Uma jóia rara que deveria ser vista por um numero maior de pessoas. Pensei que não fosse me emocionar, pois são pouquissimos filmes que me tiram lágrimas, mas não tem como ver sem ser tocado.
Um belo dia eu e esposa resolvemos assistir algo que fosse relacionado com "Uma nova mulher" (constelação familiar), e consequentemente cinema Turco. Fomos surpeendidos com esse filme possuidor de enredo, história, fotografia, atuações (vale destacar a interpretação do Boran Kuzum) e diálogos profundos. O filme é voltado para pessoas abertas a assuntos espiritualistas e filosóficos, se é sua "praia" corra e aperte o play do controle...
O filme segue a linha - das irmãs Wachowski - em passar uma mensagem subliminar sobre temas desconhecidos da maioria. Foi assim com Matrix, Cloud Atlas...Toda via se assistirmos apenas com olhos cinéfilos não seremos capazes de entender a profundidade da obra. Jupiter Ascending não é um primor, mas cumpriu seu papel de mostrar - indiretamente - o que poucos desconfiam. O Filme não merece nota "5", um "3,5" estaria de bom tamanho, porém darei a nota máxima para tentar corrigir a injusta média atual de "2.5".
Não estamos falando de um filme apenas: Isso é CINEMA (em sua mais pura essência, cumprindo o papel de tirar os melhores setimentos das pessoas). Já assisti dezenas de vezes, sendo impossível não se emocionar. Que Obra de arte!
A simbologia mítica por trás da estória, originalmente escrita por Gaston Leroux, e bem reproduzia no filme, faz do Fantasma da Opera uma OBRA DE ARTE (Já perdi a conta do número de vezes que assisti). Como disse, a narrativa contém uma estrutura mítica, sendo necessário uma leitura filosófica para entender a fundo esse belo filme. Para aqueles que não leram obras de Platão, mitos religiosos indianos... indico a palestra no Youtube (com o mesmo titulo do filme) da Professora Lucia Helena Galvão (há vários spoilers). Entretanto recomendo, no mínimo, a leitura do "Mito da caverna". Espero ter ajudado.
Cada vez mais o cinema asiático ganha espaço nos meus títulos preferidos. Esse filme traz muita dor, revolta, maldade, falta de perdão e mesmo assim consegue ser sensível e te fazer acreditar no bem. P.S: A cena do 1:37hs é DEMAIS.
Que final foi esse 😲!!!!!? Dica: Se você não conhece a história real, ainda não viu o filme e tampouco deseja ficar perdido com o desfecho, faça o seguinte 👇🏻 Assista até o final, em seguida leia o artigo abaixo e logo após reveja a última cena. Desta forma ela terá (em você) o impacto desejado pelo diretor.
Talvez uma das mais geniais cenas finais da história do cinema. Visitando a cena do primeiro crime, anos mais tarde, em 2003, o incansável Park Doo-Man, que acabara, como dito, por mudar de profissão e tornara-se comerciante, largando a carreira de detetive após a mal sucedida busca pelo assassino, depara-se com uma menina no local em que foi achado o corpo da primeira mulher morta. Ela, vendo um nostálgico Park Doo-Man olhando para a vala em que fora achado o corpo da primeira vítima, comenta com ele que havia visto, também, um outro homem misterioso mirando a mesma vala. Ela acrescenta, ainda, que o homem lhe confessara que havia feito algo naquela vala, há muito tempo atrás, e por isso estava visitando-a. Park Doo-Man, abalado por supor que esse homem seria o assassino não-capturado, pergunta à menina como era a pessoa. “Normal”, responde ela.
Sob uma trilha sonora emocionante, o personagem Park Doo-Man, então, vira-se comovido e mira incisivamente o seu olhar à câmera (e, por consequência, aos espectadores do filme), quieto e sem piscar, com uma feição amedrontadora, inconformada e meio resignada. É preciso lembrar que a história é real, o assassino nunca foi capturado. Ou seja, na última cena o diretor Bong Joon-ho faz Park Doo-Man interrogar, simbolicamente, todas as pessoas que estão vendo o filme. Assim, todos os espectadores do mundo – pessoas normais e comuns, como a menina adjetivou o assassino – especialmente os coreanos, foram interrogados por Park Doo-Man – exímio interrogador, cujos olhos nunca falham – no seu olhar final e derradeiro. Como o longa-metragem teve uma das maiores bilheterias da história da Coréia, é muito provável que o assassino real tenha visto o filme. Esse era o objetivo de Bong Joon-ho: comunicar-se com o assassino através do filme. Park Doo-Man – inconformado por nunca ter capturado-o, triste com a crueldade dos seus crimes nunca punidos pela justiça, emocionado por ter dedicado uma parte da vida à isso, e quase como suplicando para que ele revelasse a sua identidade – interroga-o, numa espécie de último suspiro de sua alma, sendo o seu olhar final uma mistura de todos esses sentimentos. Vida real e cinema misturaram-se.
