Se trata de um espetáculo de consumo rápido, com humor descarado, porém absolutamente contagioso, onde Tira (Mae) sempre é dona da situação, seja na jaula com as feras selvagens, em seu camarim com os admiradores ou no tribunal de justiça.
A familiaridade de Chaplin com o que mostra em sua primeira obra-prima se deixa entrever. Forma parte do segredo de sua arte o fato de que nos momentos mais grotescos exista uma especial veracidade. Numa ocasião, o vagabundo conta com os dedos uma pilha de panquecas recém-assadas antes de repartí-las equitativamente com o garoto, inclusive corta cuidadosamente uma delas pela metade. Estes esplêndidos detalhes contribuem para dotar "O Garoto" de grande humanidade. E demonstram que o tema pessoal de Chaplin não é a luta pela sobrevivência diária dos débeis e marginalizados, mas a difícil ousadia de conservar a dignidade em tais circunstâncias.
A nova sensação de sobremesa que está varrendo o país acaba sendo algo mortal. Apesar de descuidado e claramente de orçamento pobre, tem algumas performances engajadas e o espírito dos filmes sci-fi dos anos 50, mas nem sempre funciona como horror ou comédia. No entanto, tem seus momentos. Uma crítica satírica do diretor/roteirista Larry Cohen à ganância das indústrias de junk foods e ao consumismo danoso à saúde que estas promovem à população. Curiosidade: Brian Bloom e Scott Bloom (Jason) são também irmãos na vida real. Obs: Da época em que apelidar um negro de 'chocolate' era uma prática saudável e nada preconceituosa (racista), já que ainda não tinham inventado o mimimi.
Cagney voltou aos filmes de gângsteres, mais velho, mas forte como sempre, como um psicopata devoto à mãe possessiva; Mayo é sua esposa negligenciada, O'Brien, o policial infiltrado para capturá-lo. O final no "Top of the World" agora é um dos grandes clímaces do cinema. Escrito por Ivan Goff e Ben Roberts, a partir de uma história de Virginia Kellogg.
Goldblum é o cientista levemente enlouquecido que se testa numa máquina teletransportadora - e começa a evoluir para uma medonha (para se dizer o mínimo) mosca humana. Um remake extremamente intenso e bem escrito do clássico de 1958 que ultrapassa todos os limites da nojeira. Poucos filmes conseguem ser tão chocantes e, ao mesmo tempo, tão tristes. Roteirizado por Charles Edward Pogue e pelo diretor Cronenberg. Vencedor do Oscar pela aterrorizante maquiagem concebida por Chris Walas e Stephan Dupuis. Me lembro que na infância comecei a vê-lo exibido na Tela Quente e o sono me pegou pouco depois do infeliz teste com o babuíno. Após quase três décadas finalmente o assisti por completo, via Telecine Cult.
Quando salteadores matam seus pais, dois irmãos são separados e crescem em trilhas diferentes. Wayne é forçado a organizar vigilantes (cavaleiros de camisa preta em cavalos brancos chamados The Singing Riders) para vingar seus pais e encontrar seu irmão seqüestrado neste movimentado Western B. Um barítono desconhecido dubla Wayne na serenata quase ridícula para Sheila Mannors contra o belo cenário de Lone Pine. Assistido via Telecine Cult.
Premissa interessante, porém mal executada. Acredito que a pior cena concebida por Marins está neste filme. É claro que me refiro à cena da viúva no velório, em que o diretor ultrapassa todos os limites do sensacionalismo. Não vou nem criticar a falta de recursos técnicos da produção, pois esse é o lado louvável do diretor, que cansou de tirar leite de pedra.
Heston é sincero e enérgico como homem branco criado pelos índios e forçado a escolher um lado quando as escaramuças começarem. Assistido via Telecine Cult.
Oportuna tentativa americana de Spaghetti Western que se sai razoavelmente bem. Eastwood à la Highlander jura vingança contra nove homens que o lincharam. O elenco de apoio de renome inclui boas participações do veterano Bob Steele, Ben Johnson, Inger Stevens, Alan Hale Jr., um irreconhecível Dennis Hopper e a de James Westerfield como companheiro de masmorra.
