Estou dando 5 estrelas pq temos que considerar que trata-se de um filme feito sem nenhum recurso, em uma época em que editar ou até conseguir uma câmera mais ou menos era difícil, e dentro disso, temos aqui um roteiro extremamente engraçado, por mais que ilógico por estar incompleto. Contudo são várias pequenas coisas aleatórias que demonstram todo o talento do Tarantino desde jovem.
Ou seja, pra mim é um dos melhores filmes amadores já criados, primeiramente por fazer jus a palavra "amador" em sua essência, e ao mesmo tempo demonstrar que um bom roteiro, é um bom roteiro em qualquer circunstância. Puta inspiração pra cineastas independentes.
Absolutamente brilhante! Mais uma obra-prima de Martin Scorsese! Um dos melhores filmes sobre a busca e obsessão de uma pessoa por seus sonhos, e uma das mais geniais representações da fantasia X realidade que já vi.
Ao final do filme vc não tem mais certeza a respeito do que é real e do que é imaginação, assim como o personagem. Scorsese disse uma vez sobre o filme que "Talvez a fantasia seja tão real quanto a realidade", e assim podemos levar, porque afinal, sendo um filme, tudo não é uma fantasia? Então o julgamento do que é real ou não fica por parte do público.
O começo pra mim estava promissor, apesar dos personagens serem todos estereotipados, mas eu relevei isso porque até as cores do filme dão um tom meio caricato mesmo.
Ae vem os monólogos sobre racismo do nada, acabam do nada, o filme nunca chega num ponto, mostra o ponto de vista do King sobre sermos iguais mas exalta o ponto do Malcom X de agir com violência, a estrutura do filme começa com uma proposta de um dia na vida de uma comunidade, que achei ótimo, mas depois destrói tudo com uma tentativa de forçar ainda mais a barra pro tema racial do filme.
Da vontade de falar "para spike lee caralho, todo mundo já entendeu". As pessoas precisam pensar que não é porque um tema é importante que isso faz qualquer filme com esse tema ser importante também.
Um inteligente estudo comportamental e psicológico sobre nossa alienação em meio ao convívio em sociedade, e como escondemos nosso real eu do mundo. O Bale ta total Jim Carrey aqui, mas é uma puta atuação, o personagem pede pra ser caricatural mesmo. Gostei do plot twist ser bem discreto, não ser aquela epifania como em Clube da Luta, que entrega tudo do começo ao fim, vc entende pela fala dele, "Essa confissão..", o fato do filme ser narrado pelo ponto de vista dele deixa claro que trata-se de uma confissão dele sobre quem ele é de verdade, e as coisas que ele gostaria de fazer.
As peculiaridades do filme são bem perceptíveis e através delas é fácil entender a influencia do filme, e do diretor, na sétima arte. Os movimentos de câmera precisos e bem planejados, os enquadramentos ostentativos, várias subversões de elementos técnicos como colocar o som de objetos e da natureza em primeiro plano e unir imagens em câmera lenta com o áudio em tempo normal, além da forte simbologia.
Todos esses aspectos são perceptíveis em obras de grandes diretores da atualidade como Terrence Mallick, Alejandro Innaritu, Lars Von Trier, David Lynch, entre outros.
Dito isso, não posso mentir e dizer que gostei do filme, já que nos 10 minutos finais contava os segundos para acabar. Até entendo quem pode ter sido fisgado pela atmosfera lírica e quase surreal do filme, semelhante em filmes como "Blow-Up", que inclusive gosto muito, mas aqui não funcionou pra mim.
O filme pra mim sofre principalmente pela aparente futilidade narrativa, a impressão que fica é a de que Tarkovsky não fazia ideia do que queria mostrar, só queria mostrar alguma coisa e deixar as pessoas interpretarem. Isso, por mais que seja compreensível e muitas vezes funciona, aqui fica extremamente arrastado e tangencial. Muitas simbologias são mostradas e nenhuma é aprofundada, não se tem um tema central para que outros simbolismos construam-se em volta, como há em filmes do mesmo tipo como o já citado "Blow-Up", "Eraserhead", "Pi", "2001" entre outros.
O mesmo problema acontece em outras obras do diretor como "Solaris". Por isso, as inovações do cinema de Tarkovsky são inegáveis, afinal, filmes experimentais servem justamente para tentar coisas novas, e nisso a qualidade é inegável. Porém, falta algo além disso.
Alguém mais percebeu que o filme tem a mesma estrutura narrativa que Shrek? Road movie de um brutamontes indo entregar uma "princesa" para um charlatão, se apaixonam no caminho, depois um acha que o outro tava de sacanagem, a garota se entrega ao charlatão e exige o casamento o mais rápido possível, mas desiste na hora do casamento.
My Best Friend's Birthday
3.1 95Estou dando 5 estrelas pq temos que considerar que trata-se de um filme feito sem nenhum recurso, em uma época em que editar ou até conseguir uma câmera mais ou menos era difícil, e dentro disso, temos aqui um roteiro extremamente engraçado, por mais que ilógico por estar incompleto. Contudo são várias pequenas coisas aleatórias que demonstram todo o talento do Tarantino desde jovem.
