Passeando por imagens documentadas em várias regiões do continente africano, Pasolini idealiza a partir dessas imagens, uma adaptação pra tragédia grega de Orestes, tragédia q representa o 'nascimento da justiça'. Interessante o cruzamento q ele faz entre as solidas influencias q a grecia exerce a partir do ocidente, e de como este, através dos Eua e União Soviética encontravam-se penetrados no cotidiano de países africanos recentemente livres do processo de colonização! Orestes seria a representação do africano q volta para vingar a morte do pai e a exclusão de sua vida em sua terra, nesse momento em q supostamente vários povos de países africanos começariam a construir suas nações independentes? Seria libertar-se adequando-se a um modelo q n os seus? A construção do documentário e a liberdade com q filma sua "adaptação" são de uma intriga incríveis!
O filme começa como qlqr um desses filmes bobos q retratam casais gays bonitos forçosamente bem sucedidos, com o diferencial de uma bela exposição natural do nu (que pinto lindo de um dos atores!!), e a sempre presença do gato do casal! Até q, do nada, vem o surto traumatico pra desestabilizar toda a trama! O filme tornar-se-ia intrigante, se mantivesse o clima psicótico, mas o roteiro vai se enfraquecendo, e acaba ficando cansativo e sem um bom desfecho.
Linda sacada de dar vida a estes corpos que permitem ampliar, enquadrar, sublevar, experiências! Que são casas, que veem milhares passar por elas e continuam quase intactas, imponentes! São carnes de concreto, vei as de vidros, músculos de vigas, onde nossa vida pulsa! A arquitetura expande a realidade das coisas e dos seres! Não sei se por ser o único dos 6 corpos-concreto q já visitei, mas sem dúvidas a reflexão feita por Win Wenders através da filarmônica de Berlim, é a mais bonita!
Suspense psicológico classudo em torno de uma metáfora da espoliação da história do povo egípcio em prol de dinheiro! Duro pensar no tanto de obras-primas históricas foram/são destruídas e perdidas/saqueadas.
Em qual filme vc costuma ver duas mulheres, amantes de um mesmo homem, o maquear e chegarem à conclusão e ao consenso de o q ele está precisando é dar a bunda?! rs Ou no momento do sexo, a mulher mandar o parceiro enfiar a mão nela e ajeitar o tampax q saiu do lugar em sua vagina?! rs São 3:30h de verborragia do mais genuíno espírito da nouvelle vague! Com um roteiro ambicioso q segura a narrativa de forma q n a torne cansativa, e com destaque em especial à construção das personagens femininas, com interpretações magistrais de Lebrun e Lafont! Aliás o filme gira bem em torno da desesperança e mudança de paradigma no q tange aos padrões feminino e masculino pós-década de 60 e o maio de 68 parisiense.
Acho louvável e respeito o tom cômico e virtuoso com q Kaurismaki debruça-se sobre temas espinhosos da nossa sociedade, como nesse em questão: a crise de refugiados q assola os três velhos continentes. Embora o tom crítico permeie todo o filme, acho q a suavização dos temas atrelada a uma frieza das personagens faz o interesse ser perdido. Mas não é um filme ruim. Agora q Finlândia mais sem graça hein!? rs
"O mar não é uma estrada". Excelente documentário sobre a problemática e trágica travessia de refugiados e migrantes do continente africano e oriente médio para a Europa, através do estreito da ilha de Lampedusa na Itália. Com uma fotografia monumental, ritmo lento e contemplatório (não deixando de ser um contraponto para frisar a dor e o fogo q queima no mar), o diretor acompanha a vida calma de algumas personagens da ilha contrastando com a realidade cruel em péssimas condições que os imigrantes chegam na ilha. Importante observar a atualização dos "navios negreiros", que de fato nunca saíram de cena. As dificuldades e redução da vida de milhões de pessoas que são renegadas a decência em suas próprias regiões e não aceitas em outro lugar, pessoas pra sempre apagadas e invisíveis! Dura realidade produzida com maestria.
