cruel, lindo, verdadeiro, reflexivo, profundo são sempre as palavras chaves da minha cabeça quando termino um filme do Von Trier Acho belíssima a veracidade emocional da trilogia, a busca pelo registro do ser humano cru, o dilema entre a inocência e a maldade. Dói e ao mesmo tempo afirma: a vida é assim, e não há nada a se fazer sobre.
documentário intenso, denso, forte e com uma direção de preocupação minuciosa: são vítimas de violência sexual com feridas que nunca serão fechadas uma veracidade até cruel ao olhar do espectador.
forte, vivo, quente e verdadeiro: desde "O Som Ao Redor" a minha concepção de cinema nacional mudou. O "Aquarius", filme também de Kleber Mendonça Filho, é um baita motivo para sair da sala com orgulho do cinema brasileiro. BRAVO!
Eu sempre temo os filmes que se propõem a denunciar o amor, a virilidade e a sexualidade. Temo e admiro, infinitamente. O cinema, assim como toda forma de arte denuncia o diretor e suas questões de forma escancarada e isso é um ato de coragem sem fim. Mas, como Murphy mesmo questiona "por que isso não aparece nos filmes?" Para mim, Noé se doou a esse filme, com toda a verdade mais bruta, da qual já conhecíamos, criando uma obra que possui um viés de autorretrato e que permite indagacoes importantes sobre o cinema.
Pode não ser um filme fácil de ser visto, pois coloca o espectador a prova de conceitos viris tao intrincicos que trazem uma crise em nossa própria existência, nossas questões sobre o amor e a sexualidade, e nós, como frutos de uma sociedade que inibe toda e qualquer sentimento profundo, nao sabemos o que sentir.
Um filme de qualidade impecável, belíssimo, sem medo, verdadeiro. Onde "amor" é gigante, inalcançável e inexplicável.
(brainstorming pós filme) A cada capítulo, a paisagem traz a reafirmação de que estamos falando sobre a existência de uma essência da natureza humana. Esses espaços que são acessados frente à situações. Algumas especulações acerca da interpretação do diretor me foram introduzidas com Dogville, pensamentos que permeiam a verdade quanto à bondade ou a maldade natural de cada ser humano. Os silêncios tão significativos em todos os filmes, te desprendem da ironia e direciona a sua atenção à interpretar o que antes fora dito. As ideias estão entre eles.
Maravilhosamente nostálgico! Achei que J.J conseguiu muito bem respeitar o que já havia sido conceituado quanto à saga e ainda reviver e dar uma "nova esperança" (tuntuds) pra continuação.
Sobre as críticas ruins: o grande problema de não se acompanhar uma saga enquanto ela é produzida é você correr o risco de não acompanhar o movimento que ela vai obtendo (correr o risco! isso não quer dizer que não possam existir novos fãs que se emocionaram! sou um deles, inclusive!). Star Wars tem uma característica diferente dos outros filmes que pra nova geração de cinéfilos pode ser um pouco difícil de compreender, essa falta de imediatismo de respostas, ou até mesmo essa constante busca pela nostalgia, que faz criar laços afetivos com as personagens e com a história pode se tornar algo entediante, pontos de vista de contextos vivenciais e repertórios culturais diferentes, apenas!
Romance que ganha o coração - até de quem não gosta de romance - por culpa da atmosfera "anti- romance" que perdura a relação das personagens. (aquela que roubou os corações pra 500 dias com ela) Realmente muito bem feito pois mesmo com essa história que já conhecemos - de outros filmes, e da vida - te prende e te permite prever ações e reações, através de movimentações de câmera e a inteligentíssima trilha sonora.
Não pude deixar de notar - e me arrisco a dizer - uma aproximação os filmes da nouvelle vague, desde as cenas de entrevista com as personagens aos cortes de cenas, enquadramentos decisivos pra entendermos o sentimento da personagem.
