Muito difícil você querer revolucionar a forma de se fazer cinema quando o seu público é tradicional. O maior erro desse filme é o que (a princípio) parece ser o que ele tem de melhor: O elenco. Porque a maioria das pessoas que assistiram o filme, assistiram por Gosling, Mara, Fassbender, Portman etc. e não por Malick. E isso é um problema. A direção dele é difícil de engolir pra espectadores mais presos, fechados, etc. Esse elenco acabou atraindo pessoas não acostumadas com a obra do diretor (ou pelo menos abertos ao tipo de cinema que ele faz), mas atados a um modelo pré determinado de contar histórias. E isso é difícil de superar, até mesmo pra quem tá disposto a comprar a ideia, porque crescemos consumindo histórias lineares, com uma ordem interna clara ou no mínimo alcançável, um enredo com proposito: "Experiência sensorial a gente deixa pra música, estética pra artes visuais, do cinema a gente quer começo, meio e fim". O filme não tem roteiro pré-determinado, não tem clímax, seu sentido e impacto são criados pelo próprio espectador e é por isso que as reclamações fazem sentido mesmo. Entendo quem não gosta, entendo a nota, mas isso não significa que seja justa ao que filme é. Não é.
Ps. Acho que essa é uma das melhores atuações do Ryan Gosling.
Se sua ideia é ver algo gore ou trash, não veja. O filme é sim perturbador, difícil de ver, mas não nesse sentido. É um filme extremamente cru. E requer sensibilidade até pra isso, para perceber o crueza do filme. Nenhuma cena é tranquila e passa despercebida, todas exatamente t o d a s causam algum tipo de incômodo. Se o seu objetivo era ver um filme pra "vomitar", vá ver outra coisa. Agora se tá a fim de um filmaço, vá na fé!
Um retrato incrível sobre as falsas fronteiras entre o real e a ficção, que não existem, e a obra sabe explorar bem - vide presença dos espelhos. Penso até que seja possível usar o filme em qualquer debate sobre teoria pós-moderna. Metalinguístico, sem narração linear e que montagem, ein amigos!? Pretendo ver os outros filmes do diretor. Estou impressionada.
Uma boa proposta, só. O roteiro é desleixado, algumas passagens são desconexas, direção descuidada, mas pior que isso é a montagem. Horrível, jogam as passagens da infância da menina sem nenhuma contextualização - ainda que seja possível deduzir. Aposto que muita gente adorou, vide a nota, mas não percebo essa maravilhosidade comentada, nada além de um típico blockbuster de thriller. De todo modo, atingiu seu propósito, que nunca foi o de ser um grande filme. Contou uma história de origem, conquistou seu público alvo e garantiu bilheteria pra continuação. Que é disso que Hollywood vive.
Assista o filme pensando nele como uma experimentação mesmo, foquem na proposta estética. Não vá com grandes expectativas além de admirar a técnica, uma boa fotografia, montagem, direção de arte, edição... Pensar no filme dessa forma o engradece porque, infelizmente, o roteiro não é o que poderia ter sido, se tratando de Refn.
87 minutos de bons enquadramentos e boa fotografia, nada mais. Não é essa poesia toda não. Se fosse um curta-metragem seria melhor. De todo modo, fica a crítica na espera de que a netflix não desista do gênero.
Apesar de ser vendido em Hollywood como, o filme não é pornografia! E além, sexo é só o cenário pelo qual as personagens se deslocam. A parte I me conquistou pelos pequenos clichês e os diálogos que parecem dizer tanto, mas na realidade não falam quase nada. Acho até que foi proposital, não é pra gente levar muito a sério toda aquela enxurrada de metáfora. Li em algum lugar que Joe e Seligman são, respectivamente, Von Trier e nós, fãs pseudocults de cinema. Talvez seja isso mesmo. Assistirei agora a parte II, na previsão de que, assim como Seligman, farei outro comentário longo dizendo absolutamente nada. Veremos...
Os efeitos de câmera compensam qualquer crítica negativa sobre o filme. E a edição de som? Nem se fala! Outro trunfo foram as atuações. Sem dúvida um dos melhores de 2014. A metalinguagem cinematográfica usada da melhor maneira.
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A Favorita
3.9 1,2K Assista AgoraYorgos mostrando mais uma vez o que significa a 7ª Arte.
O Sacrifício do Cervo Sagrado
3.7 1,2K Assista AgoraEsse é sem dúvida alguma um dos diretores mais promissores da atualidade. Até agora só filmão!
