“Observar a correria da vida é sempre motivo para reflexão. É divertido – quando se gosta das pessoas. Para isso, deve-se olhar as coisas de uma altura apropriada. Não tão alto quanto os cosmonautas. Eles não têm tempo de perceber o que acontece aqui”.
Apreciei muito o fato de que as práticas de bruxaria estão vinculadas aos saberes e fazeres femininos nesse filme. Ele tem uma narrativa lúgubre e acredito que isso se origina não apenas da inspiração nos contos de fadas, mas também da condenação histórica imposta às mulheres consideradas bruxas. Além disso, o tratamento do som me chamou bastante a atenção. Parecia que o som não foi pensado apenas para a ambientação, mas era também um narrador da história. Enfim, quanto mais eu penso sobre o filme, mais eu gosto dele.
Em uma das últimas cenas aquele enquadramento da Mary, como se ela mesma fosse uma pintura no meio de tantos retratos masculinos, faz tirar o fôlego de quem a assiste. Imaginem quantas biografias femininas anôninas permeiam a história da ciência. Não vejo como problema a ausência de um roteiro com grandes reviravoltas, Ammonite me ganhou por ser um filme sobre as sutilezas, e por vezes a rispidez, do cotidiano.
O prazer de ter assistido Suspiria completamente no escuro, e ainda assim ter pegado algumas das referências de arte feminista que Guadagnino, mais tarde descobri, de fato se inspirou. Como, a título de exemplo, as fotografias de Francesca Woodman que assustadoramente surgem nos sonhos de Susie. Isto, somado aos atos que estão em oposição as cenas, a dança contemporânea e a trilha sonora composta por respiração, gemidos e suspiros só vem a reforçar a tese de que este não é apenas mais um filme de horror. Melhor, “This Isn’t Vanity, This Is Art”.
Lógico que é de uma responsabilidade gigantesca fazer um filme sobre a vida da Virgínia Woolf. Mas que esse filme ficou péssimo não há como contestar. Primeiro, as atuações são precárias. E Virgínia já devia ter seus 40 anos de idade quando se envolveu com a Vita, logo, optar por uma atriz padrão, que aparenta ter 20 anos e dançar como se estivesse numa roda do Sagrado Feminino não é nada coerente. Segundo que o senso estético desse filme é bizarro, os efeitos especiais e a trilha sonora estão, surpreendentemente, fora de contexto. A única coisa que salva são as cartas, mas isso também não é mérito do filme já que elas existem por causa da história real.
Entrevistador: - A bruxa tem sido comparada a um filme de terror, mas é também um estudo gótico da fé e do patriarcado, parecido com o The Devils (1971), ou mesmo The Village (2004) - e às vezes parece quase um relato documental da história, aspereza da vida no século XVII na América. Como você caracterizaria seu filme?
Robert Eggers: - Eu queria que este filme fosse como um pesadelo do passado, como o pesadelo de um puritano que você poderia colocar na mente. E é um conto popular. [...] Acho que bons contos de fadas e contos populares são sempre dramas familiares, e um drama familiar é o drama mais interessante.
Eu já gostava do filme, mas depois dessa entrevista e de imaginar a narrativa do filme como um pesadelo possível das atuais famílias de políticos puritanos, tive que voltar aqui e favoritar.
Quase 50 anos após o lançamento do filme, tive a oportunidade de assistir no cinema e ouvir o que a própria Christina Lindberg tinha pra dizer sobre o filme.
(i) é real o fato de que utilizaram um corpo de verdade na cena do olho e, sim, era de uma menina que havia se suicidado. (ii) Christina fez todas aquelas aulas e disparou tiros de verdade, em algumas das cenas os "figurantes" eram só passantes na rua e não sabiam o que estava acontecendo. Christina foi levada pela polícia após o ocorrido. (iii) ela parece se incomodar com as cenas de sexo explícito, pois justificou várias vezes dizendo que não era ela nas cenas. Como ela mesma disse, ela era uma pin up, então não se incomodava com a nudez, mas não lembra de terem mencionado sexo explícito no contrato. Ou seja, o diretor era consideravelmente louco.
Na minha opinião, não é um filme que eu recomendaria para mulheres que possam já ter sofrido algum tipo de violência, o filme neste sentido é cheio de trigger. É sobre violência e o propósito é mesmo causar. Ao mesmo tempo, pra quem procura uma girl power, Madaleine certamente não só alcança todos os quesitos, mas ela destrói os quesitos.
