O filme tem um ritmo que considero um grande equívoco, entretanto tem também um grande acerto. A montagem frenética é absolutamente desestimulante (talvez estressante) e destoa de forma grosseira o peso que o filme impõe. O grande acerto está justamente nesta imposição:
O peso dessa história angustiante e deprimente carrega a curiosidade e sustenta o interesse até o final. É uma história que precisava ser contada. Vale a pena ser visto, apesar dos pesares.
Excelente surpresa. Domina magistralmente os fundamentos do gênero e se destaca - dentre várias questões, pelo tema que expõe. "Wind River" é excelente, porém seria um habitual drama-suspense-policial, se não fosse pela tremenda relevância do assunto abordado, que definitivamente o descola para longe do lugar comum.
Se saltássemos de "Enterrem Meu Coração na Curva do Rio" (2007) diretamente para o "Wind River", não estranharíamos que é desta forma apresentada no último que estão muitos indígenas em suas reservas florestais.
O filme expõe uma questão grave e evidencia um racismo incutido nas instituições, acumulando descaso e por que não, eugenia.
Dito isso tudo, chega a ser um profundo desrespeito que a tradução se chame "Terra Selvagem", desconsiderando tudo que a palavra selvagem carrega.
O filme merece ser visto por todas suas qualidades: atuações fortes, roteiro muito bem construído, ótimo trabalho sonoro e sua indiscutível relevância de levar luz a um tema negligenciado - e não se engane! - tirando a nevasca, dá pra pensar bastante nosso país também.
'Raw' é absolutamente insosso e lhe falta, dentre muitas coisas, foco. Recentemente assisti ao 'Swallow' (2019) do Carlo Mirabella-Davis e a comparação ajuda a entender os problemas de 'Raw'. Enquanto o 'Swallow' numa fantástica atuação da Haley Bennett, busca a profundidade na construção da personagem principal, 'Raw' justifica as cenas pretensiosamente chocantes com um roteiro fraco, com personagens rasos como um píres rachado, em atuações caricatas e desestimulantes. Se ao menos o gore fosse bem executado, conseguiria ser memorável no terrível desconforto causado, mas infelizmente, nada no filme se salva.
Assim como o mestre Kazuo Oga faz no Studio Ghibli, o Henrik Evensen contribui dando o tom (e a paleta) da animação que encanta desde sua arte, ao frescor no roteiro para um tema tão... habitual. O desenvolvimento dos personagens é muito eficiente, acima da médias das animações ocidentais e o resultado geral é só um: puro encantamento. O filme é leve, consegue olhar pra um tema tão penetrado na cultura ocidental e ainda trazer o ar de novidade. Indiscutivelmente está entre as melhores animações do ano passado. Um primor que merece ser visto (e revisto).
Um excelente retrato da precarização do trabalho e a desumanização no capitalismo. O roteiro é simples, porém as atuações - com destaque para as crianças - sustentam o peso dramático que o filme impõe com áspera crueza. Assistí-lo é necessário.
Este filme me lembrou o também incrível "A Culpa é do Fidel" da excelente Julie Gavras. Pegar um assunto complexo e abordá-lo pelo olhar da criança exige sensibilidade e Waititi acerta a mão. O filme consegue dosar bem a comédia - que de fato é ótima - com o drama que o assunto impõe. A direção de arte é impecável e os atores estão muito bem, além de terem grande química em cena. O filme é um grande acerto e merece todo o reconhecimento que tem tido.
Nessa história de vingança com muitos personagens. as mudanças de aparência da protagonista ao longo do tempo confundem o espectador, que precisa montar um quebra-cabeça-não-linear. Apesar da excelente atuação da Ok-bin Kim como a letal Sook-hee, o roteiro se perde e não sustenta as duras horas do longa, sendo até previsível apesar da tentativa de plot twist
. As cenas da abertura e do final são muito inventivas e inesquecíveis, trazem um "frescor" para o deserto repetitivo dos filmes americanos de ação, que dominam este imaginário. Essas cenas de início e desfecho, merecem por si só, prêmios e mais reconhecimentos. Os movimentos de câmera são primorosos e as coreografias são realmente de tirar o fôlego. Algumas cenas do filme, inclusive, foram fonte direta para o adorado John Wick 3 do eternamente jovem e carismático Keanu Reeves. Vale assistir, especialmente se for fã de grandes cenas de ação e paciente com roteiros menos-empolgantes.
