Meu primeiro filme de Sam Peckinpah, e confesso que esperava gostar mais.
O final é realmente incrível, porém o desenvolvimento até a chegada do mesmo é o problema. O personagem de Robert Ryan é completamente mal desenvolvido, o filme possui diversas cenas pouquíssimo interessantes, tornando-o com longa duração. Era o tipo de filme que se fosse bem direto com o roteiro, daria muito certo. E para piorar... a trilha sonora é péssima.
Bullitt é um bom filme policial, aonde o ponto chave está na bela ambientação da época da cidade de São Francisco, uma ótima humanização dos personagens, que comem, sentem sede, dormem...São humanos normais, e o filme consegue retratar isso perfeitamente, nos trazendo uma história mais próxima da realidade. E obviamente, não poderia deixar de mencionar a belíssima cena de perseguição de carro, que é o ápice do filme.
Nefarious se sobressai como um ótimo drama psicológico, e talvez seu maior acerto tenha ser se vendido como um filme de terror. Levantando temas relevantes que foram esquecidos pela sociedade moderna, e basicamente denunciando todas as pautas que a ideologia de esquerda tem defendido. Um filme que consegue trazer algo inovador: um debate entre um ateu e um demônio!
Peter O'Toole e Richard Burton são dois monstros consagrados do cinema, e da muito gosto em vê-los atuando. Porém, o lado negativo, é que o roteiro de Becket traz consigo muitas inverdades, e essa é a parte que decepciona.
Primeiramente, Becket não era um saxão, mas sim normando como seu rei. A ligação emocional entre o rei e Becket era mais paternal do que qualquer outra coisa. No filme isso não é retratado, e alias, conta com uma atuação muito exagerada de Peter O'Toole devido a um roteiro ruim. Os conflitos entre Henry II e Becket apresentados no filme são completamente inventados. Nunca houve um incidente de um padre assassinado. O ocorrido era que Henry II colocou Becket lá para diminuir os poderes da igreja, e ele fez justamente o oposto. Becket foi até o papa pedir a excomunhão de Henry II, e nada disso foi mostrado. Entre muitas coisas mais...
Um roteiro medíocre, com total descomprometimento com a verdade. Sem falar numa produção muito pouco caprichada, aderindo muito mais telas verdes com cenários artificiais, do que ambientes naturais.
Blow-Up é um filme mais moderno (para a época) e menos elegante do diretor.
Quando chega na metade e parece que irá ocorrer alguma coisa, parece que a história irá engrenar, mas nada acontece. Uma decepção e completa perda de tempo.
Um bom filme, mas um pouco longe da obra prima que é La Notte.
Em Il Deserto Rosso, Antonioni coloca novamente seus temas centrais. As falhas de comunicação e amor entre um casal. Uma mulher chamada Giuliana, com uma excelente interpretação de Monica Vitti, é uma pessoa traumatizada devido a um acidente, e se sente completamente só em seu relacionamento, sem receber nenhum apoio de seu marido durante e após o ocorrido. O diretor também coloca algumas criticas sutis ao impacto ambiental causado por grandes fábricas.
Fortemente inspirado em la dolce vita, em La Notte, Antonioni explora o contraste de uma cidade barulhenta com o vazio existencial dos personagens. Um casal que há muito tempo já não se ama, e é incapaz de se comunicar. As palavras e sentimentos enfraquecidos pelo tempo. É realmente um filme muito belo, com uma fotografia maravilhosa.
Posso dizer que se tornou meu favorito do Truffaut!
O diretor trabalha as cenas com uma extrema naturalidade. O roteiro é tratado com muita delicadeza, e a condução da história com bastante leveza, nos levando a adentrar no enredo da forma mais intimista possível. A fotografia é belíssima e os ângulos de filmagem escolhidos não poderiam ser melhores. La Peau douce nos mostra aquele velho dilema, ao trocarmos o certo pelo duvido, que muitas vezes também se mostra como certo. O filme faz isso de uma maneira impecável.