A conexão e lógica da transição de uma sociedade pautada num controle pela igreja para a sociedade industrial consumista e controlada pelos capitalistas. Queria uma produção do Pasolini atual, pra vê como ele interpretaria a desumanização ainda maior das relações humanas a partir do dinheiro. Quando se atinge um grau de controle tão magistral q os porcos corroem e comem sua própria carne e acredita estar tudo bem. rs
Aos desavisados q vêem o título, n se iludam: isto não é uma história de amor! E até é, afinal o q liga todas as personagens é a busca ou desilusão desse amor, a grande ilusão romântica! Vecchiali além de nos brindar com personagens intrigantes, perdidos, desencorajados e ambíguos, flerta com um formato de repetição do mesmo diálogo com foco em cada personagem em cena q funciona muito bem com o contexto!
Novelesco, mas significativo pela homenagem a um grande diretor perseguido e excluído de uma hollywood normativa dos ídos sec XX, com ótima interpretação do Iam McKellen e o tesudo tetéio do Brendan Fraser!
Mais outra crítica ácida a nossa sociedade capitalista. Através da tentativa de uma funcionária, q depende da escolha dos colegas da empresa em optarem por ela ficar no emprego porém perdendo o bonus de 1000 euros q ganhariam, convence-los a optar para q ela fique. Com sua maneira naturalista/realista de sempre, os irmãos Dardenne desnudam a engrenagem do mercado cap que exclui e coloca uns contra os outros. Que não permite uma realização que não seja através da queda de um outro. Embora a fórmula seja sempre a mesma, q as vezes torna n tão impactante como seus primeiros filmes, o roteiro sempre impecável e a ótima atuação de Marion tornam o filme excelente!
Linda homenagem de Varda quando o cinema completa seus 100 anos de vida em 1995! Ela personifica aquele num Picolli maravilhoso representando um esquecido e velho, porém cheio de magia e excentricidade, Monsieur Cinema. Ela perpassa toda a lógica de construção do cinema como uma fábrica de sonhos e transformação (hiper) da realidade. Desde os bastidores, com os invisíveis, aos grandes ícones, como Mastroiani, Deneuve, entre outros q passeiam pelo belo filme-homenagem! A homenagem ao Fellini ao final do primeiro ato é linda, digna a grandiosidade do monstro!
Impressiona-me a forma espontânea, naturalista e direta como Mendoza constroi seus filmes. Por mais q soe repetitivo o ambiente de extrema pobreza, tráfico, violência de uma Filipinas miserável, a cada filme é um "pedaço de carne" que ele cria com maestria com sua câmera. Aqui três filhos de um casal preso por tráfico, ameaçados por uma polícia corrupta, terão q se virar pra conseguir o dinheiro da fiança. A honestidade e naturalidade da interpretação de Jacklyn Jose é de arrepiar, em especial na ultima cena. Prêmio mais q merecido em cannes, mesmo concorrendo com outras maravilhosas!
Talvez a forma mais estranha já abordada num filme sobre o ritual de passagem de uma adolescente para o mundo adulto. Hehe Gostei da forma como a narrativa foi sendo construída em torno do canibalismo. Porém n compreendi gente passando mal com o filme, a menos q sejam adolescentes em 'começo de carreira' no universo mais cru do cinema! Hehe Aliás um filme mais destinado a adolescentes mesmo!
Em plena crise norte-americana de revolta contra a guerra do Vietnã, Trumbo faz esse poderoso tratado contra os horrores da guerra e sua industria. Imagino a angústia do momento e o poder da msg que incomodou tanto os EUA a ponto do diretor nunca mais ter podido filmar, sendo um dos maiores perseguidos do macarthismo!
Drama familiar dona de uma das maiores empresas de ferro e aço da Alemanha, que se destruirá em torno de poder e ganância, tendo como pano de fundo a ascensão nazista. Visconti com sua maestria característica consegue transpor pra película como uma nação vai se transformando e fundando-se numa sociedade a partir da manipulação e administração do ódio. O diretor toma o núcleo familiar para abordar o processo de disputa das lutas políticas entre liberais, nazistas e comunistas num processo de envenenamento até o momento em que os nazistas passam a ter o controle político e econômico total da nação. Sem esquecer de incrementar com temas polêmicos a nossa sociedade como incesto, homossexualidade, entre outros. Obra poderosa!
