Como é bom cair de paraquedas em filmes tão intensos como esse. Os diálogos são consistentes, essenciais, profundos e bastante simbólicos. O protagonista tem o tom ideal da angustia de quem se deprime em estar vivo enquanto incapaz, fraco, desanimado e desesperado. Os sentimentos são palpáveis e você se entristece junto com ele na medida que as afetações acontecem. Que desenrolar. Os estágios que ele vivencia a cada cena, a cada reencontro. Cara, to abaladíssima. Adorei esse filme.
Sacanagem o que fizeram com o título desse filme em português.
Persona segundo a psicologia na teoria de C.G. Jung, significa a personalidade que o indivíduo apresenta aos outros como real, mas que, na verdade, é uma variante às vezes muito diferente da verdadeira.
Abaixo desse meu comentário, há uma análise incorrigível feita pelo Gustavo Pereira que sintetiza muitas das abstrações contidas nessa película.
Comecei a ver às cegas e sugiro a quem possa interessar, que se lance tbm às escuras nesse Thriller psicológico.
Ai na moral, superestimado. Podem berrar e esfregar estatuetas em minha cara, Ema merece seu troféu, afinal atuar num filme desse deve ser muito difícil e cansativo e não houve furos da parte dela, não que eu tenha percebido. Ryan eternamente lindo e charmoso. Direção maravilhosa claramente. Mas que história chata. E na moral, que previsível toda esse bate bola das relações amorosas românticas que segue o mesmo blablabla mas no final eles não ficam juntos. kkkkkkkkkkkk é o modo que encontraram de manter a história do príncipe e da princesa só que modernizado.
Enfim, sou do drama. Deve ser por isso que não curti. Não entra pra lista dos meus favoritos. Mas é bonito de se ver.
Gente que filme excelentíssimo. Merece uma nota muito maior do que foi a média geral.
A Penélope é boa demais, sou apaixonada por essa mulher atuando. Que vibe, Linda dedicatória às mulheres e que sorte no encontro na vida dessa personagem. Um filme todo inteligente, graças sejam dadas ao pensamento crítico semeado no cinema. Cheiro de valores de força. Torço para que o cinema inteiro se enriqueça com esse tipo de conteúdo.
Que fique o aprendizado e o olhar sublime de quem sabe eternizar os intantes.
Mano que filmão da porra, nem vou me estender comentando esse, acho que as pessoas deveriam simplesmente contemplá-lo. Me lembrou o clima e a textura de Animais Noturnos, mas ainda assim superior. Muito maravilhoso
Aqui fica claro o que é uma sociedade hipócrita. Uma sociedade sustentada por valores e moral hipócrita. É tão real que nem eles se percebem, visto que a superficialidade das coisas é a maior das profundezas e as palavras não tem mais peso do que os sorrisos falsos.
Maravilhoso desenrolar de como uma família que tem o 'tudo' que não vale nada vai se degradando a medida que os minutos passam. O making off do show de horrores já pode ser notado no comportamento individual de cada um entre as quatro paredes de seus quartos.
Cada um dos personagens representando um aspecto daquilo que forma a estrutura caótica de um ideal de família que nunca existiu, Michael, o filho rejeitado, o que mais se parece com o pai em sua misoginia e violência. A filha desequilibrada emocionalmente, consequência de ser a única além do irmão Cristian, capaz de se perceber rodeada de loucos burgueses racistas agressores, a esposa, oprimida do sorriso que conduz a manada até o silenciamento de qualquer pensamento fora do que o seu senhor determina e limita, e por fim o Cristian, como representação das violências sentidas e vivenciadas junto com a memória da irmã falecida.
Desfecho também massa, onde Michael que sempre tentou agradar o pai por saber ser o menos querido, ao ver a farsa daquele que idolatrava, se vinga com a mesma violência e rejeição em que foi criado.
Festen é um retrato das nossas vidas. Quem é capaz de se perceber de algum modo em algum comportamento. Talvez tenha salvação.
