“Eu nasci quando ela me beijou. Eu morri quando ela me deixou. Eu vivi por algumas semanas enquanto ela me amou.”
Lindo, agoniante e desolador. Nicholas Ray e Humphrey Bogart conseguem exprimir com um olhar e um enquadramento uma gama de sentimentos que filmes inteiros não conseguem produzir. Pra mim, é a obra prima do diretor, e são várias.
John Wayne protagonizou os dois melhores faroestes da história. Rastros de Ódio e este, Rio Bravo. Liderando um bando de pessoas imperfeitas, com cicatrizes do passado e com algo a provar, eles crescem quando são obrigados por uma situação complicada a fazer o melhor possível, juntos. Clássico Howard Hawks, provavelmente seu filme mais completo.
A suposta homenagem a Douglas Sirk não passa de perfumaria pra enfeitar uma história clichê de racismo e homofobia, o que não tem absolutamente nada a ver com o cinema cheio de fervura e paixão refletido em suas cores vibrantes, do grande diretor norte americano da velha Hollywood.
É um pouco manipulador na maneira que apresenta as coisas, por exemplo, Derek e o pai em vários momentos fazem argumentos completamente lúcidos para defender suas posições, mas o diretor vai lá e coloca um xingamento racial aqui e ali de modo a invalidar o que foi dito. Teria sido bem honesto e mais profundo se tivesse nos poupado, mas acho que pela parcialidade do diretor ele simplesmente não conseguiu se conter. Pena.
A história de Júlio Cesar é um bom teste de caráter para dar a estranhos. Apenas uma pessoa de moral duvidosa pode ficar do lado do Senado e contra Júlio Cesar, que foi um grande homem, amado pelo povo e que entrou para história da civilização, enquanto entre os senadores, os únicos a entrarem nas páginas da história foram Cassius e Brutus, como traidores.
É o melhor filme anti-bélico possível, pois não glamouriza a guerra. Não existem heróis ou propósitos nobres. Existe apenas a política e o sistema que envia homens para morrer por objetivos que sequer compreendem e que nem ninguém pode explicar, não existe honra em morrer lutando por uma bandeira, existe apenas a injustiça e a perpetuação de uma classe no poder para que o mesmo filme seja repetido 10 vezes ou mais, como diria David Bowie.
Contém todos os pit stops de uma derrocada ao inferno espiritual. A negação, a derrota, a perda, a auto humilhação de um homem e talvez por fim a possibilidade de redenção. Me causa uma nostalgia especial também porque representa uma época em que Hollywood ainda buscava por lições morais edificantes e não em jogar pessoas umas contra as outras.
a primeira parte do filme é legal, mas depois se perde quando vira comício político e piora no final, quando tenta voltar a ser filme e apela pra conclusões mirabolantes e inverossímeis. Patético.
o povo que fala que é ruim, mas gosta, está fazendo um desserviço. o filme é bom porque é engraçado e ponto. Ruim é filme iraniano com 3 horas de paisagem porra.
as escolhas narrativas de Paul T. Anderson são muito interessantes, principalmente, quando ele prefere uma abordagem praticamente em tempo real, sem cortes, como nos diálogos com a família e a espera no sex-line, como uma maneira de acentuar o desconforto e a ansiedade do protagonista, existe um caos acumulado que aos poucos vai escapando, numa explosão momentânea como na destruição da janela ou no insano terceiro ato e ao final o filme ainda deixa uma mensagem muito bonita, de que somos responsáveis pela nossa felicidade e que ela está ao alcance, até ao mais imperfeito dos indivíduos. E Adam Sandler está soberbo, foi a escolha ideal.
Depois de anos como fã não-assumido das piadas de flatulência e comédias do Adam Sandler eu posso dizer, enfim, que ele fez um filme ruim. Muito sem graça e sem inspiração, não tem aquele clima buddy movie dos outros dele. Parece que ele aceitou o papel por obrigação.