Primeiro Tokusatsu colorido e quase um remake de "King Kong", com Tóquio substituindo Nova York e Godzilla aparecendo para tornar essa bagunça ainda maior (sem falar na prévia protagonizada por um polvo gigantesco), este filme também marca duas estréias nas carreiras de ambos os monstros: foi a primeira vez em que King Kong e Godzilla foram filmados em cores e em widescreen, além de ser o terceiro longa de cada um deles (embora não seja considerado uma seqüência do clássico original "King Kong" nem de "O Filho de King Kong", ambos de 1933). Funciona também como uma sátira sobre os piores excessos da ganância empresarial e jornalística televisiva.
Saga subaquática espetacular sobre equipe de plataforma de petróleo que se envolve em perigosa missão para resgatar submarino nuclear afundado. Funciona melhor como aventura claustrofóbica no fundo do oceano do que ficção científica futurista, com excesso de dificuldades, problemas e brigas, mas ainda assim uma experiência audiovisual fascinante e única. Grande trilha de Alan Silvestri. Vencedor do Oscar de Efeitos Visuais. Filmado em Super 35. Assistido via Telecine Cult.
Fantasia surrealista desencadeada pelo medo da esposa de que seu marido próspero a esteja traindo. Um filme que exige que o espectador mergulhe na psique da mulher através de uma erupção de simbolismos; contrabalanceado com ricas delícias visuais em Technicolor. Assistido via Telecine Cult.
Masina está num de seus melhores e mais carismáticos papéis como a prostituta sonhando com uma vida rica e maravilhosa, mas sempre encontrando tristeza. Um dos grandes e mais realistas filmes de Fellini e muito merecedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Restaurado em 1998 com 7 minutos recuperados de sequência que o diretor foi forçado a cortar após a estréia. Mesmo com tantas adversidades e decepções, incluindo o final de cortar o coração, a protagonista dá uma lição de esperança ao terminar com um sorriso no rosto. Base para o musical da Broadway e filme "Charity, Meu Amor" (1970). Assistido via Telecine Cult.
Penetrante estudo sobre o determinado e solitário cowboy à moda antiga que é preso intencionalmente e escapa da cadeia para ser perseguido com sua égua por homens da lei munidos de modernos meios de transporte e comunicação. Se rodado em cores, "Sua Última Façanha" seria obviamente mais bonito devido às deslumbrantes paisagens montanhosas de Albuquerque, no Novo México. Porém, a ótima cinematografia em preto-e-branco de Philip Lathrop acentua a atmosfera dramática necessária para narrar a fuga de Jack W. Burns. Filme favorito de Kirk Douglas, com roteiro de Dalton Trumbo, a partir do livro "The Brave Cowboy", de Edward Abbey. Filmado em Panavision. Assistido via Telecine Cult.
Requintada produção sobre um triângulo amoroso situado nas colheitas de trigo do meio-oeste americano nos anos 1910. Originalmente mostrada em 70mm, sua impressionante beleza visual idealizada pelo diretor Malick quase que domina toda a história - que é a segunda prioridade aqui. O espanhol Néstor Almendros ganhou o merecido Oscar por sua inspirada cinematografia. Assistido via Telecine Cult.
História chique e controversa com Moreau rica, casada e espiritualmente vazia e seus dois envolvimentos extraconjugais muito diferentes. O primeiro grande sucesso internacional de Malle e um dos mais importantes créditos iniciais de Moreau. Primorosamente filmado em Dyaliscope por belas locações e estradas francesas. Assistido via Telecine Cult.
Maravilhosa compilação de curtas realizados pelo pai do cinema registrando o cotidiano da humanidade no final do século XIX, demonstrando que Lumière não foi somente o primeiro cineasta, como também o primeiro documentarista. Mesmo com a câmera estática na grande maioria dos filmetes, o diretor tinha a percepção necessária para escolher os melhores ângulos e explorar ao máximo as ocasiões e a profundidade de campo. Documento de valor inestimável assistido via Telecine Cult.