Carai que fita mano. Rs Lars dazantiga mostrando para o que veio. Excelente leitura da tragédia que não li rs, mas agora pretendo, dada a abordagem e o protagonismo da dor feminina de uma mulher, mãe e esposa de seu tempo e a perturbação sequelada de uma traição irreconciliável. Excelente o primeiro discurso da Medeia ao falar sobre papel da mulher enquanto somente terceirizada pela eleição de um homem. Feminismo pra que né minha gente?!
Que filme deliciosamente despretensioso. Adoro diálogos inteligentes e essa película veio para cumprir isso. A Aurora é uma mulher interessantíssima, como escritora então, que regozijo ser como telespectadora também sua cobaia. Sua liberdade e a distancia que mantém de qualquer julgamento moral, permite que as ações de quem a cerca fluam e com isso a autenticidade de suas histórias, que de personagens 'insignificantes' carregam simbolismos bastante significativos. As mulheres dominam o espaço e a Laura vem pra contradizer sua equívoca imaturidade. Quanto domínio ela demonstra sobre si mesma em suas autoanálises. Enquanto que com a Laura, Jerome aprende, com a relação unilateral que idealiza com Claire, ele compreende suas impressões(talvez influenciado pelas reflexões de Laura?) ao mesmo tempo que segue vaidoso de que suas concepções estão corretas em relação a ela, questão que Aurora traz a tona ao elogiar sua narrativa e acentuar que os pensamentos que Claire teve sobre o fatídico, eles ficarão sem saber.... Bom também o desfecho, vidas que seguem ininterruptas enquanto que para a autora, essas insignificâncias é que carregam todo significado da história, como havia dito.... Adoreinnn
Não sabia que se tratava de um super herói até que começaram os feitiços, bem desatualizada do universo marvel, irei me ater as impressões mais significativas pra mim, além do espetáculo visual caleidoscópico que me vi adentrar. A Tilda Swinton é sempre expressivamente fabulosa, e seu último discurso me levou a refletir bastante sobre o aspecto humano social, em que nossas ações sempre tão egoístas e prepotentes, se julgam merecedoras de um mundo que só pode ser revolucionado se envolver o nosso próprio umbigo. Acho que os últimos filmes que tenho assistido, independente da temática, tem me levado muito a esse tipo de reflexão individual e que reflete no coletivo ou vice e versa.
O lance é que o mundo está para além de toda nossa pueril matéria, e a luta, a 'transvaloração' de todos os valores, está para além do cumprimento da expectativa da nossa própria existência, está mais é para uma semente que é plantada, como um legado que perdura no tempo e que serve de herança pra uma nova história. Como a seriedade de um juramento médico que se abstêm dos desejos pessoais imediatos e diz sempre sim à uma nova emergência, a uma vida, assim também o compromisso da escolha, nos dá caminhos egoístas limitados ou amplia o desafio à experiência de evoluir confrontando o medo e a insegurança. Caberá sempre a nós decidir.
Nem é preciso ir tão longe pra contemplar uma realidade precária como essa, aqui em Brasília, especialmente ao que se refere o centro urbano da maior cidade da capital, Taguatinga, abriga em suas ruas centenas de crianças e pré adolescentes que encontram acalento em camas improvisadas de papelão e escape em cachimbos de crack.
A vida é uma merda. E tem quem financie ela. Seguimos olhando de longe a fudição alheia e correndo atrás do nosso próprio pão pra não fazer parte de quem não o tem.
Quanto dinheiro e riqueza há no mundo e quão privado é o direito a eles. Deprimente. Nabil tem a medida da sutileza na denúncia da desgraça e usa sempre personagens 'sobreviventemente' nobres para contar difíceis histórias. Um salve para todas as existencias perdidas em vielas anonimas.