Que filme mentiroso. Se um alien chegasse na terra e fosse obrigado a passar tanto tempo com aquele pirralho insuportável do Jaden Smith ele acabaria querendo destruir e pulverizar o planeta, não o contrário.
Que viagem. Esse filme é uma experiência surreal, é como um pesadelo filmado.
Estrada Perdida e Cidade dos Sonhos são duas obras primas sem igual. Só David Lynch mesmo. E quem está reclamando nos comments porque não entendeu, cara, você assistiu errado.
É, sem duvida nenhuma o melhor filme de Kubrick e, provavelmente, o melhor filme de todos os tempos. Filme não, documentário. Eu tenho 2 teorias diferentes para o que Stanley quis dizer com esse filme, primeiro e mais na cara, é um horror psicológico sobre os desejos mais profundos do seu subconsciente, que representam ao mesmo tempo o ápice do prazer e a maior das perdições. o instinto animal versus a racionalização constante que te priva deles, ás vezes para o seu próprio bem outras nem tanto, como vemos no filme a consumação destes desejos é sempre recebida com apreensão e agonia, te fazendo se afastar deles, fingir que não existem, mas é inútil, eles sempre vão te seguir, como um ser obscuro seguindo seus passos numa rua deserta.
A outra teoria, um pouco mais obscura e subentendida se dá num caráter mais conspiratório e sinistro do que mundanos conflitos psicológicos e sexuais (dos quais filmes como Crash e Um Método Perigoso, de Cronenberg, também fazem ótimas análises) tratando da elite globalista que secretamente domina o mundo. Kubrick era conhecido pela sua desconfiança no governo e demais instituições, segundo Nicole Kidman, o diretor dizia constantemente para ela que pedófilos dominavam o mundo, o que sabendo o que sabemos hoje, a respeito de figuras como Jeffrey Epstein, Bill Clinton, Kevin Spacey, Michael Jackson, etc e o constante esforço de entidades como a igreja católica para encobrir casos de abuso e um empurrão cultural promovido pela esquerda política para normalização da pedofilia, se torna não uma teoria de conspiração, mas um fato observável.
E se realmente existe uma Ordem Mundial, que conspira para influenciar o destino do mundo e que usa destes desejos sexuais, reprimidos e obscuros e age sobre eles como uma forma de afronta as normas sociais e como representação da sua superioridade? E o que acontece quando um homem, sofrendo com estes mesmos conflitos humanos tem uma pequena amostra deste poder? O que acontece quando, por acidente, ele consegue olhar pelo buraco da fechadura dessa sociedade secreta? O resultado é uma jornada de terror que é obviamente muito mais do que ele pode suportar com uma sensação de perigo que sufoca e o espreita em todo momento. Eu digo sem medo de errar que Eyes Wide Shut é o filme mais assustador já feito e pior é que você nem sabe direito do quê está com medo.
Filme que todo pai deveria assistir com o filho, ou que, no mínimo, todo homem deveria assistir uma vez na vida. Filme construtor de caráter. E aquele final, meu deus, a mensagem que fica é de que não existe nada errado em viver pela arma, e de usar da violência para proteger quem você ama, mas no final, nos últimos momentos, não são as ferramentas que fazem o homem, é a honra e os valores morais. Como o ato de permitir sua crucificação (de certo modo, olhem a última cena) pelo bem dos seus filhos adotivos. Igual outro homem que conhecemos. Perfeito.
Howard Hawks fez de uma dezena de obras primas, mas Man's Favorite Sport é a minha favorita. Não é o mais inventivo ou afiado nos diálogos, mas é o mais engraçado, sem dúvida e tem uma nuance que indica muito sobre o cinema dele como um todo.
Assim como a pesca, muito autores podem escrever e contar histórias sobre o amor (histórias de pescador rs), mas vivê-lo é muito diferente, pode e deve te deixar em situações desconfortáveis, estranhas e contraditórias, mas se você for honesto, tudo pode terminar bem. E você não está no controle, então é melhor admitir que não sabe o que está fazendo e colocar seu coração. E Paula Prentiss (linda) e Rock Hudson tem uma química maravilhosa.
