Achei uma construção muito foda, com momentos bastante tensos e reflexivos...submergi no mundo do filme e percebi também uma dificuldade muito grande da minha parte em simbolizar no meu próprio pensamento/sentimento (de um homem) assuntos femininos. Por não experienciar situações similares isso me incomodou um pouco (de forma positiva). Minha opinião quanto ao tema é quase irrelevante, existe uma questão social indissociável que separa o homem da mulher. O filme me fez então quebrar um pouco de um estigma que existe o tempo todo e não paramos para perceber...arte sendo arte. <3
O grande diferencial do filme em relação aos blackbusters é o o foco na subjetividade do personagem e num uso quieto de CGI. O universo do filme é bem construído, e caso o espectador não conheça nada sobre o domínio Batman, não haverá prejuízo na experiência. Existe um vazio entre o riso e o desespero do Coringa que cria o sociopata de maneira convincente
Acho tão bonito a maneira que o Tarantino escolhe o andar da câmera nas cenas, existe uma autoria que lembra muito seus trabalhos antigos. A construção dos personagens também dialoga com esse movimento, sempre em atos - quase que paralelos - trazendo uma objetividade nas cenas que muito dizem através de objetos, mise in scene, referências... Não posso deixar de falar do próprio diretor que ironiza e cria seu próprio universo, um fetiche em retratar uma era consagrada de Hollywood. Posso pensar que é um filme sobre um contexto. isso não é mágico? Lembro que Bergman trouxe uma ideia parecida com O Sétimo Selo Mas aqui Tarantino usa da justiça artística que já conhecemos. É aconchegante e confortante, terminei o filme quase que em estado onírico, Em suma é um filme alegre, com um figurino de arte impecável, trilha sonora nostálgica, muita ironia, pés, movimentos de câmera muito bem trabalhados e um núcleo de três personagens que são bem desenvolvidos, mesmo que em diversos momentos através da fetiches do próprio criador..
O filme começa com a reinvenção do trabalho de um desempregado visto pelo lugar de um psicopata - papel social. Durante a primeira parte é trabalhado e construído o personagem Lou, é escancarado sua pulsão de vida pela oratória e pela manipulação comunicativa (como dizia Maquiavel: não julgarei a moralidade e legalidade dos seus atos, desde que eles justifiquem o fim) impossível ne? Nesse momento cabe ao espectador se enxergar como defensor ou acusador dos atos de Jack. Isso é importante para a unidade do filme, o diretor coloca Lou como peça importante que alimenta uma massa elite nos "jornais de sangue". Com sua aliada Nina - representando o ser com filosofia de vida semelhante, o poder de Jack é por momentos sem limites aos olhos, zero resquícios de redenção, bondade ou honra: totalmente alheio aos bons costumes. O abutre é então constituído e pede uma escolha cuidadosa de atores, que funciona muito bem. Talvez o melhor retrato da psicopatia nos últimos anos.
Também gostei da intenção do diretor em atrelar a instantaneidade da corrida pela criatividade em sair do sistema capitalista tradicional e criar seu próprio plano de metas, com um pano de fundo financeiramente ganancioso. Por fim, acredito ter visto um filme noir moldado para os dias de hoje. Não obstante da realidade, com poucas cenas absurdas e muito niilismo que questiona principalmente a moralidade e a legalidade de atos humanos
Tive a oportunidade de conhecer o diretor numa conferência do RNP (Ouro Preto) e é muito gratificante ver o quão o trabalho foi bonito e possui sub camadas singelas. Um retrato cru e sensível sobre os sonhos de uma grande realidade brasileira.
Preciso ver nos cinemas! Filme que proporciona experiência. Eu fui assistir com receio de cenas fortes pelo histórico do diretor, mas Climax é mais sutil, eu diria que até mais artístico e com qualidade superior. Mais ainda assim bárbaro. Aqui ele dosa vários elementos que já usou antes, entretendo o tempo todo.. A dança é tão incrível, ela quase sai dos corpos. É como se a alma fosse uma escrava da música, e não os corpos. Um show de horror inesquecível.
É prazeroso assistir a um filme e se deparar com uma preocupação tão grande para com a qualidade. Claramente repleto de referências, mas são ótimas referências! O roteiro é bem caprichado e os personagens são bem desenvolvidos e alinhados na trama. O ponto alto é a arte do filme, cores representando a vida outra vez aqui.