Trans-Europ-Express é muito criativo, mostrando de fato como pode-se criar um filme, porém, o roteiro criado pelos 3 protagonistas é completamente desinteressante, com diálogos completamente vazios, e personagens com zero carisma. Infelizmente uma ideia muito mal aproveitada.
Irezumi possui uma premissa interessante, mas o roteiro é bastante desajustado.
Otsuya se tornou uma mulher manipuladora, alias, com uma ótima atuação Ayako Wakao, mas acredito que devido ao que ela passou, e não por uma simples tatuagem como o filme induz a todo momento. Sem falar que a personalidade de Shinsuke é completamente mal desenvolvida, parecendo uma criança de dez anos de idade...
Tudo neste filme é perfeito. Desde sua fotografia que captura a beleza e a tristeza da história, como a trilha sonora melancólica e envolvente. Um roteiro muito triste, a respeito de um amor proibido, com fortes criticas sobre a diferenciação entre as regras a serem seguidas, dentre homens e mulheres. Osan que é basicamente condenada a um papel de submissão por toda sua vida, acaba optando por outro caminho.
Mas o que mais se destaca, é uma época com uma cultura totalmente diferente, aonde as pessoas tentavam ser o mais decente possível para não sujar o nome de suas famílias. Totalmente o contrário de hoje em dia, onde o individualismo governa, e muitas vezes a própria família quer defender os atos errados. Ishun acaba se mostrando mais preocupado com o que irá ocorrer com ele, do que com a traição da esposa.
6 Donne per l'Assassino funciona muito bem como um filme policial! Como terror o filme não possui nenhum suspense ou cena que assuste para os dias atuais. Ficamos desde o começo do filme tentando imaginar quem pode ser o assassino, e não é muito difícil de imaginar, porém o filme é competente em nos deixar confusos ao decifrar isso.
De cara já suspeitei da pessoa certa.. pois tinha a mesma estatura do assassino. A hora que ele é preso, e surge um novo assassino, para despistar o espectador, já imaginamos que pode haver dois assassinos. Mas continuamos com a duvida e nada fica óbvio, até o momento que mostra sua caderneta.
Agnès Varda consegue dirigir o filme tão naturalmente, que se torna impossível não nos associarmos a história de Cléo. Percorremos Paris muitas vezes de carro, e é algo tão bem filmado que nos sentimos realmente como se estivéssemos passeando de carro por lá. Acompanhamos também superficialmente a trama de personagens secundários, o que reforça mais ainda esse sentimento. Nunca pensei que eu fosse sentir isso em um filme da nouvelle vague. Cléo é uma pessoa supersticiosa, e durante o filme acompanhamos todos os seus presságios sobre a morte
mas no fim.. é mostrado que tudo não passa do que a própria palavra diz: 'superstição', e a realidade é muito diferente de todos os sinais que são mostrados a ela pelo que ela acreditava.
Sobre os contos, o que achei mais sincero foi o de Mario Monicelli. Mostra a vida cotidiana de uma casal, de forma natural e pode-se considerar ainda moderna, mesmo que na década de 60. O de Luchino Visconti foi o mais sério, tratando da questão da comunicabilidade, e possui um desfecho um tanto impactante. O de Federico Fellini foi o único que não me agradou. Achei o conto bastante monótono, e o menos realista dos quatro. E o de Vittorio De Sica certamente foi o mais divertido. O único que me fez dar boas risadas. E neste, contém a maravilhosa atriz Sophia Loren.
Of Mice and Men é um bom filme de drama, sobre a história de um homem com força imensa mas capacidade cerebral limitada, somando a falta de cuidados que havia com esse tipo de pessoas na época, e analisando seu espaço também limitado dentro de uma sociedade, aonde não era viável uma vida normal.
The Story of Temple Drake mostra a vida de promiscuidade da protagonista, e que andar com qualquer um pode leva-la a caminhos inesperados. Porém, é um filme mediano e raso, que não se aprofunda muito na trama.
