Esperava mais. É fraco em relação ao primeiro. Tem muito menos ação e a protagonista praticamente ficou apagada nessa sequência. A ladainha do "todos felizes para sempre" no final também não me comprou, não. Além disso, o que deveria ser a apoteose do filme, que foi a parte da batalha, até começou bem, mas tinha bem mais potencial de desenvolvimento. E, por fim, o principal de tudo: que menina INSUPORTÁVEL essa princesa. Revirei os olhos em cada cena que ela aparecia. Ou seja: quase o filme todo de olhos virados. O ranço já tinha se instalado desde o primeiro e só se aprofundou mais no segundo.
Acho meio pedante ficar tentando comparar o livro ao filme, pois cada um possui premissas e propostas distintas. Mas em uma adaptação assim isso é não só suscetível como inevitável. Nesse caso, o livro é denso e complexo demais para ser adaptado pra um longa desse jeito.
O ritmo do filme é bastante acelerado e as coisas só vão sendo jogadas para o espectador sem profundidade alguma. A relação do Ari com os pais foi abordada de maneira muito superficial e a questão com o irmão também foi apresentada de forma rasa; a relação com o Dante não teve muita química (embora tenha adorado a escolha dos atores para o papel). Muitos detalhes importantes foram esquecidos e outros adaptados de uma forma muito diferente e apressada.
Toda essa superficialidade parece ter colocado o Ari em um lugar de rebeldia juvenil bem diferente daquele personagem retratado no livro. Isso foi bem decepcionante.
Enfim, o filme não é horrível, mas o livro merecia bem mais. Talvez uma série, como alguns sugeriram.
Um clássico é um clássico. Fazer um filme desse em 1984 com aquela qualidade de efeitos práticos e com aquela direção criativa realmente é surpreendente.
Eu, sinceramente, achei esse filme muito mais explicativo e direto ao ponto do que os lançados recentemente. Claro que, por terem colocado tudo num filme só, a narrativa ficou bem apressada (ponto negativo). Mas no geral o diretor foi bem objetivo e não ficou com muita lenga-lenga, algo comum de se ver nas produções atuais. Ainda quero ler o livro para saber qual das produções foi mais fiel à obra escrita, haha.
Sobre a obra como um todo, vejo como uma experiência na qual você deve imergir sem tanta resistência. Temos que dar um desconto pela época, principalmente pelas atuações um pouco mais pífias e caricatas, acho que era o que aquele tempo pedia.
Do ponto de vista gráfico, o filme é perfeito. E também é um ótimo passatempo para matar a saudade da infância. A história, em si, achei um pouco desconexa do que eu conhecia. Mas talvez tenha sido para dar um protagonismo para a princesa, o que não é ruim. No geral, gostei.
Para mim, que não li a saga ainda, é um ótimo filme. Tirando umas partes e outras em que a narrativa fica meio confusa e parece acelerar demais e, em outras, fica meio arrastada. Mas tem bem mais ação que o primeiro, que eu também gostei.
No mais - e isso é meramente pessoal -, só não curti muito a escolha do ator para o personagem principal. Nada contra ele em si, mas, para a obra, não me parece que ele imprime e transmite o que o papel pede. O bichinho é raquítico e franzino demais pra tudo aquilo, rs.
É aquela coisa: o filme jamais será como o livro. Mas foi gostosinho ver a personificação das personagens e a ambientação dos cenários que a gente criou na cabeça lendo o livro. O enredo, no entanto, ficou meio disperso.
Muito emocionante ver todos os aspectos adjacentes às gravações dos filmes. Deve ter sido mesmo uma experiência de outro mundo pra quem vivenciou tudo aquilo.
p.s.: a Helena Bonham Carter é muito fofa e hilária, não dá!
A fotografia é muito bonita, a trilha sonora é maravilhosa. Porém a sinopse (da Netflix) passa uma ideia um pouco diferente do que efetivamente acontece no filme. Não há muito aprofundamento na história das personagens. De qualquer modo, vale pelo elenco brasileiro e pelos elementos de brasilidade. É um bom filme para passar o tempo.
