porque tantas pessoas são apaixonadas por esse cinema sem graça de Chantal Akerman? uma explicação possível é que dá à vida que se volta a viver após os filmes uma dimensão justamente de cinema mas que nada mais é (continua sendo) nosso dia-a-dia sem sem graça que, percebemos, pode não ser tão sem graça assim. tudo é questão ou de ter uma câmera registrando a rotina de, no caso, jane; ou imaginar uma em nossa própria rotina. diz-se-ia que é como uma paisagem deslumbrante que logo queremos fotografar/filmar mas que, paradoxalmente, se não tivermos uma câmera, se eternalizará mto mais vívida em nossa memória (pq nos deixaremos apenas contemplar, sem distrações tecnologicas)
curti mto sim. talvez pq o roteiro se baseia num dos melhores livros da literatura francesa de sempre, a rendeira (no Brasil traduzido por clarice), pela rica sutileza das personagens e a interpretação manignifica da novata Huppert como pomme. nota 9.5
"on on upwards" - o tempo não existe a partir da quarta dimensão para cima. a partir da idéia de duas vidas sem salvação é possível uma analogia com o livro "Palmeiras selvagens", de Faulkner
bacana como no cinema turco os homens feios são contemplados pelas belas mulheres. de resto, as cenas em que Melisa aparece combinam frescor e sentimento à perfeição
certos livros só tem a perder com adaptações, independente de serem boas ou ruins. por outro lado ganham no sentido de que mais pessoas procurarão esse título. a estrada (o livro) é aquele tipo de clássico que aparece de 50 em cinquenta anos, que não precisou de 50 anos (o que vai contra regras não escritas) para se tornar um clássico. "Quando ele acordava na floresta no escuro e no frio da noite, estendia o braço para tocar a criança adormecida ao seu lado. Noites escuras para além da escuridão e cada um dos dias mais cinzento do que o anterior" (cormac maccarty - a estrada)
o lobby aqui é típico de, sabe como é, do pessoal "crítico ao desgoverno e blasblasbla" - lobby forte: vc ve um drama e lá aparece este, como "relacionado"; vê uma comédia, um filme estrangeiro, idem. também ficção cientifica e terror. tipo "assista, é nossa sugestão mais ''empática'. fique em casa e morra de fome ou sedentarismo assistindo bacurau"
ciro, o grande, rei da pérsia, o gentio ungido por Deus, cresceu, salvo erro, em meio a essa natureza esplendosa, o que talvez justifique sua incomum bondade de conquistador que respeitava e tratava bem os vencidos
Quando ao que viste do ferro misturado com barro de lodo, misturar-se-ão com semente humana, mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro não se mistura com o barro. (daniel 2) de que mais um incredulo que conheça a profecia precisa? que um morto ressuscdite talvez? talvez nem isso
ao vermos os impérios se levantando e caindo e sendo substituidos (exceto um) vem à mente um princípio semelhante àquele que diz :o coração do sábio está na casa onde há luto, mas o dos tolos na casa da alegria
não perdoam (refiro-me aos realizadores) o futuro da humanidade nem o seu passado. o mundo segundo a ideologia (aparentemente) dominante. guarda Senhor a alma dos justos
a escolha de começar com as algemas, pra mim, comprometeu qualquer virtude que o filme tenha. não é algo contra o que se possa lutar. "Hoje, a mãe morreu. Ou talvez ontem, não sei bem. Recebi um telegrama do asilo: “Sua mãe morreu: Enterro amanhã. Sentidos pêsames”. Isto não quer dizer nada. Talvez tenha sido ontem. O asilo de velhos fica em Marengo, a oitenta quilômetros de Argel. Tomo o aônibus das duas horas e chego lá à tarde. Assim, posso passar a noite velando e estou de volta amanhã. Pedi dois dias de folga ao meu chefe e, com um pretexto destes, ele não nos podia recusar. Mas não estava com um ar lá muito satisfeito. Cheguei mesmo a dizer-lhe “A culpa não é minha”. Não respondeu. Pensei então que não devia ter dito estas palavras" (Camus, O estrangeiro)
"E porá o seu rosto para vir com a força de todo o seu reino, e com ele os retos, e fará o que lhe aprouver; e lhe dará uma filha das mulheres, para a corromper; mas ela não subsistirá, nem será para ele" Daniel 11:17
"Virá com o poder de todo o seu reino e fará uma aliança com o rei do sul. Ele lhe dará uma filha em casamento a fim de derrubar o reino, mas o seu plano não terá sucesso e em nada o ajudará" -
