Eu tenho uma teoria muito DOIDA pra quem já viu o filme (sob uma ótica psicológica/psicanalítica):
O Ephraim (Robert Pattinson, o vampiro que brilha ou seja lá como vc quiser chamar) que é o faloreilo aprendiz, não chegou na ilha com o Thomas (o duende verde). Ele chega sozinho na ilha pra fugir do trabalho anterior na floresta pois ele assassinou seu companheiro de trabalho (não fica claro p/ mim se o Ephraim matou o colega de trabalho acidentalmente ou de propósito, mas isso não vem ao caso agora). A fuga para a ilha não significa somente escapar da cadeia, mas principalmente esquecer e reprimir os próprios atos cometidos. Na ilha, Ephraim cria essa figura paterna e autoritária (representada pelo Thomas) que o colocará "nos eixos", vigiando-o e disciplinando-o para torná-lo um homem responsável e um trabalhador exemplar. O motivo disso se dá pelo fato de que Ephraim matou o colega do trabalho anterior pois os dois tiveram relações sexuais, e para Ephraim tornou-se impossível aceitar uma sexualidade homoafetiva. Então, para não duvidar da própria identidade heterossexual, Ephraim acaba por assassinar seu companheiro. Dessa forma, para reafirmar sua masculinidade, Ephraim cria a figura do homem viril, mais velho e mais experiente: o Thomas. Porém, é possível perceber várias contradições no comportamento de Thomas e Ephraim, pois há uma evidente tensão sexual entre ambos. Inclusive na posição que Ephraim se coloca muitas vezes, de cuidar da limpeza/arrumação do local, na qual ele mesmo percebe que está realizando os deveres domésticos, se tornando a "dona de casa" da relação. No decorrer do tempo que se passa no filme, Ephraim vai resgatando alguns lampejos do seu período com o antigo companheiro de trabalho, porém sempre em uma espécie de sonho/viagem. A parte em que isso fica mais evidente é quando Ephraim está andando na ilha e vê o antigo colega de trabalho (aparece uma cabeça com cabelo branco virada de costas) na qual ele acerta com um machado, e logo depois Ephraim está transando com uma sereia. A sereia nada mais é que o próprio companheiro de Ephraim, que ele tanto medo tentando-a reprimir, mas a deseja (tanto que ele desaba no choro quando se masturba com a sereia de "brinquedo" que achou). Durante todo o filme, Thomas alerta que Ephraim precisa duvidar da realidade que o cerca, sempre o provocando para duvidar até de si mesmo. Thomas representa a lucidez, as pulsões sexuais e a consciência pesada de Ephraim, na qual ele tenta negar através do álcool. É possível perceber que os dois são a "mesma pessoa" quando Ephraim está correndo de Thomas, porém quando chegam na sala, Thomas afirma que era Ephraim que o estava perseguindo. Porém, a pressão da culpa pela morte do companheiro e de sua sexualidade reprimida é tão grande que Ephraim acaba assassinando Thomas (também na cabeça e com um machado!). O rosto do antigo companheiro aparece na figura do Thomas, encarando Ephraim, alguns segundos antes de ser assassinado. Ou seja, Ephraim está finalmente encarando a realidade do que aconteceu, e assim enterra sua consciência (o Thomas). O farol (que representa o falo) é a sexualidade que tanto Ephraim precisa descobrir e compreender, que sua própria consciência (representada pelo Thomas) o impedia. Só que a luz da verdade sobre sua identidade sexual e o que isso leva ao significado de ser homem é tão inconcebível para Ephraim que esta acaba o cegando (a luz também pode ser a culpa impossível de se carregar por ter assassinado seu companheiro).
Boyle decepcionou e MUITO com essa estupidez que não da pra chamar nem de filme! Se você não paga pau pros Beatles, nem perca seu tempo vendo esse filme. Se você nem conhece as músicas dos Beatles, pior ainda, porquê aí sim o filme vai ser uma sessão de tortura. Agora se você gosta daquele tipo de filme que que não traz nenhum tipo de reflexão, que não vai te agregar em nada... Ta aí uma opção de filme acrítico. Se você gosta de filme bem mixuruca, comédia pastelão, típico água com açúcar da sessão da tarde... Achou um exemplar.
Lula, o Filho do Brasil
2.7 1,1K Assista AgoraChorei do início ao fim. Magnífico.
