só tinha visto uma vez e achado duvidoso. decidi maratonar a trilogia esse final de semana. e pelo amor de deus, agora mais velho, cínico e sem paciência posso reconhecer o lixo que esse filme sempre foi. medonho mesmo. e toda aparição da filhinha do diretor parece que somos automaticamente transportados pro the room.
(esse corte só é melhor do que o anterior pq é mais curto, logo, proporcionalmente menos pior)
acho fury road uma grande asneira, com algumas exceções tipo o immortan joe, a energia caótica, etc. mas esteticamente parece um gameplay interminável.
já esse é uma pedrada. surpreendente. plot muito mais enriquecido. todos os personagens cativantes e umas bizarrices narrativas dignas do cinema australiano.
sob nenhuma perspectiva prévia esse filme parecia interessante a não ser o nome do Guadagnino. mesmo assim, precisei recorrer ao impulso para ir ao cinema e assistir porque a vontade era mínima. a surpresa foi que não só o filme é surpreendentemente ótimo, como talvez seja a melhor direção da carreira do Guadagnino. pensando na temática, elementos e cenários dos filmes anteriores dele digamos que é "fácil" fazer acontecer. diferente do risco de uma premissa boboca dessas, nesse contexto bizarro do tênis e num tom deliberadamente tosco... e o que temos é um filme extremamente envolvente, divertido e refrescante. de sair do cinema suspirando de satisfação.
o zaillian já tinha atingido um patamar elevadíssimo nos últimos dois trabalhos, Irishman (cujos defeitos são de execução, mas o roteiro é um primor) e no The Night Of (subestimadaça).
não esperava que ele fosse se superar tão cedo. ripley é praticamente irretocável (subjetivamente, me desagrada aquela tradução simultânea cafona dos textos escritos em italiano para o inglês e acho o último episódio inflado). tudo muito coeso em tom, estética, abordagem e condução narrativa. fazia tempo que não devorava algo tão compulsivamente.
esperava que fosse ser mais sujo. achei muito ''arrumadinho''. até ensaia em alguns momentos uma textura mais granulada e esverdeada que cairia bem na violência que propõe, mas no fim optou pela versão mais higienizada. ainda assim, é decente (melhor que o último do woo, por exemplo).
como eu imaginava, um filme-sinopse. no caso, não tem muito ao que oferecer além do plot instigante, mas obviamente limitado. pra mim, é insuficiente. e para um filme 'minimalista' é mão pesada demais. claro, é legal a ideia de tentar conduzir uma narrativa focada em personagens inseridos no contexto mais maligno possível, mas, de novo, não transcende o interesse da sinopse. pior filme do glazer.
o moll é um puta diretor que só fui conhecer agora. ele tem aquele lance kubrickiano de transitar por gêneros e estilos bem distintos, mas tentar sempre fazer algo marcante. às vezes faz pro mal, mas não dá pra negar que tudo que ele produz é, no mínimo, interessante. esse em específico é sóbrio demaaaais. se tem uma coisa que ele se consolidou foi em garantir uma estética primorosa e nem isso esse ostenta pq é sóbrio demaaaaais. mas... personagens interessantes, bem desenvolvido, embora cometa essa falha inaceitável de adiantar no início o spoiler de que o crime não foi resolvido e estragar a experiência. a frustração com o final inconclusivo seria um anti-payoff bem-vindo, mas até no spoiler ele foi sóbrio demaaaais.
ps.: se eu fosse professor de cinema faria uma sessão tripla com esse, zodíaco e memórias de um assassino para estudo.
a estrutura é divertida. esteticamente irrepreensível. porém, não dá né, forçado demais. é cômico. a parte do tarado é bem engraçada até, mas de resto não tem como.
bem decente. mas esperava uma galhofa mais prolongada e convicta. a cena da black friday tem o tom perfeito, por exemplo, mas o filme em si parece se levar sério demais em contraste com a premissa. violência pontual demais também, eu diria, queria o eli roth desinibido do hostel. mas bom, acima da média.
quando vi o nome do retardado do damon albarn na trilha sabia que não viria coisa boa. mas me surpreendeu, negativamente. (ainda assim, a trilha do albarn conseguiu ser a pior coisa).
