Apesar de "Aquarius", "O Som ao Redor" ainda é o "magnus opus" de Kleber Mendonça Filho. Ele é aquele tipo de diretor que consegue deixar sua marca, sabe? Você reconhece seu trabalho, suas nuances, suas cores - aliás, sua palheta de cores é como a do Wes Anderson com aquele toque tupiniquim -, sua fotografia, seus closes, seus cortes, enfim, um diretor que não tem uma característica própria, mas várias. Algo raro. Raríssimo.
P.S: A cena da senhora criticando o fato de sua Veja vir fora da embalagem, haha.
É um filme tão gostoso de se ver. De fato, se os anos 80 foi o auge de filmes adolescentes encabeçados por John Hughes, a década de 90 foi dominada pelas comédias românticas de Julia Roberts.
Acredito que dentro de seu contexto histórico, político e social tenha sido o filme mais revolucionário do cinema brasileiro. É melhor que muito filme de vanguarda europeia que o sucedeu - Nouvelle Vague, cof cof -. Além do mais, as atuações são incríveis, de verdade. Como pode um filme de 53 ter atuações mais convincentes que o cinema tupiniquim atual? O Brasil tem uma dificuldade extrema em separar a linguagem teatral da cinematográfica. Em "O Cangaceiro" isso não acontece, é uma atuação concisa e eficiente. O cinema brasileiro deveria olhar e aprender com esse clássico.
É de fato um filme acima da média, entretanto, não sei se seria a melhor escolha para o Oscar. Sim, tenho certeza que é melhor que o tal do "Pequeno Segredo" mesmo não o vendo, mas a se levar em consideração que Cidade de Deus não levou a estatueta, a nomeação seria apenas simbólica. Bem, ao filme; Sônia está impecável, deu pra sentir a atuação dessa mulher. O suspense final do filme é algo digno de um Hitchcock, de verdade. E, ah, como é bom sair desse eixo Rio-São Paulo.
Um predecessor de "Que Horas Ela Volta". Como disseram embaixo, é o mesmo feeling, embora em outra região, o Rio de Janeiro. No entanto, ainda peca e deixa alguns "vácuos" na história, mas ainda sim vale a pena.
Estou tendo experiências difíceis em relação ao Glauber. Ao ver"Terra em Transe" e "Deus e o Diabo na Terra do Sol", sempre terminava com um sentimento de frustração por não entender nada do filme. Porém, engoli O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro com gosto, que direção de arte foi essa? E essa fotografia? Não a toa Scorsese e Godard adoram tanto esse filme.
É aquele tipo de filme que você chora de emoção ao terminá-lo. Se "O Sexto Sentindo" foi pioneiro nos filmes "mindfuck", e, Clube da Luta revolucionário, certamente, Inception é o ápice. Estou arrependido de ter assistindo tão tardiamente, confesso que não ficou claro, verei novamente daqui uns anos.
P.S: O final é a coisa mais genial desde aquele corte mágico de Kubrick e 2001.
O que é mais interessante no filme, é justamente a qualidade técnica. Hoje, o Brasil tem uma enorme dificuldade em distanciar a linguagem teatral da cinematográfica, e, logo um filme tão desconhecido como Sonhos Tropicais, talvez seja aquele que mais conseguiu distanciar as duas. Um filme muito bom que também tem uma abordagem histórica muito interessante.
É um bom filme? Certamente não. No entanto, também não chega a ser um filme horrendo como pintam nos comentários. É importante salientar que estávamos no "renascimento" de nosso cinema, não deve ter sido fácil a transição das chanchadas para os filmes com enredo de fato. Enfim, apesar dos pesares, é bem fiel à obra de Aluísio de Azevedo, com pequenas distorções.
(Aquela cena da Bertoleza não pareceu suícidio, realmente não fez sentindo algum)
Não há elementos que tire as cinco estrelas desse filme.
Mesmo com todas as "coincidências" exageradas do filme, o desfecho é verossímil. São quatro horas que fluem muito rápidas, diferentemente de outros filmes clássicos e longos - filmes posteriores, inclusive -. Uma obra atemporal, pomposa e magnífica.
Não entendo o porquê de tantas críticas negativas, de fato, não é nenhum clássico do cinema, entretanto, é a adaptação de um grande clássico da literatura nacional. Gostei do filme, a obra de Visconde de Tauanay foi colocada com maestria no cinema. A direção dá um quê do clima romântico regionalista tal como a obra. Ademais, as atuações são excelentes e, lembrem-se, estávamos num período de "renascimento" do cinema nacional, e, Inocência teve grande influencia a isso.