Grupelho de pirralhos vai à procura de tesouro escondido nesta grande, animada, excepcionalmente barulhenta, porém antiquada e divagante aventura destinada diretamente ao público infantil. Vi o filme pela primeira vez ontem. Talvez se o tivesse assistido na infância com a tão comentada dublagem clássica eu nutriria mais apreço. Exemplares da mesma época como "A História Sem Fim" e "Conta comigo" estão à frente. Há o uso apropriado do tema de capa-e-espada de Max Steiner em "As Aventuras de Don Juan" (1948).
Guerreiro imortal é rastreado desde a Escócia do século XVI até os dias atuais. A premissa interessante torna-se boba e chata no decorrer do filme. Connery, pelo menos, mostra algum estilo em pequeno papel como tutor de sobrevivência de Lambert. Os movimentos de câmera do diretor Mulcahy são vistosos, mas ele se saiu melhor na feitura de videoclipes de rock como "It's Raining Again", do Supertramp.
Foi bom rever os saudosos Christian Petermann e Rubens Ewald Filho, além de relembrar como tudo aconteceu na época em que não havia downloads nem streamings, ou seja, no tempo em que o cinema era apreciado em casa, comercializado e compartilhado sem ser banalizado. Netflix? Jamais!!
Santa Não Sou
3.8 10Se trata de um espetáculo de consumo rápido, com humor descarado, porém absolutamente contagioso, onde Tira (Mae) sempre é dona da situação, seja na jaula com as feras selvagens, em seu camarim com os admiradores ou no tribunal de justiça.
O Garoto
4.5 582 Assista AgoraA familiaridade de Chaplin com o que mostra em sua primeira obra-prima se deixa entrever. Forma parte do segredo de sua arte o fato de que nos momentos mais grotescos exista uma especial veracidade. Numa ocasião, o vagabundo conta com os dedos uma pilha de panquecas recém-assadas antes de repartí-las equitativamente com o garoto, inclusive corta cuidadosamente uma delas pela metade. Estes esplêndidos detalhes contribuem para dotar "O Garoto" de grande humanidade. E demonstram que o tema pessoal de Chaplin não é a luta pela sobrevivência diária dos débeis e marginalizados, mas a difícil ousadia de conservar a dignidade em tais circunstâncias.
A Coisa
2.9 371A nova sensação de sobremesa que está varrendo o país acaba sendo algo mortal. Apesar de descuidado e claramente de orçamento pobre, tem algumas performances engajadas e o espírito dos filmes sci-fi dos anos 50, mas nem sempre funciona como horror ou comédia. No entanto, tem seus momentos. Uma crítica satírica do diretor/roteirista Larry Cohen à ganância das indústrias de junk foods e ao consumismo danoso à saúde que estas promovem à população. Curiosidade: Brian Bloom e Scott Bloom (Jason) são também irmãos na vida real. Obs: Da época em que apelidar um negro de 'chocolate' era uma prática saudável e nada preconceituosa (racista), já que ainda não tinham inventado o mimimi.
Fúria Sanguinária
4.2 56 Assista AgoraCagney voltou aos filmes de gângsteres, mais velho, mas forte como sempre, como um psicopata devoto à mãe possessiva; Mayo é sua esposa negligenciada, O'Brien, o policial infiltrado para capturá-lo. O final no "Top of the World" agora é um dos grandes clímaces do cinema. Escrito por Ivan Goff e Ben Roberts, a partir de uma história de Virginia Kellogg.
A Mosca
3.7 1,1KGoldblum é o cientista levemente enlouquecido que se testa numa máquina teletransportadora - e começa a evoluir para uma medonha (para se dizer o mínimo) mosca humana. Um remake extremamente intenso e bem escrito do clássico de 1958 que ultrapassa todos os limites da nojeira. Poucos filmes conseguem ser tão chocantes e, ao mesmo tempo, tão tristes. Roteirizado por Charles Edward Pogue e pelo diretor Cronenberg. Vencedor do Oscar pela aterrorizante maquiagem concebida por Chris Walas e Stephan Dupuis. Me lembro que na infância comecei a vê-lo exibido na Tela Quente e o sono me pegou pouco depois do infeliz teste com o babuíno. Após quase três décadas finalmente o assisti por completo, via Telecine Cult.
