Uma obra de terror psicológico, mas que infelizmente não consegue repetir o nível alcançado em trabalhos anteriores. Apesar do bom trabalho técnico, parte visual, ambientação, maquiagens, atuações e dinâmica das principais sequências, aqui o grande problema fica por conta do roteiro nada original, entediante, cansativo, que falha ao não conseguir entregar nada do proposto, outra decepção fica pelo trabalho com áudio ambiente da obra e a quase nula trilha sonora, geralmente parte importante nas obras de Carpenter. Talvez o melhor da obra seja o desfecho, mesmo, mais uma vez, nada original!
Clássico longa do diretor Lewis Teague, mais conhecido por seu trabalho em “Cujo” e “Cat's Eye”, temos aqui uma obra divertida, onde o foco está na ação e não no enredo ou no desenvolvimento em si. Mesmo sendo um filme de baixo orçamento do início dos anos 80, possui um trabalho visual bem legal, com efeitos práticos muito bons para época, várias cenas legais do "bichão" devorando pessoas, também chamam atenção, além das boas atuações, com exceção aos personagens propositalmente caricatos, que são pessimamente interpretados. Obviamente este longa fica devendo em vários aspectos, principalmente no quesito roteiro e desenvolvimento, mas deixemos isso de lado, vamos focar na diversão e isso "Alligator" acerta em cheio! Se você tem mais de 30 anos, deve ter se deparado com essa “obra-prima” nas noites do SBT.
Um suspense policial espanhol, baseado no romance homônimo de Eva García Sáenz de Urturi, uma obra com muito potencial, porém com fraquíssima execução, todo genérico, abusando de clichês básicos, roteiro completamente desconexo, atuações fraquíssimas, principalmente da dupla protagonista. Em momento algum este longa consegue prender o espectador, não se aprofunda em nada, trata tudo de forma superficial e simplista. O mérito fica por algumas cenas angustiantes, principalmente envolvendo os assassinatos e a bonita fotografia, mas no geral, nada aqui empolga, apenas um passatempo para quem não quer pensar muito sobre.
Obra clássica sobre possessão do terror contemporâneo, baseado na história real da estudante alemã, Anneliese Michel, que foi submetida a dezenas de sessões de exorcismo entre 1975 e 1976, levando a sua morte. Apostando em uma construção um tanto diferente da maioria de filmes sobre possessão, aqui o foco são os eventos pós exorcismo, mesclados com takes do passado, mostrando o ato em si, trazendo a discussão em torno de ciência vs crença, possessão ou problemas psicológicos, um ponto sempre levantado na maioria dos filmes do estilo, porém foi muito bem explorado neste. Com ótimas atuações, destaque para a transformação da personagem em foco, gosto muito da maneira como foram filmadas algumas sequências, trazendo uma dose extra de realismo e tensão nas cenas de exorcismo, o trabalho com o som e ambiente também são sensacionais, o único pecado acaba sendo alguns diálogos prolongados, vazios ou explicativos demais, que pouco acrescentam, mas nada que estrague a experiência, clássico!
Remake do clássico horror tailandês, "Shutter / Espíritos - A Morte está ao Seu Lado", dirigido pelo japonês, Masayuki Ochiai, um diretor com alguns (poucos) trabalhos interessantes, como "Parasite Eve" e muitas bombas, como "O Grito 3" e "Ju-on: The Final Curse". Infelizmente aqui temos uma nova bomba. Um remake desnecessário, que falha miseravelmente ao tentar reproduzir o clima encontrado no longa original, neste, Ochiai, talvez até involuntariamente, acaba perdendo-se e seguindo uma direção diferente, abusando de clichês e "jump scares" aleatórios, tornando tudo extremamente forçado, de difícil digestão, além da clara falta de cuidado com os detalhes, tanto de produção, roteiro, sobrando até para as fraquíssimas atuações. Infelizmente neste longa, pouco se salva, principalmente pela expectativa provocada pela excelente versão original, tailandesa.
Clássico absoluto do cinema de terror, escrito e dirigido pelo polêmico e genial, Roman Polanski, baseado no livro homônimo de Ira Levin, lançado em 1967. Um terror psicológico de primeira qualidade, perturbador e revoltante, que transcorre de forma lenta, em alguns momentos até maçante, porém necessária para o desenvolvimento da trama, construindo assim, uma atmosfera sensacional. Peca na velha conivência ao roteiro, a personagem em foco abusa de uma certa passividade e inocência absurdamente forçada (mesmo entendendo ser uma obra dos anos 60, retratando uma realidade diferente da atual), parecendo ser apenas um artifício para amarrar melhor a trama e dar suporte a narrativa. Mas, mesmo com algumas falhas, ainda assim se trata de uma obra diferenciada, com todo destaque para as atuações, principalmente de Mia Farrow, enfim, um clássico que marcou época!
