Terminei o filme pensando que ele tinha sido baseado na pandemia de Covid-19. Só depois é que vi que ele foi lançado em 2011... Chocada com a semelhança com nosso contexto atual
"Por que meu pai nunca me disse pra não coçar o saco? Por que nunca me ensinou a escovar os dentes? Por que me criou como se eu fosse um animal?"
Que cena emblemática a do Balram escovando os dentes. Por mais que ele escove com toda a força, a aparência dos dentes não muda. E ali fica nítido: é impossível "apagar" a história de uma vida toda de uma hora pra outra. Certas raízes não dá pra esconder.
Que fil-ma-ço! Fiquei apaixonada pelas duas atrizes principais e pelos detalhes que vão se conectando ao longo do filme, como a corda que aparece pendurada na árvore
Animais selvagens presos em correntes e celas minúsculas, o ator branco arrancando o dente do tigre pra guardar na "coleção"...
Acho que a proposta nem era essa, mas pra mim as cenas de bichos enjaulados reforçaram ainda mais como o ser humano se aproveita dos animais pra interesses próprios. Achei um filme pesado.
A coragem da Dounia é inspiradora. Enquanto via o filme, me peguei refletindo sobre quantas coisas já deixei de fazer por medo... É claro que a impulsividade da personagem chega ao extremo, mas em mim o filme deixou uma vontade de viver a vida mais intensamente e sem tantos receios. E a atriz que interpreta a Dounia é absurda.
O filme me tocou muito. Fala sobre solidão, velhice, dor, amor, redescobertas, metalinguagem... Apesar das pitadas de humor, é denso e tem trechos bem pesados (meu coração apertava cada vez que o Salvador abria a caixinha com heroína). A cena final é bonita demais.
Documentário sensacionalista e superficial. No fim das contas, tratou de criminalizar a prostituição, sem discutir a fundo o tráfico de mulheres. E o pior: o filme deu mais voz ao policial (retratado como herói) do que às próprias vítimas de todo o problema.
Filme obrigatório para estes tempos sombrios, de intolerância e esquizofrenia. "Tem ideia de quantas pessoas estão venerando aquele cara? Não por acharem engraçado ou sarcástico. Acham legal o que ele diz, acham que o cara está certo. E aí eu lhe pergunto, sra. Bellini, tudo bem para a senhora? Ou para você tanto faz?"
Algumas das frases que mais me marcaram: "O espetáculo não canta os homens e as suas armas, mas as mercadorias e as suas paixões."
"O espetáculo apresenta-se como uma enorme positividade indiscutível e inacessível. Ele não diz mais nada senão que 'o que aparece é bom, o que é bom aparece'."
"O homem separado do seu produto produz cada vez mais poderosamente todos os detalhes do seu mundo e, assim, encontra-se cada vez mais separado do seu mundo."
"Cada derrocada de uma figura de poder totalitário revela a comunidade ilusória que a aprovava unanimemente e que não era mais do que um aglomerado de solidões sem ilusões."
"Uma sociedade baseada na expansão do trabalho industrial alienado torna-se, naturalmente, tão completamente insalubre, barulhenta, feia e suja como uma fábrica."
Impossível não notar as referências ao Ensaio sobre a cegueira! O filme é praticamente uma releitura do livro do Saramago e da adaptação do Meirelles. Confesso que achei que seria mais um clichezão romântico, mas felizmente o relacionamento do casal ficou em segundo plano. Apesar de cansativo e exagerado em alguns momentos, gostei do modo como o filme tratou da perda de sensibilidade e da animalização dos personagens (no caso, da humanidade). E o final é bonito mesmo!
"Baixio das bestas" é um soco no estômago. Ele vomita na nossa cara as realidades que tentamos ignorar. É um retrato explícito do machismo, da misoginia e da hipocrisia humana. O cidadão prega os bons costumes, discursa sobre a decadência moral da sociedade - especialmente a das mulheres -, mas abusa da própria neta. Quantos defensores da tal "família tradicional brasileira" não agem assim, deixando o moralismo só no discurso? No entanto, eu tinha certeza de que a Auxiliadora teria a redenção merecida, após tanto sofrimento. Ingenuidade minha. O final dela era o mais previsível, pra falar a verdade. Enfim, levarei dias pra digerir esse filme. Ele é pesado e deixa na gente aquela terrível sensação de impotência, de insignificância.