Através de acontecimentos em torno de motins, contra a violência policial ao quais os negros estavam submetidos que aconteceram na cidade de Detroit no final da década de 60, Kathryn Bigelow faz um recorte, com estrema sensibilidade e crueza, na construção de uma narrativa de ficção-documental, de denúncia (sem apontar julgamentos e lados; embora saibamos quais os julgamentos e lados comandam) que estruturam o racismo na sociedade. Ela conseguiu com maestria transportar-nos pro centro de um dos episódios mais marcantes dos conflitos envolvendo a polícia e a população negra em meio aos motins daquele ano. O grau de dramaticidade é enlouquecedor e desesperador. A sensação de impotência e revolta chegam a níveis indescritíveis! O real HORROR! Horror este q estamos longe de imaginar aos quais pessoas negras estão institucionalmente submetidas rotineiramente em todo lugar. Estúpido sinto-me, no meu grau de privilégio, em precisar de um filme pra atentar para o óbvio do quão absurdo pode chegar o nível dessa violência, quanto mais perto podemos dimensionar, e Bigelow faz sentir na carne essa experiência. E não para pela violência física, o pacote do racismo é completo em todos os níveis e esferas institucionais da sociedade, perpassa todos os poderes e corpos. Inevitável n pensarmos no caso do Rafael Braga e tantos milhares de outros que estão presos ou mortos pelo simples fato de serem negros. Sem dúvidas uma grande obra indigesta e ESSENCIAL, que toca numa ferida aberta que sangra com o aval de toda a sociedade.
O filme é grandioso em termos de direção de arte, efeitos visuais e sonoros. Porém peca na narrativa, roteiro enfadonho, senso comum, prolongado demais desnecessariamente e sem a intriga e sensualidades que o primeiro nos presenteia. Não chega aos pés do primeiro, sorry not sorry! Achei legal a parte em que ele dá um rolé no burning man! kk
Com um nó garganta, tamanha impunidade, referente aos crimes brutais, rotineiros, que vitimizam trans mundo afora. Se nos EUA o impasse de solução dos crimes, ligados à corrupção da polícia, descaso do governo, máfia e transfobia é assim, imagina aqui, onde sabemos q tem o maior índice de assassinato de pessoas trans do planeta! Valoroso e oportuno doc sobre o caso da QUEEN Marsha, pioneira na luta pelos direitos lgbtq em Stonewall e deu continuidade pela luta dos direitos das trans, lado sempre mais fraco, renegado e invisível (inclusive dentro do próprio movimento LG) daquele movimento. Mas a luta continua, e é essencial divulgar, espalhar aos ventos, mostrar, existir e resistir sempre, como dizia outro maravilhoso amigo vítima da impunidade brasileira, assim como Marsha! Obg David France por n deixar a memória dessas divas, Marsha e Sylvia Rivera (merece um doc à parte!) e a persistente e incansável Victoria Cruz por persistir em sua luta quase solitária em busca de solucionar o caso! Depois desse doc sinto-me mais forte e com maior empatia a todas as trans! Queens!
Carmen
3.9 20 Assista AgoraDeleite! Embora em algumas cenas centrais os atores pequem.
Notas Para Uma Oréstia Africana
4.0 4Passeando por imagens documentadas em várias regiões do continente africano, Pasolini idealiza a partir dessas imagens, uma adaptação pra tragédia grega de Orestes, tragédia q representa o 'nascimento da justiça'. Interessante o cruzamento q ele faz entre as solidas influencias q a grecia exerce a partir do ocidente, e de como este, através dos Eua e União Soviética encontravam-se penetrados no cotidiano de países africanos recentemente livres do processo de colonização! Orestes seria a representação do africano q volta para vingar a morte do pai e a exclusão de sua vida em sua terra, nesse momento em q supostamente vários povos de países africanos começariam a construir suas nações independentes? Seria libertar-se adequando-se a um modelo q n os seus? A construção do documentário e a liberdade com q filma sua "adaptação" são de uma intriga incríveis!