Terceiro e ultimo longa da trilogia "Vomit Gore", do diretor(a), Lucifer Valentine, extremamente repetitivo, cansativo e talvez o mais nojento deles, vômitos, vômitos e mais vômitos, difícil acrescentar algo diferente aqui, a trilogia é uma repetição de cenas asquerosas, nojentas, violentas e "sensuais", com uma história que até poderia ser interessante como plano de fundo, mas pessimamente explorada, provavelmente funcionaria melhor como uma sequência de três curtas, enfim, assista se tiver estomago!
Segundo longa da trilogia "Vomit Gore", do diretor(a), Lucifer Valentine, sem dúvidas o melhor (ou menos pior) da trilogia, segue a mesma linha do anterior, extremamente nojento, com cenas indigestas, se importando unicamente em chocar o espectador, a diferença aqui é o aumento do grau de violência, tornando este o mais violento dos três, de resto, não existe muito o que ser acrescentado, mais uma obra degradante, apesar de todas as partes terem suas histórias, elas acabam ficando em segundo plano, perdendo espaço para toda a bizarrice apresentada.
Uma obra do diretor, Vincenzo Natali (Campo do Medo, 2019), tendo como produtor, Guillermo del Toro (O Labirinto do Fauno, 2006), uma mistura de sci-fi, terror e uma boa dose de drama, apesar de não ser necessariamente original, traz uma boa discussão sobre ética e os limites da ciência, até onde vai o direito do homem em criar e manipular vida em laboratório, mas acaba abordando o tema somente de forma superficial. O longa apresenta algumas cenas doentias e nojentas, que acabam incomodando bastante, nem tanto pelo visual, mas pelo significado, porém falha um pouco no seu desenvolvimento, principalmente a partir do meio da trama, tornando-se obvio e estragando um pouco a experiência. No mais, não empolga, se torna um drama raso, apesar de corajoso, sendo apenas um sci-fi interessante, com boas atuações, bons efeitos e maquiagens, além fazer algumas referências à clássicos do passado.
Primeiro longa da trilogia "Vomit Gore", do diretor(a), Lucifer Valentine, uma obra nojenta, feita clara e abertamente para chocar, com sequências de abusos, nudez, violência extrema e vômitos, muitos vômitos. Até tem algumas cenas legais, com cortes rápidos, ângulos pouco usuais, mas no geral tudo é degradante e tedioso, além da trilha sonora repetitiva e cansativa.
Obra do gênio coreano Park Chan-wook, criador da trilogia da vingança, Mr. Vingança (2002), Oldboy (2003) e Lady Vingança (2005), aqui temos um filme sobre vampiros, misturando a religião e o cotidiano como plano de fundo, aqui nada é gratuito, tudo tem um motivo e é muito bem desenvolvido, consegue ser belo, sutil, poético e visceral ao mesmo tempo, uma mistura de terror, drama e um toque de humor negro (marca registrada do diretor), além de sequências sensuais e provocativas, mas não espere aquele ritmo frenético dos filmes ocidentais, com mortes mirabolantes e afins, aqui tudo transcorre lentamente, quase se arrastando, o foco são os personagens e seus desenvolvimentos, com todo destaque para a estética da obra, suas belas atuações e bons diálogos!
Um clássico absoluto do terror trash, terceiro longa do premiado diretor, Peter Jackson (O Senhor dos Anéis de 2001), uma obra de baixo orçamento, bastante criativa, nojenta, extremamente violenta e muito divertida, com cenas clássicas de violência e gore, desmembramentos e litros de sangue para todos os lados, além de monstros bizarros e um humor negro bastante acido, tudo isso contando com ótimos efeitos práticos, aqui tem tudo o que podemos esperar de um longa do estilo! Apesar de hoje não ter o mesmo impacto da época do lançamento, envelheceu muito bem, ainda merece ser apreciado!