Ao ver que o ator principal havia sido Song Kang-ho não tive dúvidas em assistir (sou fã desse cara desde o filme "Parasitas"), e como não poderia deixar de ser ele deu mais um show de atuação.
Filme necessário para refletir sobre a desigualdade na forma como a mulher é tratada, mas por outro lado mostra (sobretudo ao ocidente) o quanto já conquistamos se comparado com outras culturas.
Os comentários positivos acerca do filme tornaram minha expectativa alta, mas a obra não correspondeu a isso. Não é um ruim, porém é exagero apontar como "filmaço".
P.S: ficou claro a inspiração em Quentin Tarantino na construção da narrativa, e a fotografia é bem pobre tendo em vista o belo cenário natural do sertão Pernambucano.
Amigos Para Sempre
3.6 21 Assista AgoraDe uma sensibilidade incrível
John Wick 4: Baba Yaga
3.9 691 Assista AgoraApesar de ser fraco a ação te prende.
Ama-me
3.4 11 Assista AgoraMais um filme turco com bom enredo.
Ayla: The Daughter of War
4.2 9Uma jóia rara que deveria ser vista por um numero maior de pessoas. Pensei que não fosse me emocionar, pois são pouquissimos filmes que me tiram lágrimas, mas não tem como ver sem ser tocado.
Filhos de Istambul
3.6 57Triste, sensível, tocante e retrata uma realidade cruel. Não sei se consigo assstir novamente...
Meu Porto Seguro
3.1 33Puro, leve, alegre, sensível. São adjetivos cabíveis para este filme.
O Apocalipse do Amor
3.2 6 Assista AgoraUm belo dia eu e esposa resolvemos assistir algo que fosse relacionado com "Uma nova mulher" (constelação familiar), e consequentemente cinema Turco. Fomos surpeendidos com esse filme possuidor de enredo, história, fotografia, atuações (vale destacar a interpretação do Boran Kuzum) e diálogos profundos. O filme é voltado para pessoas abertas a assuntos espiritualistas e filosóficos, se é sua "praia" corra e aperte o play do controle...
Te Amarei Para Sempre
3.7 1,4K Assista AgoraO filme é bom, mas o que me surpeendeu mesmo foi a atuação da Rachel McAdams: Deu Show
O Destino de Júpiter
2.5 1,3K Assista AgoraO filme segue a linha - das irmãs Wachowski - em passar uma mensagem subliminar sobre temas desconhecidos da maioria. Foi assim com Matrix, Cloud Atlas...Toda via se assistirmos apenas com olhos cinéfilos não seremos capazes de entender a profundidade da obra.
Jupiter Ascending não é um primor, mas cumpriu seu papel de mostrar - indiretamente - o que poucos desconfiam.
O Filme não merece nota "5", um "3,5" estaria de bom tamanho, porém darei a nota máxima para tentar corrigir a injusta média atual de "2.5".
A Felicidade Não Se Compra
4.5 1,2K Assista AgoraNão estamos falando de um filme apenas: Isso é CINEMA (em sua mais pura essência, cumprindo o papel de tirar os melhores setimentos das pessoas). Já assisti dezenas de vezes, sendo impossível não se emocionar. Que Obra de arte!
Meu Nome é Khan
4.4 262Um filme de muitas mensagens que nos fazem refletir, mas sobretudo sobre a intolerância religiosa de parte da sociedade ianque. Amo cinema indiano...
Amor à Flor da Pele
4.3 498 Assista AgoraFilme belo, profundo, fotografia agradabilíssima e trilha sonora à altura.
Na Natureza Selvagem
4.3 4,5K Assista AgoraChristopher McCandless.... que historia...que aperto no coração.
Muito Além do Jardim
4.1 267 Assista AgoraEsse filme será por longo tempo contemporâneo.
O Fantasma da Ópera
4.0 853 Assista AgoraA simbologia mítica por trás da estória, originalmente escrita por Gaston Leroux, e bem reproduzia no filme, faz do Fantasma da Opera uma OBRA DE ARTE (Já perdi a conta do número de vezes que assisti).
Como disse, a narrativa contém uma estrutura mítica, sendo necessário uma leitura filosófica para entender a fundo esse belo filme. Para aqueles que não leram obras de Platão, mitos religiosos indianos... indico a palestra no Youtube (com o mesmo titulo do filme) da Professora Lucia Helena Galvão (há vários spoilers). Entretanto recomendo, no mínimo, a leitura do "Mito da caverna". Espero ter ajudado.