Indiscutivelmente o melhor dos filmes do Thor. O filme não se leva a sério e daí vem seu maior triunfo. Pra quem quiser umas risadas descompromissadas num blockbuster de herói, é A pedida.
Se fôssemos avaliar apenas o aspecto técnico isolado no esforço da pintura, estaria até agora batendo palmas pro filme. É visualmente deslumbrante, ainda que em certos momentos esse esforço constante em reproduzir o traço de Vicentinho, faz com que a rotoscopia canse os olhos. Chega a tornar algumas cenas simples -
como do personagem andando na rua, num pesadelo perturbador, como se o cenário se desintegrasse.
É um filme mediano, com um roteiro que tenta ser didático e acaba por cansar, ainda que apresente um bonito final. Vale ser visto, nem que seja pela curiosidade pela animação.
"MUD" é muito mais do que parece. A própria tradução subestima e desmerece a qualidade do filme, que na verdade é muito sensível. Traz uma inocência e fala sobre amar. O amor fraterno. O amor entre amigos. O amor que é honesto e verdadeiro,
Jeff Nichols invoca simpatia através de personagens intrigantes e bem construídos - principalmente as crianças. É uma história simples, mas ele não se limita à simplesmente contá-la e deixar toda a carga no roteiro.
É justamente a preocupação poética com a linguagem fílmica que enriquece e traz lindas camadas ao filme. As muitas metáforas visuais que são trabalhadas para falar sobre infância, amadurecimento, acreditar no amor e ter esperança para novos caminhos -
E pensar que este filme tem mais de 60 anos nas costas... Uma obra irretocável, um marco na história do cinema mundial. Mais que compreensíveis às marcas tão profundas que este filme deixou na cultura popular ocidental. Kurosawa era um verdadeiro mestre dos mestres da 7ª arte. Gênio!
Um angustiante acerto de Nolan. Sua preocupação com reproduzir a atmosfera extrema da guerra é magistralmente atingida através de um trabalho de som irretocável e uma câmera instável que nos põe lado a lado dos personagens.
Boas atuações por parte do elenco que consegue transmitir o terror, medo e angústia sem precisar dizer muito. Como experiência fílmica para a grande tela, Nolan atingiu algo muito próximo de uma perfeição técnica. Um verdadeiro primor.
Com a proposta de incentivar o turismo para além de Paris, o filme explora os estereótipos clássicos do francês-bon-vivant-sedutor e da mulher-americana-rica que o marido não tem tempo para ela.
Com um rascunho de roteiro, a prioridade aqui é ser cartão postal da arquitetura e gastronomia de uma França menos badalada, quando comparada com Paris.
Sobra no fundo uma atuação simpática dos atores principais, podendo arrancar uns eventuais sorrisos de um espectador mais disposto.
Uma sátira divertidíssima ao mundo do estrelato no cinema. É como o Cronenberg com "Mapa para as estrelas", mas ao invés de te chocar, te faz morrer de rir.
Doentio, o mal pelo mal e a crueldade por diversão. Mesmo após mais de 40 anos, esse filme de Pasolini continua a ser profundamente incômodo e controverso. É uma adaptação que causaria náusea até ao Marquês de Sade.
Queria muito encontrar uma maneira de assistir a esse filme. Se alguém souber de DVD à venda ou algum link-dos-broders-e-manas, por favor, compartilhem comigo rs
Um filme de terror incrivelmente delicado. A forma que Nakata melancolicamente constrói a relação da mãe e filha é o grande destaque. Poucos filmes de terror conseguem explorar tão bem o drama como Nakata em "Dark Water". A sequência final
é de grande emoção e poesia visual: o elevador abrindo e jorrando água e a Ikuko mais velha reecontrando a mãe são cenas lindíssimas.