Fiquei com a sensação de que o ocorrido em Colónia Dignidad durante a ditadura chilena, serviu como base para Margareth Atwood construir parte da obra The Handmaid's Tale. A humilhação feminina, a tortura, o trabalho forçado que beira a exaustão e até mesmo a figura das "Tias" estão muito presentes.
Ainda bem quê, como disse um outro filme, "O amor é uma célula revolucionária."
Fotografia e ambientação impecáveis. Mas o cerne do filme está, inegavelmente, nos diálogos.
"Ninguém se sente sozinho numa livraria."
"No caso de biografias, acho melhor quando são de pessoas do bem, mas os romances são mais interessantes quando são sobre as pessoas más."
"Boas intenções? Violet Gamard? O que ela quer é um centro de artes. Eu lhe pergunto, porque esta maldita cidade precisa de um centro de artes? E como a arte pode ter um centro?"
Gosto de pensar na ideia de que o espírito do vento neste filme é uma indígena maya, andarilha que leva os seus saberes e fazeres para outros lugares do mundo que os necessitam.
Eu moro numa cidade que é conhecida pelos seus dias de ventos fortes, quentes e secos: os dias de vento norte. A sua forma de soprar parece sempre enlouquecer seus moradores. Parece que também existem indícios de maiores ocorrências criminais e demais problemas de ordem pública em seus dias de sopro. Tudo se remexe nesses dias, até mesmo o humor das pessoas.
E, assim como no filme, o vento norte que sopra aqui na cidade de Santa Maria também tem suas origens em lendas indígenas.
Vento norte e o filme Chocolate estão, para mim, conectados. O vento é um fator que acompanha as grandes mudanças. Amo o vento e o filme, muito embora odeie o fato de Depp fazer parte deste último.
Eu não fiquei com o sentimento de que foi a crença que separou as duas. Até porque, Naomi era a mais "religiosa" das duas e achou brechas em sua própria religião para que o romance entre elas pudesse acontecer. A escolha de Michele e o filme no geral dizem mais respeito a forma patriarcal como toda a sociedade está estruturada.
Michele escolheu ter "uma vida normal" com marido e filhos. Talvez se ela vivesse atualmente na nossa sociedade ocidental, sua família pudesse ser constituída com Naomi. Mas ainda assim, haveriam outros enfrentamentos.
A forma como sua professora no Midrashá sonhava com a primeira mulher "rabino", as lembranças de Naomi acerca do adoecimento de sua mãe no confinamento do lar e também a decisão de Naomi de enfrentar o seu pai, desistir do casamento com um homem e continuar estudando desenham a forma como o filme conduz a crítica aos papéis desempenhados injustamente pelas mulheres ao longo dos séculos nas sociedades.
O final é típico de filmes lésbicos e partiu o meu coração mais uma vez. </3
Eu chorei junto. Chorei pela criança que irá crescer num mundo que comercializa animais como se fossem coisas e também pelos milhares de touros assassinados como provação de masculinidade e virilidade de homens estúpidos.
o Luke vai até a Léia e fala que as pessoas não se perdem completamente... General Organa, que a força esteja com você assim como você sempre estará em meu ❤
Um Dia, Um Gato
4.0 80 Assista Agora“Observar a correria da vida é sempre motivo para reflexão. É divertido – quando se gosta das pessoas. Para isso, deve-se olhar as coisas de uma altura apropriada. Não tão alto quanto os cosmonautas. Eles não têm tempo de perceber o que acontece aqui”.
Quando Éramos Bruxas
3.5 27 Assista AgoraApreciei muito o fato de que as práticas de bruxaria estão vinculadas aos saberes e fazeres femininos nesse filme. Ele tem uma narrativa lúgubre e acredito que isso se origina não apenas da inspiração nos contos de fadas, mas também da condenação histórica imposta às mulheres consideradas bruxas. Além disso, o tratamento do som me chamou bastante a atenção. Parecia que o som não foi pensado apenas para a ambientação, mas era também um narrador da história. Enfim, quanto mais eu penso sobre o filme, mais eu gosto dele.
Mens@gem Para Você
3.4 427 Assista Agora"As pessoas sempre dizem que mudar é uma coisa boa. Mas o que realmente querem dizer é que algo que não desejavam, afinal aconteceu".