Saudade de um dia atrás, quando eu não tinha perdido tempo vendo esse filme. Sem dúvidas está no topo dos piores da categoria. Aliás, nem sei em que categoria encaixá-lo. Tem umas coisas nele que não fazem sentido algum e parecem que foram feitas pra subestimar a capacidade do telespectador, o que me deixa muito puto. Por exemplo:
-como diabos o paciente da protagonista morreu naquela clínica? Tinha um prego/parafuso na parede com sangue escorrendo; tinha sangue nessa mesma parede como se o paciente tivesse pendurado e o corpo dele tivesse arrastado até ele cair sentado (do jeito que foi encontrado morto); tinha uma cruz no chão também cheia de sangue; e pra completar o paciente tava com um buraco na testa como se tivesse levado um tiro (????);
- a uma certa altura do filme a mãe do garoto diz que vai preparar algo pra ele comer. Segundos depois que ela sai de cena acontece de a "assombração" se manifestar e o menino vai pro quarto dele atrás dela. Lá acontece um jumpscare (esse filme usou e abusou disso, sem sucesso) e a mãe entra no quarto essa hora, encontra o menino apavorado no chão e diz: "o que você tá fazendo no chão? vamos dormir!". E a comida que ela ia preparar pra ele comer? Nesse meio tempo não dava de ter feito nem um sanduíche.
- o menino vive vendo assombração mas todo dia dorme de boa no quarto assombrado dele e nunca fala nada pra mãe;
- aliás, aproveitando esse gancho, eu sei que é o típico clichê de filmes desse gênero, mas o que diabos a pessoa (nesse caso a criança) é cagada de medo de assombração, mas sempre que vê uma vai atrás dela?
- na cena do carregador, em que a assombração agarra na mão do menino, ele sai correndo desesperado até a mãe, que tá dormindo, e ela nem se deu o trabalho de pelo menos se assustar nem nada com o desespero dele. Se manteve calminha! kkkk
- qual o b.o da personagem principal com a mãe dela? Acho que ela menciona mais de uma vez sobre a relação delas, que parece não ser boa, mas não deixa nenhuma pista pra gente saber o que aconteceu;
- essa cena foi icônica: literalmente DO NADA aparece uma personagem avulsa no meio do filme (que pela mão preta parece ter manipulado o tabuleiro) e ela simplesmente morre afogada, na banheira em que tomava banho, por uma assombração. QUAL O PROPÓSITO DAQUILO? QUEM ERA AQUELA MENINA?
- e pra finalizar, a cena mais "revira olhos" pra mim (depois daquele final horrendo com a cena do sacrifício), é a do "sequestro" na clínica. Tipo, o jornalista vivia sendo barrado por vários funcionários e nunca conseguia entrar no troço da clínica, mas na hora de sequestrar a velha não tinha uma alma viva, uma câmera de segurança, uma portaria... NINGUÉM (em uma clínica psiquiátrica!!!) pra impedir ele de entrar. Ele simplesmente entrou e a porta do quarto onde a velha ficava estava >>>pasmem<<< APENAS ENCOSTADA! Vsf!
Nunca fui tão carrasco, e nunca fiz um comentário tão grande aqui. Mas que puta filme bosta! Vou dar uma estrela porque achei a criança fofa.
Na boa, talvez eu precise assistir outra vez (se acaso tiver disposição). Ou eu sou muito insensível ou o filme não tem muito propósito. Dá para fazer inúmeras interpretações subjetivas? Dá. Mas não peguei o hype, não. O que me fez aguentar o filme até o fim foi a fotografia e a trilha sonora. Só. E para elas são as 3 estrelas.
Não é fácil encontrar palavras para descrever esse filme. Os diálogos são intensos, marcantes e arrebatadores. A fotografia é maravilhosa. A Viola (rainha!) e o Chadwick (que saudade, meu rei!) dispensam qualquer comentário. Espero que ele tenha pelo menos uma indicação póstuma, porque ele nos deixou uma de suas melhores atuações. O restante do elenco não fica para trás... que atores espetaculares. É lindo demais ver um preto sabendo do seu valor em uma época longínqua, na qual o racismo era ainda mais escancarado. A ancestralidade é algo maravilhoso, e a potência preta é algo que transcende qualquer noção de tempo e espaço. E cara... QUE FINAL!
Olha... a história é boa. Tinha muito mais potencial, dava pra explorar mais e ser bem melhor do que o que foi entregue. Achei o ato final muito rápido e meio mal construído, naquela mesma pegada cíclica de filmes do gênero
(mata, pensa que morreu, volta e morre mais uma vez).