mais de 100 anos que existe o cinema e as pessoas não entenderam o básico ainda: quer retrato fidedigno histórico? assiste documentário, porra!
eu gostei bastante! desprezo quase tudo que o scott fez nos últimos, vá lá... 15 anos (?), mas esse realmente me conquistou. até que enfim algo que tirou ele do piloto automático. autoral (!), divertido, ótima performance do phoenix. e, mais do que tudo, uma abordagem inesperada para um projeto que se ensaiava como algo previsível e preguiçoso vindo da equação scott + épico.
e como é bom ver finalmente um filme grandioso no cinema novamente que faz jus às potencialidades técnicas de se ver algo no cinema, diferente do falso grandioso que foi oppenheimer, por exemplo.
ah, sou ferrenho opositor ao vício que se tornou qualquer coisa ter 2h30 hoje em dia, mas ouso dizer que veria a famigerada versão do diretor de 4h30 de napoleão!
o dicaprio é o menino neymar do cinema, não adianta, tenta parecer adulto, mas não dá pra levar a sério. o cara parecer ter eternamente 18 anos. se é pra assistir 3 horas de de niro e di caprio conversando então eles que me paguem uma janta!!! história foda. scorsese se reveste da suposta consciência histórica, mas na hora de escolher o protagonista opta pelo mais aborrecido de todos, enquanto a indígena lá seria obviamente a escolha correta. e é no mínimo de mau gosto o cara inserir aquela violência estilizada e alívio cômico num filme que requer uma seriedade que flertaria com gênero horror facilmente. de bom: a mollie; os personagens avulsos (índio depressivo, velhote contratado pra matar ele, velhote cagueta, etc.); atuação do de niro legal; passa tmb o arco do tom white. de ruim: estética capenga quase de telefilme (que é aquele início? bagunça do caralho —e cena da primeira jorrada de petróleo parece gravada com samsung); montagem duvidosa em alguns momentos; até o áudio parece cagado aqui e ali (inacreditável né, convenhamos); três horas que parecem três dias; final egocêntrico e medonho. enfim... filme obviamente feito por alguém gagá. o triste é que quando anunciaram esse filme eu pensei 'hum, impossível adaptar aquele livro'. só que vendo o filme deu pra perceber que rolaria, sim, adaptar, contanto que fosse com algum diretor mais adequado! sério, pensa só se fosse essa estrutura:
SPOILER
dividido em capítulos:
1 - história de mollie. mostra infância dela, quando descobrem petróleo, passa por ela conhecendo o dicaprio e se apaixonando, começam as mortes, desgraceira total. termina capítulo com ela ficando doente (quase um fim de arco, você pensa 'putz, chegou a vez dela').
2 - segue tom white, do fbi. ele começa a investigar. vai até ponto que — somente então — descobrimos que de niro e di caprio estão envolvidos com as mortes. vejam só!, não seria essa chatice de expor desde o início que eles estão em conluio. termina com dicaprio aceitando (pela primeira vez testemunhar).
3 - capítulo do di caprio. vemos da perspectiva dele a história desde que ele chega na cidade, se relaciona com a mollie, se envolve nas tretas do tio, se envolve nos assassinatos. é preso. termina no tribunal, com ele confessando a participação.
O Poderoso Chefão - Desfecho: A Morte de Michael Corleone
4.2 26só tinha visto uma vez e achado duvidoso. decidi maratonar a trilogia esse final de semana. e pelo amor de deus, agora mais velho, cínico e sem paciência posso reconhecer o lixo que esse filme sempre foi. medonho mesmo. e toda aparição da filhinha do diretor parece que somos automaticamente transportados pro the room.
(esse corte só é melhor do que o anterior pq é mais curto, logo, proporcionalmente menos pior)
Furiosa: Uma Saga Mad Max
4.0 112acho fury road uma grande asneira, com algumas exceções tipo o immortan joe, a energia caótica, etc. mas esteticamente parece um gameplay interminável.
já esse é uma pedrada. surpreendente. plot muito mais enriquecido. todos os personagens cativantes e umas bizarrices narrativas dignas do cinema australiano.
Godzilla: Minus One
4.1 310esperei tanto por esse filme e no final, ironicamente, esperava mais, rsrs.
visualmente legal e tal, mas esse roteirinho pastiche não dá. shin godzilla continua imbatível.
