Um curta musical sobre a precarização do trabalho, a exploração cotidiana, é fácil cair no discurso de que seria lacraçáo, como se só dramas burgueses pudessem ser tema de musicais.
O curta e eficiente, mesmo limitado pelos parcos recursos, o diretor parece ter entendido melhor a ideia do conto original de Stephen King do que os produtores do filme famoso que seria lançado no ano seguinte, sem poder contar com atuações boas, nem com efeitos especiais, é na eficiente edição que se pauta o horror do filme.
A direção de Lynch e as letras de Badalamenti, aliados a voz peculiar de Julee Cruise traz Uma experiência lisérgica nesse espetáculo multissensorial e fascinante.
O humor de Lynch vem do bizarro das situações em seus filmes, mas quando ele tenta colocar humor voluntariamente, o resultado é pífio. Uma esquete bobinha e sem graça.
É um curta bem realizado, feito para arrecadar dinheiro para o primeiro Evil Dead, um festival de correria, gritos e gore, lembra um pouco “Massacre da Serra Elétrica”, a qualidade péssima da cópia disponível na internet apenas ajuda na sensação de estar vendo um “snuff movie”.
A América do Sul expurga seu passado de opressão com arte. E isso significa obras pungentes sobre o tema. Aqui mais um exemplo vindo do Chile, com uma história que aumenta nosso lamento pelo quanto temos andado pra trás, elegendo um cara que reverencia torturadores, esse tipo de conto não tarda a se tornar novamente realidade.
Tenho gostado da seleção dos filmes em curta metragem do Oscar, os 4 que vi até agora são fortes e impactantes. Vejo esse aqui como Ala Kachuu, uma história com uma protagonista cheia de sonhos, mas que sofre com as limitaçoes que o destino lhe impös. É um drama seco, com uma protagonista alquebrada, mas com expectativas.
Kafka e Black Mirror se encontram nesse curta simples, mas interessante. Parece um desses curtas produzidos para serem apresentados a estúdios a fim de procurar financiamento para um longa.
Eu achei um drama forte e muito bem construído, a ideia era mostrar como funciona essa tradição e sua normalização dentro daquela sociedade. Para uma visão estrangeira (a diretora é suiça e o filme se passa no Quirguistão, até que o filme consegue passar ao largo da condescendência e equilibrar o olhar exotizante. Acredito que o formato dramatizado nesse caso foi uma escolha melhor, uma vez que documentário poderia fazer com que o filme caísse mais facilmente em armadilhas para manipular quem estivesse assistindo. Sezim é a maior vítima aqui, mas no fime todos são vítimas, inclusive a família do noivo, vítimas da tradição, do machismo, do tipo de educação recebida, da religião, pobreza.
Visualmente criativo, remetendo aos quadrinhos underground(como alguns aqui já frisaram), tem uma história agradável e um bom ritmo. Não deve ganhar o Oscar pq ninguém vai querer dar vitória para um filme russo nesse momento.
Qual o objetivo de um documentário sobre um caso envolvendo pessoas desconhecidas em um caso ocorrido na década de 60 e que a maioria dos envolvidos nem se lembram mais. É bem aquela ideia de a pessoa se achar tanto que acredita que seu problema é de interesse universal. Egocêntrico é o mínimo para se dizer desse documentário, que é um curta mas parece que não acabava mais.
No início parece apenas a celebração tardia de uma figura que deveria ter tido maior reconhecimento, na segunda metade fica um pouco mais amargo, mas sem nos deixar perder a simpatia pela retratada, de sorriso fácil e contagiante.
As partes que mostram o esporte intercalado pelo depoimento são muito enocionantes, porém o documentário se perde e acaba passando de forma rasa sobre os temas principais.
The Long Goodbye é como se fosse uma ópera rap, está ligado ao álbum de mesmo nome de Riz Ahmed, por isso o monólogo que alguns acharam desnecessário no final, na verdade é uma das canções do álbum. É um filme denúncia também, sobre o risco de dar tanto espaço para discursos de ódio. Contundente.
Bauman e seu conceito de amor líquido já virou clichê para esses tempos de aplicativos de relacionamento e redes sociais, então as situações aqui mostradas não chegam a surpreender, porém a técnica de animação deixa tudo bem interessante, até real demais em alguns momentos. Interessante para pensarmos sobre amor moderno, inclusive o tão falado ultimamente ghosting.
Mais um curta que poderia ser aprofundado em um longa, o tema é urgente, filmado antes da pandemia mostra pessoas em situação de total desamparo, abandonadas, faz pensar como a situação pode ter piorado nesse período.
Estranha Forma de Vida
3.4 135 Assista AgoraPoderia ser um longa e desenvolver melhor, mas é um filme agradável de se ver.
A Última Praga de Mojica
3.5 6Curioso registro de como recuperaram o filme “A Praga” do Mojica, vi em sessão dupla com o filme recuperado.
Fantasma Neon
3.7 5Um curta musical sobre a precarização do trabalho, a exploração cotidiana, é fácil cair no discurso de que seria lacraçáo, como se só dramas burgueses pudessem ser tema de musicais.
Discípulos do Corvo
3.1 9O curta e eficiente, mesmo limitado pelos parcos recursos, o diretor parece ter entendido melhor a ideia do conto original de Stephen King do que os produtores do filme famoso que seria lançado no ano seguinte, sem poder contar com atuações boas, nem com efeitos especiais, é na eficiente edição que se pauta o horror do filme.