Temos aulas atrás de aulas de como construir um suspense. A música - e principalmente a falta dela, são muito bem usadas e constróem o terror em várias cenas. Algumas cenas inclusive, foram copiadas quadro-a-quadro por diversos fillmes de terror americano na década seguinte.
Poucos conseguem atingir a maestria que Nakata atingiu em "Dark Water": entregar tanta emoção num filme de terror/ suspense. É sem dúvidas, um dos grandes do terror japonês.
Na trilha sonora, Dario Marianelli está muito bem e entrega uma competente trilha. Regina Spektor traz uma linda interpretação de While My Guitar Gently Weeps. Infelizmente o filme se perde na sua espinha dorsal e o roteiro é raso e fica aquém de tanta beleza. A premissa é simples e tinha tudo para dar certo, mas não atinge o que se propõe. Talvez a pressa que o cinema ocidental impõe nas animações de desenvolver as histórias e adequar a um tempo comercialmente agradável seja o principal fator pro desenvolvimento não ter ido tão bem.
Ainda assim, o filme é um passo adiante na filmografia da Laika, que vem se tornando um dos estúdios de maior prestígio e qualidade da animação ocidental. Já fico na espera de um próximo filme.
"Living grows round us like a skin To shut away the outer desolation For if we clearly mark the furthest deep We should be dead long years before the grave. But turning around within the homely shell Of worry, discontent, and narrow joy We grow and flourish And rarely see the outside dark That would confound our eyes.
Some break the shell.
I think that there are those Who push their fingers through The brittle walls And make a hole. And through this cruel slit Stare out across the cinders of the world With naked eyes. They look both out and in Knowing themselves And too much else besides."
Dear Zachary: Um Caso Chocante
4.4 250O filme tem um ritmo que considero um grande equívoco, entretanto tem também um grande acerto. A montagem frenética é absolutamente desestimulante (talvez estressante) e destoa de forma grosseira o peso que o filme impõe. O grande acerto está justamente nesta imposição:
"o que aconteceu com esse bebê?".
Terra Selvagem
3.8 594 Assista AgoraExcelente surpresa. Domina magistralmente os fundamentos do gênero e se destaca - dentre várias questões, pelo tema que expõe. "Wind River" é excelente, porém seria um habitual drama-suspense-policial, se não fosse pela tremenda relevância do assunto abordado, que definitivamente o descola para longe do lugar comum.
Se saltássemos de "Enterrem Meu Coração na Curva do Rio" (2007) diretamente para o "Wind River", não estranharíamos que é desta forma apresentada no último que estão muitos indígenas em suas reservas florestais.
O filme expõe uma questão grave e evidencia um racismo incutido nas instituições, acumulando descaso e por que não, eugenia.
O filme merece ser visto por todas suas qualidades: atuações fortes, roteiro muito bem construído, ótimo trabalho sonoro e sua indiscutível relevância de levar luz a um tema negligenciado - e não se engane! - tirando a nevasca, dá pra pensar bastante nosso país também.
Grave
3.4 1,1K'Raw' é absolutamente insosso e lhe falta, dentre muitas coisas, foco. Recentemente assisti ao 'Swallow' (2019) do Carlo Mirabella-Davis e a comparação ajuda a entender os problemas de 'Raw'. Enquanto o 'Swallow' numa fantástica atuação da Haley Bennett, busca a profundidade na construção da personagem principal, 'Raw' justifica as cenas pretensiosamente chocantes com um roteiro fraco, com personagens rasos como um píres rachado, em atuações caricatas e desestimulantes. Se ao menos o gore fosse bem executado, conseguiria ser memorável no terrível desconforto causado, mas infelizmente, nada no filme se salva.
Klaus
4.3 610 Assista AgoraAssim como o mestre Kazuo Oga faz no Studio Ghibli, o Henrik Evensen contribui dando o tom (e a paleta) da animação que encanta desde sua arte, ao frescor no roteiro para um tema tão... habitual. O desenvolvimento dos personagens é muito eficiente, acima da médias das animações ocidentais e o resultado geral é só um: puro encantamento. O filme é leve, consegue olhar pra um tema tão penetrado na cultura ocidental e ainda trazer o ar de novidade. Indiscutivelmente está entre as melhores animações do ano passado. Um primor que merece ser visto (e revisto).