Entrevista Com o Vampiro
4.1 2,2K Assista AgoraSempre BRILHANTE! N canso de rever! E sempre um deleite ver esse início da Kirsten Dunst! Maravilhosa!
Tomcat
3.0 23O filme começa como qlqr um desses filmes bobos q retratam casais gays bonitos forçosamente bem sucedidos, com o diferencial de uma bela exposição natural do nu (que pinto lindo de um dos atores!!), e a sempre presença do gato do casal! Até q, do nada, vem o surto traumatico pra desestabilizar toda a trama! O filme tornar-se-ia intrigante, se mantivesse o clima psicótico, mas o roteiro vai se enfraquecendo, e acaba ficando cansativo e sem um bom desfecho.
Respire
3.8 290 Assista AgoraFilme bem realizado, com boas jovens atrizes, mas com tema repetitivo, certamente envolve e encanta grupos mais juvenis,
Catedrais da Cultura
3.6 3Linda sacada de dar vida a estes corpos que permitem ampliar, enquadrar, sublevar, experiências! Que são casas, que veem milhares passar por elas e continuam quase intactas, imponentes! São carnes de concreto, vei as de vidros, músculos de vigas, onde nossa vida pulsa! A arquitetura expande a realidade das coisas e dos seres! Não sei se por ser o único dos 6 corpos-concreto q já visitei, mas sem dúvidas a reflexão feita por Win Wenders através da filarmônica de Berlim, é a mais bonita!
A Múmia - A Noite da Passagem dos Anos
3.9 7Suspense psicológico classudo em torno de uma metáfora da espoliação da história do povo egípcio em prol de dinheiro! Duro pensar no tanto de obras-primas históricas foram/são destruídas e perdidas/saqueadas.
A Mãe e a Puta
4.3 96Em qual filme vc costuma ver duas mulheres, amantes de um mesmo homem, o maquear e chegarem à conclusão e ao consenso de o q ele está precisando é dar a bunda?! rs Ou no momento do sexo, a mulher mandar o parceiro enfiar a mão nela e ajeitar o tampax q saiu do lugar em sua vagina?! rs São 3:30h de verborragia do mais genuíno espírito da nouvelle vague! Com um roteiro ambicioso q segura a narrativa de forma q n a torne cansativa, e com destaque em especial à construção das personagens femininas, com interpretações magistrais de Lebrun e Lafont! Aliás o filme gira bem em torno da desesperança e mudança de paradigma no q tange aos padrões feminino e masculino pós-década de 60 e o maio de 68 parisiense.
O Outro Lado da Esperança
3.8 35Acho louvável e respeito o tom cômico e virtuoso com q Kaurismaki debruça-se sobre temas espinhosos da nossa sociedade, como nesse em questão: a crise de refugiados q assola os três velhos continentes. Embora o tom crítico permeie todo o filme, acho q a suavização dos temas atrelada a uma frieza das personagens faz o interesse ser perdido. Mas não é um filme ruim. Agora q Finlândia mais sem graça hein!? rs
Fogo no Mar
3.2 69 Assista Agora"O mar não é uma estrada". Excelente documentário sobre a problemática e trágica travessia de refugiados e migrantes do continente africano e oriente médio para a Europa, através do estreito da ilha de Lampedusa na Itália. Com uma fotografia monumental, ritmo lento e contemplatório (não deixando de ser um contraponto para frisar a dor e o fogo q queima no mar), o diretor acompanha a vida calma de algumas personagens da ilha contrastando com a realidade cruel em péssimas condições que os imigrantes chegam na ilha. Importante observar a atualização dos "navios negreiros", que de fato nunca saíram de cena. As dificuldades e redução da vida de milhões de pessoas que são renegadas a decência em suas próprias regiões e não aceitas em outro lugar, pessoas pra sempre apagadas e invisíveis! Dura realidade produzida com maestria.