É, sem dúvida, a comédia mais alucinante da história do cinema e também solidificou vários conceitos do cinema da época (cuja criação se devem muito ao icônico It Happened That Night), transformando-os em estilo e num gênero.
Se alguém me dissesse que esse filme foi dirigido por Howard Hawks eu acreditaria, isso mostra o quão perfeito ele é. É a comédia mais histérica do cinema depois de His Girl Friday.
Musica triste no violino, mortes, musica triste no violino, mais mortes e fim. É incrível que apesar do filme ser narrado sob a perspectiva dos nazistas, o filme nunca se importe em discutir a motivação deles. Tipo "eles são nazistas né, faz todo sentido atirar na arquiteta judia no meio da obra, mesmo que ela estivesse correta. não é como se a gente fosse precisar dela depois neh" O Holocausto foi ruim. Nazistas são cruéis e bidimensionais, entendi, mas ainda assim um pouco mais de sutileza e nuance não fariam mal.
Um dramalhão piegas e apelativo, filmado em preto e branco por motivo algum a não ser diminuir o impacto visual da carnificina filmada para que o estúdio ainda conseguisse emplacar um sucesso na bilheteria. Spielberg fazendo cinema "sério" é sempre formulaico, forçado, cheio de cenas constrangedoras e dramalhão. Aquela coisa final com o carro, argh, totalmente desnecessário. Eu prefiro o diretor de Jurassic Park e ET. Obrigado, mas boa tentativa.
Lixo, Lixo, Lixo. Que tipo de pessoa assiste aquele final e se convence de que não acabou de perder 1 hora e 35 minutos de vida?? (spoilers) Então quer dizer, que a Summer no final percebeu que era capaz de amar, de casamento e de compromisso, mas isso acontece com outro homem? então porque a gente não assistiu ESSE filme? teria sido um tempo melhor gasto.
Não digo que que é de todo ruim, aliás, por um momento o filme é bem bacana, pela química do casal e pela graça de Zooey Deschanel, mas a afetação do diretor Marc Webb, como naquela ridícula cena da tela dividida e o número de sequências onde literalmente nada acontece e o diretor espera que seu bom gosto musical para trilha sonora faça o trabalho por ele estragam um pouco, mas nada se compara com o estrago que é o final dessa porcaria.
E não me venham com "ain mas não é uma história de amor" porque é sim, e uma das bem comuns, a única coisa incomum é o diretor decidindo sacanear todos os trouxas assistindo e os hipsters frustrados que elevaram essa perda de tempo a status de obra prima só porque a Zooey canta The Smiths (que é, de fato, uma banda maravilhosa, mas isso não vem ao caso). Não assistam!
a comparação ao restante da franquia certamente fez bem ao filme com o passar dos anos, apesar de um pouco repetitivo e previsível lá pro terceiro ato, como suspense é muito eficiente.
tem uma participação do Gary Oldman em Friends, dele ensinando ao Joey que pra ganhar prêmios de atuação, ele teria apenas que falar cuspindo, não é que tava certo? uma atuação canastrona (de um grande ator) e um filme que existe apenas em função dela.
No Silêncio da Noite
4.1 79 Assista Agora“Eu nasci quando ela me beijou. Eu morri quando ela me deixou. Eu vivi por algumas semanas enquanto ela me amou.”
Lindo, agoniante e desolador. Nicholas Ray e Humphrey Bogart conseguem exprimir com um olhar e um enquadramento uma gama de sentimentos que filmes inteiros não conseguem produzir. Pra mim, é a obra prima do diretor, e são várias.
Onde Começa o Inferno
4.2 128 Assista AgoraJohn Wayne protagonizou os dois melhores faroestes da história. Rastros de Ódio e este, Rio Bravo. Liderando um bando de pessoas imperfeitas, com cicatrizes do passado e com algo a provar, eles crescem quando são obrigados por uma situação complicada a fazer o melhor possível, juntos. Clássico Howard Hawks, provavelmente seu filme mais completo.