Mais um longa que se vende como baseado em história real, mas não passa de mais um "mockumentary/found footage", na realidade não só mais um, mas um muito bem feito, com uma narrativa bastante inteligente, e até certo ponto, ousada, que no decorrer da trama consegue construir uma atmosfera perturbadora, bastante tensa e alguns momentos consegue incomodar bastante o espectador, destaque para a boa atuação da Milla Jovovich! Confesso que gosto do tema, talvez por esse motivo tenha gostado tanto do filme, mesmo cheio de defeitos e clichês aos montes, sendo alguns destes bem empregados e funcionam bem, mas talvez com o desgaste do tema e do estilo "found footage", o longa não tenha envelhecido tão bem (apesar de não ser tão antigo assim, é de 2009), porém é uma obra bem muito realizada, que consegue entregar o que se propõe! . OBS: Destaque também para os "tapes" recuperados, com depoimentos e imagens bizarras, dão um toque todo especial e realista para obra!
Apesar da interessante premissa, pouca coisa funciona neste longa, se desenvolve de forma desconexa, o clima claustrofóbico e angustiante proposto, não é entregue, ao menos não de maneira efetiva, além de ser cheio de clichês, que quando bem usados, podem se tornar interessantes, mas aqui não é o caso, preenchem o tempo com diálogos ruins e que pouco agregam. Pelo lado positivo temos... Ryan Reynolds (rs), além da crítica ao mundo militarizado de hoje como plano de fundo, e mais o fato de conseguir desenvolver bem (até certo ponto) a trama em espaço bastante limitado e o interessante desfecho, mas é só, entrega muito pouco!
Slasher norueguês, que conta com uma trama simples e direta, o tradicional do estilo slasher, inclusive na ambientação, apesar de abusar do uso de clichês, consegue prender a atenção do espectador construindo uma atmosfera densa ao entregar a tensão esperada nos momentos criticos da trama, com ótimas perseguições, mortes brutais e criativas, destaque para a bela locação, muito bem explorada pela fotografia do longa, sem falar no estilo bruto do assassino, que traz um toque todo especial para trama. Enfim, um tradicional slasher, que não inova, mas entrega tudo que se pode esperar dele!
Este, um terror sobrenatural, no estilo "mockumentary/found footage" de baixo orçamento, confesso que me surpreendeu, ta certo que minha expectativa era bem baixa, talvez por esse motivo tenha gostado do longa, com um roteiro simples, porém eficaz, consegue assustar o espectador sem usar nada de gore, ou cenas com abuso de violência. Acredito que o ponto alto da trama, é o grau de realismo que conseguiram apresentar, talvez a falta de orçamento e limitações técnicas, tenham no final das contas, ajudado neste sentido. Apesar disso, é uma fórmula um pouco desgastada, que não agrada a todos, em alguns momentos pode se tornar cansativa, por isso é preciso permitir-se uma certa imersão, para aproveitar melhor o que é oferecido.
Um dos precursores do gênero "found footage", clássica e controversa obra do diretor italiano Ruggero Deodato, uma obra de baixo orçamento, desconfortável e impactante, que acabou proibida em vários países, um dos filmes mais viscerais já feitos, abusando da violência, em cenas de estupro, tortura, canibalismo, desmembramentos e empalamento, algumas destas, com um tom bastante realista, graças a ótimos efeitos práticos, mesmo com as fracas atuações, a obra consegue manter um clima absurdamente incomodo durante todo tempo, muito se deve a trilha sonora repetitiva, que acaba contribuindo muito para aumentar esse incomodo. É uma obra que se dispõe a trazer discussões e criticas sociais claras, mas que acabam sendo minimizadas pela violência e teor gráfico da trama, além de conter varias cenas de morte de animais, como quati, tartaruga, macaco, cobra e porco, mesmo os animais sendo consumidos pela tribo local, como alimento, também acabam diminuindo o foco nas questões sociais abordadas.
OBS: O tom realista das cenas de violência e mortes, fizeram o diretor, Ruggero Deodato, ser intimado e acusado de assassinato na Itália, posteriormente comprovada sua inocência em julgamento, quando apresentadas provas que todo elenco continuava vivo e bem.
Baseado na história de Sada Abe, uma gueixa que nos anos 30, matou e mutilou seu amante, um clássico do diretor, Noboru Tanaka, apesar de ser baseado na mesma historia e ter sido lançado anteriormente, é menos conhecido que o popular "O Império dos Sentidos" de Nagisa Ōshima. Este, um filme mais cru, mais direto e extremo, mais "sujo", por assim dizer, abusa das sequências sensuais e mesmo nestas sequências consegue ser pesado e bastante incomodo, além de ser uma obra claustrofóbica e intimista, pois se desenvolve em sua maior parte dentro de um pequeno quarto, transbordando tensão, misturando cenas de sexo, abuso e violência. Para mim, um clássico do cinema oriental, com ótimas atuações, excelente trabalho de direção e fotografia, enfim, uma obra que merece ser vista!