Sobre a operação Market Garden, um dos pontos fracos da operação e tampouco conhecidos dos aliados eram as movimentações de tropas alemãs que estavam em deslocamento de algumas frentes, em direção aos Países Baixos. O serviço secreto britânico não foi capaz de identificar estas movimentações.
Sobre o filme, A Bridge Too Far é um bom filme de guerra, onde os grandes atores seguram muito bem as cenas. A produção já sabia que precisaria de grandes nomes com tantas subtramas ocorrendo. Mas, infelizmente o filme acaba não se tornando um épico devido sua equipe de desenvolvimento não ser das melhores. A fotografia poderia ter sido bem melhor, a edição do filme poderia se preocupar em deixar o filme mais conciso e com menor duração. E a trilha sonora, que é a pior parte. Não tem absolutamente nada a ver com o enredo, tirando o peso de algumas cenas.
O enredo desse filme tem muito potencial.... para um filme lançado no inicio dos anos 2000. Melhor Neill Blomkamp focar logo em desenvolver District 10. Só enrolação e foco em outros trabalhos menores não vai agregar em nada na sua carreira.
Aventura, suspense, drama, romance, psicodelia, ficção cientifica, de fato, Metrópolis tem de tudo. Além é claro, de ser visualmente impressionante para a época lançada. Com certeza deve ter influenciado muitos cineastas com suas técnicas avançadas de projeção dos elementos em tela. Fritz Lang aborda em sua obra em futuro distópico as desigualdades sociais, a dependência do ser humano do maquinário que estava surgindo, e a burrice do coletivo (tópico este já abordado em outras de suas obras dos anos 30).
O filme fala sobre a empatia ao ver o outro lado. Principalmente por parte do empregador. Em uma época onde o desemprego era altíssimo na Alemanha, ao perceber as precárias condições de seus trabalhadores, os empregadores obrigatoriamente deveriam se solidarizar e proporcionar um pouco mais de humanidade em seu serviço. Afinal, o ser humano necessita das maquinas, porém não é uma. Excelente!
A maior reflexão que posso tirar desse filme é que mesmo com diversas dificuldades, mesmo com reclamações ou parecendo sem significado, ou até mesmo enfermo, ninguém quer abrir mão da vida.
Um bom filme, porém esperava algo mais focado no mistério, e me deparei com drama.
O novo Rurouni Kenshin segue fielmente ao mangá, porém gostaria de ressaltar vários pontos negativos que observei. O estilo de animação está bastante genérico. As cenas de luta são pouco caprichadas ou pouco impactantes. O alivio cômico funciona muitíssimo melhor no original. E a trilha sonora é de péssimo gosto e não tem conexão alguma com a história.
La Ciociara mostra os horrores da guerra ocorridos na Itália, que eram oriundos de ambos os lados. Inclusive árabes, provavelmente recrutados pelo regime russo. Também mostra o desconhecimento de certa parte da população sobre significado politico do regime fascista, e a incapacidade de uma mãe de proteger os filhos em um momento de guerra e de violência sem controle.
Um filme muito sensível de Vittorio De Sica. Impossível não sentir empatia com a trama dos personagens.
Meu Ódio Será Sua Herança
4.2 204 Assista AgoraMeu primeiro filme de Sam Peckinpah, e confesso que esperava gostar mais.
O final é realmente incrível, porém o desenvolvimento até a chegada do mesmo é o problema. O personagem de Robert Ryan é completamente mal desenvolvido, o filme possui diversas cenas pouquíssimo interessantes, tornando-o com longa duração. Era o tipo de filme que se fosse bem direto com o roteiro, daria muito certo. E para piorar... a trilha sonora é péssima.
Bullitt
3.8 98Bullitt é um bom filme policial, aonde o ponto chave está na bela ambientação da época da cidade de São Francisco, uma ótima humanização dos personagens, que comem, sentem sede, dormem...São humanos normais, e o filme consegue retratar isso perfeitamente, nos trazendo uma história mais próxima da realidade. E obviamente, não poderia deixar de mencionar a belíssima cena de perseguição de carro, que é o ápice do filme.