Um suspense sutil, leve. As pessoas reais do caso se contrapondo no filme com o elenco interpretativo foi uma técnica que funcionou muito bem. Brincou várias vezes com o público e isso deixou o filme divertido e sem a pegada 'dark' que quase todo suspense tem (isso raramente funciona em filmes assim) - mas talvez posso deduzir o motivo - são adolescentes desbravando aventuras e maiores instintos, não há o mau primitivo na mente deles e isso é mostrado.
O filme tem uma história real perigosa e repleta de erros bruscos mas que vai se tornando excitante e aventureiro por acontecer com garotos tão jovens, bobos e até eu diria sem maldade. São reflexos de um grande aparato de adolescentes do mundo todo. É confortante ver que depois de tantos anos após o ato eles então, conformados com o erro, seguiram a vida de uma forma tão plena e aceitável. Adorei!
Maravilhoso! O filme consegue trazer algo novo no gênero ao mostrar a construção dos personagens em seus próprios pontos de vista sem deixar de lado a história central. Me peguei em lágrimas em vários momentos, um grande marcante foi
Na apresentação da Via (desde quando Miranda cede o papel principal quando soube que a família estava ali até o abraço forte e reconhecido da mãe) foi muito importante e linda,
Depois desse filme, vou pegar um caderninho só para anotar monólogos sensacionais. E sempre reler. Que junção de arte: roteiro simples mas cavado, poucos personagens com atuações que compram carreiras, diálogos que ultrapassam o suave e se enquadram na poesia, verdadeiros sentimentos falados. Uma carga muito forte que é elevada mais ainda com o envolvimento da música - nas cenas, nos diálogos e nos personagens. Aliás, achei interessantíssimo esse ponto
A grande indiferença da mãe está correlacionado a arte (música) por todos os caminhos. Ela queria uma vida diferente? Se doar completamente para a música. Seu amor já estava travado e indivisível? Ou apenas uma mulher, que por mais estar ligada a beleza da arte tem o coração ordinário? Essas questões não são para serem respondidas definitivamente...esse é quase sempre o propósito dos filmes de Bergman: nos fazer perder em questões de dificuldade extrema sobre o tudo que só podemos analisá-las e guardá-las.
Uau, o que um orçamento maior não faz hein? Conseguimos ver explicitamente uma perda significativa nas maquiagens e um ganho nos efeitos, totalmente o contrário do primeiro filme (que é mais 'sujo'). Não achei superior ao primeiro (pois é basicamente um filme de comédia, perdeu a tensão do terror) mas por outro lado brinca o tempo todo com referências ao primeiro, se tornando bem mais engraçado e divertido.
Que slasher gostosinho de assistir! Não é cansativo e com um final incrivelmente original para um filme de 83. Adoro ver esses pioneiros de tudo o que estamos acostumados hoje em dia feitos numa época tão diferente. As roupas dos meninos são maravilhosas!! Quero aqueles shorts curtos e blusas amarradas de volta (que infelizmente hoje atacam a 'masculinidade frágil') Um adendo que, a personagem da mãe, foi infelizmente uma das piores atuações que já vi rsrsrsrs
A ideia do filme é genial. Mas precisaria de muito mais tempo para mostrar tudo o que no mínimo, deveria. Na minha opinião a ideia do filme seria bem melhor explorada em forma de série. São muitos pontos para abordar e explicar em pouco mais de 100 minutos. O filme escolhe o caminho de focar bastante na vida das personagens - o que é relevante! Porém o problema do roteiro foi deixar ''de lado'' questões muito importantes, pois é um assunto novo (e fictício) e nós telespectadores, não sabemos quase nada a respeito. Os efeitos especiais foram péssimos, realmente. Mas é uma ideia muito além do costumário, leva tempo e dedicação para um roteiro e edição notáveis. Minha cena favorita com certeza foi a do vídeo gravado pelo marido, nojenta, grotesca e instigante. Outro ponto que achei incrível e um ponto forte foi a trilha sonora. reparem que
A trilha sonora a partir da cena que Portman entra no buraco (dentro do farol) muda completamente, bem mais futurística, mais grosso e grave, além do convencional humano. Enquanto o restante do filme é totalmente natural para nossos ouvidos. Parece bobo, mas achei um ponto belíssimo, pois um filme é uma junção. Nada acontece separadamente.