Basicamente um trash completamente absurdo, porém extremamente divertido, a trama gira em torno de uma garota com 7 clitóris e um rapaz com um pênis mutante (como dito na sinopse). Partindo dai, já fica fácil imaginar o que vem pela frente, um trash que não se leva a sério em momento algum (ao menos não deveria), e abusa do humor negro, com situações absurdas, algumas sequências vão da agonia à gargalhada em segundos, essa insanidade é dirigida por Frank Henenlotter, dos clássicos "Basket Case" de 1982 e "Brain Damage" de 1988. Pelo lado negativo, vale ressaltar as péssimas atuações, efeitos práticos bem limitados e tenho sérias dúvidas quanto ao plano de fundo que diz "discutir a liberdade sexual feminina", sinceramente, conhecendo outras obras do diretor, acredito que isso nem passou por sua cabeça.
Muito potencial, com execução discutível, é como posso classificar "Pânico na Neve", até consegue construir um clima de suspense e tensão bastante interessante, além de trazer sequencias bem aflitivas e algumas (poucas) cenas agoniantes, muito graças as boas atuações do trio de protagonistas, mas infelizmente estes parecem ser os únicos pontos positivos do longa. Logo acaba se perdendo em diálogos dispensáveis e cansativos, que nada agregam, também me incomoda muito, a já conhecida falta de inteligência dos personagens e conveniências ao roteiro, além do desfecho clichê, tudo isso acaba atrapalhando bastante a experiência.
Mistura de terror com comédia, que consegue unir humor negro com uma mega dose de violência visual, tudo na medida certa, com aquele ar de cinema trash dos anos 80/90, mesmo com uma premissa nada original (tudo aqui já foi visto antes) é extremamente divertido, as cenas e sequências de violência são o ponto alto da trama, mortes brutais e sangue para todos os lados, tudo isso com um ritmo alucinante, além das referências aos antigos filmes de zumbis e afins, talvez peque um pouco na pegada "teen", com romancezinho besta e tudo mais. E mesmo com roteiro inconsistente e cheio de buracos, o longa entrega o prometido, as atuações e tom cômico, principalmente nas cenas violentas, fazem tudo valer a pena!
Confesso que este me surpreendeu, não que seja uma obra-prima, mas mesmo sem trazer novidade alguma, consegue se diferenciar dos outros títulos do estilo, de início acaba se vendendo como um típico slasher, mas ao tomar diferentes direções em alguns momentos, consegue prender a atenção e, ao mesmo tempo, incomodar o espectador, mesmo abusando um pouco de clichês básicos, porém com um ritmo insano, várias mortes criativas, cenas bastante agoniantes e tensas, o longa consegue entregar o prometido!
Remake do clássico, "Vampiros de Almas" de 1956, temos aqui em "Invasores de Corpos" de 1978, um sci-fi com boa dose de terror, que influenciou bastante as novas gerações, talvez até mais que sua versão original, usando um tom investigativo bastante interessante, consegue criar uma atmosfera extremamente densa, desenvolvendo a trama de forma consistente, sem se preocupar em responder todas as perguntas, mantendo assim o suspense, por todo tempo. Vale ressaltar também, que apesar da idade, envelheceu muito bem, ainda consegue se bastante interessante, mesmo atualmente, muito graças as grandes atuações, com um elenco fora de série, além do ótimo desfecho.
Clássico terror dos anos 90, cansou de passar no SBT, com premissa interessante, apesar de bastante simples e cheia de clichês, que acaba inovando somente quanto ao "personagem" principal, se inicia de forma intensa, transbordando tensão, mas falha ao não conseguir manter o ritmo ao longo da trama, mesmo com algumas mortes violentas e bastante gore. Vale destaque para as cenas com lobisomem, que no geral são bem legais e realistas, ainda mais para época, os efeitos práticos também são muito bons, a decepção fica quanto as atuações, só salvando o cachorro mesmo, não é uma obra de arte, porém é divertido e entrega o que promete!
Aterrorizada
2.8 542Uma obra de terror psicológico, mas que infelizmente não consegue repetir o nível alcançado em trabalhos anteriores. Apesar do bom trabalho técnico, parte visual, ambientação, maquiagens, atuações e dinâmica das principais sequências, aqui o grande problema fica por conta do roteiro nada original, entediante, cansativo, que falha ao não conseguir entregar nada do proposto, outra decepção fica pelo trabalho com áudio ambiente da obra e a quase nula trilha sonora, geralmente parte importante nas obras de Carpenter. Talvez o melhor da obra seja o desfecho, mesmo, mais uma vez, nada original!