Nefasto
3.4 207 Assista AgoraEsse filme me surpreendeu positivamente!
Nefarious se sobressai como um ótimo drama psicológico, e talvez seu maior acerto tenha ser se vendido como um filme de terror. Levantando temas relevantes que foram esquecidos pela sociedade moderna, e basicamente denunciando todas as pautas que a ideologia de esquerda tem defendido. Um filme que consegue trazer algo inovador: um debate entre um ateu e um demônio!
Becket, O Favorito do Rei
3.8 24 Assista AgoraPeter O'Toole e Richard Burton são dois monstros consagrados do cinema, e da muito gosto em vê-los atuando. Porém, o lado negativo, é que o roteiro de Becket traz consigo muitas inverdades, e essa é a parte que decepciona.
Primeiramente, Becket não era um saxão, mas sim normando como seu rei. A ligação emocional entre o rei e Becket era mais paternal do que qualquer outra coisa. No filme isso não é retratado, e alias, conta com uma atuação muito exagerada de Peter O'Toole devido a um roteiro ruim. Os conflitos entre Henry II e Becket apresentados no filme são completamente inventados. Nunca houve um incidente de um padre assassinado. O ocorrido era que Henry II colocou Becket lá para diminuir os poderes da igreja, e ele fez justamente o oposto. Becket foi até o papa pedir a excomunhão de Henry II, e nada disso foi mostrado. Entre muitas coisas mais...
Um roteiro medíocre, com total descomprometimento com a verdade. Sem falar numa produção muito pouco caprichada, aderindo muito mais telas verdes com cenários artificiais, do que ambientes naturais.
Blow-Up: Depois Daquele Beijo
3.9 370 Assista AgoraBlow-Up é um filme mais moderno (para a época) e menos elegante do diretor.
Quando chega na metade e parece que irá ocorrer alguma coisa, parece que a história irá engrenar, mas nada acontece. Uma decepção e completa perda de tempo.
O Deserto Vermelho
4.0 96Um bom filme, mas um pouco longe da obra prima que é La Notte.
Em Il Deserto Rosso, Antonioni coloca novamente seus temas centrais. As falhas de comunicação e amor entre um casal. Uma mulher chamada Giuliana, com uma excelente interpretação de Monica Vitti, é uma pessoa traumatizada devido a um acidente, e se sente completamente só em seu relacionamento, sem receber nenhum apoio de seu marido durante e após o ocorrido. O diretor também coloca algumas criticas sutis ao impacto ambiental causado por grandes fábricas.
A Noite
4.2 104Estranhamente um filme muito agradável.
Fortemente inspirado em la dolce vita, em La Notte, Antonioni explora o contraste de uma cidade barulhenta com o vazio existencial dos personagens. Um casal que há muito tempo já não se ama, e é incapaz de se comunicar. As palavras e sentimentos enfraquecidos pelo tempo. É realmente um filme muito belo, com uma fotografia maravilhosa.
Um Só Pecado
3.8 52 Assista AgoraPosso dizer que se tornou meu favorito do Truffaut!
O diretor trabalha as cenas com uma extrema naturalidade. O roteiro é tratado com muita delicadeza, e a condução da história com bastante leveza, nos levando a adentrar no enredo da forma mais intimista possível. A fotografia é belíssima e os ângulos de filmagem escolhidos não poderiam ser melhores. La Peau douce nos mostra aquele velho dilema, ao trocarmos o certo pelo duvido, que muitas vezes também se mostra como certo. O filme faz isso de uma maneira impecável.
Trans-Europ-Express
3.9 8Trans-Europ-Express é muito criativo, mostrando de fato como pode-se criar um filme, porém, o roteiro criado pelos 3 protagonistas é completamente desinteressante, com diálogos completamente vazios, e personagens com zero carisma. Infelizmente uma ideia muito mal aproveitada.