Breathless
4.1 41Cada vez mais o cinema asiático ganha espaço nos meus títulos preferidos.
Esse filme traz muita dor, revolta, maldade, falta de perdão e mesmo assim consegue ser sensível e te fazer acreditar no bem.
P.S: A cena do 1:37hs é DEMAIS.
Ensina-me a Viver
4.3 873 Assista AgoraÉ belo demais. Tive a honra de ver (3x) a adaptação da peça teatral com Glória Menezes e Antonio Fragoso (me tocou até a ultima fibra do corpo)
PK
4.2 89 Assista AgoraPoucos vão entender a amplitude da mensagem (sobre a fé religiosa) traga pelo diretor Rajkumar Hirani sob a atuação do ótimo Aamir Khan.
Dangal
4.2 64Vida longa para Aamir Khan.
Memórias de um Assassino
4.2 366 Assista AgoraQue final foi esse 😲!!!!!?
Dica: Se você não conhece a história real, ainda não viu o filme e tampouco deseja ficar perdido com o desfecho, faça o seguinte 👇🏻
Assista até o final, em seguida leia o artigo abaixo e logo após reveja a última cena. Desta forma ela terá (em você) o impacto desejado pelo diretor.
Créditos ao site cinediretoria
Talvez uma das mais geniais cenas finais da história do cinema. Visitando a cena do primeiro crime, anos mais tarde, em 2003, o incansável Park Doo-Man, que acabara, como dito, por mudar de profissão e tornara-se comerciante, largando a carreira de detetive após a mal sucedida busca pelo assassino, depara-se com uma menina no local em que foi achado o corpo da primeira mulher morta. Ela, vendo um nostálgico Park Doo-Man olhando para a vala em que fora achado o corpo da primeira vítima, comenta com ele que havia visto, também, um outro homem misterioso mirando a mesma vala. Ela acrescenta, ainda, que o homem lhe confessara que havia feito algo naquela vala, há muito tempo atrás, e por isso estava visitando-a. Park Doo-Man, abalado por supor que esse homem seria o assassino não-capturado, pergunta à menina como era a pessoa. “Normal”, responde ela.
Sob uma trilha sonora emocionante, o personagem Park Doo-Man, então, vira-se comovido e mira incisivamente o seu olhar à câmera (e, por consequência, aos espectadores do filme), quieto e sem piscar, com uma feição amedrontadora, inconformada e meio resignada. É preciso lembrar que a história é real, o assassino nunca foi capturado. Ou seja, na última cena o diretor Bong Joon-ho faz Park Doo-Man interrogar, simbolicamente, todas as pessoas que estão vendo o filme. Assim, todos os espectadores do mundo – pessoas normais e comuns, como a menina adjetivou o assassino – especialmente os coreanos, foram interrogados por Park Doo-Man – exímio interrogador, cujos olhos nunca falham – no seu olhar final e derradeiro. Como o longa-metragem teve uma das maiores bilheterias da história da Coréia, é muito provável que o assassino real tenha visto o filme. Esse era o objetivo de Bong Joon-ho: comunicar-se com o assassino através do filme. Park Doo-Man – inconformado por nunca ter capturado-o, triste com a crueldade dos seus crimes nunca punidos pela justiça, emocionado por ter dedicado uma parte da vida à isso, e quase como suplicando para que ele revelasse a sua identidade – interroga-o, numa espécie de último suspiro de sua alma, sendo o seu olhar final uma mistura de todos esses sentimentos. Vida real e cinema misturaram-se.
O Motorista de Táxi
4.3 159 Assista AgoraAo ver que o ator principal havia sido Song Kang-ho não tive dúvidas em assistir (sou fã desse cara desde o filme "Parasitas"), e como não poderia deixar de ser ele deu mais um show de atuação.
O Que As Pessoas Vão Dizer
4.0 44Filme necessário para refletir sobre a desigualdade na forma como a mulher é tratada, mas por outro lado mostra (sobretudo ao ocidente) o quanto já conquistamos se comparado com outras culturas.
Bacurau
4.3 2,7K Assista AgoraOs comentários positivos acerca do filme tornaram minha expectativa alta, mas a obra não correspondeu a isso. Não é um ruim, porém é exagero apontar como "filmaço".
P.S: ficou claro a inspiração em Quentin Tarantino na construção da narrativa, e a fotografia é bem pobre tendo em vista o belo cenário natural do sertão Pernambucano.
Parasita
4.5 3,6K Assista AgoraQue roteiro! Ótimo filme para quem gosta de entretenimento fora do eixo Hollywood.