Longe do Paraíso
3.8 170 Assista AgoraA suposta homenagem a Douglas Sirk não passa de perfumaria pra enfeitar uma história clichê de racismo e homofobia, o que não tem absolutamente nada a ver com o cinema cheio de fervura e paixão refletido em suas cores vibrantes, do grande diretor norte americano da velha Hollywood.
A Outra História Americana
4.4 2,2K Assista AgoraÉ um pouco manipulador na maneira que apresenta as coisas, por exemplo, Derek e o pai em vários momentos fazem argumentos completamente lúcidos para defender suas posições, mas o diretor vai lá e coloca um xingamento racial aqui e ali de modo a invalidar o que foi dito. Teria sido bem honesto e mais profundo se tivesse nos poupado, mas acho que pela parcialidade do diretor ele simplesmente não conseguiu se conter. Pena.
Júlio César
3.8 39 Assista AgoraA história de Júlio Cesar é um bom teste de caráter para dar a estranhos. Apenas uma pessoa de moral duvidosa pode ficar do lado do Senado e contra Júlio Cesar, que foi um grande homem, amado pelo povo e que entrou para história da civilização, enquanto entre os senadores, os únicos a entrarem nas páginas da história foram Cassius e Brutus, como traidores.
Meninas Malvadas
3.7 2,1K Assista AgoraJúlio Cesar de Shakespeare, versão millennial.
Glória Feita de Sangue
4.4 448 Assista AgoraÉ o melhor filme anti-bélico possível, pois não glamouriza a guerra. Não existem heróis ou propósitos nobres. Existe apenas a política e o sistema que envia homens para morrer por objetivos que sequer compreendem e que nem ninguém pode explicar, não existe honra em morrer lutando por uma bandeira, existe apenas a injustiça e a perpetuação de uma classe no poder para que o mesmo filme seja repetido 10 vezes ou mais, como diria David Bowie.
Farrapo Humano
4.2 225 Assista AgoraContém todos os pit stops de uma derrocada ao inferno espiritual. A negação, a derrota, a perda, a auto humilhação de um homem e talvez por fim a possibilidade de redenção. Me causa uma nostalgia especial também porque representa uma época em que Hollywood ainda buscava por lições morais edificantes e não em jogar pessoas umas contra as outras.
Um Ato de Coragem
3.9 531 Assista Agoraa primeira parte do filme é legal, mas depois se perde quando vira comício político e piora no final, quando tenta voltar a ser filme e apela pra conclusões mirabolantes e inverossímeis. Patético.
Little Nicky: Um Diabo Diferente
3.1 456 Assista Agorao povo que fala que é ruim, mas gosta, está fazendo um desserviço. o filme é bom porque é engraçado e ponto. Ruim é filme iraniano com 3 horas de paisagem porra.
Embriagado de Amor
3.6 479 Assista Agoraas escolhas narrativas de Paul T. Anderson são muito interessantes, principalmente, quando ele prefere uma abordagem praticamente em tempo real, sem cortes, como nos diálogos com a família e a espera no sex-line, como uma maneira de acentuar o desconforto e a ansiedade do protagonista, existe um caos acumulado que aos poucos vai escapando, numa explosão momentânea como na destruição da janela ou no insano terceiro ato e ao final o filme ainda deixa uma mensagem muito bonita, de que somos responsáveis pela nossa felicidade e que ela está ao alcance, até ao mais imperfeito dos indivíduos. E Adam Sandler está soberbo, foi a escolha ideal.
Trocando os Pés
2.8 441 Assista AgoraDepois de anos como fã não-assumido das piadas de flatulência e comédias do Adam Sandler eu posso dizer, enfim, que ele fez um filme ruim. Muito sem graça e sem inspiração, não tem aquele clima buddy movie dos outros dele. Parece que ele aceitou o papel por obrigação.
Jean Charles
3.0 427 Assista Agoraaquela parte das putas entrando no apartamento ao som de Calypso foi a cereja do bolo. só faltou o Galvão Bueno ao fundo gritando Brasil-sil-sil.