Esse ator é sensacional, e como personagem um ser humano deprimido pela consciência do mundo e do outro, que mesmo com todo seu discurso pessimista e niilista, age e pensa numa generosidade que eu tô pra vê cristão que seja tão extenso quanto ele. Demonstra uma força e coragem em seguir que encontra expurgo na lágrima do próprio choro. Me identifiquei demais com sua angústia existencial e a contemplação do caos ante a necessidade de sobrevivência. No fim, precisamos de uma sociedade mais sensível ao outro e a própria individualidade, que não é construída jamais pelo nosso sistema político e portanto, educacional. Não aprendemos a olhar pra dentro, que dirá olhar para o outro, não sabemos dar nome ao que sentimos, ao porque e ao como, não sabemos nada de filosofia, nem de psicologia, nem de arte nem literatura. Somos projetados para reproduzir sem esforço reflexivo aquilo que já está dado, e quando efeito colateral daquilo que o próprio meio cria, e não nos adequamos aos papéis dados, sucumbimos na incompreensão dessa mesma coisa que foge do script. Pq, por mais que nos doemos e nos atentemos aquilo que o outro precisa, ele sempre precisará muito mais de si mesmo, e nem todo mundo tem material para desenvolver essa força e resiliência que ele teve desde a infância de encarar e confrontar sua história, de entender o que ela determina e até que ponto ela determina alguma coisa e nos conduz inconscientemente a reprodução de velhos hábitos e que internaliza em nós imagens de nós mesmos.
No fim das contas, quem poderá nos salvar senão nós? Que tenhamos sorte no encontro, e que as sementes, mesmo que sejam poucas, nos deem algum bom fruto. Nos deem alguma chance. E que nossos afetos e emoções não nos façam sucumbir.
Que filme massa véi. Como gostaria de conhecer todos os filmes que seguem esse nível de diálogo e estrutura que foge do clichê das relações amorosas românticas. Pois acredito muito no amor, mas no romance eu tô de saco cheio. E não tenho muitas referências fora dos já tão conhecidos, medianeras, a trilogia do antes do amanhecer e Last Night que tbm são muito legais e interessantes. Enfim, se alguém ler esse comentário e tiver assistido esse filme e ter gostado pelas msms razões que resumi, me indique filmes nessa cena.
Que filme triste minha gente. O retrato da realidade quando denunciado aos nossos olhos dói, machuca mesmo. Achei sensacional. Quando os protagonistas são crianças então a sutileza da inocência e a vulnerabilidade do ser precário nos faz arrepiar os cabelos do c* de tanto nervoso. Lamentável a condição de todos os personagens dessa trama. E como o mundo ainda é hostil para com as mulheres. Uma ótima oportunidade também para se pensar nas relações afetivas e de poder entre homens e mulheres. De se pensar empaticamente naquele que é igual a mim, naquela que é minha igual. E sempre proteger aqueles que precisam de cuidado. Ser empático com o outro. Se colocar no lugar do outro. Sempre. Sermos mais animais, menos humanos. Pq são os humanos que cometem as mais miseráveis barbaridades em nome de qualquer razão que não seja a sua sobrevivencia.
Muito sensível. Adorei o modo como ele eterniza os instantes na feição da protagonista num recorte fotográfico sempre que ela passa por algo que a afeta.
Linda fotografia como sempre, o 'homem sentado' então nem se fala. Achei os desdobramentos secos, esperava um peso maior nos desconcertos que sempre rola com o Almodôvar. Bem legal o lance da solidão, da saída pra se olhar pra dentro. As emoções ficaram na interpretação mais subjetiva, uma ode as mães.
XXY
3.8 507 Assista AgoraRoteiro + direção = <3
Tudo lindo amo filme lindo hahahah <3
Oslo, 31 de Agosto
3.9 194Como é bom cair de paraquedas em filmes tão intensos como esse.
Os diálogos são consistentes, essenciais, profundos e bastante simbólicos. O protagonista tem o tom ideal da angustia de quem se deprime em estar vivo enquanto incapaz, fraco, desanimado e desesperado. Os sentimentos são palpáveis e você se entristece junto com ele na medida que as afetações acontecem. Que desenrolar. Os estágios que ele vivencia a cada cena, a cada reencontro. Cara, to abaladíssima. Adorei esse filme.