O bacana é que soube utilizar esses meios com personagens muito esteticamente atuais, literalmente nossos colegas de ensino médio que cresceram.
É lindo e perturbador a forma com que Lars consegue explicitar a natureza humana no sentido mais carnal da palavra. O bom e o mau é uma questão de ponto de vista, assim como a culpa e a inocência. Somos todos naturalmente bons, ou naturalmente maus? <3
O homem e suas escolhas no auge de seus medos e arrependimentos já é algo bonito e poético (chegando ao clichê - historicamente falando) , Boyle se aproveitou de todos os sentimentos mais profundos ocorridos em um momento desses, porém sem enrolação nem confete, filme bonito e verdadeiro (até onde pode se considerar uma representação artística por verdade).
Filme genial! Uma análise sociológica de dominações (segregadas à la Weber) extremamente válida e que permite concluir o nível de complexidade da teia hierárquica de toda forma organizada de vida. A dominação nasceu com a origem da vida e só há vida, até hoje, porque o ser humano precisa ser dominado para garantir ordem.
Com a mesma proposta de diálogo dos filmes anteriores mas com uma realidade "nua e crua", amadurecida, tão fiel à "vida real" que nos deixa com vontade daquele "final feliz" clichê. A única trilogia do gênero romance que me marcou positivamente. Lindo!
Um filme realmente lindo, impecável quanto à fotografia (doce, sonhadora e aconchegante nos seus tons e a suavidade), um roteiro tão bem feito pra não deixar qualquer resquício de dúvidas ou sensação de vazio, te preenche com um amor ainda maior pelo cinema e traz um humor inocente refletido nos olhos de Hugo. Além de comprovar a genialidade de Scorsese e entender um pouco do olhar do mestre.
o personagem principal presente em cada instante em cada movimento, palavra ou olhar dos seus "subordinados", contornando cada situação e apresentando ao contexto de repressão social de 3 jovens: a representação da minoria e seu sufocante (e constante) sentimento. GENIAL!!
Vi gente dizendo o pior do filme e ainda assim questionando trilhões de simbolismos, exatamente o que o diretor queria.. seja com violência, humor, sexualidade ou qualquer outro meio utilizado o ponto é que te faz pensar até nos mínimos detalhes dessa família anormal. Achei inteligente e ótima as atuações, principalmente da irmã mais velha.
Ao contrário do que se espera, utiliza a história de Edie pra fazer entender a ideologia de Warhol e da Factory, ótima indicação pra quem deseja compreender alguns detalhes da arte nesse contexto. Sienna Miller está belíssima e achei que Guy Pearce conseguiu expor de maneira fiel o mito Andy Warhol, que faz, respira, procura, transforma a arte e seu lado um tanto "sórdido".
Faz um tempinho que assisti, mas fiquei remoendo um comentário que explicasse o quanto eu gostei desse filme. Achei lindo, desde o começo. A cena inicial com uma fotografia lindíssima, uma trilha incrível e aquele olhar penetrante da Kirsten Dunst (que se mostra tão significativo ao longo de todo o filme). Acho incrível como é possível sentir as emoções das personagens com longos silêncios frios. Diferente de outros comentários não achei tão cansativo, pelo contrário, me deixou mais vidrada a cada instante. As diferentes perspectivas de uma catástrofe próxima foram tão bem contadas que quem assiste acaba assumindo uma posição - como participante da história - e criando uma expectativa como se houvesse um vilão na história. Achei genial, genial, genial.
Com um toque sufocante, te prende tanto que parece exceder apenas 1h30min de filme. A história não é a das mais geniais, mas o filme é magnífico, com uma fotografia brilhante e conta com um significado que vai além da ordem "problema - final feliz", basta dar mais atenção à mínimos detalhes na sequência das cenas.
Retirou todo o conceito de "filmes com criança" que eu já tinha construído, incrivelmente doce e com uma história pra qualquer ser humano (que um dia fora criança e também aqueles que ainda a guardam em si) se identificar. Além de toda a trama romântica existe uma idealização de sociedade e suas características individualistas e até automatizadas muito bem encaixadas. Lindo!
