Não é um filme para ser assistido, é um filme para ser sentido. E a sensação não será prazerosa. O longa apresenta uma trama simples, mas o foco não está nela ou em como ela, de fato, acontece, mas em como seu protagonista a sente. E essa sensação perturbadora é transferida perfeitamente para o espectador, como um pesadelo sem sentido que nos faz acordar suando. Talvez tenha sido por isso que eu não gostei tanto. Afinal, diferente de um filme de horror convencional, um pesadelo te deixa horas pensando sobre suas incômodas imagens e seus eventuais significados. Isso seria algo péssimo, se não fosse o propósito do longa. Além disso, conseguir filmar um pesadelo e fazer o público senti-lo tão bem é coisa de gênio.
(SPOILER ALERT) É interessante e criativo, apesar de seu desenrolar tão amarradinho que chega a ser forçado e adolescente. Em seu clímax, perde um tempo precioso para fazer o protagonista ser merecedor de esforço para ser mantido vivo, como se precisasse de muito para uma vida ter valor. E mesmo assim, falha neste processo, já que nunca fica claro o que ele tanto faz para ser considerado uma pessoa tão boa. Mas é compreensível, visto que os elogios vêm de sua mãe ou da própria mente. Porém, o principal problema do roteiro é o fato do protagonista passar a ser um mero espectador de sua própria história, o que também torna o criativo conceito do longa inútil. A ideia de Clayton estar "acordado" é desperdiçada simplesmente por ser um mero enfeite e não sugerir importância alguma à trama. Infelizmente, o conceito de "Awake" é mais aterrorizante do que sua realização. Se sentimos algum tensão ao assisti-lo é graças ao medo natural da total entrega e passividade durante uma cirurgia. O curioso é ver que Hayden Christensen e Jessica Alba que, mesmo sempre limitados, aqui até conseguem convencer.
Intencionalmente feito para ser péssimo e expor várias bobagens do gênero, como o escritor sem inspiração chegando em uma pequena cidade, os sonhos e devaneios psicodélicos, o trauma do protagonista, o "fantasma" recorrente, a melhor ideia que o escritor tem é escrever sobre si mesmo ao procurar uma ideia para escrever, as referências óbvias a outros escritores, vampiros que perderam todas suas características originais, uma trama absurdamente sem sentido, o 3D pessimamente idealizado (com pouca profundidade de campo), etc. Creio que o próprio Coppola deseja que as pessoas não gostem e aprendam a detectar as picaretagens enlatadas e repletas de clichês que se produzem por aí. Pena que a crítica e o sarcasmo não ficam tão evidentes e o filme acaba sendo cansativo por parecer despropositadamente ruim.
O filme tem boa e legítima intenção, mas isso não basta para torná-lo uma obra audiovisual admirável. Falha, principalmente, nos argumentos político-ambientalistas por apresentar mais opinião do que argumentos, e quando os oferece, são dados insuficientes e com pouca credibilidade. Como aguém já apontou aqui nos comentários, é sensacionalista e tendencioso. E digo mais, militante e subestima a inteligência do espectador ao tentar implantar-lhe um modo de pensar, não o permitindo chegar a suas próprias conclusões. Quanto a sua temática, respeito a ideologia do vegetariano e do vegano e concordo que medidas devem ser tomadas para diminuir o sofrimento dos animais. Porém, seus ideiais não irão me fazer abolir a carne do meu cardápio. E isso, simplesmente, por um detalhe ignorado pelo filme: a subjetividade. Eu gosto de carne.
Podem estar vendendo como prelúdio e até acreditar nisso, mas é claramente um remake. A trama é praticamente a mesma e várias cenas do original foram reapresentadas. Vi no Festival do Rio.
Cassino Royale é a prova de que cenas excelentes não fazem um bom filme. O fato de ter 6 diretores provocou um remendo de estilos e uma incoerência narrativa enorme, o que explica o desastre. Lamentável, pois o elenco está ótimo e, repito, cenas isoladas inspiradíssimas.
Comprar Ingressos
Este site usa cookies para oferecer a melhor experiência possível. Ao navegar em nosso site, você concorda com o uso de cookies.
Se você precisar de mais informações e / ou não quiser que os cookies sejam colocados ao usar o site, visite a página da Política de Privacidade.