Uma Quedinha de Natal
2.7 224O prazer que foi ouvir a Lindsey Lohan cantando Jingle Bell Rock 18 anos depois do lançamento de Mean Girls.
O Jogo do Amor - Ódio
3.1 113 Assista AgoraQuero o guarda-roupas inteiro da Lucy!
Ainda Estou Aqui
2.7 116 Assista AgoraOnde foi que encontraram um ator parecido com o Patrick Swayze para fazer esse remake de Ghost?
Te Amarei Para Sempre
3.7 1,4K Assista AgoraNão importa quantos romances com a Rachel McAdams existam, eu vou continuar assistindo pra sempre.
Ammonite
3.6 243 Assista AgoraEm uma das últimas cenas aquele enquadramento da Mary, como se ela mesma fosse uma pintura no meio de tantos retratos masculinos, faz tirar o fôlego de quem a assiste. Imaginem quantas biografias femininas anôninas permeiam a história da ciência. Não vejo como problema a ausência de um roteiro com grandes reviravoltas, Ammonite me ganhou por ser um filme sobre as sutilezas, e por vezes a rispidez, do cotidiano.
Suspíria: A Dança do Medo
3.7 1,2K Assista AgoraO prazer de ter assistido Suspiria completamente no escuro, e ainda assim ter pegado algumas das referências de arte feminista que Guadagnino, mais tarde descobri, de fato se inspirou. Como, a título de exemplo, as fotografias de Francesca Woodman que assustadoramente surgem nos sonhos de Susie. Isto, somado aos atos que estão em oposição as cenas, a dança contemporânea e a trilha sonora composta por respiração, gemidos e suspiros só vem a reforçar a tese de que este não é apenas mais um filme de horror. Melhor, “This Isn’t Vanity, This Is Art”.
Um Romance nas Entrelinhas
3.4 57 Assista AgoraLógico que é de uma responsabilidade gigantesca fazer um filme sobre a vida da Virgínia Woolf. Mas que esse filme ficou péssimo não há como contestar. Primeiro, as atuações são precárias. E Virgínia já devia ter seus 40 anos de idade quando se envolveu com a Vita, logo, optar por uma atriz padrão, que aparenta ter 20 anos e dançar como se estivesse numa roda do Sagrado Feminino não é nada coerente. Segundo que o senso estético desse filme é bizarro, os efeitos especiais e a trilha sonora estão, surpreendentemente, fora de contexto. A única coisa que salva são as cartas, mas isso também não é mérito do filme já que elas existem por causa da história real.
Rafiki
4.0 110 Assista AgoraRosa é a cor mais quente.
A Bruxa
3.6 3,4K Assista AgoraEntrevistador: - A bruxa tem sido comparada a um filme de terror, mas é também um estudo gótico da fé e do patriarcado, parecido com o The Devils (1971), ou mesmo The Village (2004) - e às vezes parece quase um relato documental da história, aspereza da vida no século XVII na América. Como você caracterizaria seu filme?
Robert Eggers: - Eu queria que este filme fosse como um pesadelo do passado, como o pesadelo de um puritano que você poderia colocar na mente. E é um conto popular. [...] Acho que bons contos de fadas e contos populares são sempre dramas familiares, e um drama familiar é o drama mais interessante.
Eu já gostava do filme, mas depois dessa entrevista e de imaginar a narrativa do filme como um pesadelo possível das atuais famílias de políticos puritanos, tive que voltar aqui e favoritar.
Thriller: Um Filme Cruel
3.7 256Quase 50 anos após o lançamento do filme, tive a oportunidade de assistir no cinema e ouvir o que a própria Christina Lindberg tinha pra dizer sobre o filme.
(i) é real o fato de que utilizaram um corpo de verdade na cena do olho e, sim, era de uma menina que havia se suicidado. (ii) Christina fez todas aquelas aulas e disparou tiros de verdade, em algumas das cenas os "figurantes" eram só passantes na rua e não sabiam o que estava acontecendo. Christina foi levada pela polícia após o ocorrido. (iii) ela parece se incomodar com as cenas de sexo explícito, pois justificou várias vezes dizendo que não era ela nas cenas. Como ela mesma disse, ela era uma pin up, então não se incomodava com a nudez, mas não lembra de terem mencionado sexo explícito no contrato. Ou seja, o diretor era consideravelmente louco.