Alligator: O Jacaré Gigante
2.7 206 Assista AgoraClássico longa do diretor Lewis Teague, mais conhecido por seu trabalho em “Cujo” e “Cat's Eye”, temos aqui uma obra divertida, onde o foco está na ação e não no enredo ou no desenvolvimento em si. Mesmo sendo um filme de baixo orçamento do início dos anos 80, possui um trabalho visual bem legal, com efeitos práticos muito bons para época, várias cenas legais do "bichão" devorando pessoas, também chamam atenção, além das boas atuações, com exceção aos personagens propositalmente caricatos, que são pessimamente interpretados. Obviamente este longa fica devendo em vários aspectos, principalmente no quesito roteiro e desenvolvimento, mas deixemos isso de lado, vamos focar na diversão e isso "Alligator" acerta em cheio! Se você tem mais de 30 anos, deve ter se deparado com essa “obra-prima” nas noites do SBT.
O Silêncio da Cidade Branca
2.5 136 Assista AgoraUm suspense policial espanhol, baseado no romance homônimo de Eva García Sáenz de Urturi, uma obra com muito potencial, porém com fraquíssima execução, todo genérico, abusando de clichês básicos, roteiro completamente desconexo, atuações fraquíssimas, principalmente da dupla protagonista. Em momento algum este longa consegue prender o espectador, não se aprofunda em nada, trata tudo de forma superficial e simplista. O mérito fica por algumas cenas angustiantes, principalmente envolvendo os assassinatos e a bonita fotografia, mas no geral, nada aqui empolga, apenas um passatempo para quem não quer pensar muito sobre.
O Exorcismo de Emily Rose
3.5 1,5K Assista AgoraObra clássica sobre possessão do terror contemporâneo, baseado na história real da estudante alemã, Anneliese Michel, que foi submetida a dezenas de sessões de exorcismo entre 1975 e 1976, levando a sua morte. Apostando em uma construção um tanto diferente da maioria de filmes sobre possessão, aqui o foco são os eventos pós exorcismo, mesclados com takes do passado, mostrando o ato em si, trazendo a discussão em torno de ciência vs crença, possessão ou problemas psicológicos, um ponto sempre levantado na maioria dos filmes do estilo, porém foi muito bem explorado neste. Com ótimas atuações, destaque para a transformação da personagem em foco, gosto muito da maneira como foram filmadas algumas sequências, trazendo uma dose extra de realismo e tensão nas cenas de exorcismo, o trabalho com o som e ambiente também são sensacionais, o único pecado acaba sendo alguns diálogos prolongados, vazios ou explicativos demais, que pouco acrescentam, mas nada que estrague a experiência, clássico!
Imagens do Além
2.4 246 Assista AgoraRemake do clássico horror tailandês, "Shutter / Espíritos - A Morte está ao Seu Lado", dirigido pelo japonês, Masayuki Ochiai, um diretor com alguns (poucos) trabalhos interessantes, como "Parasite Eve" e muitas bombas, como "O Grito 3" e "Ju-on: The Final Curse". Infelizmente aqui temos uma nova bomba. Um remake desnecessário, que falha miseravelmente ao tentar reproduzir o clima encontrado no longa original, neste, Ochiai, talvez até involuntariamente, acaba perdendo-se e seguindo uma direção diferente, abusando de clichês e "jump scares" aleatórios, tornando tudo extremamente forçado, de difícil digestão, além da clara falta de cuidado com os detalhes, tanto de produção, roteiro, sobrando até para as fraquíssimas atuações.
Infelizmente neste longa, pouco se salva, principalmente pela expectativa provocada pela excelente versão original, tailandesa.
O Bebê de Rosemary
3.9 1,9K Assista AgoraClássico absoluto do cinema de terror, escrito e dirigido pelo polêmico e genial, Roman Polanski, baseado no livro homônimo de Ira Levin, lançado em 1967. Um terror psicológico de primeira qualidade, perturbador e revoltante, que transcorre de forma lenta, em alguns momentos até maçante, porém necessária para o desenvolvimento da trama, construindo assim, uma atmosfera sensacional. Peca na velha conivência ao roteiro, a personagem em foco abusa de uma certa passividade e inocência absurdamente forçada (mesmo entendendo ser uma obra dos anos 60, retratando uma realidade diferente da atual), parecendo ser apenas um artifício para amarrar melhor a trama e dar suporte a narrativa.
Mas, mesmo com algumas falhas, ainda assim se trata de uma obra diferenciada, com todo destaque para as atuações, principalmente de Mia Farrow, enfim, um clássico que marcou época!