Mas não é um filme ruim, vale a pena assistir para tirar as próprias conclusões. A dúvida que eu tive, e que pode ter sido um furo de roteiro, foi a seguinte:
Se a rainha tirou dele a imortalidade, por que diabos ele continuou imortal? Por que se ele destruísse o coração dela ele também iria morrer? Isso já não deveria acontecer de qualquer jeito uma hora ou outra, já que agora ele tava sem a imortalidade?
O fato da protagonista ser surdo-muda dá toda uma tensão, uma gastura, um sufoco a mais. Mas tem coisas que não fazem sentido, tipo: por que ela descreveu as características do assassino no laptop dela, como se alguém depois fosse achar e desvendar o crime? Ele seria tão burro a ponto de vê-la usando o notebook enquanto tenta entrar na casa e mesmo assim não se livrar dele depois de matar ela? E outra, que ideia foi essa de revelar a identidade do assassino logo no primeiro ato do filme?
Malévola: Dona do Mal
3.4 617 Assista AgoraEsperava mais. É fraco em relação ao primeiro. Tem muito menos ação e a protagonista praticamente ficou apagada nessa sequência. A ladainha do "todos felizes para sempre" no final também não me comprou, não. Além disso, o que deveria ser a apoteose do filme, que foi a parte da batalha, até começou bem, mas tinha bem mais potencial de desenvolvimento. E, por fim, o principal de tudo: que menina INSUPORTÁVEL essa princesa. Revirei os olhos em cada cena que ela aparecia. Ou seja: quase o filme todo de olhos virados. O ranço já tinha se instalado desde o primeiro e só se aprofundou mais no segundo.
Os Segredos do Universo por Aristóteles e Dante
3.3 41 Assista AgoraAcho meio pedante ficar tentando comparar o livro ao filme, pois cada um possui premissas e propostas distintas. Mas em uma adaptação assim isso é não só suscetível como inevitável. Nesse caso, o livro é denso e complexo demais para ser adaptado pra um longa desse jeito.
O ritmo do filme é bastante acelerado e as coisas só vão sendo jogadas para o espectador sem profundidade alguma. A relação do Ari com os pais foi abordada de maneira muito superficial e a questão com o irmão também foi apresentada de forma rasa; a relação com o Dante não teve muita química (embora tenha adorado a escolha dos atores para o papel). Muitos detalhes importantes foram esquecidos e outros adaptados de uma forma muito diferente e apressada.
Toda essa superficialidade parece ter colocado o Ari em um lugar de rebeldia juvenil bem diferente daquele personagem retratado no livro. Isso foi bem decepcionante.
Enfim, o filme não é horrível, mas o livro merecia bem mais. Talvez uma série, como alguns sugeriram.
Nota 10 pra ambientação oitentista. Maravilhosa.
Estuários
3.4 105 Assista AgoraDelicado na medida certa. Apesar do final um pouco acelerado como muitos disseram (e eu concordo), o filme é bonito e vale a pena assistir.
Duna
2.9 412 Assista AgoraUm clássico é um clássico. Fazer um filme desse em 1984 com aquela qualidade de efeitos práticos e com aquela direção criativa realmente é surpreendente.
Eu, sinceramente, achei esse filme muito mais explicativo e direto ao ponto do que os lançados recentemente. Claro que, por terem colocado tudo num filme só, a narrativa ficou bem apressada (ponto negativo). Mas no geral o diretor foi bem objetivo e não ficou com muita lenga-lenga, algo comum de se ver nas produções atuais. Ainda quero ler o livro para saber qual das produções foi mais fiel à obra escrita, haha.
Sobre a obra como um todo, vejo como uma experiência na qual você deve imergir sem tanta resistência. Temos que dar um desconto pela época, principalmente pelas atuações um pouco mais pífias e caricatas, acho que era o que aquele tempo pedia.
A única coisa que realmente não conseguiu escapar da minha vergonha alheia foi o “chaaaaaska”. Realmente difícil. 😂
Super Mario Bros.: O Filme
3.9 783 Assista AgoraDo ponto de vista gráfico, o filme é perfeito. E também é um ótimo passatempo para matar a saudade da infância. A história, em si, achei um pouco desconexa do que eu conhecia. Mas talvez tenha sido para dar um protagonismo para a princesa, o que não é ruim. No geral, gostei.
Duna: Parte 2
4.4 616Para mim, que não li a saga ainda, é um ótimo filme. Tirando umas partes e outras em que a narrativa fica meio confusa e parece acelerar demais e, em outras, fica meio arrastada. Mas tem bem mais ação que o primeiro, que eu também gostei.