Love Lies Bleeding: O Amor Sangra
3.6 135bem-intencionado, divertidinho, algumas coisas bem legais aqui e lá, mas fica no nice try.
Rivais
3.9 227sob nenhuma perspectiva prévia esse filme parecia interessante a não ser o nome do Guadagnino. mesmo assim, precisei recorrer ao impulso para ir ao cinema e assistir porque a vontade era mínima.
a surpresa foi que não só o filme é surpreendentemente ótimo, como talvez seja a melhor direção da carreira do Guadagnino. pensando na temática, elementos e cenários dos filmes anteriores dele digamos que é "fácil" fazer acontecer. diferente do risco de uma premissa boboca dessas, nesse contexto bizarro do tênis e num tom deliberadamente tosco...
e o que temos é um filme extremamente envolvente, divertido e refrescante. de sair do cinema suspirando de satisfação.
Fúria Primitiva
3.7 87não é pior que john wick, mas não deixa de ser energia desperdiçada em um roteiro tão manjado e sem graça.
Guerra Civil
3.7 265uma estrelinha e meia pela dunst e pelo esposo dela que atuaram bem.
Ripley
4.2 83 Assista Agorao zaillian já tinha atingido um patamar elevadíssimo nos últimos dois trabalhos, Irishman (cujos defeitos são de execução, mas o roteiro é um primor) e no The Night Of (subestimadaça).
não esperava que ele fosse se superar tão cedo. ripley é praticamente irretocável (subjetivamente, me desagrada aquela tradução simultânea cafona dos textos escritos em italiano para o inglês e acho o último episódio inflado). tudo muito coeso em tom, estética, abordagem e condução narrativa. fazia tempo que não devorava algo tão compulsivamente.
Farang
3.3 8esperava que fosse ser mais sujo. achei muito ''arrumadinho''. até ensaia em alguns momentos uma textura mais granulada e esverdeada que cairia bem na violência que propõe, mas no fim optou pela versão mais higienizada.
ainda assim, é decente (melhor que o último do woo, por exemplo).
Madame Teia
2.1 239 Assista Agoraprimoroso
Zona de Interesse
3.6 594 Assista Agoracomo eu imaginava, um filme-sinopse. no caso, não tem muito ao que oferecer além do plot instigante, mas obviamente limitado. pra mim, é insuficiente.
e para um filme 'minimalista' é mão pesada demais. claro, é legal a ideia de tentar conduzir uma narrativa focada em personagens inseridos no contexto mais maligno possível, mas, de novo, não transcende o interesse da sinopse.
pior filme do glazer.
True Detective: Terra Noturna (4ª Temporada)
3.4 234 Assista Agora6 horas da minha vida que se foram......
Golpe de Sorte
3.3 12meia boca total. é o allen sem brilho dos últimos anos (e com estética fuleira)
Segredos de um Escândalo
3.5 323 Assista Agoramuito bom. num mundo justo o haynes ganharia todos os prêmios de direção do ano.
True Detective: Terra Noturna (4ª Temporada)
3.4 234 Assista Agoraprimeiro episódio ok, quando muito. veremos até quando dá pra aguentar.
Homebodies
2.7 3muito bom!
Não Fale o Mal
3.6 679meh
A Noite do Dia 12
3.8 14o moll é um puta diretor que só fui conhecer agora. ele tem aquele lance kubrickiano de transitar por gêneros e estilos bem distintos, mas tentar sempre fazer algo marcante. às vezes faz pro mal, mas não dá pra negar que tudo que ele produz é, no mínimo, interessante.
esse em específico é sóbrio demaaaais. se tem uma coisa que ele se consolidou foi em garantir uma estética primorosa e nem isso esse ostenta pq é sóbrio demaaaaais.
mas... personagens interessantes, bem desenvolvido, embora cometa essa falha inaceitável de adiantar no início o spoiler de que o crime não foi resolvido e estragar a experiência. a frustração com o final inconclusivo seria um anti-payoff bem-vindo, mas até no spoiler ele foi sóbrio demaaaais.
ps.: se eu fosse professor de cinema faria uma sessão tripla com esse, zodíaco e memórias de um assassino para estudo.