Bonito. De história bonita. De imagens bonitas. Completo. Tão aplicável a tantas situações que chega a ser hipócrita. Não precisou de super produção, apenas um roteiro bem bolado. A história, tão clichê fica tão instigante quando bem pensada. Não cansa, não tem falhas (talvez um errinho de continuidade) mas faz rir, até sem querer, até o ultimo minuto.
Quando o filme começou, tive a sensação (que se provou instantes depois errônea) que o cinema brasileiro estava melhorando agora no conteúdo. No início achei engraçado a forma como foi utilizado o esteriótipo de cada região mas depois de um tempo percebi que estava mais parecido com Zorra Total. E quando pensei, "ok, pelo menos não houve apelação sexual" eis que mais uma vez me engano, sem comentar sobre a comparação com "Se Beber, Não Case" que li em alguns comentários, o que me parece muito apropriado.
Dançando no Escuro
4.4 2,3K Assista Agoracruel, lindo, verdadeiro, reflexivo, profundo são sempre as palavras chaves da minha cabeça quando termino um filme do Von Trier
Acho belíssima a veracidade emocional da trilogia, a busca pelo registro do ser humano cru, o dilema entre a inocência e a maldade. Dói e ao mesmo tempo afirma: a vida é assim, e não há nada a se fazer sobre.
The Testimony
4.5 13documentário intenso, denso, forte e com uma direção de preocupação minuciosa: são vítimas de violência sexual com feridas que nunca serão fechadas
uma veracidade até cruel ao olhar do espectador.
Aquarius
4.2 1,9K Assista Agoraforte, vivo, quente e verdadeiro: desde "O Som Ao Redor" a minha concepção de cinema nacional mudou. O "Aquarius", filme também de Kleber Mendonça Filho, é um baita motivo para sair da sala com orgulho do cinema brasileiro. BRAVO!
Love
3.5 883 Assista AgoraEu sempre temo os filmes que se propõem a denunciar o amor, a virilidade e a sexualidade. Temo e admiro, infinitamente. O cinema, assim como toda forma de arte denuncia o diretor e suas questões de forma escancarada e isso é um ato de coragem sem fim. Mas, como Murphy mesmo questiona "por que isso não aparece nos filmes?"
Para mim, Noé se doou a esse filme, com toda a verdade mais bruta, da qual já conhecíamos, criando uma obra que possui um viés de autorretrato e que permite indagacoes importantes sobre o cinema.
Pode não ser um filme fácil de ser visto, pois coloca o espectador a prova de conceitos viris tao intrincicos que trazem uma crise em nossa própria existência, nossas questões sobre o amor e a sexualidade, e nós, como frutos de uma sociedade que inibe toda e qualquer sentimento profundo, nao sabemos o que sentir.
Um filme de qualidade impecável, belíssimo, sem medo, verdadeiro.
Onde "amor" é gigante, inalcançável e inexplicável.
Ondas do Destino
4.2 334 Assista Agora(brainstorming pós filme)
A cada capítulo, a paisagem traz a reafirmação de que estamos falando sobre a existência de uma essência da natureza humana. Esses espaços que são acessados frente à situações.
Algumas especulações acerca da interpretação do diretor me foram introduzidas com Dogville, pensamentos que permeiam a verdade quanto à bondade ou a maldade natural de cada ser humano.
Os silêncios tão significativos em todos os filmes, te desprendem da ironia e direciona a sua atenção à interpretar o que antes fora dito. As ideias estão entre eles.
Star Wars, Episódio VII: O Despertar da Força
4.3 3,1K Assista AgoraMaravilhosamente nostálgico!
Achei que J.J conseguiu muito bem respeitar o que já havia sido conceituado quanto à saga e ainda reviver e dar uma "nova esperança" (tuntuds) pra continuação.