No mais - e isso é meramente pessoal -, só não curti muito a escolha do ator para o personagem principal. Nada contra ele em si, mas, para a obra, não me parece que ele imprime e transmite o que o papel pede. O bichinho é raquítico e franzino demais pra tudo aquilo, rs.
Pinóquio
4.2 542 Assista AgoraQue coisa absurda de linda!
O Troll da Montanha
2.7 153 Assista AgoraAssistível. A fotografia e a ambientação são ótimas. E fica por isso mesmo.
Lar dos Esquecidos
2.6 130 Assista AgoraÊta, filme ruim da bexiga!
Meu Pé de Laranja Lima
3.9 343É aquela coisa: o filme jamais será como o livro. Mas foi gostosinho ver a personificação das personagens e a ambientação dos cenários que a gente criou na cabeça lendo o livro. O enredo, no entanto, ficou meio disperso.
Comemoração de 20 Anos de Harry Potter: De Volta a …
4.3 363 Assista AgoraMuito emocionante ver todos os aspectos adjacentes às gravações dos filmes. Deve ter sido mesmo uma experiência de outro mundo pra quem vivenciou tudo aquilo.
p.s.: a Helena Bonham Carter é muito fofa e hilária, não dá!
365 Dias
1.5 879 Assista AgoraÊta troço ruim!
Esposa de Mentirinha
3.4 2,4K Assista AgoraUm dos meus guilty pleasures preferidos, haha.
Abe
3.2 68 Assista AgoraA fotografia é muito bonita, a trilha sonora é maravilhosa. Porém a sinopse (da Netflix) passa uma ideia um pouco diferente do que efetivamente acontece no filme. Não há muito aprofundamento na história das personagens. De qualquer modo, vale pelo elenco brasileiro e pelos elementos de brasilidade. É um bom filme para passar o tempo.
Cemitério Geral 2
2.0 18 Assista AgoraSaudade de um dia atrás, quando eu não tinha perdido tempo vendo esse filme. Sem dúvidas está no topo dos piores da categoria. Aliás, nem sei em que categoria encaixá-lo. Tem umas coisas nele que não fazem sentido algum e parecem que foram feitas pra subestimar a capacidade do telespectador, o que me deixa muito puto. Por exemplo:
-como diabos o paciente da protagonista morreu naquela clínica? Tinha um prego/parafuso na parede com sangue escorrendo; tinha sangue nessa mesma parede como se o paciente tivesse pendurado e o corpo dele tivesse arrastado até ele cair sentado (do jeito que foi encontrado morto); tinha uma cruz no chão também cheia de sangue; e pra completar o paciente tava com um buraco na testa como se tivesse levado um tiro (????);
- a uma certa altura do filme a mãe do garoto diz que vai preparar algo pra ele comer. Segundos depois que ela sai de cena acontece de a "assombração" se manifestar e o menino vai pro quarto dele atrás dela. Lá acontece um jumpscare (esse filme usou e abusou disso, sem sucesso) e a mãe entra no quarto essa hora, encontra o menino apavorado no chão e diz: "o que você tá fazendo no chão? vamos dormir!". E a comida que ela ia preparar pra ele comer? Nesse meio tempo não dava de ter feito nem um sanduíche.
- o menino vive vendo assombração mas todo dia dorme de boa no quarto assombrado dele e nunca fala nada pra mãe;
- aliás, aproveitando esse gancho, eu sei que é o típico clichê de filmes desse gênero, mas o que diabos a pessoa (nesse caso a criança) é cagada de medo de assombração, mas sempre que vê uma vai atrás dela?
- na cena do carregador, em que a assombração agarra na mão do menino, ele sai correndo desesperado até a mãe, que tá dormindo, e ela nem se deu o trabalho de pelo menos se assustar nem nada com o desespero dele. Se manteve calminha! kkkk
- qual o b.o da personagem principal com a mãe dela? Acho que ela menciona mais de uma vez sobre a relação delas, que parece não ser boa, mas não deixa nenhuma pista pra gente saber o que aconteceu;
- essa cena foi icônica: literalmente DO NADA aparece uma personagem avulsa no meio do filme (que pela mão preta parece ter manipulado o tabuleiro) e ela simplesmente morre afogada, na banheira em que tomava banho, por uma assombração. QUAL O PROPÓSITO DAQUILO? QUEM ERA AQUELA MENINA?