Eraserhead
3.9 922 Assista AgoraNão é um filme para ser assistido, é um filme para ser sentido. E a sensação não será prazerosa. O longa apresenta uma trama simples, mas o foco não está nela ou em como ela, de fato, acontece, mas em como seu protagonista a sente. E essa sensação perturbadora é transferida perfeitamente para o espectador, como um pesadelo sem sentido que nos faz acordar suando. Talvez tenha sido por isso que eu não gostei tanto. Afinal, diferente de um filme de horror convencional, um pesadelo te deixa horas pensando sobre suas incômodas imagens e seus eventuais significados. Isso seria algo péssimo, se não fosse o propósito do longa. Além disso, conseguir filmar um pesadelo e fazer o público senti-lo tão bem é coisa de gênio.
Awake: A Vida Por Um Fio
3.5 736(SPOILER ALERT) É interessante e criativo, apesar de seu desenrolar tão amarradinho que chega a ser forçado e adolescente. Em seu clímax, perde um tempo precioso para fazer o protagonista ser merecedor de esforço para ser mantido vivo, como se precisasse de muito para uma vida ter valor. E mesmo assim, falha neste processo, já que nunca fica claro o que ele tanto faz para ser considerado uma pessoa tão boa. Mas é compreensível, visto que os elogios vêm de sua mãe ou da própria mente. Porém, o principal problema do roteiro é o fato do protagonista passar a ser um mero espectador de sua própria história, o que também torna o criativo conceito do longa inútil. A ideia de Clayton estar "acordado" é desperdiçada simplesmente por ser um mero enfeite e não sugerir importância alguma à trama. Infelizmente, o conceito de "Awake" é mais aterrorizante do que sua realização. Se sentimos algum tensão ao assisti-lo é graças ao medo natural da total entrega e passividade durante uma cirurgia. O curioso é ver que Hayden Christensen e Jessica Alba que, mesmo sempre limitados, aqui até conseguem convencer.
Virgínia
2.3 256 Assista AgoraIntencionalmente feito para ser péssimo e expor várias bobagens do gênero, como o escritor sem inspiração chegando em uma pequena cidade, os sonhos e devaneios psicodélicos, o trauma do protagonista, o "fantasma" recorrente, a melhor ideia que o escritor tem é escrever sobre si mesmo ao procurar uma ideia para escrever, as referências óbvias a outros escritores, vampiros que perderam todas suas características originais, uma trama absurdamente sem sentido, o 3D pessimamente idealizado (com pouca profundidade de campo), etc. Creio que o próprio Coppola deseja que as pessoas não gostem e aprendam a detectar as picaretagens enlatadas e repletas de clichês que se produzem por aí. Pena que a crítica e o sarcasmo não ficam tão evidentes e o filme acaba sendo cansativo por parecer despropositadamente ruim.
A Carne é Fraca
4.0 227 Assista AgoraO filme tem boa e legítima intenção, mas isso não basta para torná-lo uma obra audiovisual admirável. Falha, principalmente, nos argumentos político-ambientalistas por apresentar mais opinião do que argumentos, e quando os oferece, são dados insuficientes e com pouca credibilidade. Como aguém já apontou aqui nos comentários, é sensacionalista e tendencioso. E digo mais, militante e subestima a inteligência do espectador ao tentar implantar-lhe um modo de pensar, não o permitindo chegar a suas próprias conclusões. Quanto a sua temática, respeito a ideologia do vegetariano e do vegano e concordo que medidas devem ser tomadas para diminuir o sofrimento dos animais. Porém, seus ideiais não irão me fazer abolir a carne do meu cardápio. E isso, simplesmente, por um detalhe ignorado pelo filme: a subjetividade. Eu gosto de carne.
A Coisa
3.2 811 Assista AgoraPodem estar vendendo como prelúdio e até acreditar nisso, mas é claramente um remake. A trama é praticamente a mesma e várias cenas do original foram reapresentadas. Vi no Festival do Rio.
Cassino Royale
3.0 53 Assista AgoraCassino Royale é a prova de que cenas excelentes não fazem um bom filme. O fato de ter 6 diretores provocou um remendo de estilos e uma incoerência narrativa enorme, o que explica o desastre. Lamentável, pois o elenco está ótimo e, repito, cenas isoladas inspiradíssimas.