*Primeiro filme que vi em 2019. Renovou e ampliou. Sai da sala de TV angustiado, mas com um sentimento incrivelmente bom. Difícil de tragar, de acreditar o quão ruim estamos sendo uns com os outros. Lazzaro é o retrato do 'santo' assim dizer, entre os seres humanos. Aquele que é feliz com o pouco, com a família por si só, que faz sem pretensões, que acredita nas palavras, no conjunto, na bondade, no trabalho. Tem tantas cenas marcantes que nem sei por onde começar.
[/spoiler] Quando a família toda se arruma para ir na casa de Tancredi, colocando suas melhores roupas, mesmo sendo em grandes olhares horríveis. Quando o pouco é muito. Compram os biscoitos e dão todo o dinheiro que tem, são maltados e ainda deixam a caixa de biscoitos para eles. Que lição meus caros...que lição. A família é um pouco ignorante (aqui quero dizer, sem grandes conhecimentos, mas com grandes experiências) e nitidamente não tão ingênuos como Lazzaro, mas é nítido o amor que corre, a busca por algo que não é explicado pois há uma luta o tempo todo. Trabalho o tempo todo. A cena em que Lazzaro quer ir até a música e a família INTEIRA vai junto, e todos são expulsos de lá..que dor. A música saindo da Igreja e perseguindo eles...é tanta coisa sobre essa cena que é difícil falar, pois você está sentindo tanto. A hipocrisia da religião, a felicidade com algo nobre, a poesia, Fiquei desestruturado e não consegui segurar as lágrimas. A trilha sonora parece não fazer sentido mas trás de alguma forma a esperança. Reparem que ''Dremas (Will Come Alive) toca em momentos diferentes do filme mas conseguimos sentir seu poder. [spoiler]
Sinceramente, estou abalado positivamente. É o filme de 2018 que mais gostei, pois além de toda a arte envolvida (roteiro, atuação, direção..) é motivacional. Para o 'grande enigma'' irracional do filme,
[/spoiler] Lazzaro não perdeu sua inocência. Não cresceu. É o lobo invisível aos olhos daqueles que não enxergaram seu poder e sua importância. Pode ser o retrato de um 'santo' que é tanto falado na Bíblia e até referenciado no filme (As santas que foram assassinadas): ''Ser santo é estar livre de impureza. A palavra hebraica traduzida vem de um termo que significa “separado”. Assim, o que é santo está separado do uso comum, é algo sagrado, principalmente por ser algo limpo e puro.'' [spoiler]
A expressão ''se doar'' aqui significa, fazer mais do que pela grana. Fazer pelo amor a arte, pela história, infiltrar-se na poesia. Isso sim é cinema, isso sim são atuações. Isso sim é roteiro. Obrigado pela obra de arte!
É válido começar dizendo que não vi o longa com qualquer tipo de spoiler antes - seja a sinopse, críticas ou trailer. A fotografia te cativa de uma forma nostálgica e quente. Os personagens misteriosos vão se mostrando ao longo do filme mas o que esmaga é o roteiro: você o subestima no começo mas é muito mais intenso que a perda da inocência de uma criança, é pesado, cru, religioso e injusto. Ao longo do filme fiz uma análise principalmente dos personagens, e não pude deixar de registar.