Tattoo
3.8 5Irezumi possui uma premissa interessante, mas o roteiro é bastante desajustado.
Otsuya se tornou uma mulher manipuladora, alias, com uma ótima atuação Ayako Wakao, mas acredito que devido ao que ela passou, e não por uma simples tatuagem como o filme induz a todo momento. Sem falar que a personalidade de Shinsuke é completamente mal desenvolvida, parecendo uma criança de dez anos de idade...
Os Amantes Crucificados
4.4 14Uma obra prima de Kenji Mizoguchi!
Tudo neste filme é perfeito. Desde sua fotografia que captura a beleza e a tristeza da história, como a trilha sonora melancólica e envolvente. Um roteiro muito triste, a respeito de um amor proibido, com fortes criticas sobre a diferenciação entre as regras a serem seguidas, dentre homens e mulheres. Osan que é basicamente condenada a um papel de submissão por toda sua vida, acaba optando por outro caminho.
Mas o que mais se destaca, é uma época com uma cultura totalmente diferente, aonde as pessoas tentavam ser o mais decente possível para não sujar o nome de suas famílias. Totalmente o contrário de hoje em dia, onde o individualismo governa, e muitas vezes a própria família quer defender os atos errados. Ishun acaba se mostrando mais preocupado com o que irá ocorrer com ele, do que com a traição da esposa.
Seis Mulheres Para o Assassino
3.9 906 Donne per l'Assassino funciona muito bem como um filme policial! Como terror o filme não possui nenhum suspense ou cena que assuste para os dias atuais. Ficamos desde o começo do filme tentando imaginar quem pode ser o assassino, e não é muito difícil de imaginar, porém o filme é competente em nos deixar confusos ao decifrar isso.
De cara já suspeitei da pessoa certa.. pois tinha a mesma estatura do assassino. A hora que ele é preso, e surge um novo assassino, para despistar o espectador, já imaginamos que pode haver dois assassinos. Mas continuamos com a duvida e nada fica óbvio, até o momento que mostra sua caderneta.
6 Donne per l'Assassino é eficiente e intrigante.
Cléo das 5 às 7
4.2 200 Assista AgoraQue direção maravilhosa!
Agnès Varda consegue dirigir o filme tão naturalmente, que se torna impossível não nos associarmos a história de Cléo. Percorremos Paris muitas vezes de carro, e é algo tão bem filmado que nos sentimos realmente como se estivéssemos passeando de carro por lá. Acompanhamos também superficialmente a trama de personagens secundários, o que reforça mais ainda esse sentimento. Nunca pensei que eu fosse sentir isso em um filme da nouvelle vague. Cléo é uma pessoa supersticiosa, e durante o filme acompanhamos todos os seus presságios sobre a morte
mas no fim.. é mostrado que tudo não passa do que a própria palavra diz: 'superstição', e a realidade é muito diferente de todos os sinais que são mostrados a ela pelo que ela acreditava.
Boccaccio '70
3.8 19 Assista AgoraSobre os contos, o que achei mais sincero foi o de Mario Monicelli. Mostra a vida cotidiana de uma casal, de forma natural e pode-se considerar ainda moderna, mesmo que na década de 60. O de Luchino Visconti foi o mais sério, tratando da questão da comunicabilidade, e possui um desfecho um tanto impactante. O de Federico Fellini foi o único que não me agradou. Achei o conto bastante monótono, e o menos realista dos quatro. E o de Vittorio De Sica certamente foi o mais divertido. O único que me fez dar boas risadas. E neste, contém a maravilhosa atriz Sophia Loren.
Carícia Fatal
4.0 9Of Mice and Men é um bom filme de drama, sobre a história de um homem com força imensa mas capacidade cerebral limitada, somando a falta de cuidados que havia com esse tipo de pessoas na época, e analisando seu espaço também limitado dentro de uma sociedade, aonde não era viável uma vida normal.
Ótima atuação de Lon Chaney Jr.