O Dia em que a Terra Parou
2.7 783 Assista AgoraQue filme mentiroso. Se um alien chegasse na terra e fosse obrigado a passar tanto tempo com aquele pirralho insuportável do Jaden Smith ele acabaria querendo destruir e pulverizar o planeta, não o contrário.
E a mensagem ambientalista é burra e grosseira.
Estrada Perdida
4.1 469 Assista AgoraQue viagem. Esse filme é uma experiência surreal, é como um pesadelo filmado.
Estrada Perdida e Cidade dos Sonhos são duas obras primas sem igual. Só David Lynch mesmo. E quem está reclamando nos comments porque não entendeu, cara, você assistiu errado.
De Olhos Bem Fechados
3.9 1,5K Assista AgoraÉ, sem duvida nenhuma o melhor filme de Kubrick e, provavelmente, o melhor filme de todos os tempos. Filme não, documentário. Eu tenho 2 teorias diferentes para o que Stanley quis dizer com esse filme, primeiro e mais na cara, é um horror psicológico sobre os desejos mais profundos do seu subconsciente, que representam ao mesmo tempo o ápice do prazer e a maior das perdições. o instinto animal versus a racionalização constante que te priva deles, ás vezes para o seu próprio bem outras nem tanto, como vemos no filme a consumação destes desejos é sempre recebida com apreensão e agonia, te fazendo se afastar deles, fingir que não existem, mas é inútil, eles sempre vão te seguir, como um ser obscuro seguindo seus passos numa rua deserta.
A outra teoria, um pouco mais obscura e subentendida se dá num caráter mais conspiratório e sinistro do que mundanos conflitos psicológicos e sexuais (dos quais filmes como Crash e Um Método Perigoso, de Cronenberg, também fazem ótimas análises) tratando da elite globalista que secretamente domina o mundo. Kubrick era conhecido pela sua desconfiança no governo e demais instituições, segundo Nicole Kidman, o diretor dizia constantemente para ela que pedófilos dominavam o mundo, o que sabendo o que sabemos hoje, a respeito de figuras como Jeffrey Epstein, Bill Clinton, Kevin Spacey, Michael Jackson, etc e o constante esforço de entidades como a igreja católica para encobrir casos de abuso e um empurrão cultural promovido pela esquerda política para normalização da pedofilia, se torna não uma teoria de conspiração, mas um fato observável.
E se realmente existe uma Ordem Mundial, que conspira para influenciar o destino do mundo e que usa destes desejos sexuais, reprimidos e obscuros e age sobre eles como uma forma de afronta as normas sociais e como representação da sua superioridade? E o que acontece quando um homem, sofrendo com estes mesmos conflitos humanos tem uma pequena amostra deste poder? O que acontece quando, por acidente, ele consegue olhar pelo buraco da fechadura dessa sociedade secreta? O resultado é uma jornada de terror que é obviamente muito mais do que ele pode suportar com uma sensação de perigo que sufoca e o espreita em todo momento. Eu digo sem medo de errar que Eyes Wide Shut é o filme mais assustador já feito e pior é que você nem sabe direito do quê está com medo.
Gran Torino
4.2 1,5K Assista AgoraFilme que todo pai deveria assistir com o filho, ou que, no mínimo, todo homem deveria assistir uma vez na vida. Filme construtor de caráter. E aquele final, meu deus, a mensagem que fica é de que não existe nada errado em viver pela arma, e de usar da violência para proteger quem você ama, mas no final, nos últimos momentos, não são as ferramentas que fazem o homem, é a honra e os valores morais. Como o ato de permitir sua crucificação (de certo modo, olhem a última cena) pelo bem dos seus filhos adotivos. Igual outro homem que conhecemos. Perfeito.
O Esporte Favorito dos Homens
4.1 18Howard Hawks fez de uma dezena de obras primas, mas Man's Favorite Sport é a minha favorita. Não é o mais inventivo ou afiado nos diálogos, mas é o mais engraçado, sem dúvida e tem uma nuance que indica muito sobre o cinema dele como um todo.