[/spoiler] A 'vampira' é nitidamente depressiva e toda as alusões do filme em seu círculo - a casa grande e vazia, suas falas, suas roupas - mostram isso. Provavelmente pela perda do marido, procura uma substituição desse vazio - o que acontece no final, um grande pico do amor antes de sua morte - o vestido branco em sua morte mostra que aquela escuridão, vazio, depressão, se foi com o reencontro de um amor. A mãe do garoto é rancorosa e de alguma forma desmerecedora do que sua vida se tornou, o que a faz ser insensível e forte para lidar com a situação visto que é a única sã atualmente - o filho pequeno precisa de cuidados, o pai problemático e o filho mais velho está fora. O pai é o símbolo dos sonhos e injustiça. Vive em seu mundo de fantasia - lendo livros e lidando com a situação de forma plena - sem poder ser o que realmente é: gay (mais difícil visto a situação e época) . Beijar um garoto de 17 anos não é problema algum, mas visto que o filme não mostra e cena e não sabemos a fundo o que aconteceu, acaba tendo duas vertentes: aquela voltada para pedofilia e que a vizinhança e a polícia crê e aquela que prefiro acreditar: um homem gay desiludido e fraco, histérico quando posto á prova (por não se afrimar) Ele é comandado pelo medo e repulsão, por uma mulher desalmada, fazendo-o acabar sozinho em seu mundo de desequilíbrio e fantasias - que em algum lugar poderia ser realidade (a morte). O protagonista do filme - Seth - é um menino inocente que é distante emocionalmente dos pais e acaba sendo englobado pela religião. A religião retira sua inocência. Uma criança sem crenças e limpa, se vê fissurada em vampiros, acreditando fortemente ser isso o 'mal' que precisa ser derrotado. Mesmo depois com a realidade em sua cara - os caras no carro, os seres humanos - ele continua cegado pela fantasia da vampira, o verdadeiro mal para seus olhos. Ele encontra o ''amigo assassinado em forma de anjo'' no celeiro e o usa como seu lugar maior. É assim que a religião começa nas pessoas sem maldade, a crença em um lugar maior visto tanta atrocidade acontecendo. O garoto pede ajuda ao seu 'Deus' para acabar com a vampira, o que acontece. Mas ver seu irmão totalmente abalado acaba com suas estruturas, e nesse momento é rompido a inocência, até mesmo a inocência na religião. As últimas falas da vampira com o menino foram sobre o amor, e o quão forte ele pode ser (ela estava falando sobre o amor com o irmão mais velho, ela estava totalmente feliz e transparente por ter encontrado de novo esse sentimento - o vestido branco mostra isso de alguma forma) o menino acaba vendo o fim do amor na dor do irmão mais velho, desestruturando-o. Ele se vê sem saída: correndo ao longo do mato e gritando, lidando com o envelhecimento precoce de seu psicológico. Tem muitas análises bacanas a se levar em conta, como os diálogos e a fotografias, os amigos, o irmão mais velho...não é um filme para chocar, é um filme para destruir os bons costumes - de julgar, de crer, de odiar, de ser egoísta. [spoiler]
Recomendo o filme, não para ver a maldade que acontece ao longo, mas para refletir sobre como o altruísmo precisa existir no mundo.
Que orgulho do meu terror! Filme todo fechadinho e ambientado numa atmosfera de cagar nas calças sem precisar forçar sustos idiotas e diálogos sem noção. Qualidade 10
Fui ver sabendo que haveria um plot twist da porra, porém nunca passou pela minha cabeça: to assustado, abalado, sem cor...e com 'you and whose army' no repeat Sensacional!!!
Que nostalgia gostosa, Ludovic foi interpretado tão, mas tão bem por esse menino que nem acreditei no que eu tava assistindo <3 Esse filme não é apelativo em NADA, tá liberado pra passar na tv e assustar a família tradicional, ele é tão fofo. sem nenhum tipo de extremo, um dos filmes mais fofos que já vi. Merecia ser mais reconhecido, e merece passar na Sessão da Tarde!!
4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias
4.0 264Achei uma construção muito foda, com momentos bastante tensos e reflexivos...submergi no mundo do filme e percebi também uma dificuldade muito grande da minha parte em simbolizar no meu próprio pensamento/sentimento (de um homem) assuntos femininos. Por não experienciar situações similares isso me incomodou um pouco (de forma positiva). Minha opinião quanto ao tema é quase irrelevante, existe uma questão social indissociável que separa o homem da mulher.
O filme me fez então quebrar um pouco de um estigma que existe o tempo todo e não paramos para perceber...arte sendo arte. <3
Coringa
4.4 4,1K Assista AgoraO grande diferencial do filme em relação aos blackbusters é o o foco na subjetividade do personagem e num uso quieto de CGI. O universo do filme é bem construído, e caso o espectador não conheça nada sobre o domínio Batman, não haverá prejuízo na experiência.