Seules Les Bêtes
3.9 33a estrutura é divertida. esteticamente irrepreensível. porém, não dá né, forçado demais. é cômico. a parte do tarado é bem engraçada até, mas de resto não tem como.
Feriado Sangrento
3.1 402bem decente. mas esperava uma galhofa mais prolongada e convicta. a cena da black friday tem o tom perfeito, por exemplo, mas o filme em si parece se levar sério demais em contraste com a premissa. violência pontual demais também, eu diria, queria o eli roth desinibido do hostel. mas bom, acima da média.
Mortos de Fome
3.4 99quando vi o nome do retardado do damon albarn na trilha sabia que não viria coisa boa. mas me surpreendeu, negativamente. (ainda assim, a trilha do albarn conseguiu ser a pior coisa).
Napoleão
3.1 324 Assista Agoramais de 100 anos que existe o cinema e as pessoas não entenderam o básico ainda: quer retrato fidedigno histórico? assiste documentário, porra!
eu gostei bastante! desprezo quase tudo que o scott fez nos últimos, vá lá... 15 anos (?), mas esse realmente me conquistou. até que enfim algo que tirou ele do piloto automático. autoral (!), divertido, ótima performance do phoenix. e, mais do que tudo, uma abordagem inesperada para um projeto que se ensaiava como algo previsível e preguiçoso vindo da equação scott + épico.
e como é bom ver finalmente um filme grandioso no cinema novamente que faz jus às potencialidades técnicas de se ver algo no cinema, diferente do falso grandioso que foi oppenheimer, por exemplo.
ah, sou ferrenho opositor ao vício que se tornou qualquer coisa ter 2h30 hoje em dia, mas ouso dizer que veria a famigerada versão do diretor de 4h30 de napoleão!
A Queda da Casa de Usher
3.9 287 Assista Agoraflanagan tá perdendo a mão!
Assassinos da Lua das Flores
4.1 614 Assista Agorao dicaprio é o menino neymar do cinema, não adianta, tenta parecer adulto, mas não dá pra levar a sério. o cara parecer ter eternamente 18 anos.
se é pra assistir 3 horas de de niro e di caprio conversando então eles que me paguem uma janta!!!
história foda. scorsese se reveste da suposta consciência histórica, mas na hora de escolher o protagonista opta pelo mais aborrecido de todos, enquanto a indígena lá seria obviamente a escolha correta. e é no mínimo de mau gosto o cara inserir aquela violência estilizada e alívio cômico num filme que requer uma seriedade que flertaria com gênero horror facilmente.
de bom: a mollie; os personagens avulsos (índio depressivo, velhote contratado pra matar ele, velhote cagueta, etc.); atuação do de niro legal; passa tmb o arco do tom white.
de ruim: estética capenga quase de telefilme (que é aquele início? bagunça do caralho —e cena da primeira jorrada de petróleo parece gravada com samsung); montagem duvidosa em alguns momentos; até o áudio parece cagado aqui e ali (inacreditável né, convenhamos); três horas que parecem três dias; final egocêntrico e medonho. enfim... filme obviamente feito por alguém gagá.
o triste é que quando anunciaram esse filme eu pensei 'hum, impossível adaptar aquele livro'. só que vendo o filme deu pra perceber que rolaria, sim, adaptar, contanto que fosse com algum diretor mais adequado! sério, pensa só se fosse essa estrutura:
SPOILER
dividido em capítulos:
1 - história de mollie. mostra infância dela, quando descobrem petróleo, passa por ela conhecendo o dicaprio e se apaixonando, começam as mortes, desgraceira total. termina capítulo com ela ficando doente (quase um fim de arco, você pensa 'putz, chegou a vez dela').
2 - segue tom white, do fbi. ele começa a investigar. vai até ponto que — somente então — descobrimos que de niro e di caprio estão envolvidos com as mortes. vejam só!, não seria essa chatice de expor desde o início que eles estão em conluio. termina com dicaprio aceitando (pela primeira vez testemunhar).
3 - capítulo do di caprio. vemos da perspectiva dele a história desde que ele chega na cidade, se relaciona com a mollie, se envolve nas tretas do tio, se envolve nos assassinatos. é preso. termina no tribunal, com ele confessando a participação.
4 - voltamos pra mollie pro fechamento.