Da Derrota à Vitória
3.0 8Quando salteadores matam seus pais, dois irmãos são separados e crescem em trilhas diferentes. Wayne é forçado a organizar vigilantes (cavaleiros de camisa preta em cavalos brancos chamados The Singing Riders) para vingar seus pais e encontrar seu irmão seqüestrado neste movimentado Western B. Um barítono desconhecido dubla Wayne na serenata quase ridícula para Sheila Mannors contra o belo cenário de Lone Pine. Assistido via Telecine Cult.
Finis Hominis: O Fim do Homem
3.5 33 Assista AgoraPremissa interessante, porém mal executada. Acredito que a pior cena concebida por Marins está neste filme. É claro que me refiro à cena da viúva no velório, em que o diretor ultrapassa todos os limites do sensacionalismo. Não vou nem criticar a falta de recursos técnicos da produção, pois esse é o lado louvável do diretor, que cansou de tirar leite de pedra.
Trágica Emboscada
2.6 5Heston é sincero e enérgico como homem branco criado pelos índios e forçado a escolher um lado quando as escaramuças começarem. Assistido via Telecine Cult.
Ninfomaníaca: Volume 1
3.7 2,7K Assista AgoraTeria sido melhor ir assistir o Papa-Léguas ou o Pato Donald.
A Marca da Forca
3.6 89 Assista AgoraOportuna tentativa americana de Spaghetti Western que se sai razoavelmente bem. Eastwood à la Highlander jura vingança contra nove homens que o lincharam. O elenco de apoio de renome inclui boas participações do veterano Bob Steele, Ben Johnson, Inger Stevens, Alan Hale Jr., um irreconhecível Dennis Hopper e a de James Westerfield como companheiro de masmorra.
King Kong vs. Godzilla
3.1 55Primeiro Tokusatsu colorido e quase um remake de "King Kong", com Tóquio substituindo Nova York e Godzilla aparecendo para tornar essa bagunça ainda maior (sem falar na prévia protagonizada por um polvo gigantesco), este filme também marca duas estréias nas carreiras de ambos os monstros: foi a primeira vez em que King Kong e Godzilla foram filmados em cores e em widescreen, além de ser o terceiro longa de cada um deles (embora não seja considerado uma seqüência do clássico original "King Kong" nem de "O Filho de King Kong", ambos de 1933). Funciona também como uma sátira sobre os piores excessos da ganância empresarial e jornalística televisiva.
O Segredo do Abismo
3.7 252Saga subaquática espetacular sobre equipe de plataforma de petróleo que se envolve em perigosa missão para resgatar submarino nuclear afundado. Funciona melhor como aventura claustrofóbica no fundo do oceano do que ficção científica futurista, com excesso de dificuldades, problemas e brigas, mas ainda assim uma experiência audiovisual fascinante e única. Grande trilha de Alan Silvestri. Vencedor do Oscar de Efeitos Visuais. Filmado em Super 35. Assistido via Telecine Cult.
Julieta dos Espíritos
4.0 130 Assista AgoraFantasia surrealista desencadeada pelo medo da esposa de que seu marido próspero a esteja traindo. Um filme que exige que o espectador mergulhe na psique da mulher através de uma erupção de simbolismos; contrabalanceado com ricas delícias visuais em Technicolor. Assistido via Telecine Cult.
Noites de Cabíria
4.5 382 Assista AgoraMasina está num de seus melhores e mais carismáticos papéis como a prostituta sonhando com uma vida rica e maravilhosa, mas sempre encontrando tristeza. Um dos grandes e mais realistas filmes de Fellini e muito merecedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Restaurado em 1998 com 7 minutos recuperados de sequência que o diretor foi forçado a cortar após a estréia. Mesmo com tantas adversidades e decepções, incluindo o final de cortar o coração, a protagonista dá uma lição de esperança ao terminar com um sorriso no rosto. Base para o musical da Broadway e filme "Charity, Meu Amor" (1970). Assistido via Telecine Cult.