Existe um vazio entre o riso e o desespero do Coringa que cria o sociopata de maneira convincente
Era Uma Vez em... Hollywood
3.8 2,3K Assista AgoraAcho tão bonito a maneira que o Tarantino escolhe o andar da câmera nas cenas, existe uma autoria que lembra muito seus trabalhos antigos. A construção dos personagens também dialoga com esse movimento, sempre em atos - quase que paralelos - trazendo uma objetividade nas cenas que muito dizem através de objetos, mise in scene, referências...
Não posso deixar de falar do próprio diretor que ironiza e cria seu próprio universo, um fetiche em retratar uma era consagrada de Hollywood. Posso pensar que é um filme sobre um contexto. isso não é mágico? Lembro que Bergman trouxe uma ideia parecida com O Sétimo Selo
Mas aqui Tarantino usa da justiça artística que já conhecemos. É aconchegante e confortante, terminei o filme quase que em estado onírico,
Em suma é um filme alegre, com um figurino de arte impecável, trilha sonora nostálgica, muita ironia, pés, movimentos de câmera muito bem trabalhados e um núcleo de três personagens que são bem desenvolvidos, mesmo que em diversos momentos através da fetiches do próprio criador..
O Abutre
4.0 2,5K Assista AgoraO filme começa com a reinvenção do trabalho de um desempregado visto pelo lugar de um psicopata - papel social. Durante a primeira parte é trabalhado e construído o personagem Lou, é escancarado sua pulsão de vida pela oratória e pela manipulação comunicativa (como dizia Maquiavel: não julgarei a moralidade e legalidade dos seus atos, desde que eles justifiquem o fim) impossível ne?
Nesse momento cabe ao espectador se enxergar como defensor ou acusador dos atos de Jack. Isso é importante para a unidade do filme, o diretor coloca Lou como peça importante que alimenta uma massa elite nos "jornais de sangue". Com sua aliada Nina - representando o ser com filosofia de vida semelhante, o poder de Jack é por momentos sem limites aos olhos, zero resquícios de redenção, bondade ou honra: totalmente alheio aos bons costumes. O abutre é então constituído e pede uma escolha cuidadosa de atores, que funciona muito bem.
Talvez o melhor retrato da psicopatia nos últimos anos.
Também gostei da intenção do diretor em atrelar a instantaneidade da corrida pela criatividade em sair do sistema capitalista tradicional e criar seu próprio plano de metas, com um pano de fundo financeiramente ganancioso.
Por fim, acredito ter visto um filme noir moldado para os dias de hoje. Não obstante da realidade, com poucas cenas absurdas e muito niilismo que questiona principalmente a moralidade e a legalidade de atos humanos
A Parte do Mundo Que Me Pertence
3.5 3Tive a oportunidade de conhecer o diretor numa conferência do RNP (Ouro Preto) e é muito gratificante ver o quão o trabalho foi bonito e possui sub camadas singelas. Um retrato cru e sensível sobre os sonhos de uma grande realidade brasileira.
Quem Você Pensa Que Sou
3.9 109 Assista AgoraUm dos melhores do ano...aula de arte francesa ft impecável crítica social
Clímax
3.6 1,1K Assista AgoraPreciso ver nos cinemas! Filme que proporciona experiência.
Eu fui assistir com receio de cenas fortes pelo histórico do diretor, mas Climax é mais sutil, eu diria que até mais artístico e com qualidade superior. Mais ainda assim bárbaro.
Aqui ele dosa vários elementos que já usou antes, entretendo o tempo todo..
A dança é tão incrível, ela quase sai dos corpos.
É como se a alma fosse uma escrava da música, e não os corpos.
Um show de horror inesquecível.
Maus Momentos no Hotel Royale
3.6 339 Assista AgoraÉ prazeroso assistir a um filme e se deparar com uma preocupação tão grande para com a qualidade. Claramente repleto de referências, mas são ótimas referências! O roteiro é bem caprichado e os personagens são bem desenvolvidos e alinhados na trama.
O ponto alto é a arte do filme, cores representando a vida outra vez aqui.