Na minha opinião, não é um filme que eu recomendaria para mulheres que possam já ter sofrido algum tipo de violência, o filme neste sentido é cheio de trigger. É sobre violência e o propósito é mesmo causar. Ao mesmo tempo, pra quem procura uma girl power, Madaleine certamente não só alcança todos os quesitos, mas ela destrói os quesitos.
Amor e Revolução
3.9 298 Assista AgoraFiquei com a sensação de que o ocorrido em Colónia Dignidad durante a ditadura chilena, serviu como base para Margareth Atwood construir parte da obra The Handmaid's Tale. A humilhação feminina, a tortura, o trabalho forçado que beira a exaustão e até mesmo a figura das "Tias" estão muito presentes.
Ainda bem quê, como disse um outro filme, "O amor é uma célula revolucionária."
A Livraria
3.6 218 Assista AgoraFotografia e ambientação impecáveis. Mas o cerne do filme está, inegavelmente, nos diálogos.
"Ninguém se sente sozinho numa livraria."
"No caso de biografias, acho melhor quando são de pessoas do bem, mas os romances são mais interessantes quando são sobre as pessoas más."
"Boas intenções? Violet Gamard? O que ela quer é um centro de artes. Eu lhe pergunto, porque esta maldita cidade precisa de um centro de artes? E como a arte pode ter um centro?"
Atenção especial para a personagem Christine ♥
Nasce Uma Estrela
4.0 2,4K Assista AgoraLady Gaga como atriz é uma ótima cantora.
A Sociedade Literária e A Torta de Casca de Batata
4.0 486 Assista AgoraMuito amor pelo título desse filme ❤
Chocolate
3.7 773Gosto de pensar na ideia de que o espírito do vento neste filme é uma indígena maya, andarilha que leva os seus saberes e fazeres para outros lugares do mundo que os necessitam.
Eu moro numa cidade que é conhecida pelos seus dias de ventos fortes, quentes e secos: os dias de vento norte. A sua forma de soprar parece sempre enlouquecer seus moradores. Parece que também existem indícios de maiores ocorrências criminais e demais problemas de ordem pública em seus dias de sopro. Tudo se remexe nesses dias, até mesmo o humor das pessoas.
E, assim como no filme, o vento norte que sopra aqui na cidade de Santa Maria também tem suas origens em lendas indígenas.
Vento norte e o filme Chocolate estão, para mim, conectados. O vento é um fator que acompanha as grandes mudanças. Amo o vento e o filme, muito embora odeie o fato de Depp fazer parte deste último.
Julie & Julia
3.6 1,1K Assista AgoraFiquei com dó das lagostas :(
Antes do Pôr-do-Sol
4.2 1,5K Assista AgoraEu tô muito apaixonada pela Celine dançando e fazendo a Nina Simone. ❤
Segredos Íntimos
3.5 69Eu não fiquei com o sentimento de que foi a crença que separou as duas. Até porque, Naomi era a mais "religiosa" das duas e achou brechas em sua própria religião para que o romance entre elas pudesse acontecer. A escolha de Michele e o filme no geral dizem mais respeito a forma patriarcal como toda a sociedade está estruturada.
Michele escolheu ter "uma vida normal" com marido e filhos. Talvez se ela vivesse atualmente na nossa sociedade ocidental, sua família pudesse ser constituída com Naomi. Mas ainda assim, haveriam outros enfrentamentos.
A forma como sua professora no Midrashá sonhava com a primeira mulher "rabino", as lembranças de Naomi acerca do adoecimento de sua mãe no confinamento do lar e também a decisão de Naomi de enfrentar o seu pai, desistir do casamento com um homem e continuar estudando desenham a forma como o filme conduz a crítica aos papéis desempenhados injustamente pelas mulheres ao longo dos séculos nas sociedades.
O final é típico de filmes lésbicos e partiu o meu coração mais uma vez. </3
A Ganha-Pão
4.4 272Cadê legenda em pt? :(
O Touro Ferdinando
3.7 440 Assista AgoraAssisti no cinema, e uma criança de uns dois anos de idade chorava sem parar no momento em que
o matador aponta a espada para o Ferdinando.
Esse filme é um apelo pelo fim das touradas!
Star Wars, Episódio VIII: Os Últimos Jedi
4.1 1,6K Assista AgoraDoeu o coraçãozinho na hora em que
o Luke vai até a Léia e fala que as pessoas não se perdem completamente... General Organa, que a força esteja com você assim como você sempre estará em meu ❤