Ou seja, pra mim é um dos melhores filmes amadores já criados, primeiramente por fazer jus a palavra "amador" em sua essência, e ao mesmo tempo demonstrar que um bom roteiro, é um bom roteiro em qualquer circunstância. Puta inspiração pra cineastas independentes.
Anomalisa
3.8 497 Assista AgoraUm dos filmes mais humanos que já assisti. Charlie Kaufman é foda!
O Rei da Comédia
4.0 366 Assista AgoraAbsolutamente brilhante! Mais uma obra-prima de Martin Scorsese! Um dos melhores filmes sobre a busca e obsessão de uma pessoa por seus sonhos, e uma das mais geniais representações da fantasia X realidade que já vi.
Ao final do filme vc não tem mais certeza a respeito do que é real e do que é imaginação, assim como o personagem. Scorsese disse uma vez sobre o filme que "Talvez a fantasia seja tão real quanto a realidade", e assim podemos levar, porque afinal, sendo um filme, tudo não é uma fantasia? Então o julgamento do que é real ou não fica por parte do público.
Filmaço!
Faça a Coisa Certa
4.2 398Filme fraquíssimo.
O começo pra mim estava promissor, apesar dos personagens serem todos estereotipados, mas eu relevei isso porque até as cores do filme dão um tom meio caricato mesmo.
Ae vem os monólogos sobre racismo do nada, acabam do nada, o filme nunca chega num ponto, mostra o ponto de vista do King sobre sermos iguais mas exalta o ponto do Malcom X de agir com violência, a estrutura do filme começa com uma proposta de um dia na vida de uma comunidade, que achei ótimo, mas depois destrói tudo com uma tentativa de forçar ainda mais a barra pro tema racial do filme.
Da vontade de falar "para spike lee caralho, todo mundo já entendeu". As pessoas precisam pensar que não é porque um tema é importante que isso faz qualquer filme com esse tema ser importante também.
Psicopata Americano
3.7 1,9K Assista AgoraUm inteligente estudo comportamental e psicológico sobre nossa alienação em meio ao convívio em sociedade, e como escondemos nosso real eu do mundo. O Bale ta total Jim Carrey aqui, mas é uma puta atuação, o personagem pede pra ser caricatural mesmo. Gostei do plot twist ser bem discreto, não ser aquela epifania como em Clube da Luta, que entrega tudo do começo ao fim, vc entende pela fala dele, "Essa confissão..", o fato do filme ser narrado pelo ponto de vista dele deixa claro que trata-se de uma confissão dele sobre quem ele é de verdade, e as coisas que ele gostaria de fazer.
O Espelho
4.3 264 Assista AgoraAs peculiaridades do filme são bem perceptíveis e através delas é fácil entender a influencia do filme, e do diretor, na sétima arte. Os movimentos de câmera precisos e bem planejados, os enquadramentos ostentativos, várias subversões de elementos técnicos como colocar o som de objetos e da natureza em primeiro plano e unir imagens em câmera lenta com o áudio em tempo normal, além da forte simbologia.
Todos esses aspectos são perceptíveis em obras de grandes diretores da atualidade como Terrence Mallick, Alejandro Innaritu, Lars Von Trier, David Lynch, entre outros.
Dito isso, não posso mentir e dizer que gostei do filme, já que nos 10 minutos finais contava os segundos para acabar. Até entendo quem pode ter sido fisgado pela atmosfera lírica e quase surreal do filme, semelhante em filmes como "Blow-Up", que inclusive gosto muito, mas aqui não funcionou pra mim.
O filme pra mim sofre principalmente pela aparente futilidade narrativa, a impressão que fica é a de que Tarkovsky não fazia ideia do que queria mostrar, só queria mostrar alguma coisa e deixar as pessoas interpretarem. Isso, por mais que seja compreensível e muitas vezes funciona, aqui fica extremamente arrastado e tangencial. Muitas simbologias são mostradas e nenhuma é aprofundada, não se tem um tema central para que outros simbolismos construam-se em volta, como há em filmes do mesmo tipo como o já citado "Blow-Up", "Eraserhead", "Pi", "2001" entre outros.
O mesmo problema acontece em outras obras do diretor como "Solaris". Por isso, as inovações do cinema de Tarkovsky são inegáveis, afinal, filmes experimentais servem justamente para tentar coisas novas, e nisso a qualidade é inegável. Porém, falta algo além disso.
Aconteceu Naquela Noite
4.2 333 Assista AgoraAlguém mais percebeu que o filme tem a mesma estrutura narrativa que Shrek? Road movie de um brutamontes indo entregar uma "princesa" para um charlatão, se apaixonam no caminho, depois um acha que o outro tava de sacanagem, a garota se entrega ao charlatão e exige o casamento o mais rápido possível, mas desiste na hora do casamento.