Uma Aventura Perigosa
3.5 110Um suspense sutil, leve. As pessoas reais do caso se contrapondo no filme com o elenco interpretativo foi uma técnica que funcionou muito bem. Brincou várias vezes com o público e isso deixou o filme divertido e sem a pegada 'dark' que quase todo suspense tem (isso raramente funciona em filmes assim) - mas talvez posso deduzir o motivo - são adolescentes desbravando aventuras e maiores instintos, não há o mau primitivo na mente deles e isso é mostrado.
O filme tem uma história real perigosa e repleta de erros bruscos mas que vai se tornando excitante e aventureiro por acontecer com garotos tão jovens, bobos e até eu diria sem maldade. São reflexos de um grande aparato de adolescentes do mundo todo.
É confortante ver que depois de tantos anos após o ato eles então, conformados com o erro, seguiram a vida de uma forma tão plena e aceitável. Adorei!
Extraordinário
4.3 2,1K Assista AgoraMaravilhoso! O filme consegue trazer algo novo no gênero ao mostrar a construção dos personagens em seus próprios pontos de vista sem deixar de lado a história central.
Me peguei em lágrimas em vários momentos, um grande marcante foi
Na apresentação da Via (desde quando Miranda cede o papel principal quando soube que a família estava ali até o abraço forte e reconhecido da mãe) foi muito importante e linda,
Sonata de Outono
4.5 492Depois desse filme, vou pegar um caderninho só para anotar monólogos sensacionais. E sempre reler.
Que junção de arte: roteiro simples mas cavado, poucos personagens com atuações que compram carreiras, diálogos que ultrapassam o suave e se enquadram na poesia, verdadeiros sentimentos falados.
Uma carga muito forte que é elevada mais ainda com o envolvimento da música - nas cenas, nos diálogos e nos personagens.
Aliás, achei interessantíssimo esse ponto
A grande indiferença da mãe está correlacionado a arte (música) por todos os caminhos. Ela queria uma vida diferente? Se doar completamente para a música. Seu amor já estava travado e indivisível? Ou apenas uma mulher, que por mais estar ligada a beleza da arte tem o coração ordinário? Essas questões não são para serem respondidas definitivamente...esse é quase sempre o propósito dos filmes de Bergman: nos fazer perder em questões de dificuldade extrema sobre o tudo que só podemos analisá-las e guardá-las.
Obrigado Bergman!!!
Uma Noite Alucinante 2
3.8 711 Assista AgoraUau, o que um orçamento maior não faz hein? Conseguimos ver explicitamente uma perda significativa nas maquiagens e um ganho nos efeitos, totalmente o contrário do primeiro filme (que é mais 'sujo').
Não achei superior ao primeiro (pois é basicamente um filme de comédia, perdeu a tensão do terror) mas por outro lado brinca o tempo todo com referências ao primeiro, se tornando bem mais engraçado e divertido.
Acampamento Sinistro
3.3 388Que slasher gostosinho de assistir! Não é cansativo e com um final incrivelmente original para um filme de 83. Adoro ver esses pioneiros de tudo o que estamos acostumados hoje em dia feitos numa época tão diferente.
As roupas dos meninos são maravilhosas!! Quero aqueles shorts curtos e blusas amarradas de volta (que infelizmente hoje atacam a 'masculinidade frágil')
Um adendo que, a personagem da mãe, foi infelizmente uma das piores atuações que já vi rsrsrsrs
Aniquilação
3.4 1,6K Assista AgoraA ideia do filme é genial. Mas precisaria de muito mais tempo para mostrar tudo o que no mínimo, deveria. Na minha opinião a ideia do filme seria bem melhor explorada em forma de série. São muitos pontos para abordar e explicar em pouco mais de 100 minutos.
O filme escolhe o caminho de focar bastante na vida das personagens - o que é relevante! Porém o problema do roteiro foi deixar ''de lado'' questões muito importantes, pois é um assunto novo (e fictício) e nós telespectadores, não sabemos quase nada a respeito.
Os efeitos especiais foram péssimos, realmente. Mas é uma ideia muito além do costumário, leva tempo e dedicação para um roteiro e edição notáveis.
Minha cena favorita com certeza foi a do vídeo gravado pelo marido, nojenta, grotesca e instigante.
Outro ponto que achei incrível e um ponto forte foi a trilha sonora. reparem que
A trilha sonora a partir da cena que Portman entra no buraco (dentro do farol) muda completamente, bem mais futurística, mais grosso e grave, além do convencional humano. Enquanto o restante do filme é totalmente natural para nossos ouvidos.