O Rei Dos Anúncios
3.2 1Interessante compilado do que vinha sendo feito de melhor na propaganda nos anos 80, dirigidos por grandes diretores como Godard, Leone, Argento
Industrial Symphony No. 1: The Dream of the Brokenhearted
3.5 8A direção de Lynch e as letras de Badalamenti, aliados a voz peculiar de Julee Cruise traz Uma experiência lisérgica nesse espetáculo multissensorial e fascinante.
O Cowboy e o francês
3.2 22O humor de Lynch vem do bizarro das situações em seus filmes, mas quando ele tenta colocar humor voluntariamente, o resultado é pífio. Uma esquete bobinha e sem graça.
Within the Woods
3.6 37É um curta bem realizado, feito para arrecadar dinheiro para o primeiro Evil Dead, um festival de correria, gritos e gore, lembra um pouco “Massacre da Serra Elétrica”, a qualidade péssima da cópia disponível na internet apenas ajuda na sensação de estar vendo um “snuff movie”.
Affairs of the Art
2.7 32Um monte de bizarrice que não leva a lugar nenhum.
Bestia
3.8 66A América do Sul expurga seu passado de opressão com arte. E isso significa obras pungentes sobre o tema. Aqui mais um exemplo vindo do Chile, com uma história que aumenta nosso lamento pelo quanto temos andado pra trás, elegendo um cara que reverencia torturadores, esse tipo de conto não tarda a se tornar novamente realidade.
On my Mind
3.3 33Não chega a ser surpreendente, mas comove. Quem está chorando aqui?
The Dress
3.7 25Tenho gostado da seleção dos filmes em curta metragem do Oscar, os 4 que vi até agora são fortes e impactantes. Vejo esse aqui como Ala Kachuu, uma história com uma protagonista cheia de sonhos, mas que sofre com as limitaçoes que o destino lhe impös. É um drama seco, com uma protagonista alquebrada, mas com expectativas.
Please Hold
3.6 37Kafka e Black Mirror se encontram nesse curta simples, mas interessante. Parece um desses curtas produzidos para serem apresentados a estúdios a fim de procurar financiamento para um longa.
Ala Kachuu - Take and Run
3.9 31 Assista AgoraEu achei um drama forte e muito bem construído, a ideia era mostrar como funciona essa tradição e sua normalização dentro daquela sociedade. Para uma visão estrangeira (a diretora é suiça e o filme se passa no Quirguistão, até que o filme consegue passar ao largo da condescendência e equilibrar o olhar exotizante. Acredito que o formato dramatizado nesse caso foi uma escolha melhor, uma vez que documentário poderia fazer com que o filme caísse mais facilmente em armadilhas para manipular quem estivesse assistindo. Sezim é a maior vítima aqui, mas no fime todos são vítimas, inclusive a família do noivo, vítimas da tradição, do machismo, do tipo de educação recebida, da religião, pobreza.
Boxballet
3.3 27Visualmente criativo, remetendo aos quadrinhos underground(como alguns aqui já frisaram), tem uma história agradável e um bom ritmo. Não deve ganhar o Oscar pq ninguém vai querer dar vitória para um filme russo nesse momento.
Quando Éramos Bullies
2.3 31 Assista AgoraQual o objetivo de um documentário sobre um caso envolvendo pessoas desconhecidas em um caso ocorrido na década de 60 e que a maioria dos envolvidos nem se lembram mais. É bem aquela ideia de a pessoa se achar tanto que acredita que seu problema é de interesse universal. Egocêntrico é o mínimo para se dizer desse documentário, que é um curta mas parece que não acabava mais.
The Queen of Basketball
3.8 36No início parece apenas a celebração tardia de uma figura que deveria ter tido maior reconhecimento, na segunda metade fica um pouco mais amargo, mas sem nos deixar perder a simpatia pela retratada, de sorriso fácil e contagiante.
Audible
3.5 32As partes que mostram o esporte intercalado pelo depoimento são muito enocionantes, porém o documentário se perde e acaba passando de forma rasa sobre os temas principais.
The Long Goodbye
3.9 39The Long Goodbye é como se fosse uma ópera rap, está ligado ao álbum de mesmo nome de Riz Ahmed, por isso o monólogo que alguns acharam desnecessário no final, na verdade é uma das canções do álbum. É um filme denúncia também, sobre o risco de dar tanto espaço para discursos de ódio. Contundente.
The Windshield Wiper
3.5 42Bauman e seu conceito de amor líquido já virou clichê para esses tempos de aplicativos de relacionamento e redes sociais, então as situações aqui mostradas não chegam a surpreender, porém a técnica de animação deixa tudo bem interessante, até real demais em alguns momentos. Interessante para pensarmos sobre amor moderno, inclusive o tão falado ultimamente ghosting.
Onde Eu Moro
3.4 71 Assista AgoraMais um curta que poderia ser aprofundado em um longa, o tema é urgente, filmado antes da pandemia mostra pessoas em situação de total desamparo, abandonadas, faz pensar como a situação pode ter piorado nesse período.
A Sabiá Sabiazinha
3.5 67 Assista AgoraStop motion fofinho.
Três Canções para Benazir
3.2 48 Assista AgoraUm pouco seco e direto demais, parecia poder render mais, tudo que se possa elogiar do filme é trunfo carisma dessa família retratada.
Michael vs Jason - Evil Emerges
2.6 1Imagina o encontro entre Jason x Michael, a cenas entre os dois são legais, quase uma rinha de cães em que ninguém desiste antes da morte.