os gregos: os homens e mulheres que lançaram as bases da civilização. seus monumentos remetem aos mais extraordinários dois séculos da história, uma época que viu o nascimento da ciência e da filosofia, da política, da literatura, e isso em um cenário de guerra. derrotaram exércitos, impérios muitas vezes seu tamanho, construiram um império próprio, seus navios governaram os mares. tiveram prosperidade inigualável. essas conquistas ainda moldam nosso mundo, não são figuras perdidas no tempo, mas homens e mulheres cujas vozes ainda podemos ouvir, inclusive pelas profecias bíblicas, como o leopardo de daniel 7
quando duas pessoas conseguem se amar em silêncio, são namorados; quando precisam falar, são casados. impressionante como não se sentem à vontade quando estão satisfeitos e em paz
é que roteiristas e diretores raramente são cristãos, ouvem o canto mas não sabem onde está o galo. se fossem, haveria nesse "insight" pra lá de confuso a essência de uma obra-prima. infelizmente, cosntruiram os templos de seus deuses, mas serão todos derrubados
Jeanne Dielman
4.1 109 Assista Agoraporque tantas pessoas são apaixonadas por esse cinema sem graça de Chantal Akerman? uma explicação possível é que dá à vida que se volta a viver após os filmes uma dimensão justamente de cinema mas que nada mais é (continua sendo) nosso dia-a-dia sem sem graça que, percebemos, pode não ser tão sem graça assim. tudo é questão ou de ter uma câmera registrando a rotina de, no caso, jane; ou imaginar uma em nossa própria rotina. diz-se-ia que é como uma paisagem deslumbrante que logo queremos fotografar/filmar mas que, paradoxalmente, se não tivermos uma câmera, se eternalizará mto mais vívida em nossa memória (pq nos deixaremos apenas contemplar, sem distrações tecnologicas)
Um Amor Tão Frágil
3.9 11curti mto sim. talvez pq o roteiro se baseia num dos melhores livros da literatura francesa de sempre, a rendeira (no Brasil traduzido por clarice), pela rica sutileza das personagens e a interpretação manignifica da novata Huppert como pomme. nota 9.5
O Fora-da-lei e Sua Mulher
4.0 7"on on upwards" - o tempo não existe a partir da quarta dimensão para cima. a partir da idéia de duas vidas sem salvação é possível uma analogia com o livro "Palmeiras selvagens", de Faulkner
Intolerância
4.0 108 Assista Agorahelp me jane
Temporada de Caça
3.5 2bacana como no cinema turco os homens feios são contemplados pelas belas mulheres. de resto, as cenas em que Melisa aparece combinam frescor e sentimento à perfeição
A Estrada
3.6 1,3K Assista Agoracertos livros só tem a perder com adaptações, independente de serem boas ou ruins. por outro lado ganham no sentido de que mais pessoas procurarão esse título. a estrada (o livro) é aquele tipo de clássico que aparece de 50 em cinquenta anos, que não precisou de 50 anos (o que vai contra regras não escritas) para se tornar um clássico. "Quando ele acordava na floresta no escuro e no frio da noite, estendia o braço para tocar a criança adormecida ao seu lado. Noites escuras para além da escuridão e cada um dos dias mais cinzento do que o anterior" (cormac maccarty - a estrada)
Bacurau
4.3 2,8K Assista Agorao lobby aqui é típico de, sabe como é, do pessoal "crítico ao desgoverno e blasblasbla" - lobby forte: vc ve um drama e lá aparece este, como "relacionado"; vê uma comédia, um filme estrangeiro, idem. também ficção cientifica e terror. tipo "assista, é nossa sugestão mais ''empática'. fique em casa e morra de fome ou sedentarismo assistindo bacurau"
O Vento Nos Levará
3.9 40 Assista Agoraciro, o grande, rei da pérsia, o gentio ungido por Deus, cresceu, salvo erro, em meio a essa natureza esplendosa, o que talvez justifique sua incomum bondade de conquistador que respeitava e tratava bem os vencidos
Maria Antonieta
3.7 1,3K Assista AgoraQuando ao que viste do ferro misturado com barro de lodo, misturar-se-ão com semente humana, mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro não se mistura com o barro. (daniel 2) de que mais um incredulo que conheça a profecia precisa? que um morto ressuscdite talvez? talvez nem isso
Esther, a Rainha da Pérsia
3.6 17"jejuem em meu favor"
Conquista de Reis
3.5 37ao vermos os impérios se levantando e caindo e sendo substituidos (exceto um) vem à mente um princípio semelhante àquele que diz :o coração do sábio está na casa onde há luto, mas o dos tolos na casa da alegria
A Casa da Rússia
3.1 37 Assista Agoraa mais bela declaração de amor do cinema!