- e pra finalizar, a cena mais "revira olhos" pra mim (depois daquele final horrendo com a cena do sacrifício), é a do "sequestro" na clínica. Tipo, o jornalista vivia sendo barrado por vários funcionários e nunca conseguia entrar no troço da clínica, mas na hora de sequestrar a velha não tinha uma alma viva, uma câmera de segurança, uma portaria... NINGUÉM (em uma clínica psiquiátrica!!!) pra impedir ele de entrar. Ele simplesmente entrou e a porta do quarto onde a velha ficava estava >>>pasmem<<< APENAS ENCOSTADA! Vsf!
Nunca fui tão carrasco, e nunca fiz um comentário tão grande aqui. Mas que puta filme bosta! Vou dar uma estrela porque achei a criança fofa.
A Árvore da Vida
3.4 3,1K Assista AgoraNa boa, talvez eu precise assistir outra vez (se acaso tiver disposição). Ou eu sou muito insensível ou o filme não tem muito propósito. Dá para fazer inúmeras interpretações subjetivas? Dá. Mas não peguei o hype, não. O que me fez aguentar o filme até o fim foi a fotografia e a trilha sonora. Só. E para elas são as 3 estrelas.
The 10 Year Plan
3.0 108 Assista AgoraÉ o clichê romântico dos gays. Tem seu valor demais! <3
A Voz Suprema do Blues
3.5 540 Assista AgoraNão é fácil encontrar palavras para descrever esse filme. Os diálogos são intensos, marcantes e arrebatadores. A fotografia é maravilhosa. A Viola (rainha!) e o Chadwick (que saudade, meu rei!) dispensam qualquer comentário. Espero que ele tenha pelo menos uma indicação póstuma, porque ele nos deixou uma de suas melhores atuações. O restante do elenco não fica para trás... que atores espetaculares. É lindo demais ver um preto sabendo do seu valor em uma época longínqua, na qual o racismo era ainda mais escancarado. A ancestralidade é algo maravilhoso, e a potência preta é algo que transcende qualquer noção de tempo e espaço. E cara... QUE FINAL!
AmarElo - É Tudo Pra Ontem
4.6 354 Assista AgoraNunca me senti tão vivo, tão preto e tão orgulhoso. Obrigado por esse abraço em forma de arte, Leandro e demais envolvidos!!! É TUDO PRA ONTEM! <3
Amor com Data Marcada
3.2 448 Assista AgoraSe tiver à procura daquele clichêzinho romântico meio meloso para um domingo à tarde, essa é a pedida... rs
O Último Caçador de Bruxas
2.8 534 Assista AgoraOlha... a história é boa. Tinha muito mais potencial, dava pra explorar mais e ser bem melhor do que o que foi entregue. Achei o ato final muito rápido e meio mal construído, naquela mesma pegada cíclica de filmes do gênero
(mata, pensa que morreu, volta e morre mais uma vez).
Mas não é um filme ruim, vale a pena assistir para tirar as próprias conclusões.
A dúvida que eu tive, e que pode ter sido um furo de roteiro, foi a seguinte:
Se a rainha tirou dele a imortalidade, por que diabos ele continuou imortal? Por que se ele destruísse o coração dela ele também iria morrer? Isso já não deveria acontecer de qualquer jeito uma hora ou outra, já que agora ele tava sem a imortalidade?
Eli
2.5 589 Assista AgoraNo geral o filme se desenrola bem e a história é até boa. Tinha mais potencial? Demais, principalmente na parte final. Mas vale, sim, a assistida.
Sobrenatural: A Origem
3.1 728 Assista AgoraQue nota alta... A galera do filmow tá bem boazinha, rs.
Hush: A Morte Ouve
3.5 1,5KÉ um bom filme, apesar do típico clichê.
O fato da protagonista ser surdo-muda dá toda uma tensão, uma gastura, um sufoco a mais. Mas tem coisas que não fazem sentido, tipo: por que ela descreveu as características do assassino no laptop dela, como se alguém depois fosse achar e desvendar o crime? Ele seria tão burro a ponto de vê-la usando o notebook enquanto tenta entrar na casa e mesmo assim não se livrar dele depois de matar ela? E outra, que ideia foi essa de revelar a identidade do assassino logo no primeiro ato do filme?