Você Não Estava Aqui
4.1 242 Assista AgoraUm excelente retrato da precarização do trabalho e a desumanização no capitalismo. O roteiro é simples, porém as atuações - com destaque para as crianças - sustentam o peso dramático que o filme impõe com áspera crueza. Assistí-lo é necessário.
Jojo Rabbit
4.2 1,6K Assista AgoraEste filme me lembrou o também incrível "A Culpa é do Fidel" da excelente Julie Gavras. Pegar um assunto complexo e abordá-lo pelo olhar da criança exige sensibilidade e Waititi acerta a mão. O filme consegue dosar bem a comédia - que de fato é ótima - com o drama que o assunto impõe. A direção de arte é impecável e os atores estão muito bem, além de terem grande química em cena. O filme é um grande acerto e merece todo o reconhecimento que tem tido.
A Vilã
3.6 224 Assista AgoraNessa história de vingança com muitos personagens. as mudanças de aparência da protagonista ao longo do tempo confundem o espectador, que precisa montar um quebra-cabeça-não-linear. Apesar da excelente atuação da Ok-bin Kim como a letal Sook-hee, o roteiro se perde e não sustenta as duras horas do longa, sendo até previsível apesar da tentativa de plot twist
Once Upon a Time Proletarian: 12 Tales of a Country
3.0 1Alguém tem? Não estou achando
Cabra Marcado Para Morrer
4.5 253 Assista AgoraCoutinho e sua equipe fizeram um verdadeiro patrimônio histórico-cultural da nossa história. Viva a contínua luta do povo brasileiro.
Thor: Ragnarok
3.7 1,9K Assista AgoraIndiscutivelmente o melhor dos filmes do Thor. O filme não se leva a sério e daí vem seu maior triunfo. Pra quem quiser umas risadas descompromissadas num blockbuster de herói, é A pedida.
Amnésia
4.2 2,2K Assista AgoraQuer uma aula de montagem? Tá aí.
Com Amor, Van Gogh
4.3 1,0K Assista AgoraSe fôssemos avaliar apenas o aspecto técnico isolado no esforço da pintura, estaria até agora batendo palmas pro filme. É visualmente deslumbrante, ainda que em certos momentos esse esforço constante em reproduzir o traço de Vicentinho, faz com que a rotoscopia canse os olhos. Chega a tornar algumas cenas simples -
como do personagem andando na rua, num pesadelo perturbador, como se o cenário se desintegrasse.
É um filme mediano, com um roteiro que tenta ser didático e acaba por cansar, ainda que apresente um bonito final. Vale ser visto, nem que seja pela curiosidade pela animação.
Amor Bandido
3.7 353 Assista Agora"MUD" é muito mais do que parece. A própria tradução subestima e desmerece a qualidade do filme, que na verdade é muito sensível. Traz uma inocência e fala sobre amar. O amor fraterno. O amor entre amigos. O amor que é honesto e verdadeiro,
ainda que não correspondido.
Jeff Nichols invoca simpatia através de personagens intrigantes e bem construídos - principalmente as crianças. É uma história simples, mas ele não se limita à simplesmente contá-la e deixar toda a carga no roteiro.
É justamente a preocupação poética com a linguagem fílmica que enriquece e traz lindas camadas ao filme. As muitas metáforas visuais que são trabalhadas para falar sobre infância, amadurecimento, acreditar no amor e ter esperança para novos caminhos -
a cena final, com um rio que vemos o horizonte, por exemplo
O Lamento da Imperatriz
4.0 7Pina Bausch e sua poesia da imagem-movimento encantam. Que força!
Os Sete Samurais
4.5 404E pensar que este filme tem mais de 60 anos nas costas... Uma obra irretocável, um marco na história do cinema mundial. Mais que compreensíveis às marcas tão profundas que este filme deixou na cultura popular ocidental. Kurosawa era um verdadeiro mestre dos mestres da 7ª arte. Gênio!