Pocilga
3.7 43A conexão e lógica da transição de uma sociedade pautada num controle pela igreja para a sociedade industrial consumista e controlada pelos capitalistas. Queria uma produção do Pasolini atual, pra vê como ele interpretaria a desumanização ainda maior das relações humanas a partir do dinheiro. Quando se atinge um grau de controle tão magistral q os porcos corroem e comem sua própria carne e acredita estar tudo bem. rs
É o Amor
2.6 4Aos desavisados q vêem o título, n se iludam: isto não é uma história de amor! E até é, afinal o q liga todas as personagens é a busca ou desilusão desse amor, a grande ilusão romântica! Vecchiali além de nos brindar com personagens intrigantes, perdidos, desencorajados e ambíguos, flerta com um formato de repetição do mesmo diálogo com foco em cada personagem em cena q funciona muito bem com o contexto!
A Criada
4.4 1,3K Assista AgoraDireção e fotografia maravilhosas! Mas um roteiro com muitas reviravoltas mirabolantes q o tornam um pouco cansativo! Ainda assim, um grande filme!
Deuses e Monstros
3.8 88Novelesco, mas significativo pela homenagem a um grande diretor perseguido e excluído de uma hollywood normativa dos ídos sec XX, com ótima interpretação do Iam McKellen e o tesudo tetéio do Brendan Fraser!
Dois Dias, Uma Noite
3.9 542Mais outra crítica ácida a nossa sociedade capitalista. Através da tentativa de uma funcionária, q depende da escolha dos colegas da empresa em optarem por ela ficar no emprego porém perdendo o bonus de 1000 euros q ganhariam, convence-los a optar para q ela fique. Com sua maneira naturalista/realista de sempre, os irmãos Dardenne desnudam a engrenagem do mercado cap que exclui e coloca uns contra os outros. Que não permite uma realização que não seja através da queda de um outro. Embora a fórmula seja sempre a mesma, q as vezes torna n tão impactante como seus primeiros filmes, o roteiro sempre impecável e a ótima atuação de Marion tornam o filme excelente!
As Cento e Uma Noites
3.6 18Linda homenagem de Varda quando o cinema completa seus 100 anos de vida em 1995! Ela personifica aquele num Picolli maravilhoso representando um esquecido e velho, porém cheio de magia e excentricidade, Monsieur Cinema. Ela perpassa toda a lógica de construção do cinema como uma fábrica de sonhos e transformação (hiper) da realidade. Desde os bastidores, com os invisíveis, aos grandes ícones, como Mastroiani, Deneuve, entre outros q passeiam pelo belo filme-homenagem! A homenagem ao Fellini ao final do primeiro ato é linda, digna a grandiosidade do monstro!
Na Praia à Noite Sozinha
3.6 68Direção sempre impecável de Hong Sang-Soo e Kim Min Hee maravilhosamente linda! Que mulher! Muita poesia e enfrentamento da condição feminina!
Mãe Rosa
3.7 11Impressiona-me a forma espontânea, naturalista e direta como Mendoza constroi seus filmes. Por mais q soe repetitivo o ambiente de extrema pobreza, tráfico, violência de uma Filipinas miserável, a cada filme é um "pedaço de carne" que ele cria com maestria com sua câmera. Aqui três filhos de um casal preso por tráfico, ameaçados por uma polícia corrupta, terão q se virar pra conseguir o dinheiro da fiança. A honestidade e naturalidade da interpretação de Jacklyn Jose é de arrepiar, em especial na ultima cena. Prêmio mais q merecido em cannes, mesmo concorrendo com outras maravilhosas!
Grave
3.4 1,1KTalvez a forma mais estranha já abordada num filme sobre o ritual de passagem de uma adolescente para o mundo adulto. Hehe Gostei da forma como a narrativa foi sendo construída em torno do canibalismo. Porém n compreendi gente passando mal com o filme, a menos q sejam adolescentes em 'começo de carreira' no universo mais cru do cinema! Hehe Aliás um filme mais destinado a adolescentes mesmo!
Johnny Vai à Guerra
4.3 189Em plena crise norte-americana de revolta contra a guerra do Vietnã, Trumbo faz esse poderoso tratado contra os horrores da guerra e sua industria. Imagino a angústia do momento e o poder da msg que incomodou tanto os EUA a ponto do diretor nunca mais ter podido filmar, sendo um dos maiores perseguidos do macarthismo!