A Montanha Sagrada
4.3 467Gente que filme perturbado. Surrealmente bizarro.
Quando Duas Mulheres Pecam
4.4 1,1K Assista AgoraSacanagem o que fizeram com o título desse filme em português.
Persona segundo a psicologia na teoria de C.G. Jung, significa a personalidade que o indivíduo apresenta aos outros como real, mas que, na verdade, é uma variante às vezes muito diferente da verdadeira.
Abaixo desse meu comentário, há uma análise incorrigível feita pelo Gustavo Pereira que sintetiza muitas das abstrações contidas nessa película.
Comecei a ver às cegas e sugiro a quem possa interessar, que se lance tbm às escuras nesse Thriller psicológico.
La La Land: Cantando Estações
4.1 3,6K Assista AgoraAi na moral, superestimado. Podem berrar e esfregar estatuetas em minha cara, Ema merece seu troféu, afinal atuar num filme desse deve ser muito difícil e cansativo e não houve furos da parte dela, não que eu tenha percebido. Ryan eternamente lindo e charmoso. Direção maravilhosa claramente. Mas que história chata. E na moral, que previsível toda esse bate bola das relações amorosas românticas que segue o mesmo blablabla mas no final eles não ficam juntos. kkkkkkkkkkkk é o modo que encontraram de manter a história do príncipe e da princesa só que modernizado.
Enfim, sou do drama. Deve ser por isso que não curti. Não entra pra lista dos meus favoritos. Mas é bonito de se ver.
Ma Ma
3.6 64 Assista AgoraGente que filme excelentíssimo. Merece uma nota muito maior do que foi a média geral.
A Penélope é boa demais, sou apaixonada por essa mulher atuando. Que vibe,
Linda dedicatória às mulheres e que sorte no encontro na vida dessa personagem.
Um filme todo inteligente, graças sejam dadas ao pensamento crítico semeado no cinema. Cheiro de valores de força. Torço para que o cinema inteiro se enriqueça com esse tipo de conteúdo.
Que fique o aprendizado e o olhar sublime de quem sabe eternizar os intantes.
Elle
3.8 886Mano que filmão da porra, nem vou me estender comentando esse, acho que as pessoas deveriam simplesmente contemplá-lo. Me lembrou o clima e a textura de Animais Noturnos, mas ainda assim superior. Muito maravilhoso
Festa de Família
4.2 397 Assista AgoraAqui fica claro o que é uma sociedade hipócrita. Uma sociedade sustentada por valores e moral hipócrita. É tão real que nem eles se percebem, visto que a superficialidade das coisas é a maior das profundezas e as palavras não tem mais peso do que os sorrisos falsos.
Maravilhoso desenrolar de como uma família que tem o 'tudo' que não vale nada vai se degradando a medida que os minutos passam. O making off do show de horrores já pode ser notado no comportamento individual de cada um entre as quatro paredes de seus quartos.
Cada um dos personagens representando um aspecto daquilo que forma a estrutura caótica de um ideal de família que nunca existiu, Michael, o filho rejeitado, o que mais se parece com o pai em sua misoginia e violência. A filha desequilibrada emocionalmente, consequência de ser a única além do irmão Cristian, capaz de se perceber rodeada de loucos burgueses racistas agressores, a esposa, oprimida do sorriso que conduz a manada até o silenciamento de qualquer pensamento fora do que o seu senhor determina e limita, e por fim o Cristian, como representação das violências sentidas e vivenciadas junto com a memória da irmã falecida.
Desfecho também massa, onde Michael que sempre tentou agradar o pai por saber ser o menos querido, ao ver a farsa daquele que idolatrava, se vinga com a mesma violência e rejeição em que foi criado.
Festen é um retrato das nossas vidas. Quem é capaz de se perceber de algum modo em algum comportamento. Talvez tenha salvação.