Levada à Força
3.8 6The Story of Temple Drake mostra a vida de promiscuidade da protagonista, e que andar com qualquer um pode leva-la a caminhos inesperados. Porém, é um filme mediano e raso, que não se aprofunda muito na trama.
Uma Ponte Longe Demais
3.9 54 Assista AgoraSobre a operação Market Garden, um dos pontos fracos da operação e tampouco conhecidos dos aliados eram as movimentações de tropas alemãs que estavam em deslocamento de algumas frentes, em direção aos Países Baixos. O serviço secreto britânico não foi capaz de identificar estas movimentações.
Sobre o filme, A Bridge Too Far é um bom filme de guerra, onde os grandes atores seguram muito bem as cenas. A produção já sabia que precisaria de grandes nomes com tantas subtramas ocorrendo. Mas, infelizmente o filme acaba não se tornando um épico devido sua equipe de desenvolvimento não ser das melhores. A fotografia poderia ter sido bem melhor, a edição do filme poderia se preocupar em deixar o filme mais conciso e com menor duração. E a trilha sonora, que é a pior parte. Não tem absolutamente nada a ver com o enredo, tirando o peso de algumas cenas.
Monty Python em Busca do Cálice Sagrado
4.2 742 Assista AgoraTem seus bons momentos, mas no geral o filme é um tanto sem graça.
Gran Turismo: De Jogador a Corredor
3.6 178 Assista AgoraO enredo desse filme tem muito potencial.... para um filme lançado no inicio dos anos 2000. Melhor Neill Blomkamp focar logo em desenvolver District 10. Só enrolação e foco em outros trabalhos menores não vai agregar em nada na sua carreira.
Metrópolis
4.4 633 Assista AgoraAventura, suspense, drama, romance, psicodelia, ficção cientifica, de fato, Metrópolis tem de tudo. Além é claro, de ser visualmente impressionante para a época lançada. Com certeza deve ter influenciado muitos cineastas com suas técnicas avançadas de projeção dos elementos em tela. Fritz Lang aborda em sua obra em futuro distópico as desigualdades sociais, a dependência do ser humano do maquinário que estava surgindo, e a burrice do coletivo (tópico este já abordado em outras de suas obras dos anos 30).
O filme fala sobre a empatia ao ver o outro lado. Principalmente por parte do empregador. Em uma época onde o desemprego era altíssimo na Alemanha, ao perceber as precárias condições de seus trabalhadores, os empregadores obrigatoriamente deveriam se solidarizar e proporcionar um pouco mais de humanidade em seu serviço. Afinal, o ser humano necessita das maquinas, porém não é uma. Excelente!
A Morte Cansada
4.2 54 Assista AgoraA maior reflexão que posso tirar desse filme é que mesmo com diversas dificuldades, mesmo com reclamações ou parecendo sem significado, ou até mesmo enfermo, ninguém quer abrir mão da vida.
Um bom filme, porém esperava algo mais focado no mistério, e me deparei com drama.
Rurouni Kenshin: Meiji Kenkaku Romantan
4.0 10 Assista AgoraO novo Rurouni Kenshin segue fielmente ao mangá, porém gostaria de ressaltar vários pontos negativos que observei. O estilo de animação está bastante genérico. As cenas de luta são pouco caprichadas ou pouco impactantes. O alivio cômico funciona muitíssimo melhor no original. E a trilha sonora é de péssimo gosto e não tem conexão alguma com a história.
Undead Girl Murder Farce
3.4 6Tenta ser original, mas acaba sendo muito genérico. Não gostei.
Duas Mulheres
4.3 69 Assista AgoraUm final intragável.
La Ciociara mostra os horrores da guerra ocorridos na Itália, que eram oriundos de ambos os lados. Inclusive árabes, provavelmente recrutados pelo regime russo. Também mostra o desconhecimento de certa parte da população sobre significado politico do regime fascista, e a incapacidade de uma mãe de proteger os filhos em um momento de guerra e de violência sem controle.
Um filme muito sensível de Vittorio De Sica. Impossível não sentir empatia com a trama dos personagens.