Slow Torture Puke Chamber
2.4 21Terceiro e ultimo longa da trilogia "Vomit Gore", do diretor(a), Lucifer Valentine, extremamente repetitivo, cansativo e talvez o mais nojento deles, vômitos, vômitos e mais vômitos, difícil acrescentar algo diferente aqui, a trilogia é uma repetição de cenas asquerosas, nojentas, violentas e "sensuais", com uma história que até poderia ser interessante como plano de fundo, mas pessimamente explorada, provavelmente funcionaria melhor como uma sequência de três curtas, enfim, assista se tiver estomago!
ReGOREgitated Sacrifice
2.8 16Segundo longa da trilogia "Vomit Gore", do diretor(a), Lucifer Valentine, sem dúvidas o melhor (ou menos pior) da trilogia, segue a mesma linha do anterior, extremamente nojento, com cenas indigestas, se importando unicamente em chocar o espectador, a diferença aqui é o aumento do grau de violência, tornando este o mais violento dos três, de resto, não existe muito o que ser acrescentado, mais uma obra degradante, apesar de todas as partes terem suas histórias, elas acabam ficando em segundo plano, perdendo espaço para toda a bizarrice apresentada.
Splice: A Nova Espécie
2.7 914Uma obra do diretor, Vincenzo Natali (Campo do Medo, 2019), tendo como produtor, Guillermo del Toro (O Labirinto do Fauno, 2006), uma mistura de sci-fi, terror e uma boa dose de drama, apesar de não ser necessariamente original, traz uma boa discussão sobre ética e os limites da ciência, até onde vai o direito do homem em criar e manipular vida em laboratório, mas acaba abordando o tema somente de forma superficial. O longa apresenta algumas cenas doentias e nojentas, que acabam incomodando bastante, nem tanto pelo visual, mas pelo significado, porém falha um pouco no seu desenvolvimento, principalmente a partir do meio da trama, tornando-se obvio e estragando um pouco a experiência. No mais, não empolga, se torna um drama raso, apesar de corajoso, sendo apenas um sci-fi interessante, com boas atuações, bons efeitos e maquiagens, além fazer algumas referências à clássicos do passado.
Slaughtered Vomit Dolls
2.3 55Primeiro longa da trilogia "Vomit Gore", do diretor(a), Lucifer Valentine, uma obra nojenta, feita clara e abertamente para chocar, com sequências de abusos, nudez, violência extrema e vômitos, muitos vômitos. Até tem algumas cenas legais, com cortes rápidos, ângulos pouco usuais, mas no geral tudo é degradante e tedioso, além da trilha sonora repetitiva e cansativa.
Sede de Sangue
3.7 338Obra do gênio coreano Park Chan-wook, criador da trilogia da vingança, Mr. Vingança (2002), Oldboy (2003) e Lady Vingança (2005), aqui temos um filme sobre vampiros, misturando a religião e o cotidiano como plano de fundo, aqui nada é gratuito, tudo tem um motivo e é muito bem desenvolvido, consegue ser belo, sutil, poético e visceral ao mesmo tempo, uma mistura de terror, drama e um toque de humor negro (marca registrada do diretor), além de sequências sensuais e provocativas, mas não espere aquele ritmo frenético dos filmes ocidentais, com mortes mirabolantes e afins, aqui tudo transcorre lentamente, quase se arrastando, o foco são os personagens e seus desenvolvimentos, com todo destaque para a estética da obra, suas belas atuações e bons diálogos!
Fome Animal
3.9 877Um clássico absoluto do terror trash, terceiro longa do premiado diretor, Peter Jackson (O Senhor dos Anéis de 2001), uma obra de baixo orçamento, bastante criativa, nojenta, extremamente violenta e muito divertida, com cenas clássicas de violência e gore, desmembramentos e litros de sangue para todos os lados, além de monstros bizarros e um humor negro bastante acido, tudo isso contando com ótimos efeitos práticos, aqui tem tudo o que podemos esperar de um longa do estilo! Apesar de hoje não ter o mesmo impacto da época do lançamento, envelheceu muito bem, ainda merece ser apreciado!
Contatos de 4º Grau
3.1 1,8KMais um longa que se vende como baseado em história real, mas não passa de mais um "mockumentary/found footage", na realidade não só mais um, mas um muito bem feito, com uma narrativa bastante inteligente, e até certo ponto, ousada, que no decorrer da trama consegue construir uma atmosfera perturbadora, bastante tensa e alguns momentos consegue incomodar bastante o espectador, destaque para a boa atuação da Milla Jovovich! Confesso que gosto do tema, talvez por esse motivo tenha gostado tanto do filme, mesmo cheio de defeitos e clichês aos montes, sendo alguns destes bem empregados e funcionam bem, mas talvez com o desgaste do tema e do estilo "found footage", o longa não tenha envelhecido tão bem (apesar de não ser tão antigo assim, é de 2009), porém é uma obra bem muito realizada, que consegue entregar o que se propõe!