Os Deuses Malditos
4.2 33Drama familiar dona de uma das maiores empresas de ferro e aço da Alemanha, que se destruirá em torno de poder e ganância, tendo como pano de fundo a ascensão nazista. Visconti com sua maestria característica consegue transpor pra película como uma nação vai se transformando e fundando-se numa sociedade a partir da manipulação e administração do ódio. O diretor toma o núcleo familiar para abordar o processo de disputa das lutas políticas entre liberais, nazistas e comunistas num processo de envenenamento até o momento em que os nazistas passam a ter o controle político e econômico total da nação. Sem esquecer de incrementar com temas polêmicos a nossa sociedade como incesto, homossexualidade, entre outros. Obra poderosa!
Detroit em Rebelião
4.0 193 Assista AgoraAtravés de acontecimentos em torno de motins, contra a violência policial ao quais os negros estavam submetidos que aconteceram na cidade de Detroit no final da década de 60, Kathryn Bigelow faz um recorte, com estrema sensibilidade e crueza, na construção de uma narrativa de ficção-documental, de denúncia (sem apontar julgamentos e lados; embora saibamos quais os julgamentos e lados comandam) que estruturam o racismo na sociedade. Ela conseguiu com maestria transportar-nos pro centro de um dos episódios mais marcantes dos conflitos envolvendo a polícia e a população negra em meio aos motins daquele ano. O grau de dramaticidade é enlouquecedor e desesperador. A sensação de impotência e revolta chegam a níveis indescritíveis! O real HORROR! Horror este q estamos longe de imaginar aos quais pessoas negras estão institucionalmente submetidas rotineiramente em todo lugar. Estúpido sinto-me, no meu grau de privilégio, em precisar de um filme pra atentar para o óbvio do quão absurdo pode chegar o nível dessa violência, quanto mais perto podemos dimensionar, e Bigelow faz sentir na carne essa experiência. E não para pela violência física, o pacote do racismo é completo em todos os níveis e esferas institucionais da sociedade, perpassa todos os poderes e corpos. Inevitável n pensarmos no caso do Rafael Braga e tantos milhares de outros que estão presos ou mortos pelo simples fato de serem negros. Sem dúvidas uma grande obra indigesta e ESSENCIAL, que toca numa ferida aberta que sangra com o aval de toda a sociedade.
Blade Runner 2049
4.0 1,7K Assista AgoraO filme é grandioso em termos de direção de arte, efeitos visuais e sonoros. Porém peca na narrativa, roteiro enfadonho, senso comum, prolongado demais desnecessariamente e sem a intriga e sensualidades que o primeiro nos presenteia. Não chega aos pés do primeiro, sorry not sorry! Achei legal a parte em que ele dá um rolé no burning man! kk
A Morte e Vida de Marsha P. Johnson
4.2 68 Assista AgoraCom um nó garganta, tamanha impunidade, referente aos crimes brutais, rotineiros, que vitimizam trans mundo afora. Se nos EUA o impasse de solução dos crimes, ligados à corrupção da polícia, descaso do governo, máfia e transfobia é assim, imagina aqui, onde sabemos q tem o maior índice de assassinato de pessoas trans do planeta! Valoroso e oportuno doc sobre o caso da QUEEN Marsha, pioneira na luta pelos direitos lgbtq em Stonewall e deu continuidade pela luta dos direitos das trans, lado sempre mais fraco, renegado e invisível (inclusive dentro do próprio movimento LG) daquele movimento. Mas a luta continua, e é essencial divulgar, espalhar aos ventos, mostrar, existir e resistir sempre, como dizia outro maravilhoso amigo vítima da impunidade brasileira, assim como Marsha! Obg David France por n deixar a memória dessas divas, Marsha e Sylvia Rivera (merece um doc à parte!) e a persistente e incansável Victoria Cruz por persistir em sua luta quase solitária em busca de solucionar o caso! Depois desse doc sinto-me mais forte e com maior empatia a todas as trans! Queens!