Assim como a pesca, muito autores podem escrever e contar histórias sobre o amor (histórias de pescador rs), mas vivê-lo é muito diferente, pode e deve te deixar em situações desconfortáveis, estranhas e contraditórias, mas se você for honesto, tudo pode terminar bem. E você não está no controle, então é melhor admitir que não sabe o que está fazendo e colocar seu coração. E Paula Prentiss (linda) e Rock Hudson tem uma química maravilhosa.
Jejum de Amor
4.0 89 Assista AgoraÉ, sem dúvida, a comédia mais alucinante da história do cinema e também solidificou vários conceitos do cinema da época (cuja criação se devem muito ao icônico It Happened That Night), transformando-os em estilo e num gênero.
Cupido Não Tem Bandeira
4.0 56Se alguém me dissesse que esse filme foi dirigido por Howard Hawks eu acreditaria, isso mostra o quão perfeito ele é. É a comédia mais histérica do cinema depois de His Girl Friday.
A Lista de Schindler
4.6 2,3K Assista AgoraMusica triste no violino, mortes, musica triste no violino, mais mortes e fim. É incrível que apesar do filme ser narrado sob a perspectiva dos nazistas, o filme nunca se importe em discutir a motivação deles. Tipo "eles são nazistas né, faz todo sentido atirar na arquiteta judia no meio da obra, mesmo que ela estivesse correta. não é como se a gente fosse precisar dela depois neh" O Holocausto foi ruim. Nazistas são cruéis e bidimensionais, entendi, mas ainda assim um pouco mais de sutileza e nuance não fariam mal.
Um dramalhão piegas e apelativo, filmado em preto e branco por motivo algum a não ser diminuir o impacto visual da carnificina filmada para que o estúdio ainda conseguisse emplacar um sucesso na bilheteria. Spielberg fazendo cinema "sério" é sempre formulaico, forçado, cheio de cenas constrangedoras e dramalhão. Aquela coisa final com o carro, argh, totalmente desnecessário. Eu prefiro o diretor de Jurassic Park e ET. Obrigado, mas boa tentativa.
(500) Dias com Ela
4.0 5,7K Assista AgoraLixo, Lixo, Lixo. Que tipo de pessoa assiste aquele final e se convence de que não acabou de perder 1 hora e 35 minutos de vida?? (spoilers) Então quer dizer, que a Summer no final percebeu que era capaz de amar, de casamento e de compromisso, mas isso acontece com outro homem? então porque a gente não assistiu ESSE filme? teria sido um tempo melhor gasto.
Não digo que que é de todo ruim, aliás, por um momento o filme é bem bacana, pela química do casal e pela graça de Zooey Deschanel, mas a afetação do diretor Marc Webb, como naquela ridícula cena da tela dividida e o número de sequências onde literalmente nada acontece e o diretor espera que seu bom gosto musical para trilha sonora faça o trabalho por ele estragam um pouco, mas nada se compara com o estrago que é o final dessa porcaria.
E não me venham com "ain mas não é uma história de amor" porque é sim, e uma das bem comuns, a única coisa incomum é o diretor decidindo sacanear todos os trouxas assistindo e os hipsters frustrados que elevaram essa perda de tempo a status de obra prima só porque a Zooey canta The Smiths (que é, de fato, uma banda maravilhosa, mas isso não vem ao caso). Não assistam!
Sexta-Feira 13
3.4 778 Assista Agoraa comparação ao restante da franquia certamente fez bem ao filme com o passar dos anos, apesar de um pouco repetitivo e previsível lá pro terceiro ato, como suspense é muito eficiente.
O Destino de Uma Nação
3.7 723 Assista Agoratem uma participação do Gary Oldman em Friends, dele ensinando ao Joey que pra ganhar prêmios de atuação, ele teria apenas que falar cuspindo, não é que tava certo? uma atuação canastrona (de um grande ator) e um filme que existe apenas em função dela.