Medéia
3.8 74Carai que fita mano. Rs Lars dazantiga mostrando para o que veio. Excelente leitura da tragédia que não li rs, mas agora pretendo, dada a abordagem e o protagonismo da dor feminina de uma mulher, mãe e esposa de seu tempo e a perturbação sequelada de uma traição irreconciliável. Excelente o primeiro discurso da Medeia ao falar sobre papel da mulher enquanto somente terceirizada pela eleição de um homem. Feminismo pra que né minha gente?!
A cena que ela enforca as crianças e as beija pqp que dor inimaginável
O Joelho de Claire
3.9 77 Assista AgoraQue filme deliciosamente despretensioso. Adoro diálogos inteligentes e essa película veio para cumprir isso. A Aurora é uma mulher interessantíssima, como escritora então, que regozijo ser como telespectadora também sua cobaia.
Sua liberdade e a distancia que mantém de qualquer julgamento moral, permite que as ações de quem a cerca fluam e com isso a autenticidade de suas histórias, que de personagens 'insignificantes' carregam simbolismos bastante significativos.
As mulheres dominam o espaço e a Laura vem pra contradizer sua equívoca imaturidade. Quanto domínio ela demonstra sobre si mesma em suas autoanálises. Enquanto que com a Laura, Jerome aprende, com a relação unilateral que idealiza com Claire, ele compreende suas impressões(talvez influenciado pelas reflexões de Laura?) ao mesmo tempo que segue vaidoso de que suas concepções estão corretas em relação a ela, questão que Aurora traz a tona ao elogiar sua narrativa e acentuar que os pensamentos que Claire teve sobre o fatídico, eles ficarão sem saber.... Bom também o desfecho, vidas que seguem ininterruptas enquanto que para a autora, essas insignificâncias é que carregam todo significado da história, como havia dito.... Adoreinnn
Doutor Estranho
4.0 2,2K Assista AgoraNão sabia que se tratava de um super herói até que começaram os feitiços, bem desatualizada do universo marvel, irei me ater as impressões mais significativas pra mim, além do espetáculo visual caleidoscópico que me vi adentrar.
A Tilda Swinton é sempre expressivamente fabulosa, e seu último discurso me levou a refletir bastante sobre o aspecto humano social, em que nossas ações sempre tão egoístas e prepotentes, se julgam merecedoras de um mundo que só pode ser revolucionado se envolver o nosso próprio umbigo. Acho que os últimos filmes que tenho assistido, independente da temática, tem me levado muito a esse tipo de reflexão individual e que reflete no coletivo ou vice e versa.
O lance é que o mundo está para além de toda nossa pueril matéria, e a luta, a 'transvaloração' de todos os valores, está para além do cumprimento da expectativa da nossa própria existência, está mais é para uma semente que é plantada, como um legado que perdura no tempo e que serve de herança pra uma nova história.
Como a seriedade de um juramento médico que se abstêm dos desejos pessoais imediatos e diz sempre sim à uma nova emergência, a uma vida, assim também o compromisso da escolha, nos dá caminhos egoístas limitados ou amplia o desafio à experiência de evoluir confrontando o medo e a insegurança.
Caberá sempre a nós decidir.
Flor do Deserto
4.2 274Mulher e luta são indissociáveis. Bélicas por natureza, persistimos e resistimos. Waris é mais uma inspiração para todas nós lembrarmos.
As Ruas de Casablanca
3.9 17Nem é preciso ir tão longe pra contemplar uma realidade precária como essa, aqui em Brasília, especialmente ao que se refere o centro urbano da maior cidade da capital, Taguatinga, abriga em suas ruas centenas de crianças e pré adolescentes que encontram acalento em camas improvisadas de papelão e escape em cachimbos de crack.
A vida é uma merda. E tem quem financie ela. Seguimos olhando de longe a fudição alheia e correndo atrás do nosso próprio pão pra não fazer parte de quem não o tem.
Quanto dinheiro e riqueza há no mundo e quão privado é o direito a eles.
Deprimente. Nabil tem a medida da sutileza na denúncia da desgraça e usa sempre personagens 'sobreviventemente' nobres para contar difíceis histórias.
Um salve para todas as existencias perdidas em vielas anonimas.