A imaturidade e falta de preparo dos soldados, o terror psicológico, a luta desnecessária... Desde o início fica clara a insanidade que a Guerra do Vietnã representou. A irracionalidade do ser humano ganha voz em muitos momentos, como na cena em que o Coronel Kilgore diz: "I love the smell of napalm in the morning", revelando seu prazer mórbido pela destruição. É inevitável a comparação com "Full Metal Jacket". Ambos conseguem explorar muito bem as entranhas da guerra e criticar sua total falta de sentido. E que puta cena de abertura! Os delírios do Capitão Willard e as imagens da guerra, somados ao som de The Doors... Espetacular! Como definiu Marlon Brando: "The horror! The horror!"
"Em uma guerra, não se matam milhares de pessoas. Mata-se alguém que adora espaguete, outro que é gay, outro que tem uma namorada. Uma acumulação de pequenas memórias..."
Pausei o filme diversas vezes, angustiada, pra refletir e entender melhor o que significou o século XX. De fato, os nós na garganta são inevitáveis, mas a sensibilidade dessa produção ameniza isso, seja através da trilha sonora, da edição delicada ou da humanização dos personagens. E sobre a cena final: sinestesia pura...
"E de repente eu pensei: 'E se fôssemos todos cegos?'. E depois, praticamente no segundo seguinte, eu estava a responder que nós estamos realmente todos cegos. Cegos da razão, cegos da sensibilidade, cegos, enfim, de tudo aquilo que faz de nós, não um ser razoavelmente funcional, no sentido da relação humana, mas do contrário, um ser agressivo, um ser egoísta, um ser violento. E o espetáculo que o mundo nos oferece é precisamente este: um mundo de desigualdade, um mundo de sofrimento, com explicação, mas sem justificação." - José Saramago
"Eu disse: coronel, não tem nada de comunista aqui, nem cubano, nem nada. Tem um povo morrendo de fome, doente, sofredor, como eu mesmo tô doente. Que precisa de remédio e de comer, esse povo daqui, de liberdade e de terra pra trabalhar."
"Vocês entenderam tudo errado! Não precisam me seguir, não precisam seguir ninguém! Pensem por si próprios. Vocês são todos independentes, todos diferentes! Não deixem os outros mandarem em vocês!"
Dá vontade de recomendar pra muita gente esse filme! A ideia de que cada um deve assumir o controle da própria vida e seguir seus próprios ideais está muito bem exposta aqui. Obra super atemporal!
O Hitchcock também aparece na foto de formatura do Tony e do Captain Lesgate. https://jacoblwilliams.files.wordpress.com/2013/02/cameo1.png?w=710&h=444
Um dos filmes mais belos que já assisti! Simplesmente maravilhoso... Há tempos não me emocionava tanto com uma cena (revi o final diversas vezes). Impossível não ser cativado pelo sorriso do Chaplin, tão doce e sincero.
Que maravilha nacional é essa? As atuações são primorosas e a forma como são intercaladas as duas "fases" do protagonista é muito bem estruturada, mantendo o suspense até a cena final. Fora os diálogos, que são impagáveis!
Fica difícil escolher uma cena favorita, mas a da Iria procurando, nua, as coxinhas na geladeira (aí entra a música de comercial de shampoo) e a dos detentos jogando cartas e bebendo maria louca me conquistaram demais! E que agonia ver o Nonato fritando, com aquela expressão sombria, o "lombinho" suspeito, e, logo depois, a câmera subindo as escadas até chegar ao quarto... Haja estômago!
Documentário interessante e necessário! Triste ver a mercantilização da infância e a lavagem cerebral que grande parte da mídia promove. (Fiquei com o coração apertado quando as crianças não reconheceram uma minhoca, mas identificaram, logo de cara, marcas de celulares.)
Contágio
3.2 1,8K Assista AgoraTerminei o filme pensando que ele tinha sido baseado na pandemia de Covid-19. Só depois é que vi que ele foi lançado em 2011... Chocada com a semelhança com nosso contexto atual
Feitiço do Tempo
3.9 754 Assista Agora"Não importa o que acontecer amanhã ou pelo resto da minha vida, estou feliz agora" <3
O Tigre Branco
3.8 403 Assista Agora"Por que meu pai nunca me disse pra não coçar o saco? Por que nunca me ensinou a escovar os dentes? Por que me criou como se eu fosse um animal?"
Que cena emblemática a do Balram escovando os dentes. Por mais que ele escove com toda a força, a aparência dos dentes não muda. E ali fica nítido: é impossível "apagar" a história de uma vida toda de uma hora pra outra. Certas raízes não dá pra esconder.