Sobre as críticas ruins: o grande problema de não se acompanhar uma saga enquanto ela é produzida é você correr o risco de não acompanhar o movimento que ela vai obtendo (correr o risco! isso não quer dizer que não possam existir novos fãs que se emocionaram! sou um deles, inclusive!).
Star Wars tem uma característica diferente dos outros filmes que pra nova geração de cinéfilos pode ser um pouco difícil de compreender, essa falta de imediatismo de respostas, ou até mesmo essa constante busca pela nostalgia, que faz criar laços afetivos com as personagens e com a história pode se tornar algo entediante, pontos de vista de contextos vivenciais e repertórios culturais diferentes, apenas!
Amores Imaginários
3.8 1,5KRomance que ganha o coração - até de quem não gosta de romance - por culpa da atmosfera "anti- romance" que perdura a relação das personagens. (aquela que roubou os corações pra 500 dias com ela)
Realmente muito bem feito pois mesmo com essa história que já conhecemos - de outros filmes, e da vida - te prende e te permite prever ações e reações, através de movimentações de câmera e a inteligentíssima trilha sonora.
Não pude deixar de notar - e me arrisco a dizer - uma aproximação os filmes da nouvelle vague, desde as cenas de entrevista com as personagens aos cortes de cenas, enquadramentos decisivos pra entendermos o sentimento da personagem.
O bacana é que soube utilizar esses meios com personagens muito esteticamente atuais, literalmente nossos colegas de ensino médio que cresceram.
Perfume: A História de um Assassino
4.0 2,2KA linha tênue que torna paixão algo belo ou horrível é mais frágil mas tão intensa quanto uma gota de perfume.
Belíssimo filme. <3 <3
Dogville
4.3 2,0K Assista AgoraÉ lindo e perturbador a forma com que Lars consegue explicitar a natureza humana no sentido mais carnal da palavra.
O bom e o mau é uma questão de ponto de vista, assim como a culpa e a inocência.
Somos todos naturalmente bons, ou naturalmente maus?
<3
127 Horas
3.8 3,1K Assista AgoraO homem e suas escolhas no auge de seus medos e arrependimentos já é algo bonito e poético (chegando ao clichê - historicamente falando) , Boyle se aproveitou de todos os sentimentos mais profundos ocorridos em um momento desses, porém sem enrolação nem confete, filme bonito e verdadeiro (até onde pode se considerar uma representação artística por verdade).
Capitão Phillips
4.0 1,6K Assista AgoraFilme genial!
Uma análise sociológica de dominações (segregadas à la Weber) extremamente válida e que permite concluir o nível de complexidade da teia hierárquica de toda forma organizada de vida. A dominação nasceu com a origem da vida e só há vida, até hoje, porque o ser humano precisa ser dominado para garantir ordem.
O Fantástico Sr. Raposo
4.2 932 Assista AgoraWes Anderson e seu mundo fantástico encantando um tantinho a mais a cada filme.
Animação doce, engraçada, deliciosa de ver <3
Antes da Meia-Noite
4.2 1,5K Assista AgoraCom a mesma proposta de diálogo dos filmes anteriores mas com uma realidade "nua e crua", amadurecida, tão fiel à "vida real" que nos deixa com vontade daquele "final feliz" clichê.
A única trilogia do gênero romance que me marcou positivamente. Lindo!
A Invenção de Hugo Cabret
4.0 3,6K Assista AgoraUm filme realmente lindo, impecável quanto à fotografia (doce, sonhadora e aconchegante nos seus tons e a suavidade), um roteiro tão bem feito pra não deixar qualquer resquício de dúvidas ou sensação de vazio, te preenche com um amor ainda maior pelo cinema e traz um humor inocente refletido nos olhos de Hugo.
Além de comprovar a genialidade de Scorsese e entender um pouco do olhar do mestre.