Sua Última Façanha
3.9 19 Assista AgoraPenetrante estudo sobre o determinado e solitário cowboy à moda antiga que é preso intencionalmente e escapa da cadeia para ser perseguido com sua égua por homens da lei munidos de modernos meios de transporte e comunicação. Se rodado em cores, "Sua Última Façanha" seria obviamente mais bonito devido às deslumbrantes paisagens montanhosas de Albuquerque, no Novo México. Porém, a ótima cinematografia em preto-e-branco de Philip Lathrop acentua a atmosfera dramática necessária para narrar a fuga de Jack W. Burns. Filme favorito de Kirk Douglas, com roteiro de Dalton Trumbo, a partir do livro "The Brave Cowboy", de Edward Abbey. Filmado em Panavision. Assistido via Telecine Cult.
Cinzas no Paraíso
4.0 173 Assista AgoraRequintada produção sobre um triângulo amoroso situado nas colheitas de trigo do meio-oeste americano nos anos 1910. Originalmente mostrada em 70mm, sua impressionante beleza visual idealizada pelo diretor Malick quase que domina toda a história - que é a segunda prioridade aqui. O espanhol Néstor Almendros ganhou o merecido Oscar por sua inspirada cinematografia. Assistido via Telecine Cult.
Os Amantes
3.9 60História chique e controversa com Moreau rica, casada e espiritualmente vazia e seus dois envolvimentos extraconjugais muito diferentes. O primeiro grande sucesso internacional de Malle e um dos mais importantes créditos iniciais de Moreau. Primorosamente filmado em Dyaliscope por belas locações e estradas francesas. Assistido via Telecine Cult.
O Feitiço de Áquila
3.8 412 Assista AgoraCurtindo a Vida Medieval Adoidado
Lumière! A Aventura Começa
4.4 21 Assista AgoraMaravilhosa compilação de curtas realizados pelo pai do cinema registrando o cotidiano da humanidade no final do século XIX, demonstrando que Lumière não foi somente o primeiro cineasta, como também o primeiro documentarista. Mesmo com a câmera estática na grande maioria dos filmetes, o diretor tinha a percepção necessária para escolher os melhores ângulos e explorar ao máximo as ocasiões e a profundidade de campo. Documento de valor inestimável assistido via Telecine Cult.
Os Goonies
4.1 1,3K Assista AgoraGrupelho de pirralhos vai à procura de tesouro escondido nesta grande, animada, excepcionalmente barulhenta, porém antiquada e divagante aventura destinada diretamente ao público infantil. Vi o filme pela primeira vez ontem. Talvez se o tivesse assistido na infância com a tão comentada dublagem clássica eu nutriria mais apreço. Exemplares da mesma época como "A História Sem Fim" e "Conta comigo" estão à frente. Há o uso apropriado do tema de capa-e-espada de Max Steiner em "As Aventuras de Don Juan" (1948).
Highlander: O Guerreiro Imortal
3.6 410 Assista AgoraGuerreiro imortal é rastreado desde a Escócia do século XVI até os dias atuais. A premissa interessante torna-se boba e chata no decorrer do filme. Connery, pelo menos, mostra algum estilo em pequeno papel como tutor de sobrevivência de Lambert. Os movimentos de câmera do diretor Mulcahy são vistosos, mas ele se saiu melhor na feitura de videoclipes de rock como "It's Raining Again", do Supertramp.
CineMagia - A História das Videolocadoras de São Paulo
4.0 109Foi bom rever os saudosos Christian Petermann e Rubens Ewald Filho, além de relembrar como tudo aconteceu na época em que não havia downloads nem streamings, ou seja, no tempo em que o cinema era apreciado em casa, comercializado e compartilhado sem ser banalizado. Netflix? Jamais!!
À Meia-Noite Levarei Sua Alma
3.9 288 Assista AgoraConferido na Cinemateca e revisto 7 anos depois via The Coffin Joe Collection. Clássico audacioso de nosso cinema.
O Despertar da Besta
3.8 76 Assista AgoraThe Coffin Joe's Lysergic Journey