O Substituto
4.4 1,7K Assista AgoraEsse ator é sensacional, e como personagem um ser humano deprimido pela consciência do mundo e do outro, que mesmo com todo seu discurso pessimista e niilista, age e pensa numa generosidade que eu tô pra vê cristão que seja tão extenso quanto ele. Demonstra uma força e coragem em seguir que encontra expurgo na lágrima do próprio choro. Me identifiquei demais com sua angústia existencial e a contemplação do caos ante a necessidade de sobrevivência. No fim, precisamos de uma sociedade mais sensível ao outro e a própria individualidade, que não é construída jamais pelo nosso sistema político e portanto, educacional. Não aprendemos a olhar pra dentro, que dirá olhar para o outro, não sabemos dar nome ao que sentimos, ao porque e ao como, não sabemos nada de filosofia, nem de psicologia, nem de arte nem literatura. Somos projetados para reproduzir sem esforço reflexivo aquilo que já está dado, e quando efeito colateral daquilo que o próprio meio cria, e não nos adequamos aos papéis dados, sucumbimos na incompreensão dessa mesma coisa que foge do script. Pq, por mais que nos doemos e nos atentemos aquilo que o outro precisa, ele sempre precisará muito mais de si mesmo, e nem todo mundo tem material para desenvolver essa força e resiliência que ele teve desde a infância de encarar e confrontar sua história, de entender o que ela determina e até que ponto ela determina alguma coisa e nos conduz inconscientemente a reprodução de velhos hábitos e que internaliza em nós imagens de nós mesmos.
No fim das contas, quem poderá nos salvar senão nós? Que tenhamos sorte no encontro, e que as sementes, mesmo que sejam poucas, nos deem algum bom fruto. Nos deem alguma chance. E que nossos afetos e emoções não nos façam sucumbir.
Saberá o que Fazer Comigo
3.7 21 Assista AgoraQue filme massa véi. Como gostaria de conhecer todos os filmes que seguem esse nível de diálogo e estrutura que foge do clichê das relações amorosas românticas. Pois acredito muito no amor, mas no romance eu tô de saco cheio. E não tenho muitas referências fora dos já tão conhecidos, medianeras, a trilogia do antes do amanhecer e Last Night que tbm são muito legais e interessantes. Enfim, se alguém ler esse comentário e tiver assistido esse filme e ter gostado pelas msms razões que resumi, me indique filmes nessa cena.
Para Sempre Lilya
4.2 869Que filme triste minha gente. O retrato da realidade quando denunciado aos nossos olhos dói, machuca mesmo. Achei sensacional. Quando os protagonistas são crianças então a sutileza da inocência e a vulnerabilidade do ser precário nos faz arrepiar os cabelos do c* de tanto nervoso. Lamentável a condição de todos os personagens dessa trama. E como o mundo ainda é hostil para com as mulheres. Uma ótima oportunidade também para se pensar nas relações afetivas e de poder entre homens e mulheres. De se pensar empaticamente naquele que é igual a mim, naquela que é minha igual. E sempre proteger aqueles que precisam de cuidado. Ser empático com o outro. Se colocar no lugar do outro. Sempre. Sermos mais animais, menos humanos. Pq são os humanos que cometem as mais miseráveis barbaridades em nome de qualquer razão que não seja a sua sobrevivencia.
Muito Amadas
3.6 22 Assista AgoraMuito sensível. Adorei o modo como ele eterniza os instantes na feição da protagonista num recorte fotográfico sempre que ela passa por algo que a afeta.
Julieta
3.8 529 Assista AgoraLinda fotografia como sempre, o 'homem sentado' então nem se fala. Achei os desdobramentos secos, esperava um peso maior nos desconcertos que sempre rola com o Almodôvar. Bem legal o lance da solidão, da saída pra se olhar pra dentro. As emoções ficaram na interpretação mais subjetiva, uma ode as mães.
As Sufragistas
4.1 778 Assista AgoraFilme comercial, bom pra disseminar a ideia e tornar acessível aquilo que a humanidade teima em não entender.