De Canção Em Canção
2.9 373 Assista AgoraMuito difícil você querer revolucionar a forma de se fazer cinema quando o seu público é tradicional. O maior erro desse filme é o que (a princípio) parece ser o que ele tem de melhor: O elenco. Porque a maioria das pessoas que assistiram o filme, assistiram por Gosling, Mara, Fassbender, Portman etc. e não por Malick. E isso é um problema. A direção dele é difícil de engolir pra espectadores mais presos, fechados, etc. Esse elenco acabou atraindo pessoas não acostumadas com a obra do diretor (ou pelo menos abertos ao tipo de cinema que ele faz), mas atados a um modelo pré determinado de contar histórias. E isso é difícil de superar, até mesmo pra quem tá disposto a comprar a ideia, porque crescemos consumindo histórias lineares, com uma ordem interna clara ou no mínimo alcançável, um enredo com proposito: "Experiência sensorial a gente deixa pra música, estética pra artes visuais, do cinema a gente quer começo, meio e fim". O filme não tem roteiro pré-determinado, não tem clímax, seu sentido e impacto são criados pelo próprio espectador e é por isso que as reclamações fazem sentido mesmo. Entendo quem não gosta, entendo a nota, mas isso não significa que seja justa ao que filme é. Não é.
Ps. Acho que essa é uma das melhores atuações do Ryan Gosling.
Sete Minutos Depois da Meia-Noite
4.1 992 Assista AgoraUma singeleza de filme, delicado, sensível, melancólico na medida certa. Uma fábula para todos.
Macbeth: Ambição e Guerra
3.5 383 Assista AgoraUma das fotografias mais bonitas que eu já vi em um filme.
Grave
3.4 1,1KSe sua ideia é ver algo gore ou trash, não veja. O filme é sim perturbador, difícil de ver, mas não nesse sentido. É um filme extremamente cru. E requer sensibilidade até pra isso, para perceber o crueza do filme. Nenhuma cena é tranquila e passa despercebida, todas exatamente t o d a s causam algum tipo de incômodo. Se o seu objetivo era ver um filme pra "vomitar", vá ver outra coisa. Agora se tá a fim de um filmaço, vá na fé!
Perfect Blue
4.3 815Um retrato incrível sobre as falsas fronteiras entre o real e a ficção, que não existem, e a obra sabe explorar bem - vide presença dos espelhos. Penso até que seja possível usar o filme em qualquer debate sobre teoria pós-moderna. Metalinguístico, sem narração linear e que montagem, ein amigos!? Pretendo ver os outros filmes do diretor. Estou impressionada.
Fragmentado
3.9 3,0K Assista AgoraUma boa proposta, só. O roteiro é desleixado, algumas passagens são desconexas, direção descuidada, mas pior que isso é a montagem. Horrível, jogam as passagens da infância da menina sem nenhuma contextualização - ainda que seja possível deduzir. Aposto que muita gente adorou, vide a nota, mas não percebo essa maravilhosidade comentada, nada além de um típico blockbuster de thriller. De todo modo, atingiu seu propósito, que nunca foi o de ser um grande filme. Contou uma história de origem, conquistou seu público alvo e garantiu bilheteria pra continuação. Que é disso que Hollywood vive.
A Pele que Habito
4.2 5,1K Assista AgoraSuperestimado.
Demônio de Neon
3.2 1,2K Assista AgoraAssista o filme pensando nele como uma experimentação mesmo, foquem na proposta estética. Não vá com grandes expectativas além de admirar a técnica, uma boa fotografia, montagem, direção de arte, edição... Pensar no filme dessa forma o engradece porque, infelizmente, o roteiro não é o que poderia ter sido, se tratando de Refn.
O Último Capítulo
2.0 340 Assista Agora87 minutos de bons enquadramentos e boa fotografia, nada mais. Não é essa poesia toda não. Se fosse um curta-metragem seria melhor. De todo modo, fica a crítica na espera de que a netflix não desista do gênero.
Ninfomaníaca: Volume 1
3.7 2,7K Assista AgoraApesar de ser vendido em Hollywood como, o filme não é pornografia! E além, sexo é só o cenário pelo qual as personagens se deslocam. A parte I me conquistou pelos pequenos clichês e os diálogos que parecem dizer tanto, mas na realidade não falam quase nada. Acho até que foi proposital, não é pra gente levar muito a sério toda aquela enxurrada de metáfora. Li em algum lugar que Joe e Seligman são, respectivamente, Von Trier e nós, fãs pseudocults de cinema. Talvez seja isso mesmo.
Assistirei agora a parte II, na previsão de que, assim como Seligman, farei outro comentário longo dizendo absolutamente nada. Veremos...
Ps.
Sobre a sequência dos três amantes e Bach...maravilhoso!
Eu Estava Justamente Pensando em Você
3.6 372 Assista AgoraEu digitei meu comentário cinco vezes e ainda não conseguir traduzir meu sentimento; ainda na digestão. Mas, obrigada, é isso.
Capitão América: Guerra Civil
3.9 2,4K Assista AgoraAcima do padrão Marvel, mas muito superestimado. Boas cenas de ações, mas aqui fala uma fã da Marvel: Não é TUDO isso.
Os Oito Odiados
4.1 2,4K Assista AgoraAmo Tarantino e seus filmes, mas fui ver com a expectativa alta demais e bem, faltou um quê. Poderia ter sido maravilhoso, poderia...
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
3.8 3,4K Assista AgoraOs efeitos de câmera compensam qualquer crítica negativa sobre o filme. E a edição de som? Nem se fala! Outro trunfo foram as atuações. Sem dúvida um dos melhores de 2014. A metalinguagem cinematográfica usada da melhor maneira.