Dunkirk
3.8 2,0K Assista AgoraUm angustiante acerto de Nolan. Sua preocupação com reproduzir a atmosfera extrema da guerra é magistralmente atingida através de um trabalho de som irretocável e uma câmera instável que nos põe lado a lado dos personagens.
Boas atuações por parte do elenco que consegue transmitir o terror, medo e angústia sem precisar dizer muito. Como experiência fílmica para a grande tela, Nolan atingiu algo muito próximo de uma perfeição técnica. Um verdadeiro primor.
Paris Pode Esperar
3.2 110 Assista AgoraCom a proposta de incentivar o turismo para além de Paris, o filme explora os estereótipos clássicos do francês-bon-vivant-sedutor e da mulher-americana-rica que o marido não tem tempo para ela.
Com um rascunho de roteiro, a prioridade aqui é ser cartão postal da arquitetura e gastronomia de uma França menos badalada, quando comparada com Paris.
Sobra no fundo uma atuação simpática dos atores principais, podendo arrancar uns eventuais sorrisos de um espectador mais disposto.
Rock n' Roll: Por Trás da Fama
3.1 33Uma sátira divertidíssima ao mundo do estrelato no cinema. É como o Cronenberg com "Mapa para as estrelas", mas ao invés de te chocar, te faz morrer de rir.
Salò, ou os 120 Dias de Sodoma
3.2 1,0KDoentio, o mal pelo mal e a crueldade por diversão. Mesmo após mais de 40 anos, esse filme de Pasolini continua a ser profundamente incômodo e controverso. É uma adaptação que causaria náusea até ao Marquês de Sade.
Menino 23: Infâncias Perdidas no Brasil
4.4 86Queria muito encontrar uma maneira de assistir a esse filme. Se alguém souber de DVD à venda ou algum link-dos-broders-e-manas, por favor, compartilhem comigo rs
Água Negra
3.2 137Um filme de terror incrivelmente delicado. A forma que Nakata melancolicamente constrói a relação da mãe e filha é o grande destaque. Poucos filmes de terror conseguem explorar tão bem o drama como Nakata em "Dark Water". A sequência final
é de grande emoção e poesia visual: o elevador abrindo e jorrando água e a Ikuko mais velha reecontrando a mãe são cenas lindíssimas.
Temos aulas atrás de aulas de como construir um suspense. A música - e principalmente a falta dela, são muito bem usadas e constróem o terror em várias cenas. Algumas cenas inclusive, foram copiadas quadro-a-quadro por diversos fillmes de terror americano na década seguinte.
Poucos conseguem atingir a maestria que Nakata atingiu em "Dark Water": entregar tanta emoção num filme de terror/ suspense. É sem dúvidas, um dos grandes do terror japonês.
Kubo e as Cordas Mágicas
4.2 635 Assista AgoraVisualmente a Laika se superou. O stop-motion é realmente inacreditável e indiscutivelmente lindíssimo.
Na trilha sonora, Dario Marianelli está muito bem e entrega uma competente trilha. Regina Spektor traz uma linda interpretação de While My Guitar Gently Weeps. Infelizmente o filme se perde na sua espinha dorsal e o roteiro é raso e fica aquém de tanta beleza. A premissa é simples e tinha tudo para dar certo, mas não atinge o que se propõe. Talvez a pressa que o cinema ocidental impõe nas animações de desenvolver as histórias e adequar a um tempo comercialmente agradável seja o principal fator pro desenvolvimento não ter ido tão bem.
Whisky
3.8 111Impecável.
Uma Pele a Menos: Os Dias de Nick Drake
4.5 26The Shell
"Living grows round us like a skin
To shut away the outer desolation
For if we clearly mark the furthest deep
We should be dead long years before the grave.
But turning around within the homely shell
Of worry, discontent, and narrow joy
We grow and flourish
And rarely see the outside dark
That would confound our eyes.
Some break the shell.
I think that there are those
Who push their fingers through
The brittle walls
And make a hole.
And through this cruel slit
Stare out across the cinders of the world
With naked eyes.
They look both out and in
Knowing themselves
And too much else besides."