficar controlando o volume o tempo inteiro pra conseguir entender alguma coisa.
Deus e o Diabo na Terra do Sol
4.1 429 Assista AgoraMeu Deus como amo esse filme!
Cinema de autor, esbanjando originalidade e a trilha sonora é perfeita.
Gostaria muito que um novo Glauber surgisse e rompesse a mesmice de muitos filmes da atualidade.
Daria uma bela chacoalhada no cinema nacional.
Coração de Leão - O Amor não Tem Tamanho
3.5 87Uma boa estória. Merecia um final melhor.
Além disso não se aprofunda muito na trama e deixa a gente com a sensação de que perdemos alguma parte.
Mas é um filme interessante, incômodo e que suscita muitas reflexões. E o personagem León é muito carismático.
Valeu à pena.
O Valor de Um Homem
3.6 39 Assista AgoraSituações humilhantes, degradantes da condição humana e, o que é pior, bastante verossímil.
Será que a vida é só isso mesmo?
É de deprimir qualquer um.
Koblic
3.2 56 Assista AgoraO melhor desse filme é realmente o toque faroeste.
Ponto também para as boas atuações.
Ricardo Darin como sempre maravilhoso!
Joe
3.4 251Filme menos pior do Nicolas Cage.
Mas é monótono e longo demais.
Valeu pela personagem do Sheridan e uma ótima atuação dele também.
Quanto ao Cage, já desisti faz tempo 😝
O Último Guerreiro
3.4 9 Assista AgoraBom western. Achei o Jack Palance sensacional no papel de Toriano.
Da Terra Nascem os Homens
4.1 66 Assista AgoraTudo nesse filme é maravilhoso!
A estória, os atores, a trilha sonora, a fotografia...
Um dos melhores Westerns de todos os tempos!
Corações Famintos
3.6 74Esse é um filme polêmico e bastante complexo.
Não é só uma estória de amor ou sobre a relação de um casal. E tampouco é divertido como o início sugere.
Educar filhos e ser responsável por seu crescimento sem colocar em xeque seus princípios e modo de vida não é tarefa simples. Requer planejamento, orientação profissional e, sobretudo, entendimento entre o casal.
O personagem da mãe é bastante extremo e domina a relação e, da minha parte, da maneira como o filme apresenta a estória, não há como não ficar ao lado do pai. Que, ainda assim, foi bastante condescendente.
O filme ia bem até que o final preguiçoso colocou uma boa estória à perder.
Desajustados
3.9 119 Assista AgoraBasta um pequeno movimento e toda uma existência se transforma. Lindo filme!
Uma pena esse título horroroso em português pra um filme tão humano e delicado.
Eu, Olga Hepnarová
3.5 36 Assista AgoraUm filme cinza e branco, com raros diálogos. Mostra a personagem Olga à partir de seu universo particular. Amargo, solitário, incompreensível.
O enredo se construiu a partir de cartas deixada pela própria Olga em que narra suas angústias e dramas, bem como justifica seu ato final. Matar para ser ouvida e finalmente por fim à própria existência por meio da conhecida pena que se infligiria sobre ela. Sua morte seria um trunfo. Carregaria consigo seres humanos comuns e bestiais que ela tanto desprezava. Olga era também a que não compreende. A que não sente. A que não se compadece.
Uma personagem particularmente problemática, solitária, triste.
Na minha opinião a temática de reconstruir a figura de Olga por meio de suas cartas-confissões foi feliz, na medida em que não se propõe à um julgamento incólume da personagem real, mas em contrapartida resultou num recurso incompleto em sua construção narrativa da realidade e apresentação de fatos que, se incluíssem uma livre narrativa ficcional, ajudariam a compreender melhor toda a realidade circunscrita que reafirmou seu comportamento. Ou seja, o filme almeja apresentar uma descrição crua que, aos meus olhos, não funciona completamente.
Contudo, acho o filme muito bem feito e é sem dúvida uma ótima reflexão. Dou nota 7,5 pelo conjunto e considero um ótimo filme.