A Criada
4.4 1,3K Assista AgoraQue fil-ma-ço! Fiquei apaixonada pelas duas atrizes principais e pelos detalhes que vão se conectando ao longo do filme, como a corda que aparece pendurada na árvore
Eu jurava que teria mais um plot twist na cena final e que aquele rolê com bolas e sinos seria usado pra algum propósito macabro
Cão Branco
3.7 183Além de toda a temática racial, não pude deixar de reparar no cenário do zoológico.
Animais selvagens presos em correntes e celas minúsculas, o ator branco arrancando o dente do tigre pra guardar na "coleção"...
Acho que a proposta nem era essa, mas pra mim as cenas de bichos enjaulados reforçaram ainda mais como o ser humano se aproveita dos animais pra interesses próprios. Achei um filme pesado.
My Happy Family
3.9 49Que filme inspirador! Gostoso acompanhar a evolução da personagem ganhando voz e se tornando protagonista da própria vida.
Amei a cena em que ela come bolo sozinha em casa, que toca violão e que canta pros colegas. <3
Quanto Tempo o Tempo Tem
3.8 74Atenção porque tem uma cena pós-créditos sensacional!
"Se, ao final do filme, vocês continuarem a viver o tempo como viviam antes, terão roubado meu tempo, o tempo de vocês e dinheiro do Estado".
Divinas
4.2 219 Assista AgoraA coragem da Dounia é inspiradora. Enquanto via o filme, me peguei refletindo sobre quantas coisas já deixei de fazer por medo... É claro que a impulsividade da personagem chega ao extremo, mas em mim o filme deixou uma vontade de viver a vida mais intensamente e sem tantos receios. E a atriz que interpreta a Dounia é absurda.
Dor e Glória
4.2 619 Assista AgoraO filme me tocou muito. Fala sobre solidão, velhice, dor, amor, redescobertas, metalinguagem... Apesar das pitadas de humor, é denso e tem trechos bem pesados (meu coração apertava cada vez que o Salvador abria a caixinha com heroína). A cena final é bonita demais.
Tricked
3.1 24Documentário sensacionalista e superficial. No fim das contas, tratou de criminalizar a prostituição, sem discutir a fundo o tráfico de mulheres. E o pior: o filme deu mais voz ao policial (retratado como herói) do que às próprias vítimas de todo o problema.
Ele Está de Volta
3.8 681Filme obrigatório para estes tempos sombrios, de intolerância e esquizofrenia.
"Tem ideia de quantas pessoas estão venerando aquele cara? Não por acharem engraçado ou sarcástico. Acham legal o que ele diz, acham que o cara está certo. E aí eu lhe pergunto, sra. Bellini, tudo bem para a senhora? Ou para você tanto faz?"
A Sociedade do Espetáculo
3.9 38Algumas das frases que mais me marcaram:
"O espetáculo não canta os homens e as suas armas, mas as mercadorias e as suas paixões."
"O espetáculo apresenta-se como uma enorme positividade indiscutível e inacessível. Ele não diz mais nada senão que 'o que aparece é bom, o que é bom aparece'."
"O homem separado do seu produto produz cada vez mais poderosamente todos os detalhes do seu mundo e, assim, encontra-se cada vez mais separado do seu mundo."
"Cada derrocada de uma figura de poder totalitário revela a comunidade ilusória que a aprovava unanimemente e que não era mais do que um aglomerado de solidões sem ilusões."
"Uma sociedade baseada na expansão do trabalho industrial alienado torna-se, naturalmente, tão completamente insalubre, barulhenta, feia e suja como uma fábrica."
Sentidos do Amor
4.1 1,2KImpossível não notar as referências ao Ensaio sobre a cegueira! O filme é praticamente uma releitura do livro do Saramago e da adaptação do Meirelles.
Confesso que achei que seria mais um clichezão romântico, mas felizmente o relacionamento do casal ficou em segundo plano. Apesar de cansativo e exagerado em alguns momentos, gostei do modo como o filme tratou da perda de sensibilidade e da animalização dos personagens (no caso, da humanidade). E o final é bonito mesmo!
Baixio das Bestas
3.5 397 Assista Agora"Baixio das bestas" é um soco no estômago. Ele vomita na nossa cara as realidades que tentamos ignorar. É um retrato explícito do machismo, da misoginia e da hipocrisia humana. O cidadão prega os bons costumes, discursa sobre a decadência moral da sociedade - especialmente a das mulheres -, mas abusa da própria neta. Quantos defensores da tal "família tradicional brasileira" não agem assim, deixando o moralismo só no discurso? No entanto, eu tinha certeza de que a Auxiliadora teria a redenção merecida, após tanto sofrimento. Ingenuidade minha. O final dela era o mais previsível, pra falar a verdade.