Parece bobo, mas achei um ponto belíssimo, pois um filme é uma junção. Nada acontece separadamente.
Lazzaro Felice
4.1 217 Assista Agora*Primeiro filme que vi em 2019. Renovou e ampliou. Sai da sala de TV angustiado, mas com um sentimento incrivelmente bom.
Difícil de tragar, de acreditar o quão ruim estamos sendo uns com os outros.
Lazzaro é o retrato do 'santo' assim dizer, entre os seres humanos.
Aquele que é feliz com o pouco, com a família por si só, que faz sem pretensões, que acredita nas palavras, no conjunto, na bondade, no trabalho.
Tem tantas cenas marcantes que nem sei por onde começar.
[/spoiler]
Quando a família toda se arruma para ir na casa de Tancredi, colocando suas melhores roupas, mesmo sendo em grandes olhares horríveis. Quando o pouco é muito.
Compram os biscoitos e dão todo o dinheiro que tem, são maltados e ainda deixam a caixa de biscoitos para eles. Que lição meus caros...que lição.
A família é um pouco ignorante (aqui quero dizer, sem grandes conhecimentos, mas com grandes experiências) e nitidamente não tão ingênuos como Lazzaro, mas é nítido o amor que corre, a busca por algo que não é explicado pois há uma luta o tempo todo. Trabalho o tempo todo.
A cena em que Lazzaro quer ir até a música e a família INTEIRA vai junto, e todos são expulsos de lá..que dor. A música saindo da Igreja e perseguindo eles...é tanta coisa sobre essa cena que é difícil falar, pois você está sentindo tanto. A hipocrisia da religião, a felicidade com algo nobre, a poesia,
Fiquei desestruturado e não consegui segurar as lágrimas.
A trilha sonora parece não fazer sentido mas trás de alguma forma a esperança. Reparem que ''Dremas (Will Come Alive) toca em momentos diferentes do filme mas conseguimos sentir seu poder.
[spoiler]
Sinceramente, estou abalado positivamente. É o filme de 2018 que mais gostei, pois além de toda a arte envolvida (roteiro, atuação, direção..) é motivacional.
Para o 'grande enigma'' irracional do filme,
[/spoiler]
Lazzaro não perdeu sua inocência. Não cresceu. É o lobo invisível aos olhos daqueles que não enxergaram seu poder e sua importância. Pode ser o retrato de um 'santo' que é tanto falado na Bíblia e até referenciado no filme (As santas que foram assassinadas): ''Ser santo é estar livre de impureza. A palavra hebraica traduzida vem de um termo que significa “separado”. Assim, o que é santo está separado do uso comum, é algo sagrado, principalmente por ser algo limpo e puro.''
[spoiler]
Uma SALVA DE PALMAS para todos os envolvidos!
Quem Tem Medo de Virginia Woolf?
4.3 497 Assista AgoraA expressão ''se doar'' aqui significa, fazer mais do que pela grana. Fazer pelo amor a arte, pela história, infiltrar-se na poesia.
Isso sim é cinema, isso sim são atuações. Isso sim é roteiro.
Obrigado pela obra de arte!
Aos Teus Olhos
3.4 288 Assista AgoraBrutal e essencial para a sociedade tecnológica.
'Seguir em frente' é claro, apenas o modo de falar...
O Reflexo do Mal
3.6 74É válido começar dizendo que não vi o longa com qualquer tipo de spoiler antes - seja a sinopse, críticas ou trailer.
A fotografia te cativa de uma forma nostálgica e quente. Os personagens misteriosos vão se mostrando ao longo do filme mas o que esmaga é o roteiro: você o subestima no começo mas é muito mais intenso que a perda da inocência de uma criança, é pesado, cru, religioso e injusto. Ao longo do filme fiz uma análise principalmente dos personagens, e não pude deixar de registar.
[/spoiler] A 'vampira' é nitidamente depressiva e toda as alusões do filme em seu círculo - a casa grande e vazia, suas falas, suas roupas - mostram isso. Provavelmente pela perda do marido, procura uma substituição desse vazio - o que acontece no final, um grande pico do amor antes de sua morte - o vestido branco em sua morte mostra que aquela escuridão, vazio, depressão, se foi com o reencontro de um amor.