.
OBS: Destaque também para os "tapes" recuperados, com depoimentos e imagens bizarras, dão um toque todo especial e realista para obra!
Enterrado Vivo
3.1 1,6KApesar da interessante premissa, pouca coisa funciona neste longa, se desenvolve de forma desconexa, o clima claustrofóbico e angustiante proposto, não é entregue, ao menos não de maneira efetiva, além de ser cheio de clichês, que quando bem usados, podem se tornar interessantes, mas aqui não é o caso, preenchem o tempo com diálogos ruins e que pouco agregam. Pelo lado positivo temos... Ryan Reynolds (rs), além da crítica ao mundo militarizado de hoje como plano de fundo, e mais o fato de conseguir desenvolver bem (até certo ponto) a trama em espaço bastante limitado e o interessante desfecho, mas é só, entrega muito pouco!
Presos no Gelo
3.1 280 Assista AgoraSlasher norueguês, que conta com uma trama simples e direta, o tradicional do estilo slasher, inclusive na ambientação, apesar de abusar do uso de clichês, consegue prender a atenção do espectador construindo uma atmosfera densa ao entregar a tensão esperada nos momentos criticos da trama, com ótimas perseguições, mortes brutais e criativas, destaque para a bela locação, muito bem explorada pela fotografia do longa, sem falar no estilo bruto do assassino, que traz um toque todo especial para trama. Enfim, um tradicional slasher, que não inova, mas entrega tudo que se pode esperar dele!
Atividade Paranormal
2.9 2,7K Assista AgoraEste, um terror sobrenatural, no estilo "mockumentary/found footage" de baixo orçamento, confesso que me surpreendeu, ta certo que minha expectativa era bem baixa, talvez por esse motivo tenha gostado do longa, com um roteiro simples, porém eficaz, consegue assustar o espectador sem usar nada de gore, ou cenas com abuso de violência. Acredito que o ponto alto da trama, é o grau de realismo que conseguiram apresentar, talvez a falta de orçamento e limitações técnicas, tenham no final das contas, ajudado neste sentido. Apesar disso, é uma fórmula um pouco desgastada, que não agrada a todos, em alguns momentos pode se tornar cansativa, por isso é preciso permitir-se uma certa imersão, para aproveitar melhor o que é oferecido.
Holocausto Canibal
3.1 833Um dos precursores do gênero "found footage", clássica e controversa obra do diretor italiano Ruggero Deodato, uma obra de baixo orçamento, desconfortável e impactante, que acabou proibida em vários países, um dos filmes mais viscerais já feitos, abusando da violência, em cenas de estupro, tortura, canibalismo, desmembramentos e empalamento, algumas destas, com um tom bastante realista, graças a ótimos efeitos práticos, mesmo com as fracas atuações, a obra consegue manter um clima absurdamente incomodo durante todo tempo, muito se deve a trilha sonora repetitiva, que acaba contribuindo muito para aumentar esse incomodo. É uma obra que se dispõe a trazer discussões e criticas sociais claras, mas que acabam sendo minimizadas pela violência e teor gráfico da trama, além de conter varias cenas de morte de animais, como quati, tartaruga, macaco, cobra e porco, mesmo os animais sendo consumidos pela tribo local, como alimento, também acabam diminuindo o foco nas questões sociais abordadas.
OBS: O tom realista das cenas de violência e mortes, fizeram o diretor, Ruggero Deodato, ser intimado e acusado de assassinato na Itália, posteriormente comprovada sua inocência em julgamento, quando apresentadas provas que todo elenco continuava vivo e bem.
Uma Mulher Chamada Sada Abe
3.4 4Baseado na história de Sada Abe, uma gueixa que nos anos 30, matou e mutilou seu amante, um clássico do diretor, Noboru Tanaka, apesar de ser baseado na mesma historia e ter sido lançado anteriormente, é menos conhecido que o popular "O Império dos Sentidos" de Nagisa Ōshima. Este, um filme mais cru, mais direto e extremo, mais "sujo", por assim dizer, abusa das sequências sensuais e mesmo nestas sequências consegue ser pesado e bastante incomodo, além de ser uma obra claustrofóbica e intimista, pois se desenvolve em sua maior parte dentro de um pequeno quarto, transbordando tensão, misturando cenas de sexo, abuso e violência. Para mim, um clássico do cinema oriental, com ótimas atuações, excelente trabalho de direção e fotografia, enfim, uma obra que merece ser vista!