Adoráveis Mulheres
4.0 974 Assista AgoraAdmito que não consegui terminar porque fiquei enjoada de tanto feminismo branco liberal
O Farol
3.8 1,6K Assista AgoraEu tenho uma teoria muito DOIDA pra quem já viu o filme (sob uma ótica psicológica/psicanalítica):
O Ephraim (Robert Pattinson, o vampiro que brilha ou seja lá como vc quiser chamar) que é o faloreilo aprendiz, não chegou na ilha com o Thomas (o duende verde). Ele chega sozinho na ilha pra fugir do trabalho anterior na floresta pois ele assassinou seu companheiro de trabalho (não fica claro p/ mim se o Ephraim matou o colega de trabalho acidentalmente ou de propósito, mas isso não vem ao caso agora). A fuga para a ilha não significa somente escapar da cadeia, mas principalmente esquecer e reprimir os próprios atos cometidos. Na ilha, Ephraim cria essa figura paterna e autoritária (representada pelo Thomas) que o colocará "nos eixos", vigiando-o e disciplinando-o para torná-lo um homem responsável e um trabalhador exemplar. O motivo disso se dá pelo fato de que Ephraim matou o colega do trabalho anterior pois os dois tiveram relações sexuais, e para Ephraim tornou-se impossível aceitar uma sexualidade homoafetiva. Então, para não duvidar da própria identidade heterossexual, Ephraim acaba por assassinar seu companheiro. Dessa forma, para reafirmar sua masculinidade, Ephraim cria a figura do homem viril, mais velho e mais experiente: o Thomas. Porém, é possível perceber várias contradições no comportamento de Thomas e Ephraim, pois há uma evidente tensão sexual entre ambos. Inclusive na posição que Ephraim se coloca muitas vezes, de cuidar da limpeza/arrumação do local, na qual ele mesmo percebe que está realizando os deveres domésticos, se tornando a "dona de casa" da relação. No decorrer do tempo que se passa no filme, Ephraim vai resgatando alguns lampejos do seu período com o antigo companheiro de trabalho, porém sempre em uma espécie de sonho/viagem. A parte em que isso fica mais evidente é quando Ephraim está andando na ilha e vê o antigo colega de trabalho (aparece uma cabeça com cabelo branco virada de costas) na qual ele acerta com um machado, e logo depois Ephraim está transando com uma sereia. A sereia nada mais é que o próprio companheiro de Ephraim, que ele tanto medo tentando-a reprimir, mas a deseja (tanto que ele desaba no choro quando se masturba com a sereia de "brinquedo" que achou). Durante todo o filme, Thomas alerta que Ephraim precisa duvidar da realidade que o cerca, sempre o provocando para duvidar até de si mesmo. Thomas representa a lucidez, as pulsões sexuais e a consciência pesada de Ephraim, na qual ele tenta negar através do álcool. É possível perceber que os dois são a "mesma pessoa" quando Ephraim está correndo de Thomas, porém quando chegam na sala, Thomas afirma que era Ephraim que o estava perseguindo. Porém, a pressão da culpa pela morte do companheiro e de sua sexualidade reprimida é tão grande que Ephraim acaba assassinando Thomas (também na cabeça e com um machado!). O rosto do antigo companheiro aparece na figura do Thomas, encarando Ephraim, alguns segundos antes de ser assassinado. Ou seja, Ephraim está finalmente encarando a realidade do que aconteceu, e assim enterra sua consciência (o Thomas). O farol (que representa o falo) é a sexualidade que tanto Ephraim precisa descobrir e compreender, que sua própria consciência (representada pelo Thomas) o impedia. Só que a luz da verdade sobre sua identidade sexual e o que isso leva ao significado de ser homem é tão inconcebível para Ephraim que esta acaba o cegando (a luz também pode ser a culpa impossível de se carregar por ter assassinado seu companheiro).
Bacurau
4.3 2,8K Assista AgoraViva a violência revolucionária!!!
Love
3.5 883"I want to make movies out of blood, sperm and tears."
Os Desconectados
3.9 441 Assista AgoraO problema não é a tecnologia, a questão é como nos relacionamos com ela
Yesterday: A Trilha do Sucesso
3.4 1,0KBoyle decepcionou e MUITO com essa estupidez que não da pra chamar nem de filme!
Se você não paga pau pros Beatles, nem perca seu tempo vendo esse filme.
Se você nem conhece as músicas dos Beatles, pior ainda, porquê aí sim o filme vai ser uma sessão de tortura.
Agora se você gosta daquele tipo de filme que que não traz nenhum tipo de reflexão, que não vai te agregar em nada... Ta aí uma opção de filme acrítico. Se você gosta de filme bem mixuruca, comédia pastelão, típico água com açúcar da sessão da tarde... Achou um exemplar.
Doutor Sono
3.7 1,0K Assista AgoraUma bosta de filme de tão chato realmente faz jus ao nome.