Apesar do ritmo cadenciado e lento, e dos poucos recursos - até por ter sido produzido numa época das chanchadas -, Iracema se mostra uma adaptação fiel e até entretida da obra de José de Alencar.
Antes de Babenco, Jorge Amado já questionava a impunidade do estado quanto às crianças de rua com Capitães da Areia, isso na década de 30. Em 80, o recém falecido Babenco requestiona, dirigindo Pixote com maestria. A cena final é chocante, como já ressaltado em comentários abaixo. Bem, infelizmente, menores abandonadas será uma constante no país por muito tempo.
Não sei se houve certa marca ideológica no filme, afinal, não conheço o trabalho do roteirista e tampouco sua vida privada. Entretanto, tenho que ressaltar que como obra de arte, é algo magnífico.
Acredito que não tenha sido uma "adaptação", apenas uma "representação". Ou seja, apenas assista, se tiver lido o livro, porque o conhecimento prévio é necessário. Infelizmente - ou felizmente, não sei -, você não poderá assistir o filme pra resolver as questões de Vestibular, mas vale a pedida.
Cinco Câmeras Quebradas
4.5 58É lindo, porém entristecedor. O sentimento de impotência gerado após esse documentário é grande.
Trainspotting: Sem Limites
4.2 1,9K Assista AgoraMe senti jogando Pepsiman durante todo o filme
O Som ao Redor
3.8 1,1K Assista AgoraApesar de "Aquarius", "O Som ao Redor" ainda é o "magnus opus" de Kleber Mendonça Filho. Ele é aquele tipo de diretor que consegue deixar sua marca, sabe? Você reconhece seu trabalho, suas nuances, suas cores - aliás, sua palheta de cores é como a do Wes Anderson com aquele toque tupiniquim -, sua fotografia, seus closes, seus cortes, enfim, um diretor que não tem uma característica própria, mas várias. Algo raro. Raríssimo.
P.S: A cena da senhora criticando o fato de sua Veja vir fora da embalagem, haha.
Um Lugar Chamado Notting Hill
3.6 1,3K Assista AgoraÉ um filme tão gostoso de se ver. De fato, se os anos 80 foi o auge de filmes adolescentes encabeçados por John Hughes, a década de 90 foi dominada pelas comédias românticas de Julia Roberts.
O Cangaceiro
3.8 78Acredito que dentro de seu contexto histórico, político e social tenha sido o filme mais revolucionário do cinema brasileiro. É melhor que muito filme de vanguarda europeia que o sucedeu - Nouvelle Vague, cof cof -. Além do mais, as atuações são incríveis, de verdade. Como pode um filme de 53 ter atuações mais convincentes que o cinema tupiniquim atual? O Brasil tem uma dificuldade extrema em separar a linguagem teatral da cinematográfica. Em "O Cangaceiro" isso não acontece, é uma atuação concisa e eficiente. O cinema brasileiro deveria olhar e aprender com esse clássico.
Aquarius
4.2 1,9K Assista AgoraÉ de fato um filme acima da média, entretanto, não sei se seria a melhor escolha para o Oscar. Sim, tenho certeza que é melhor que o tal do "Pequeno Segredo" mesmo não o vendo, mas a se levar em consideração que Cidade de Deus não levou a estatueta, a nomeação seria apenas simbólica. Bem, ao filme; Sônia está impecável, deu pra sentir a atuação dessa mulher. O suspense final do filme é algo digno de um Hitchcock, de verdade. E, ah, como é bom sair desse eixo Rio-São Paulo.
Casablanca
4.3 1,0K Assista AgoraQue filme é esse, senhor? Que roteiro perfeito.
10 Coisas que Eu Odeio em Você
4.0 2,3K Assista AgoraAlguém me explica a relação do título com o filme?
Casa Grande
3.5 575 Assista AgoraUm predecessor de "Que Horas Ela Volta". Como disseram embaixo, é o mesmo feeling, embora em outra região, o Rio de Janeiro. No entanto, ainda peca e deixa alguns "vácuos" na história, mas ainda sim vale a pena.
O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro
4.1 135 Assista AgoraEstou tendo experiências difíceis em relação ao Glauber. Ao ver"Terra em Transe" e "Deus e o Diabo na Terra do Sol", sempre terminava com um sentimento de frustração por não entender nada do filme. Porém, engoli O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro com gosto, que direção de arte foi essa? E essa fotografia? Não a toa Scorsese e Godard adoram tanto esse filme.