A mãe do garoto é rancorosa e de alguma forma desmerecedora do que sua vida se tornou, o que a faz ser insensível e forte para lidar com a situação visto que é a única sã atualmente - o filho pequeno precisa de cuidados, o pai problemático e o filho mais velho está fora.
O pai é o símbolo dos sonhos e injustiça. Vive em seu mundo de fantasia - lendo livros e lidando com a situação de forma plena - sem poder ser o que realmente é: gay (mais difícil visto a situação e época) . Beijar um garoto de 17 anos não é problema algum, mas visto que o filme não mostra e cena e não sabemos a fundo o que aconteceu, acaba tendo duas vertentes: aquela voltada para pedofilia e que a vizinhança e a polícia crê e aquela que prefiro acreditar: um homem gay desiludido e fraco, histérico quando posto á prova (por não se afrimar) Ele é comandado pelo medo e repulsão, por uma mulher desalmada, fazendo-o acabar sozinho em seu mundo de desequilíbrio e fantasias - que em algum lugar poderia ser realidade (a morte).
O protagonista do filme - Seth - é um menino inocente que é distante emocionalmente dos pais e acaba sendo englobado pela religião. A religião retira sua inocência. Uma criança sem crenças e limpa, se vê fissurada em vampiros, acreditando fortemente ser isso o 'mal' que precisa ser derrotado. Mesmo depois com a realidade em sua cara - os caras no carro, os seres humanos - ele continua cegado pela fantasia da vampira, o verdadeiro mal para seus olhos. Ele encontra o ''amigo assassinado em forma de anjo'' no celeiro e o usa como seu lugar maior. É assim que a religião começa nas pessoas sem maldade, a crença em um lugar maior visto tanta atrocidade acontecendo.
O garoto pede ajuda ao seu 'Deus' para acabar com a vampira, o que acontece. Mas ver seu irmão totalmente abalado acaba com suas estruturas, e nesse momento é rompido a inocência, até mesmo a inocência na religião. As últimas falas da vampira com o menino foram sobre o amor, e o quão forte ele pode ser (ela estava falando sobre o amor com o irmão mais velho, ela estava totalmente feliz e transparente por ter encontrado de novo esse sentimento - o vestido branco mostra isso de alguma forma) o menino acaba vendo o fim do amor na dor do irmão mais velho, desestruturando-o. Ele se vê sem saída: correndo ao longo do mato e gritando, lidando com o envelhecimento precoce de seu psicológico.
Tem muitas análises bacanas a se levar em conta, como os diálogos e a fotografias, os amigos, o irmão mais velho...não é um filme para chocar, é um filme para destruir os bons costumes - de julgar, de crer, de odiar, de ser egoísta. [spoiler]
Recomendo o filme, não para ver a maldade que acontece ao longo, mas para refletir sobre como o altruísmo precisa existir no mundo.
Hereditário
3.8 3,0K Assista AgoraQue orgulho do meu terror! Filme todo fechadinho e ambientado numa atmosfera de cagar nas calças sem precisar forçar sustos idiotas e diálogos sem noção.
Qualidade 10
Incêndios
4.5 1,9KFui ver sabendo que haveria um plot twist da porra, porém nunca passou pela minha cabeça: to assustado, abalado, sem cor...e com 'you and whose army' no repeat
Sensacional!!!
No Espaço Não Existem Sentimentos
4.3 450Ganhou meu coração
Minha Vida em Cor-de-Rosa
4.3 394 Assista AgoraQue nostalgia gostosa, Ludovic foi interpretado tão, mas tão bem por esse menino que nem acreditei no que eu tava assistindo <3
Esse filme não é apelativo em NADA, tá liberado pra passar na tv e assustar a família tradicional, ele é tão fofo. sem nenhum tipo de extremo, um dos filmes mais fofos que já vi. Merecia ser mais reconhecido, e merece passar na Sessão da Tarde!!
Livid
2.7 191meu horror francês está morto
Pânico na Floresta
2.8 929 Assista AgoraDono de uma geração, saudades filmes assim. Revi e a tensão continua a mesma, incrível.