Alexandre
3.1 581 Assista Agoranão perdoam (refiro-me aos realizadores) o futuro da humanidade nem o seu passado. o mundo segundo a ideologia (aparentemente) dominante. guarda Senhor a alma dos justos
O Estrangeiro
3.8 49a escolha de começar com as algemas, pra mim, comprometeu qualquer virtude que o filme tenha. não é algo contra o que se possa lutar. "Hoje, a mãe morreu. Ou talvez ontem, não sei bem. Recebi um telegrama do asilo: “Sua mãe morreu: Enterro amanhã. Sentidos pêsames”. Isto não quer dizer nada. Talvez tenha sido ontem. O asilo de velhos fica em Marengo, a oitenta quilômetros de Argel. Tomo o aônibus das duas horas e chego lá à tarde. Assim, posso passar a noite velando e estou de volta amanhã. Pedi dois dias de folga ao meu chefe e, com um pretexto destes, ele não nos podia recusar. Mas não estava com um ar lá muito satisfeito. Cheguei mesmo a dizer-lhe “A culpa não é minha”. Não respondeu. Pensei então que não devia ter dito estas palavras" (Camus, O estrangeiro)
Cleópatra
4.0 310 Assista Agora"E porá o seu rosto para vir com a força de todo o seu reino, e com ele os retos, e fará o que lhe aprouver; e lhe dará uma filha das mulheres, para a corromper; mas ela não subsistirá, nem será para ele"
Daniel 11:17
Cleópatra
3.8 28 Assista Agora"Virá com o poder de todo o seu reino e fará uma aliança com o rei do sul. Ele lhe dará uma filha em casamento a fim de derrubar o reino, mas o seu plano não terá sucesso e em nada o ajudará" -
Grécia - Jardim dos Deuses
1os gregos: os homens e mulheres que lançaram as bases da civilização. seus monumentos remetem aos mais extraordinários dois séculos da história, uma época que viu o nascimento da ciência e da filosofia, da política, da literatura, e isso em um cenário de guerra. derrotaram exércitos, impérios muitas vezes seu tamanho, construiram um império próprio, seus navios governaram os mares. tiveram prosperidade inigualável. essas conquistas ainda moldam nosso mundo, não são figuras perdidas no tempo, mas homens e mulheres cujas vozes ainda podemos ouvir, inclusive pelas profecias bíblicas, como o leopardo de daniel 7
Uma Rapsódia Americana
3.4 18 Assista Agorameu problema com o filme é que o marido foi o assassino do Sam Wheat (Patrick Swayze) em Ghost e não consegui esquecer disso
daughter of the west
5.0 1 Assista Agorada série "clássicos raros do plex". de todas as plataformas de filmes é a menos progressista e, portanto, a mais assistível
Todas as Coisas São Belas
3.5 39a "cena" (no caso é duplo sentido) em que ele derruba a mesa é grotesca
Canções de Amor
4.1 829 Assista Agorase disser o q estou pensando vão me chamar de bot então fico quieto. próximo
Cinzas do Passado
3.2 1a música comenta os fragmentos de cena quando entram no quarto e ele tira a foto da gaveta. show
before anything you say
3.5 1 Assista Agoraquando duas pessoas conseguem se amar em silêncio, são namorados; quando precisam falar, são casados. impressionante como não se sentem à vontade quando estão satisfeitos e em paz
O Massagista
2.7 1é que roteiristas e diretores raramente são cristãos, ouvem o canto mas não sabem onde está o galo. se fossem, haveria nesse "insight" pra lá de confuso a essência de uma obra-prima. infelizmente, cosntruiram os templos de seus deuses, mas serão todos derrubados