A Origem
4.4 5,9K Assista AgoraO quão longe a arte é capaz de ir?
É aquele tipo de filme que você chora de emoção ao terminá-lo. Se "O Sexto Sentindo" foi pioneiro nos filmes "mindfuck", e, Clube da Luta revolucionário, certamente, Inception é o ápice. Estou arrependido de ter assistindo tão tardiamente, confesso que não ficou claro, verei novamente daqui uns anos.
P.S: O final é a coisa mais genial desde aquele corte mágico de Kubrick e 2001.
Meia-Noite em Paris
4.0 3,8K Assista AgoraIncrível como os protagonistas dos filmes de Woody Allen sempre são os mesmos, e, ainda sim, seus filmes não tornam-se incansáveis.
Zoom
3.3 127Podemos afirmar com orgulho: O filme que melhor define o meta-cinema é nosso.
Sonhos Tropicais
3.5 27O que é mais interessante no filme, é justamente a qualidade técnica. Hoje, o Brasil tem uma enorme dificuldade em distanciar a linguagem teatral da cinematográfica, e, logo um filme tão desconhecido como Sonhos Tropicais, talvez seja aquele que mais conseguiu distanciar as duas. Um filme muito bom que também tem uma abordagem histórica muito interessante.
O Cortiço
2.6 77 Assista AgoraÉ um bom filme? Certamente não. No entanto, também não chega a ser um filme horrendo como pintam nos comentários. É importante salientar que estávamos no "renascimento" de nosso cinema, não deve ter sido fácil a transição das chanchadas para os filmes com enredo de fato. Enfim, apesar dos pesares, é bem fiel à obra de Aluísio de Azevedo, com pequenas distorções.
(Aquela cena da Bertoleza não pareceu suícidio, realmente não fez sentindo algum)
...E o Vento Levou
4.3 1,4K Assista AgoraNão há elementos que tire as cinco estrelas desse filme.
Mesmo com todas as "coincidências" exageradas do filme, o desfecho é verossímil. São quatro horas que fluem muito rápidas, diferentemente de outros filmes clássicos e longos - filmes posteriores, inclusive -. Uma obra atemporal, pomposa e magnífica.
Onde os Fracos Não Têm Vez
4.1 2,4K Assista AgoraQUE FILMÃO DA PORRA
Inocência
2.9 39 Assista AgoraNão entendo o porquê de tantas críticas negativas, de fato, não é nenhum clássico do cinema, entretanto, é a adaptação de um grande clássico da literatura nacional. Gostei do filme, a obra de Visconde de Tauanay foi colocada com maestria no cinema. A direção dá um quê do clima romântico regionalista tal como a obra. Ademais, as atuações são excelentes e, lembrem-se, estávamos num período de "renascimento" do cinema nacional, e, Inocência teve grande influencia a isso.
Cantando na Chuva
4.4 1,1K Assista AgoraAlém de marcar a clássica cena de Laranja Mecânica, é uma adorável alegoria cinematográfica.
Iracema, a Virgem dos Lábios de Mel
2.4 15Impossível agradar gregos e troianos, não?
Apesar do ritmo cadenciado e lento, e dos poucos recursos - até por ter sido produzido numa época das chanchadas -, Iracema se mostra uma adaptação fiel e até entretida da obra de José de Alencar.
Pixote: A Lei do Mais Fraco
4.0 449Antes de Babenco, Jorge Amado já questionava a impunidade do estado quanto às crianças de rua com Capitães da Areia, isso na década de 30. Em 80, o recém falecido Babenco requestiona, dirigindo Pixote com maestria. A cena final é chocante, como já ressaltado em comentários abaixo. Bem, infelizmente, menores abandonadas será uma constante no país por muito tempo.
O Universo No Olhar
4.2 1,3KNão sei se houve certa marca ideológica no filme, afinal, não conheço o trabalho do roteirista e tampouco sua vida privada. Entretanto, tenho que ressaltar que como obra de arte, é algo magnífico.
Capitães da Areia
3.3 670 Assista AgoraAcredito que não tenha sido uma "adaptação", apenas uma "representação". Ou seja, apenas assista, se tiver lido o livro, porque o conhecimento prévio é necessário. Infelizmente - ou felizmente, não sei -, você não poderá assistir o filme pra resolver as questões de Vestibular, mas vale a pedida.
Truque de Mestre: O 2º Ato
3.5 941 Assista AgoraLonge de ter a qualidade do primeiro, porém, ainda sim um bom filme que de fato entrete o público.
P.S: A substituição da personagem feminina não foi explicada, isso me deixou frustado.