Bad Biology
2.6 95 Assista AgoraBasicamente um trash completamente absurdo, porém extremamente divertido, a trama gira em torno de uma garota com 7 clitóris e um rapaz com um pênis mutante (como dito na sinopse). Partindo dai, já fica fácil imaginar o que vem pela frente, um trash que não se leva a sério em momento algum (ao menos não deveria), e abusa do humor negro, com situações absurdas, algumas sequências vão da agonia à gargalhada em segundos, essa insanidade é dirigida por Frank Henenlotter, dos clássicos "Basket Case" de 1982 e "Brain Damage" de 1988. Pelo lado negativo, vale ressaltar as péssimas atuações, efeitos práticos bem limitados e tenho sérias dúvidas quanto ao plano de fundo que diz "discutir a liberdade sexual feminina", sinceramente, conhecendo outras obras do diretor, acredito que isso nem passou por sua cabeça.
Pânico na Neve
2.7 978 Assista AgoraMuito potencial, com execução discutível, é como posso classificar "Pânico na Neve", até consegue construir um clima de suspense e tensão bastante interessante, além de trazer sequencias bem aflitivas e algumas (poucas) cenas agoniantes, muito graças as boas atuações do trio de protagonistas, mas infelizmente estes parecem ser os únicos pontos positivos do longa. Logo acaba se perdendo em diálogos dispensáveis e cansativos, que nada agregam, também me incomoda muito, a já conhecida falta de inteligência dos personagens e conveniências ao roteiro, além do desfecho clichê, tudo isso acaba atrapalhando bastante a experiência.
Zumbilândia
3.7 2,5K Assista AgoraMistura de terror com comédia, que consegue unir humor negro com uma mega dose de violência visual, tudo na medida certa, com aquele ar de cinema trash dos anos 80/90, mesmo com uma premissa nada original (tudo aqui já foi visto antes) é extremamente divertido, as cenas e sequências de violência são o ponto alto da trama, mortes brutais e sangue para todos os lados, tudo isso com um ritmo alucinante, além das referências aos antigos filmes de zumbis e afins, talvez peque um pouco na pegada "teen", com romancezinho besta e tudo mais. E mesmo com roteiro inconsistente e cheio de buracos, o longa entrega o prometido, as atuações e tom cômico, principalmente nas cenas violentas, fazem tudo valer a pena!
A Casa do Terror
3.0 363 Assista AgoraConfesso que este me surpreendeu, não que seja uma obra-prima, mas mesmo sem trazer novidade alguma, consegue se diferenciar dos outros títulos do estilo, de início acaba se vendendo como um típico slasher, mas ao tomar diferentes direções em alguns momentos, consegue prender a atenção e, ao mesmo tempo, incomodar o espectador, mesmo abusando um pouco de clichês básicos, porém com um ritmo insano, várias mortes criativas, cenas bastante agoniantes e tensas, o longa consegue entregar o prometido!
Os Invasores de Corpos
3.7 192 Assista AgoraRemake do clássico, "Vampiros de Almas" de 1956, temos aqui em "Invasores de Corpos" de 1978, um sci-fi com boa dose de terror, que influenciou bastante as novas gerações, talvez até mais que sua versão original, usando um tom investigativo bastante interessante, consegue criar uma atmosfera extremamente densa, desenvolvendo a trama de forma consistente, sem se preocupar em responder todas as perguntas, mantendo assim o suspense, por todo tempo. Vale ressaltar também, que apesar da idade, envelheceu muito bem, ainda consegue se bastante interessante, mesmo atualmente, muito graças as grandes atuações, com um elenco fora de série, além do ótimo desfecho.
Lua Negra
3.2 171 Assista AgoraClássico terror dos anos 90, cansou de passar no SBT, com premissa interessante, apesar de bastante simples e cheia de clichês, que acaba inovando somente quanto ao "personagem" principal, se inicia de forma intensa, transbordando tensão, mas falha ao não conseguir manter o ritmo ao longo da trama, mesmo com algumas mortes violentas e bastante gore. Vale destaque para as cenas com lobisomem, que no geral são bem legais e realistas, ainda mais para época, os efeitos práticos também são muito bons, a decepção fica quanto as atuações, só salvando o cachorro mesmo, não é uma obra de arte, porém é divertido e entrega o que promete!