Enfim, levarei dias pra digerir esse filme. Ele é pesado e deixa na gente aquela terrível sensação de impotência, de insignificância.
Apocalypse Now
4.3 1,2K Assista AgoraA imaturidade e falta de preparo dos soldados, o terror psicológico, a luta desnecessária... Desde o início fica clara a insanidade que a Guerra do Vietnã representou. A irracionalidade do ser humano ganha voz em muitos momentos, como na cena em que o Coronel Kilgore diz: "I love the smell of napalm in the morning", revelando seu prazer mórbido pela destruição.
É inevitável a comparação com "Full Metal Jacket". Ambos conseguem explorar muito bem as entranhas da guerra e criticar sua total falta de sentido.
E que puta cena de abertura! Os delírios do Capitão Willard e as imagens da guerra, somados ao som de The Doors... Espetacular!
Como definiu Marlon Brando: "The horror! The horror!"
Nós que Aqui Estamos Por Vós Esperamos
4.3 416"Em uma guerra, não se matam milhares de pessoas. Mata-se alguém que adora espaguete, outro que é gay, outro que tem uma namorada. Uma acumulação de pequenas memórias..."
Pausei o filme diversas vezes, angustiada, pra refletir e entender melhor o que significou o século XX. De fato, os nós na garganta são inevitáveis, mas a sensibilidade dessa produção ameniza isso, seja através da trilha sonora, da edição delicada ou da humanização dos personagens. E sobre a cena final: sinestesia pura...
Janela da Alma
4.3 192 Assista Agora"E de repente eu pensei: 'E se fôssemos todos cegos?'. E depois, praticamente no segundo seguinte, eu estava a responder que nós estamos realmente todos cegos. Cegos da razão, cegos da sensibilidade, cegos, enfim, de tudo aquilo que faz de nós, não um ser razoavelmente funcional, no sentido da relação humana, mas do contrário, um ser agressivo, um ser egoísta, um ser violento. E o espetáculo que o mundo nos oferece é precisamente este: um mundo de desigualdade, um mundo de sofrimento, com explicação, mas sem justificação." - José Saramago
Cabra Marcado Para Morrer
4.5 253 Assista Agora"Eu disse: coronel, não tem nada de comunista aqui, nem cubano, nem nada. Tem um povo morrendo de fome, doente, sofredor, como eu mesmo tô doente. Que precisa de remédio e de comer, esse povo daqui, de liberdade e de terra pra trabalhar."
A Vida de Brian
4.2 560 Assista Agora"Vocês entenderam tudo errado! Não precisam me seguir, não precisam seguir ninguém! Pensem por si próprios. Vocês são todos independentes, todos diferentes! Não deixem os outros mandarem em vocês!"
Dá vontade de recomendar pra muita gente esse filme! A ideia de que cada um deve assumir o controle da própria vida e seguir seus próprios ideais está muito bem exposta aqui. Obra super atemporal!
Disque M Para Matar
4.4 681 Assista AgoraO Hitchcock também aparece na foto de formatura do Tony e do Captain Lesgate.
https://jacoblwilliams.files.wordpress.com/2013/02/cameo1.png?w=710&h=444
Luzes da Cidade
4.6 625 Assista AgoraUm dos filmes mais belos que já assisti! Simplesmente maravilhoso... Há tempos não me emocionava tanto com uma cena (revi o final diversas vezes). Impossível não ser cativado pelo sorriso do Chaplin, tão doce e sincero.
Estômago
4.2 1,6K Assista AgoraQue maravilha nacional é essa? As atuações são primorosas e a forma como são intercaladas as duas "fases" do protagonista é muito bem estruturada, mantendo o suspense até a cena final. Fora os diálogos, que são impagáveis!
Fica difícil escolher uma cena favorita, mas a da Iria procurando, nua, as coxinhas na geladeira (aí entra a música de comercial de shampoo) e a dos detentos jogando cartas e bebendo maria louca me conquistaram demais!
E que agonia ver o Nonato fritando, com aquela expressão sombria, o "lombinho" suspeito, e, logo depois, a câmera subindo as escadas até chegar ao quarto... Haja estômago!
Criança, a Alma do Negócio
4.2 99Documentário interessante e necessário! Triste ver a mercantilização da infância e a lavagem cerebral que grande parte da mídia promove.
(Fiquei com o coração apertado quando as crianças não reconheceram uma minhoca, mas identificaram, logo de cara, marcas de celulares.)
Sangue Negro
4.3 1,2K Assista AgoraQue baita cena a do "batismo" do Daniel!
"I've abandoned my child! I've abandoned my child! I've abandoned my boy!"