O Ódio
4.2 316o personagem principal presente em cada instante em cada movimento, palavra ou olhar dos seus "subordinados", contornando cada situação e apresentando ao contexto de repressão social de 3 jovens: a representação da minoria e seu sufocante (e constante) sentimento. GENIAL!!
Deus da Carnificina
3.8 1,4KO diálogo sobrepõe a importância de uma fotografia impecável e faz "ferver" os miolos com novas opiniões a cada segundo do filme, genial!
Dente Canino
3.8 1,2K Assista AgoraVi gente dizendo o pior do filme e ainda assim questionando trilhões de simbolismos, exatamente o que o diretor queria.. seja com violência, humor, sexualidade ou qualquer outro meio utilizado o ponto é que te faz pensar até nos mínimos detalhes dessa família anormal.
Achei inteligente e ótima as atuações, principalmente da irmã mais velha.
Following
4.0 302 Assista AgoraPra provar que filmes ótimos não precisam de altíssimos orçamentos.
Uma Garota Irresistível
3.8 172Ao contrário do que se espera, utiliza a história de Edie pra fazer entender a ideologia de Warhol e da Factory, ótima indicação pra quem deseja compreender alguns detalhes da arte nesse contexto.
Sienna Miller está belíssima e achei que Guy Pearce conseguiu expor de maneira fiel o mito Andy Warhol, que faz, respira, procura, transforma a arte e seu lado um tanto "sórdido".
Melancolia
3.8 3,1K Assista AgoraFaz um tempinho que assisti, mas fiquei remoendo um comentário que explicasse o quanto eu gostei desse filme. Achei lindo, desde o começo. A cena inicial com uma fotografia lindíssima, uma trilha incrível e aquele olhar penetrante da Kirsten Dunst (que se mostra tão significativo ao longo de todo o filme). Acho incrível como é possível sentir as emoções das personagens com longos silêncios frios. Diferente de outros comentários não achei tão cansativo, pelo contrário, me deixou mais vidrada a cada instante. As diferentes perspectivas de uma catástrofe próxima foram tão bem contadas que quem assiste acaba assumindo uma posição - como participante da história - e criando uma expectativa como se houvesse um vilão na história. Achei genial, genial, genial.
Gravidade
3.9 5,1K Assista AgoraCom um toque sufocante, te prende tanto que parece exceder apenas 1h30min de filme. A história não é a das mais geniais, mas o filme é magnífico, com uma fotografia brilhante e conta com um significado que vai além da ordem "problema - final feliz", basta dar mais atenção à mínimos detalhes na sequência das cenas.
Moonrise Kingdom
4.2 2,1K Assista AgoraRetirou todo o conceito de "filmes com criança" que eu já tinha construído, incrivelmente doce e com uma história pra qualquer ser humano (que um dia fora criança e também aqueles que ainda a guardam em si) se identificar. Além de toda a trama romântica existe uma idealização de sociedade e suas características individualistas e até automatizadas muito bem encaixadas. Lindo!
Medianeras: Buenos Aires na Era do Amor Virtual
4.3 2,3K Assista AgoraBonito. De história bonita. De imagens bonitas. Completo.
Tão aplicável a tantas situações que chega a ser hipócrita. Não precisou de super produção, apenas um roteiro bem bolado. A história, tão clichê fica tão instigante quando bem pensada. Não cansa, não tem falhas (talvez um errinho de continuidade) mas faz rir, até sem querer, até o ultimo minuto.
O Concurso
2.3 665Quando o filme começou, tive a sensação (que se provou instantes depois errônea) que o cinema brasileiro estava melhorando agora no conteúdo.
No início achei engraçado a forma como foi utilizado o esteriótipo de cada região mas depois de um tempo percebi que estava mais parecido com Zorra Total.
E quando pensei, "ok, pelo menos não houve apelação sexual" eis que mais uma vez me engano, sem comentar sobre a comparação com "Se Beber, Não Case" que li em alguns comentários, o que me parece muito apropriado.